Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Equipamento próprio - por onde começar?

Postado
  • Membros

Equipamento próprio - por onde começar? Como escolher seu equipamento de Mergulho ?

Todos os dias surgem novos equipamentos de mergulho, desde os mais simples até os mais sofisticados.

Primeiramente olhe nos catálogos algumas opções junto com seu instrutor de mergulho, ele é a pessoa mais adequada para lhe auxiliar.

Experimente modelos diferentes e opte sempre pelo conforto. Lembre-se que uma máscara que não vede bem, uma nadadeira apertada ou uma roupa muito grande, entre outros exemplos, podem promover um mergulho extremamente desconfortável.

Nunca mergulhe se você estiver se sentindo mal por qualquer motivo. Aborte o mergulho, resolva o problema e retorne para um mergulho confortável e tranqüilo, desta forma você estará agindo de forma segura e correta.

* Inicie com um equipamento mais simples, neste momento o mais importante é você.

* Aprimore suas técnicas, para depois preocupar-se com equipamentos mais sofisticados que necessitem de maiores cuidados e atenção.

* Aprenda com seu instrutor como guardar e manter seus equipamentos, revise-os periodicamente, seja um mergulhador consciente.

* Permita que seus equipamentos evoluam com você, é sempre bom manter-se informado, adquirir novos equipamentos também lhe motivarão a mergulhar e lhe proporcionarão novos desafios, e quem não gosta de desafios ???

* Visite sempre a loja de sua escola de mergulho, mesmo que apenas para informar-se das novidades do mercado do mergulho, tenha certeza que seu instrutor terá o maior prazer de lhe acompanhar.

Fonte:

OCEÂNICA CENTRO DE MERGULHO - Nº1 no RS

PADI Dive Center S-20812

rua 24 de Outubro 507 cj. 403 - Porto Alegre RS BRASIL

Fone/Fax: (51) 3222 68 71 - CEP 90510.002

www.oceanicanet.com.br

• Respostas 90
  • Visualizações 39.1k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Featured Replies

Postado
  • Autor
  • Membros

Minha configuraçãos básica é:

mascara cobra superpuma

snorkel cobra

nadadeiras longas picassa

neoprene mormaii atlantis

qual é a sua?

• 1 mês depois...
Postado
  • Membros

O mais inportante é não sair se empolgando em comprando tudo. Equipamento de mergulho é caro e o que mais tem é carinha que sai gastando fortunas e depois deixa tudo pegando poeira.

Se você for fazer curso, o mínimo que você tem que ter é máscara, snorkel e nadadeira (se falar pé-de-pato toma tapa do instrutor :lol: ).

Quanto à máscara, o ideal é que ela caiba bem no seu rosto. Narigudos como eu têm esse problema. Importante: NÃO VÁ PELO PREÇO. A máscara que se adequa bem ao seu rosto pode custar R$ 80 e ser bem melhor pra você que a de R$ 200. Snorkel qualquer um, seu uso é mínimo no mergulho.

Nadadeira: tem a aberta (que prende com uma tira atrás), melhor, mais confortável e mais cara (ainda tem que comprar a botinha de neoprene). Tem a fechada, que você calça mesmo, menos confortável e mais barata. Aí vai de cada um.

Começou a pegar gosto pela coisa? A primeira providência é comprar sua roupa, não apenas por questão de conforto (as que se alugam, tem cada tralha...) mas de higiene, afinal, já viu banheiro embaixo d'água?

Se você começar a mergulhar com frequência mesmo, o próximo passo é seu colete. Não é frescura, melhora muito a qualidade do seu mergulho. Mas é caro, então muito cuidado na escolha, converse muito com os dive masters e o pessoal mais experiente.

Daí pra frente, tem regulador, computador, caixa-estanque pra sua câmera e um monte de coisa cara, portanto, é bom sempre ir com calma.

Postado
  • Autor
  • Membros

Pra começar no basicão: nadadeiras R$200/300 e máscara/snorkel R$ 100/150. Varia muita, mas uma média boa é por aí.

Aí vem as coisas que você começa alugando, mas quer ter o seu. O primeiro que você vai comprar é a roupa. Uma de boa marca sai aí na casa dos R$ 700 / R$ 800. Depois vem o colete que não sai por menos de R$ 1.200. Regulador é na faixa de R$ 1500. Computador tem de tudo quanto é preço, de R$ 1.500 a R$ 4.000.

Fora os pequenos acessórios: luva, botinha de neoprene, lanternas, prancheta, e por aí vai...

Se tudo der certo, ano que vem compro meu colete... 8)

Andre,

Isso é muito relativo...

mergulho a mais de 25 anos... minha mascara ainda é a mesma desde a primeira vez que entrei nagua... e tenho outras duas de reserva...

pe-de-patos... kkk... eu tive uns 05 (ruins) ate chegar aos picasso... mas hoje tenho tb umas nadadeiras abertas...

snorkel tb tenho desde a primeira queda nagua... mas troquei por outro mais moderno... pois como tb faço pescasub, eu realmente uso muito o snorkel...

roupa de neoprene e computador de mergulho tem um 5 anos...

ou seja, se vc for realmente ser um mergulhador, o preço se dilui com o tempo...

