Ir para conteúdo

Sozinha pela Colômbia, Panamá e Costa Rica 24 dias de pura aventura!!


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Mais uma trip realizada... não podia deixar de agradecer a força de pessoas que mesmo de longe, contribuíram para o sucesso dessa viagem.... o Paulo (Paulera), Daliana, Renata (Re Bio), o Leo Ramalho e Letícia Quaresma ::otemo::::otemo::::otemo::

A trip foi do dia 16/09 a 09/10.

Colômbia: 1USD estava valendo 1.800 COP

 

Bogotá: (3 dias)

Peguei um voo direto Belo Horizonte – Panamá, lá fiz uma conexão para Bogotá pela COPA, cheguei cedo no aeroporto e troquei apenas 40 dolares, pois o câmbio não é interessante. Peguei um taxi (vá a uma cabine do lado de fora do aeroporto a sua direita, la vc fala o end e já sabe quando vai pagar) 20.000 COP para la Candelaria no hostel Destino Nomada http://www.destinonomada.com, gostei do lugar, quartos limpos, galera prestativa, perto de tudo, paguei 25.000 COP a diária em quarto compartido (mas acabei ficando só). Bogotá é sempre muito frio ::Cold:: diferente de outras regiões da Colômbia.

20111201231833.JPG

A Candelária é a região histórica da cidade, é tranquilo andar por todo lado a pé. Na mesma rua do Hostel tem o Museo Botero, entrada franca, onde vc vai ver as primeiras de muitas gordinhas de sua trip...

Passei esse dia conhecendo a região, troquei mais alguns dólares e no final da tarde retornei ao hostel. Havia alguns ingleses e americanos no hostel e combinaram de ir no Andrés Carne de Res por volta das 22:00, acabei animando em conhecer esse famoso bar... se paga 45000 COP de transporte ida e volta (é muito longe, um taxi sairia por 100.000 COP)e entrada, no caminho rola uma água ardente (bebida feita a base de anis). O bar é gigantesco e tem um monte de trecos pendurados no teto, quando se olha o cardápio da vontade de chorar, de tão caro... a música é a mesma em todos os ambientes do bar (regaton), enfim, eu não vi nada de tão interessante como algumas pessoas já disseram aqui no site, mas eu havia passado a noite anterior viajando, acho que o cansaço pode ter influenciado na minha percepção...

20111014224145.JPG

No dia seguinte junto com dois ingleses que conheci no hostel fomos a Zipaquerá, conhecer a catedral de sal. Acordamos cedo e saímos do hostel por volta das 09:00. É tranquilo ir de transmilênio, desça no terminal norte e de lá pegue um bus para essa pequena cidade. Dentro do bus conheci um colombiano que era filho de um brasileiro, e ainda por cima, de Minas, muito simpático.... nos acompanhou até a praça central onde almoçamos em um simpático restaurante e depois entramos para conhecer a catedral. O tour dura umas 2 horas e ainda no final rola um filminho de uns 30 minutos que conta a história do lugar.

20111014224401.JPG

De volta ao hostel, saímos a noite para comer um pedaço de pizza a 3.000 COP com refri, e tava uma delícia.

No ultimo dia de Bogotá (meu voo para Medellin era no outro dia cedo), vou ao Museo do Oro, mas estava fechado (segunda feira, dei azar) e então fui ao Cerro Monserrate, vista incrível de toda a cidade e chegando lá encontro com vários brasileiros Dica: não deixe de comer Almorabana, o pão de queijo colombiano.

Perto do Museu do Oro tem uma feira ao ar livre de artesanatos, vale a pena conferir e algumas lojinhas que vc encontra coisas bem mais baratas do que Medellin ou Cartagena.

