Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Sudeste Asiático - Setembro 2026 - Avaliação do Roteiro e Sugestões

Postado
  • Membros

Pessoal, estou montando um roteiro para o Sudeste Asiático com previsão de viagem para setembro e gostaria de ouvir a opinião de quem já conhece a região.

Minha principal dúvida é se vale a pena adicionar mais um dia em Ubud para fazer um Day tour  por Tanah Lot, Ulun Danu, Taman Ayun e Jatiluwih, ou se o tempo que reservei para Bali já é suficiente e o roteiro já está bem servido de Templos.

Também gostaria de saber o que vocês acharam do roteiro como um todo. Sei que ele ficou um pouco extenso, mas, pelas minhas pesquisas, a viagem deve acabar ficando um pouco mais barata do que uma Eurotrip. Os voos são mais caros, mas os custos com hospedagem, passeios e alimentação parecem compensar bastante.

Qualquer sugestão, crítica construtiva ou dica de lugares imperdíveis será muito bem-vinda. Agradeço desde já a ajuda de todos

02/09 – Campo Grande → Guarulhos

03/09 – Guarulhos → Singapura

04/09 – Singapura (Chegada)

05/09 – Singapura

06/09 – Singapura → Kuala Lumpur

07/09 – Kuala Lumpur

08/09 – Kuala Lumpur: Batu Caves & City Tour

09/09 – Kuala Lumpur: Day Tour Melaka

10/09 – Kuala Lumpur: Day Tour Cameron Highlands

11/09 – Kuala Lumpur → George Town (Penang)

12/09 – George Town (Penang)

13/09 – George Town → Langkawi

14/09 – Langkawi: Kilim Geoforest Mangrove Safari

15/09 – Langkawi → Bali (Ubud)

16/09 – Ubud: Mount Batur Sunrise Trek & Hot Spring

17/09 – Ubud: City Tour

18/09 – Ubud: ATV & Rafting Adventure

19/09 – Bali (Ubud) → Yogyakarta

20/09 – Yogyakarta: Borobudur & Prambanan Temples

21/09 – Yogyakarta: Jomblang & Pindul Caves

22/09 – Yogyakarta → Surabaya

23/09 – Surabaya → Tumpak Sewu → Bromo (Tour Day 1)

24/09 – Bromo Sunrise Tour → Bondowoso (Tour Day 2)

25/09 – Ijen Blue Fire Trek → Bali (Seminyak) (Tour Day 3)

26/09 – Seminyak

27/09 – Nusa Penida East & West Day Tour

28/09 – Uluwatu, Kecak Dance & Jimbaran

29/09 – Bali (Seminyak) → Labuan Bajo

30/09 – Komodo National Park Day Tour

01/10 – Labuan Bajo → Bali → Singapura → Addis Ababa

02/10 – Addis Ababa → Guarulhos → São Paulo

03/10 – São Paulo

04/10 – São Paulo → Campo Grande

Saída de Campo Grande: 02/09
Retorno a Campo Grande: 04/10
Total: 33 dias de viagem (contando o dia da saída e o dia da chegada).

Por país:
Singapura: 3 noites (04–06/09)

Malásia: 8 noites (06–14/09)
Kuala Lumpur: 4
George Town (Penang): 2
Langkawi: 2

Indonésia: 16 noites (15–30/09)
Ubud: 4
Yogyakarta: 3
Surabaya/Bromo/Ijen: 4
Seminyak: 3
Labuan Bajo (Komodo): 2
São Paulo: 2 noites (01–03/10)

Então, na prática:
33 dias totais
27 noites no Sudeste Asiático
16 noites só na Indonésia, que acabou sendo o foco principal da viagem.

Editado por igorilas

• Respostas 33
  • Visualizações 961
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• pmichelazzo
    pmichelazzo

@igorilas, quando terminar, poste aqui. Adoro ler suas viagens e de @anselmoportes Confesso que não postei roteiro/relato porque a viagem não tem "nada a ver" com mochileiros. Viagem de business class

• pmichelazzo
    pmichelazzo

@igorilas Além das "n" vezes que pela região estive, posso te trazer algumas infos recentes pois passei dois meses por lá no começo desse ano. IMHO o roteiro ficou bom mas precisa de alguns ajustes,

• pmichelazzo
    pmichelazzo

Errrr... perdi alguma coisa? Não existem monções no Sudeste Asiático/Austrália/Oceania? Sério?