[]s

Postado
  • Membros

Sem dúvidas, você já depreciou bastante seu investimento. :lol:

Vale mais pelo alerta pra quem começa, se empolga comprando um monte de equipamento e depois desiste. Já vi muito disso.

• 2 semanas depois...
Postado
  • Autor
  • Membros
Já vi muito disso.

Nada como um bom instrutor... até nisso é importante confiar em quem esta nos ensinando...

[]s

• 4 meses depois...
Postado
  • Membros

Caro amigo.

estou começando a mergular agora. fiz poucos mergulhos até agora (cerca de 5 mergulhos). Estou naquela fase de comprar os equipamentos primários, como máscara, snork e nadadeira.

Porém, estou em dúvida em relação a nadadeira, pois não sei se compro uma com a pala cumprida (que alguns me disseram que somente é usada para mergulhos além de 40 metros) ou se compro a de pala normal.

com sua experiência, o que vc me indica?

Roberto

Postado
  • Autor
  • Membros

Roberto,

eu tenho as duas...

as nadadeiras longas sao pra pesca-sub e freediver... exigem muita força nas pernas... eu comecei com elas ha 25 anos atras quando fazia pesca-sub... e ate hoje eu gosto muito de mergulhar (mesmo SCUBA) com elas... sao da marca picasso... elas me dao muito mais seguranca pois consigo longos deslocamentos bem rapido... mas precisa estar em forma pois ja tive uma caimba com elas... mas tb ja salvei um companheiro que passou mal no mergulho e nao conseguia voltar ao barco...

tenho tb uma nadadeira aberta curta... esta é da marca fundiver... ela é bem melhor de carregar... mais confortavel pelo uso de botas... menos esforço ao nadar... mas confesso que ainda nao me acostumei com elas... e apesar de uma tendencia mundial, vou manter as duas sempre por perto...

minha dica: use primeiro algumas emprestadas (da operadora por exemplo) e so depois escolha...

[]s

• 2 meses depois...
Postado
  • Membros

Se já tivesse o curso de mergulho básico scuba (open water) e soubesse que é isto mesmo que quero, além das nadadeiras, máscara e roupa de neoprene, escolheria um ótimo regulador de 1º e 2º estágio. O investimento vale a pena se vc mergulha com freqüência. Por mais que uma operadora cuide dos reguladores que eles alugam, não é a mesma coisa que o cuidado que vc tem com o seu próprio. É a diferença entre o carro de uma locadora e o seu próprio. Da operadora é muito usado. Outra coisa: as operadoras não alugam reguladores de 1ª linha, da Apeks, Scubapro, Mares, por exemplo, e mesmo que o façam, nunca tem os modelos top de linha, que são muito caros.

Entre um regulador mais barato e um excelente, top de linha, sempre prefiro economizar e comprar o top. Ele é o equipamento de mergulho mais importante. Não devemos economizar em algo que sustenta nossa vida lá embaixo.

Peter

• 1 mês depois...
Postado
  • Autor
  • Membros

Não devemos economizar em algo que sustenta nossa vida lá embaixo.

Peter,

discordo em parte de suas afirmacoes... quando voce generaliza, cria um hiato enorme...

no mergulho tec, jamais economizamos... existe muito em jogo pois os riscos sao altos...

mas num mergulho receativo, vc nao precisa ter um equipamento top... com o tempo vc vai adquirindo experiencia e trocando seu equipamento por um mais adeguado...

como os cursos ja sao caros, so aconcelho investir em equipamento basicos... depois que vc toma gosto e vira quase peixe, vale a pena o investimento mais pesado...

[]s

• 3 meses depois...
Postado
  • Membros

Murillus, concordo com vc.

So pra dar um bom exemplo. Antes de eu ir trabalhar no mar vermelho estava vivendo na inglaterra, mas qdo fui pra la nao tinha a menor ideia q ia parar no egito pra trampar mergulhando. Meu equipo estava todo aqui no brasa. Qdo fui ver precos de envio pelo correio percebi q gastaria a mesma grana comprando equipos usados no ebay. Entao melhor gastar grana com equipo e ter dois do q gastar em deslocamento, e se eu quisesse vender depois ainda teria o meu equipo no brasa.