 

Medellin: (3 dias)

Peguei a dica aqui no mochileiros sobre o transporte do aeroporto, de taxi ia sair muito caro (cerca de 50000 COP), então me informei no local e peguei um bus (branco e verde), do lado direito da saída principal e pedi para ficar em San Diego, paguei 7000 COP e de lá peguei um taxi até Patio Bonito 8000 COP, onde fiquei no hostel Black Sheep, paguei 35000 COP a diária em quarto privado. O hostel é bem bacana, organizado, perto do metrô. Fui ao Parque Explora, não curti, penso que é bacana para a garotada de escola, fui ao metro cable, (teleférico que liga o metrô a algumas favelas de Medellin), vale muito a pena, é um super passeio, no ultimo terminal, vc pode ficar e conhecer um parque.... eu preferi retornar pois conheci uma colombiana que tbm estava apresentando a cidade para um panamenho, resolvi acompanha-los por um tempo... depois fui caminhar pela praça de Botero , museu Antioquia e arredores, passei pelo parque de los Pies Descalsos que é tudo de bom!! vc experimenta várias sensações...

20111014224625.JPG

Fiz um tour diferente sobre o Pablo Escobar, o contato é Nicolas tel. 317 489 26 29, ele te pega no hostel e percorre vários locais da vida do Pablo e te conta histórias incríveis do cartel, dura mais ou menos 3 horas e custa 30000 COP. Amei isso, conhecer um pouco da história daquela região...

Dica: leve carteira de estudante se puder, vários museus dão descontos e no caso do museu Antioquia a entrada é gratuita apresentando a mesma.

Como meu voo para Cartagena saia as 06:00 da manhã ficou impossível escapar do taxi caro, mas no ultimo minuto do segundo tempo surge um americano que tbm ia para o aeroporto e dividimos o custo.

 

Cartagena: (5 dias)

Cheguei em Cartagena bem cedo, o calor é de enlouquecer, o taxi é tranquilo, 10000 COP até o hostel, fiquei no El Viajero http://www.elviajerohostels.com nota 10... quarto compartido com ar (o calor é demais), cofre individual e café da manhã por 28000 COP, o pessoal do hostel é bem simpáticos e te dão dicas valiosas... para comer sem dúvida é o La Mulata na Calle Quero, comida boa por um preço justo, mas só funciona no almoço, entrada, prato principal e suco natural por volta de 12000 COP.

20111014225336.JPG

A cidade é uma graça, não cansei de andar pelas ruas confusas da cidade rs, confusas porque as ruas mudam de nome a cada quadra, isso acaba confundindo, mas com um mapinha na mão tudo se resolve... andar pelas muralhas, ir até a casa do Gabriel Garcia Marquez, por do sol no Vila del Mar, são passeios obrigatórios...

E foi em uma dessas caminhadas pelas ruas de Cartagena com a camiseta dos MOCHILEIROS. COM que fui parada na rua por uma carioca (Wilminha), que tbm estava viajando sozinha que perguntou se eu era brasileira, pois conhecia o site e sabia que era do Brasil... acabei encontrando uma cia (muito especial) para um pedaço da trip...

20111014225131.JPG

O passeio pela Playa Blanca e Isla del Rosário fica por 50000 COP com almoço incluso (não vá esperando grandes coisas da comida), e vc ainda tem que pagar uma taxa portuária de 12000 COP. Os lugares são bonitos, as prais bacanas e vc pode fazer snorkell (25000 COP), ou entrar no aquário (20000), na Isla del Rosário que tem golfinhos, tubarões....

20111014225547.JPG

Fui ao Palácio de la Inquisicion, por 10000 COP (desconto com a carteira de estudante, pois o preço é 13000 COP), onde tem um pequeno museu com objetos de tortura utilizados antigamente.

Dica: não deixe de ir em Las Bóvedas, onde tem várias lojas de artesanato e sempre negocie os preços, se consegue bons descontos.

A Wilminha estava viajando apenas pela Colômbia e quando soube que de lá eu iria para O Panamá, a maluca decide comprar passagens 2 dias antes para me acompanhar até San Blas.

