Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros de Honra

pois é, tartaruga,

 

mas o povo aqui não discute apenas bota para brasil. há locais de terrenos ultra acidentados por aqui tb, mas com certeza sem neve.

 

mas aqui discute-se muito botas pra fora do brasil, mais especificamente para andes e patagonia. que não ficam a dever nada aos cenários europeus, em matéria de dificuldade, inclusive na necessidade de uso dos grampões.

 

para brasil a forclaz 300 da quechua possui um defeito: não é impermeável. aqui chove demais, é muito úmido, e a experiência com calçados úmidos não é a mlehor coisa do mundo - eu mesmo tentei fazer isso recentemente com um tenis de raid da quechua q, em tese, seca rápido. passei dois dias inteiros com os pés molhados, pois o tenis só seca rápido em clima seco... e nem chuva eu peguei, foi só a lama da trilha. vou para o mesmo local no próximo final de seman, e irei com a minha bota, pois é impermeável, e calçados molhados me dão bolhas, além do desconforto dos pés gelados.

 

o pessoal tem gostado da quechua forclaz 500, pras condições brasileiras, e de outras botas "leves", sem encaixe pra grampões (no caso das nacionais) e algumas com encaixes (no caso das importadas).

 

meu sonho de consumo ainda não achei. um tênis de raid, de cano alto, leve, porém com membrana respirável, e solado vibram. seria a combinação ideal pra mim....

Link para o comentário
  • Colaboradores

Tartaruga genial,

 

Obrigado pela ajuda, boas sugestões são sempre bem vindas.

 

Aqui se fala de poucas marcas e modelos porque são poucas marcas e modelos de qualidade à venda no nosso mercado. E a compra direta do exterior alcança preços proibitivos, existe a possibilidade é alguém trazer de encomenda, mas - a não ser que já tenha possuído o modelo encomendado - comprar botas sem experimentar é um pouco estranho...

 

Portugal não é bem mais frio e acidentado como parece imaginar, o Brasil possui ambientes extremamente variados, com regiões tão, ou mais, frias e acidentadas que Portugal. Temos regiões em que chove muito e outras extremamente secas, e dai vai...

 

A nossa maior preocupação, em geral, é um calçado que aguenta bem o tranco - acho que aqui tem algumas trilhas mais pesadas do que imagina.

 

A minha bota é italiana e se adapta perfeitamente às condições em que uso, de temperatura e em resistência.

 

Não sei se quando veio ao Brasil você fez alguma trilha, de qualquer forma, seria interessante da próxima vez fazer uns contatos aqui no site para algum trekking clássico.

 

Abs

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Meu Deus !! Que foto é essa... Até me engasguei !! :roll::roll:

 

Não vejo muito problema em adaptar botas importadas pra uso no Brasil.

 

Sendo de trekking ou média montanha, sabendo usar meias corretas, os pés não cozinham.

 

Eu uso a minha Alp 6 com uma liner Coolmax e uma Trailhead de Lã Merino por cima pra trekking na Floresta da Tijuca - RJ.

 

Quem escuta isso deve achar um absurdo, mas não esquenta nem a metade de uma meia de algodão.

 

O Coolmax expulsa bem o suor e mantem uma temperatura agradável e a lã não esquenta, somente regula a temperatura. Não é a toa que os beduínos usam lã no sol do deserto.

 

Tartaruga

 

Não entendi... Vc é brasileiro(a) e mora em Portugal ou é Português(a) mesmo ??

Link para o comentário
  • Membros

Sim, claro concordo com que dizem...

só acho que pelo pouco que li aqui no fórum, as pessoas sem experiência olham logo para os modelos mais caros e com mais "extras", o que nem sempre é sinónimo de qualidade ou preferência para o clima. umas das poucas coisas que li era um utilizador fazer perguntas sobre umas botas de expedição! :shock: com neoprene e trálálá! botas com características para subir uma montanha superior a 6000m!!!

 

Acredito que aí também exista "terreno acidentado" e temperaturas extremas... alias o vosso país é 50x maior que portugal. só disse isso porque aqui é habitual viajar sempre para espanha (pirinéus, picos da europa) com umas 5 horas de viagem de carro.. já para não dizer que tenho cascatas de gelo bem perto de minha casa.. é lógico que os andes e terrenos semelhantes são tanto ou mais difíceis que o mont blanc.. o que interessa mesmo é escalar! 8)

 

não, nunca fiz uma trilha no brasil, só fui 2x de férias, uma pró rio e outra em maceió. curiosamente tenho um grande amigo que é brasileiro e mora cá de maceió, ele já fez a chapada diamantina integral. Pelas actividades que fazemos cá (escalada desportiva, clássica, artificial, gelo, espeleologia, canyoning, alpinismo, etc) ele nota uma grande diferença de terreno e clima comparado com o brasil (quente), agora não sei... penso assim pelo que me diz...

 

Aquele site é um bom guia para comprar material e principalmente para comparar quando temos dúvidas, espero que vocês possam recorrer para tirar alguma dúvida, senão estou cá para vos ajudar! um abraço!

 

 

PS: Paulo, penso que existem umas salomon que são desse género que procuras, não sei é se existe esse modelo no brasil... cá existe salomon, mas é uma marca de shopping, encontra-se em qualquer lado, normalmente que vai pra montanha compra noutras lojas e outras marcas (acredito que a variedade seja bastante maior, como é natural).

 

Leo, sou português e moro em portugal.