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Autor
  • Membros
Em 23/06/2026 em 04:49, pmichelazzo disse:

Cara, funcionam e são bem confortáveis, inclusive alguns como "business class". Atraso depende de n fatores. Lembro que dias depois que cheguei de lá, vi um acidente numa passagem de nível perto de Jacarta que travou o sistema inteiro, mas isso acontece na Bélgica e Europa também. Exemplo é na Alemanha que ultimamente não anda-se possível confiar nos horários (idem na Bélgica).

@pmichelazzo Encontrei o site oficial do Trem que faz este trajeto: https://www.kai.id , mas só vendem com 1 mês de antecedência. (

Fui na Bélgica e Holanda em Maio e aparentemente estava normal a questão de horários.

Pode ser que valha a pena.

Neste tour de 3 dias no Bromo e Ijen talvez o nascer do Sol no Monte Batur em Ubud se torne obsoleto...

Setembro faz calor nessas bandas, o negócio é levar só roupas frescas, porém neste tour precisarei de roupa de frio pois tem 2 dias de Trek de madrugada a Bromo e Ijen. O ideal seria alugar roupas de frio com a empresa Opsi Travel (a qual estou a um passo de fechar), para não ter que carregá-las durante toda a viagem.

Eu apostaria no privado e faria o booking lá direto. Você já sabe o preço. Chegando lá você encontra um e negocia na bucha. Estas 90 laranjas podem cair.

Pensando bem, seria uma preocupação com transporte a menos e reduziria uma diária em Ubud!

Eu já faria o check-out do Hotel em Ubud pela manhã, levaria a mala no Tour de Tanah Lot e no Drop-off ficaria no Hotel em Uluwatu, evitando pegar um Grab distante pela tarde após o Tour do ATV e Rafting (tem muita lama nese ATV, mas parece que vale a pena, seria algo diferente nesse roteiro) e saindo mais cedo do Hotel em Ubud, pagaria uma diária a menos.

Depende, quem sabe não dá a sorte de ter uma princesa de uma tribo indonésia ao seu lado e vira surfista em Bali? )

Ou quem sabe encontre um Dragão de Komodo 👑

Horário regular. Tomei bomba em Angkor pois fiz o nascer do sol lá e... nublou. Pense numa tristeza )

Realmente, em Tikal na Guatemala preferi pegar o tour regular do que o nascer do Sol, ouvi dizer que sempre pode dar nublado, acho que essa regra é geral mesmo.

Topo do templo e topo da estrutura do templo... WTF? Acredito então que seja uma coisa só, apenas descreveram de forma diferente as opções. O Tour das 8hs : transporte ~R$90 + Entradas e Guias ~R$300.

Borobudur tem as stupas no topo. Se você não for no topo, não foi em Borobudur, simples assim. Eu não me recordo se tinha essa opção mas fizemos este de andar em tudo lá em cima (que é muito bonito).

Isso não tem em Prambanan. O templo é "flat" e você entra dentro das construções (se quiser).

As fotos de Borobudur para que entenda (e me explique) o que é "topo do templo" e "todo da estrutura do templo".

Editado por igorilas

Postado
  • Membros
10 horas atrás, igorilas disse:

Vou voar com a Scoot, Firely e principalmente AirAsia, sendo que esta última já voei antes.

Entendo sua sugestão de pegar o vôo em KLIA, imagino que o trem seje rápido, porém como o SZB é apenas 20km do centro de Grab e a viagem deve ser uns 40min, acabei optando por essa opção, apesar de muitas reclamações que escutei da Firefly, vi uns videos de uma pessoas falando bem, acredito deve ser bem aleatório esses atrasos.

Depois conte a experiência. Tenho uma da Superjet que vou postar em breve. Bem interessante.

Postado
  • Membros
9 horas atrás, igorilas disse:

@pmichelazzo Encontrei o site oficial do Trem que faz este trajeto: https://www.kai.id , mas só vendem com 1 mês de antecedência. (

Fui na Bélgica e Holanda em Maio e aparentemente estava normal a questão de horários.

Such is life )

Bélgica e Holanda acontece no meio do dia ou porque alguém resolveu passar por uma passagem de nível. Nada de 2, 3 horas de atraso, mas dizer que é um Rolex de perfeição, não é )

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.