 

Panamá (7 dias) - Cidade do Panamá, San Blas e Bocas del Toro

Chegamos na Cidade do Panamá no começo da tarde, eu vindo de Cartagena e Wilminha de Bogotá (ela voltou de Cartagena para Bogotá, ficou um dia e pegou o voo para o Panamá, encontramos no aeroporto de Tocumem), lá fomos recepcionadas por pessoas com roupas típicas pois era o dia do turista e havia uma mesa montada no desembarque com vários docinhos e quitutes panamenhos.... ebaaaaaaa

Pegamos um taxi fora do aeroporto que saiu por 12 USD por pessoa até Casco Viejo no Hostel Lunas Castle 30 USD quarto privado, que ficou 15 USD para cada, que merece alguns comentários.... o hostel é um horror, sujo, escuro, com péssima localização, enfim, como planejamos ir para san Blas no dia seguinte, ficamos por lá e já fechamos a viagem que ficou pelos preços a seguir:

55 USD transporte ida e volta de 4x4

5 USD para o hostel

20 USD ida e volta do barco

6 USD de taxa para entrar na reserva dos Cunas Yalas

2 USD de mais uma taxa que nem lembro de que

E 25 USD por diária com café, almoço e jantar na cabana que escolhemos (Cabines Franklin)

Fomos ao shopping Albrook Mall, compramos lanterna e mais algumas coisas que precisávamos e como lá fecha bem cedo as 20:00, retornamos para o hostel, tomamos umas cervas para relaxar e dormimos um pouco, pois iríamos sair as 05:00 da matina.

A Van nos pegou pontualmente e passamos em um supermercado para comprar os mantimentos necessários, tipo água, bolachas, chocolates etc, e fomos para estrada. Depois de umas 3 horas de viagem chegamos ao rio onde um barco com o Cuna Nick já nos aguardava... San Blas é realmente algo inexplicável, lindo demais... a água tem tons de verde e azul que nunca vi antes.... e para nossa surpresa havia na ilha mais 3 brasileiros (Fernando, Victor e Leandro, esse ultimo reside em New York e estava viajando de moto até o Brasil)... o buteco já estava armado... almoçamos e fomos de barco (8 USD +2 USD) até as ilhas Pierro e Diablo, onde tem um navio naufragado... lindo lindo lindo... passamos a tarde por lá...

20111014225828.JPG

Retornamos, tomei banho e fui esperar o maravilhoso por do sol naquele lugar....

20111014230338.JPG

a noite uma roda de bate papo, regado a tequila e cerveja animou a noite... até eu descobri que havia baratas na cabana ::ahhhh:: podia ser qualquer bicho, menos esse ::grr:: enfim, tive que escolher entre as baratas ou dormir ao relento na beira daquela praia em cia dos siris... optei pelos siris... ::hein: a noite foi longa e tenebrosa, choveu, ventou, fui beliscada ::essa:: mas quando amanheceu o visual compensou todo aquele perrengue.... ::otemo::

De volta a Cidade do Panamá, pegamos as mochilas no Lunas Castle e mudamos para o hostel Villa Vento Surf http://www.hostelvillaventosurf.com esse sim, por 10 USD por pessoa, quarto compartido com ar e banheiro, piscina, internet gratuita, bem localizado... dica dos brasileiros que conheci em San Blas, que foram para lá tbm...

Fui em um duty free no porto da Cidade do Panamá, os preços estavam bem melhores que no aeroporto... e no final da tarde fomos andar pela região de casco Antiguo... encontramos um restaurante bem bacana e resolvemos jantar por lá, não era nada barato, mas a comida simplesmente maravilhosa, e resolvemos tomar um bom vinho para brindar aquela cidade http://www.puertadetierrapanama.com

No outro dia, canal do Panamá, obtive desconto na entrada, apresentando a carteira de estudante e vi passar 2 grandes navios no momento que estava lá... e mais compras, de noite embarquei para Almirante (passagem comprada antes de ir a San Blas), Wilminha retornou para o Brasil depois de várias tentativas rsrsrsrs, os brasileiros Fernando e Victor não conseguiram passagens e tiveram de ir por Davi, o Leandro ia continuar sua trip de moto até o Brasil ...

Até Almirante são 11 horas de viagem, cheguei cedo e esperei os meninos que iam chegar por Davi... chegando fomos para Bocas del toro... o valor do barco até Isla Colón é 5 USD o lugar é pequeno, dá para conhecer tudo a pé, mas se necessário tem taxi tbm na ilha. Fiquei no hostel Cayena Backpackers – cayenabackpackers@gmail.com que é de uma portuguesa, não fica na rua principal, mas achei o hostel mais arejado, o valor foi 10 USD quarto compartido com ar e banho.

