Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Primeira Eurotrip, 20 anos e muita ansiedade!

Postado
  • Membros

Boa noite, pessoal!

Li vários relatos aqui do site, mas não consegui resolver a minha maior dúvida, que é menos técnica e mais de experiência. Por isso queria pedir o conselho de vocês.

Nunca saí do país, e sempre imaginei essa viagem como uma virada de chave na minha vida. Agora tenho condições de fazê-la e não quero desperdiçar essa oportunidade.

Montei o roteiro pensando em duas partes. Primeiro, conhecer a história da civilização pela Itália. Depois, subir para cidades mais jovens e livres, como Praga, Berlim e Amsterdã.

Roteiro (30/03 a 28/04/2027, estilo mochilão, em hostels):

• Roma: 6 noites

• Florença: 5 noites

• Viena: 4 noites

• Praga: 4 noites

• Berlim: 4 noites

• Amsterdã: 4 noites

Minhas dúvidas:

1. Para quem quer ampliar a visão de mundo, esse roteiro faz sentido ou estou superestimando o impacto dessas cidades?

2. A divisão das noites está equilibrada? Tem alguma cidade em que eu deveria ficar mais ou menos tempo?

3. Vocês trocariam alguma cidade por outra que marcou mais a viagem de vocês?

Qualquer experiência ou conselho ajuda muito. Valeu!

Featured Replies

Postado
  • Membros

Olá @tegas, seja bem-vindo ao fórum.

Existem alguns equívocos em seu comentário, que são: "conhecer a história da civilização" e "cidades mais jovens e livres".

Não sei o que quis dizer sobre a história da civilização mas certamente a Itália pouco lhe trará disso. Sua viagem pode lhe mostrar um pouco do que foi o império romano, mas longe de ver/conhecer a história da civilização. No segundo ponto, Praga, Berlim e Amsterdam não são cidades "jovens" se "jovem" remete ao tempo de vida delas. Todas elas são habitadas pelo menos desde o Século XII. Se considera o adjetivo "jovem" como "mais abertas", então estaria coerente.

Sobre suas perguntas:

• "Ampliar a visão de mundo"... estas cidades lhe darão, sem dúvida, uma boa visão do que é a Europa. Conhecerá muito da história europeia e também mundial indo à museus e alguns pontos turísticos se fizer a lição de casa. De nada adianta ir à Viena procurando uma "visão de mundo" se não entender o que foi a cidade no império Austro-húngaro (inclusive o que foi o dito império). O mesmo vale para Berlim (que inclusive fez parte do império romano) e assim por diante. Certamente o impacto para quem sai do Brasil pela primeira vez é enorme em todos os sentidos. Conhecerá o "Brasil da Europa" (isso é o que chamamos de Itália) e também "o que o Brasil poderia ser" se fizesse coisas diferentes. Vale a pena? Sem dúvida vale.

• A divisão está boa, exceto que creio não ter considerado a movimentação entre as cidades. Roma para Florença é tranquilo mas dela para Viena, gastará um tempo maior nessa parte. O mesmo de Berlim/outra cidade para Amsterdam. Não é perto.

• Eu tiraria Florença do roteiro pois, ok, é extremamente importante como fonte para conhecer culturalmente o que foi o Renascentismo com milhares de obras do período mas... é isso. Com essa retirada poderia acrescentar alguma outra coisa no meio do caminho ou até mesmo reduzir o tempo na cidade para melhorar a divisão por causa dos deslocamentos.

Eu gosto de todas as cidades listadas, principalmente Viena, Berlim e Amsterdam. As duas últimas principalmente, são cidades que podem mostrar bem uma sociedade diferente para quem está acostumado "dentro da caixa". Roma e Florença, possuem o contexto histórico mas lembram muito mais grandes cidades brasileiras que qualquer outra coisa.

Só um detalhe final. Você está programando a viagem justamente no final do feriado de Páscoa que, via de regra, é um feriado grande na Europa onde muita gente viaja por conta do período escolar (normalmente as escolas param por duas semanas nesta época). Isso faz com que os preços de alimentação e estadia subam consideravelmente, além dos preços de transporte seja aéreo ou terrestre também sofrerem oscilações. Dessa forma, sugiro se for o caso mudar um pouco a viagem para meados de Abril ou já começar a preparar o bolso.

Boa sorte.

Postado
  • Membros

Eu já achei muito tempo para Roma e Florença.

Roma em 4 dias dá pra ver bastante coisa, a parte histórica é mais concentrada, então numa pernada visita bastante coisa. Ainda dá pra tirar um dia para conhecer Vaticano e o museu/capela sistina. Florença a mesma coisa, a não ser que queira visitar todos os museus, mas pessoalmente eu acharia cansativo tbm, eu diria 3 noites é tranquilo.

Dá pra ir pra Veneza nesses dias.

Em Viena dá tempo de fazer um bate-volta pra Bratislava, fica a de 1h de trem.

Postado
  • Membros

Olá @tegas

Bacana o teu roteiro. Eu reforço um ponto dito pelo @pmichelazzo sobre como fará os deslocamentos entre as cidades. Se for de trem ou ônibus, você pode reduzir os dias em algumas cidades que nominou para incluir outras tão interessante quanto as que disse e assim aproveitar para fazer deslocamentos mais curtos. Considere isso e compartilhe conosco.

Concordo com o @Davi Leichsenring que são muitos dias para Roma e Florença. Eu acrescendo que também são bastante dias para Viena.

Considere 3 ou 4 em Roma e 2 ou 3 em Florença, assim, sobraria tempo, por exemplo, para incluir Bolonha e Veneza num trajeto de inda em direção à Viena (ou até a Eslovênia, por exemplo). Em 2019, num trajeto de ônibus de Viena > Veneza, lembro de ter parado rapidamente em Liubliana.

Outra consideração que faço, por ora, é sobre Viena. É o destino mais caro por onde irá passar. Avalie se realmente precisa ficar 4 noites lá.

Postado
  • Membros
19 horas atrás, tegas disse:
  1. Roma: 6 noites

2. Florença: 5 noites

Como já disseram, eu acho muito tempo nessas 2 cidades. Daria pra fazer 1 semana as duas: uns 4 ou 5 dias em Roma e 3 ou 2 dias em Florença.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.