 

orgum, as botas da quechua que falei eram as bionnassay e não as forcaz

Link para o comentário
  • Membros de Honra

é, vc conhece a parte mais quente do brasil.

 

aqui o pessoal é predominantemente do centro-sul, onde as temperaturas baixam mais, embora raras vezes (e em topos de serra somente) se pegam temperaturas negativas.

 

da linha bionassay, só se encontra a 300 mesmo. mas a cerca de 550 reais, o que é um valor alto aqui no brasil. por um pouco menos se acham boas botas de fabricantes nacionais, para uso exclusivo no brasil mesmo, como snake ou nômade.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Fui enganado !!! :?:?:?

 

Tartaruga

 

A Bionnassay 300, no Brasil, é mais cara que a maioria das botas em questão. E se vc fala de adaptação... A Bionnassay é Mountaineering também !!!

 

Se houvesse mesmo esse problema... Ela se enquadraria perfeitamente.

 

Conheço o Barrabes e utilizo como base de consulta, mas não concordo com vc.

 

Não adaptamos botas duplas ou coisas do gênero pra trekking no Brasil, mas somente as adaptáveis mesmo.

 

E a Asolo, Salomon e algumas outras são bem compatíveis. O que defendo é porque comprar uma Timberland podendo pagar um pouco a mais e comprar uma melhor.

 

E falo também que as botas de trekking da Asolo são perfeitas pra uso no Brasil. Salomon nem tanto, pois tem que saber combinar meias, mas Asolo é na medida.

 

O próprio Paulo está muito satisfeito.

 

Abraço,

Leo

Link para o comentário
  • Colaboradores

Tartaruga,

 

Como você escreveu, talvez tenha lido pouco o fórum, pode ler mais. Uma das coisas mais legais desse fórum é que o pessoal coloca sua opinião da prática, então a gente consegue filtrar bem a diferença do que funciona ou não, independente de ser mais cara ou cheia de "extras".

 

E como o Ogum disse, muita gente é frequentador dos Andes, Patagônia etc, alguns locais com altitudes e características bem especiais que podem demandar botas de expedição com neoprene e "trálálá". Lembrando que o Aconcágua é o ponto mais alto fora da Ásia (6.962m).

 

Independente de escalar e altitudes, para uma travessia por cima de Serras - moro em Minas Gerais -, por dias e com mochila pesada andando em pedras, precisa-se de um calçado muito resistente. A não ser que não precise usar novamente...

 

Talvez seu amigo de Macéio não conheça outras trilhas fora da Chapada Diamantina, e assim não tenha muitos termos de comparação.

 

Você se confundiu, não estou procurando novas botas. Até tenho uma Salomon, mas está aposentada, não é a minha oficial há muito tempo. O Leo descreveu bem, acho a Asolo - pelo menos entre os modelos que tenho - muito melhor para uso aqui no BR.

 

Continue participando, abs,

 

Paulo

Link para o comentário
  • Membros

Paulo e Leo,

 

Valeu pelas dicas....

 

Paulo, não inclui a fugitive na lista porque as unicas que encontrei estavam muito caras, ~650 reais...

 

Leo, gostei da Alp 6gtx, mas nao to achando meu numero (11) em sp...

 

Das que achei no meu numero, estou entre

 

Bota Salomon Traxion Gtx

Bota Salomon Revo Light Gtx

 

O que vcs acham?

 

Abs!

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Eu não gosto de nenhuma das duas.

 

Se fosse a Revo tudo bem, mas a Revo Light não é legal.

 

E a Triaxion é pra trekking leve.

 

Vc pode ir até uma loja, ver exatamente qual tamanho seria e comprar qualquer modelo Salomon pela internet.

 

É só minha opinião, pois nem sei em que vc pretende usá-la.

 

Só vc pode decidir o que é melhor pra seu uso.

Link para o comentário
  • Membros

Sim Paulo, acho que tens razão... eu conheço somente o calor e acredito que exista muito mais que isso.

Acredito também que o meu amigo apenas tenha feito muitas poucas caminhadas por aí, ele tem uma mochila nautika bem antiga que é um terror! aquilo não é desporto, é carregar uma cruz de sofrimento às costas... hehehe.. ::ahhhh::

 

As quechua bionnassay custam 150€ por cá, pode-se dizer que dentro da linha de alpinismo são das mais baratas que se podem encontrar por cá.. eu até as acho muito boas e competitivas com outras marcas.. Já tive com umas Asolo nas mãos, mas acabei por comprar as actuais (garmont tower gtx). Acho que as Asolo são muito boas, mas compra-se mais baratas e melhores em espanha (Bestard), isto sim são botas de guerra!!

Temos também uma rede de lojas portuguse chamada sport zone que comercializa a marca BERG, é como se fosse uma "linha branca" de material de montanhismo, também têm botas boas e bastante baratas, mas o que compensa é o vestuário e material de campismo ou bivac, compra-se peças idênticas a grandes marcas como the north face ou haglofs por 1/4 do preço! para comparar a minha tenda custou 39€ e aguenta bem o mont blanc (uma cara custa aí uns 300€).

 

Tenho pena de nunca ter feito nenhuma trilha no brasil, acho que ia adorar fazer uma trilha com um clima quente e tropical.. por cá o verão é muito seco o que torna desconfortável uma actividade ao sol durante algumas horas.. :|

 

Um abraço e boas caminhadas!

 

junto envio umas fotos de como está a nossa serra da estrela por estes dias! uma delícia!

 

http://rppd.blogspot.com/

 

vejam as fotos da neve!

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...