Depois de deixar as coisas no hostel, comer e andar pela ilha, alugamos umas bikes 1USD a hora e fomos conhecer as praias por lá.... são lindas, vale a pena curtir o visual... na mesma noite fechamos um passeio para Isla de los Delfines, Cayo Coralles, Isla Zapatilha e mais uma que não me lembro o nome, normalmente se paga 20 USD por pessoa, mais 10 USD de taxa para entrar na Isla Zapatilha, conseguimos o valor de 35 USD por pessoa incluindo a taxa da ilha, snorkell mais bebidas (cerveja, água e refri) e churras (um pollo na grelha rs).... o passeio dura em média umas 7 horas, contando as paradas nas ilhas. Nessa mesma noite fomos a um restaurante na rua principal que chama Bocas Bambu, a comida é boa e rola umas promoções...

Pela manhã fomos tomar um desaiuno, porque no hostel se vc quiser tem as belas panquecas com melado, que não me agradou nenhum pouquinho.... fomos para o passeio nas ilhas.... lindo, lindo....

20111014230507.JPG

o churras não foi lá essas coisas mas as bebidas estavam bem geladas...cada ilha tem sua beleza, mas sempre rola de fazer snorkell....

Havia mais 3 americanas no barco, muito simpáticas...A noite encontramos com duas delas e fomos tomar cerveja e papiar...

No outro dia cedo, arrumamos as coisas para seguir viagem para Costa Rica.... preferimos não pagar os 25 USD para chegar a Puerto Viejo direto, e fomos nos aventurar...

5 USD de barco para retornar a Almirante, e de lá pagamos 6 USD cada um (estávamos em 3, eu, o Fernando e o Victor) em um taxi para a fronteira, se paga 3 USD para sair do Panamá, atravessa uma ponte e chegou a Costa Rica... pegamos um bus por 3 USD e fomos para Puerto Viejo....

20111014231042.JPG

 

Costa Rica (6 dias) - Puerto Viejo de Talamanca, La Fortuna e San Jose

Fiquei encantada com a cidade.... linda, um astral incrível... tudo é reggae, Bob Marley... muito artesanato...

20111014231243.JPG

ficamos no Hotel Puerto Viejo, bem no miolinho do lugar... pagamos 13 USD cada um por um flat com sala, suíte, cozinha montada e ar... foi um achado... fizemos compras, almoçamos e tomamos cerva gelada.... pensei em alugar uma bike e ir até Punta Uva, mas confesso que estava morta e o sol tava matando... ficamos curtindo a cidade e fomos procurar transporte para La Fortuna. Puerto Viejo é bem cara, a comida então, nem se fala.... achamos bus direto para La Fortuna por 50 USD, a distância não é grande mas as estradas na Costa Rica não ajudam e acaba se gastando muito tempo. Preferimos então contratar o rafting na agência Cariben’s Tours por 99 USD incluindo café da manhã, transporte até o Rio Pacuari, 4 horas de descida , almoço e de lá te deixam em La Fortuna na porta do hostel. A noite curtimos mais a cidade. No dia seguinte as 06:00 eles nos pegaram e começou a aventura....

20111014233526.jpg

o rio corta senários inacreditáveis... eles explicam que sempre alguém cai do bote e por isso é necessário as instruções de socorro.... e adivinhe quem cuspiu pra fora do bote rsrsrs claro que euzinha aqui ::essa:: mas a queda só serviu de estímulo para o resto do percurso.

20111014231802.JPG

Chegamos em La Fortuna por volta as 18:00 e ficamos no Hostel Gringo Peters Too, 7USD por pessoa em quarto compartido com banho e ventilador... mas o cara que toma conta do hostel é um Jumento de ignorante, mas pelo preço valeu a pena...

Como já era tarde quando chegamos, andamos pela cidade, fomos comer e depois descansar. No outro dia fomos conhecer a Catarata Río Fortuna, são 4 km de caminhada até lá... o sol tava matando... foi bem duro mas a cachu é linda, vale muito a pena...

20111014232230.JPG

paga 10 USD para entrar no parque (tudo na Costa Rica fica em Parque Nacional) ... se pode nadar, é bom tbm levar água e bolachas. Para retornar conseguimos carona com um casal de americanos que estava por lá...

Eu queria muito ir no passeio do Rio Celeste, que a Renata postou aqui no site e me fez babar, mas tava muito caro, então fomos pesquisar uma maneira de ir sem ter que gastar com agências... e tem jeito sim.... contratamos um cara que nos cobrou 90 USD (30 para cada) para nos levar e esperar até nossa volta, e lá no parque se paga mais 10 para entrar... o passeio então saiu por 40 USD... é claro que compramos comida e água para levar, mas mesmo assim a diferença de preço foi grande. São 5 horas mais ou menos de trilha, mas é bem tranquilo... se vê cada planta, bicho diferente... e o rio... ahhhh esse merece muitas fotos... a água tem um tom incrível e no caminho tem águas termais tbm... levamos o dia inteiro nesse passeio, mas a beleza compensou...

20111014231952.JPG

O vulcão Arenal esta presente para onde quer que vc olhe... majestoso... mas não tem mais lava, segundo os moradores, já faz mais de 9 meses que parou de sair... La Fortuna tem muito verde, lugares mágicos, mas precisa de muita grana, é um país muito caro, o mais caro da América central, então no meu caso, os passeios tem que ser bem escolhidos.

Compramos as passagens para San José por 4 USD e no dia seguinte fomos para a capital... os meninos foram para a casa de amigas e nos despedimos ali mesmo... continuei no bus sabendo que nesse mesmo dia iria acontecer o jogo da seleção brasileira de futebol... Brasil X Costa Rica hehehehe a cidade tava verde e amarelo... no caminho para o hostel vi muitas bandeiras nas ruas... mas para assistir o jogo se pagava 120 USD, muito caro, então ia ser pela TV mesmo, mas com gostinho diferente, já que estava na casa dos rivais...

Fiquei no Hostel Pangea http://www.hostelpangea.com excelente, com uma piscina linda, um bar fantástico, uma estrutura violenta.... o pessoal muito simpático, 13 USD quarto compartido... e foi lá que assisti a vitória (não muito bonita) de 1 x 0 para o Brasil rsrsrsrs o bar tinha apenas 7 tvs de plasma gigantescas .... no próprio hostel eles tem transporte para o aeroporto, que funciona assim: se só vc quer ir em um certo horário vc paga 20 USD mas se tem mais pessoas que vão cada um paga 10 USD...

Bom, depois de tantos lugares incríveis, pessoas interessantes, chegou o momento do retorno ao Brasil, que ao meu ver já estava na hora.... amo viajar mas nada é igual a terrinha da gente.

É isso galera, e até a próxima trip!! ::otemo::::otemo::

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 37
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros
e ficamos no Hostel Gringo Peters Too, 7USD por pessoa em quarto compartido com banho e ventilador... mas o cara que toma conta do hostel é um Jumento de ignorante, mas pelo preço valeu a pena...

 

Ele também foi grosso com você?! Achei que o problema tinha sido só comigo, pq não quis fazer o passeio com ele!! HAhahahaha!

 

Parabéns pela trip! Lindas fotos!

 

Beijoca!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Valeu Guilherme ::otemo::::otemo:: depois posta o relato da tua trip tbm, ficou muito bacana

 

Dali, esse cara do hostel é muito tosco ::bruuu:: cheguei a comentar com o Paulera pelo MSN o tanto que isso me aborreceu, mas contratempos faz parte tbm ::essa::

 

Paulo, concordo com vc, muito feio mesmo ta merecendo ::toma::::toma::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

E eu achei que o enrosco tinha sido só comigo, porque quando chegamos, ele foi super simpático, mas depois que dissemos que não iríamos fazer o passeio com ele, ele fechou a cara! Hahahahaha! Mas eu nem dei bola, tava tão curtindo minha viagem que nem liguei! Ria à beça de tudo!

 

E concordo contigo Paulera, merece apanhar meeeeesmo! ::toma::::toma::::toma::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...