A grana tava curta. Colete, regulador e nadadeira usados nao tem erro. Ja roupa e mascara eh complicado pois elas pegam a forma do seu corpo, e entao mandei vir do brasil o q eu ja tinha. Achei no ebay por um preco ridiculo de barato um regulador us divers daqueles conshelf antigao, de metal! Liguei pro meu mecanico aqui em sampa e ele me falou q nao era roubada nao, q podia comprar q ainda tinha peca de manutencao no mercado tranquilo. Paguei 60 libras inglesas! Comprei tb um colete scubapro meio antigao ja meio desbotado e nao muito confortavel mas todo inteiro, funcionando perfeito. Tb 60 libras inglesas. 120 libras era o preco de um regulador ou colete usado por la, um legalzinho! (como ninguem quis pq achou q era roubada eu arrematei os leiloes pelo preco inicial, esses equipos nao tiveram um lance sequer)

Resultado, sempre se recomenda fazer manutencao do equipo, principalmente regulador qdo se compra usado. Na inglaterra fazer a manutencao do reg ia custar 70 pounds! Falei pro cara, po, eu paguei 60 na bagaça! Ele veio com um papinho aranha q minha vida dependia daquilo. Bom, eu ja era mergulhador macaco veio. Sabia q o maximo q pode acontecer eh a parada entrar em freeflow e eu ter q abortar o mergulho, contanto q nao esteja em deco, claro. O cara nao queria nem me vender so o kit de reparo! (cusao!) Resultado, mandei vir o kit do brasil tb, paguei baratinho. Olha so q coisa, tudo bem q eu era profissional e o mecanico aqui deu esse boi pra mim, o q nao rolaria pra um mergulhador nao profissa, mas la na ingla, os caras tao cagando. Eh q todo mundo tem grana la entao eles nao querem nem saber de dar desconto. Enfim. Nao fiz nenhuma manutencao no equipo la no egito ate os primeiros 200 mergulhos!!!! Comecou a ter um vazamentinho de ar na junta da mangueira com o primeiro estagio, mas como meu consumo de ar eh bom, com a perda de ar eu consumia mais ou menos o mesmo tanto dos clientes "bons". Qdo a coisa comecou a vazar demais e eu tinha q voltar para o barco com 10 bar ou menos pra deixar os caras com nao mais que 50 dai resolvi q era hora de trocar a mangueira (isso foi depois dos 200 merg).

Colete nao tem o q dar pau. Na boa, nao tem. Nao um pau q coloque sua vida em risco. Como o murillus falou, ao menos nao em mergulho recreativo. Q eh o meu negocio, nunca fiz mergulho tecnico.

Nadadeira como comprei usada nao experimentei e ela nao cabia no meu pe com a botinha, cabia, mas ficava meio gozada. Dai com o tempo descobri q se eu usasse essa nadadeira aberta so com a meia de neoprene, ela encaixava PERFEITAMENTE, eu nao tinha mais q ficar usando botinha, os mergulhos eram todos do barco e a agua era quente. Amei, hoje nao troco mais a meia com nad aberta pela botinha, nao mesmo. A nao ser q tenha q andar, sei la, qdo trampo em pesquisa, mas em mergulho recreativo saindo do barco, sussa. Mas dei sorte q esse modelo se encaixou perfeito no meu pe.

Mascara tenho uma look technisub, a melhor mascara q ja experimentei em 19 anos. Nao troco ela por nada! Nada. O material dura para sempre, ela ajusta as tiras num piscar de olhos, a posicao dos vidros te da uma visibilidade fantastica e o acesso do nariz eh imediato. E ainda da pra colocar lentes se vc quiser. Recomendo 100%!!!

Dai todo o equipo q eu tinha no egito era: Mascara, snorkel (aquele airsub bem simplinho, tb o melhor q tem e baratex, o mesmo ha 19 anos), roupa, meia, nadadeira tusa imprex (comprei no chute pq tava barato mas gostei muito). O colete meio peba, nao muito confortavel mas dava pro gasto total, o reg de metal, hehe, q eu adoro, adoro ser vintage, a galera te respeita, haha. Falando assim ate parece q eu sou um tiozao neh? (tenho 33). Tinha manometro e profundimetro (pra ficar de backup do profundimetro do computer). Um relogio citizem normal (q eh muito bom), so com os ponteiros das horas e com a catraca de mergulho pra ficar de backup de timer. Computador suunto geko q eh (pelo menos era) o nitrox mais barato do mercado. E na boa, computer eh tudo igual, se for de marca boa e tiver as funcoes q vc quer pode comprar o mais barato sem erro. E pra finalizar uma bussola de pulso da mais barata q eu achei q eu amarrava no colete. So, mais nadinha.

Sem luvas e sem faca, elas sao totalmente desnecessarias e um tanto nocivas para a vida marinha (vide meu post aqui em mergulho-t27463.html).

Gentem, isso eh o q vc precisa. Nada mais. As lojas precisam vender, a padi adora ficar vendendo tudo, eles citam no manual basico acho q umas 150 vezes, de proposito, pra vc comprar suas coisas. Qdo vc faz o curso de instrutor eh incentivado a ficar vendendo coisa pros seus alunos. Inclusive na prova, na parte da aula teorica, se vc recomendar um equipamento vc ganha bonus!!! E se ela sabe q eu to dando esse depoimento aqui eu sou excomungado, hehe. A galera da industria do mergulho aqui do brasa tb nao vai gostar nada. Inclusive eh bem capaz q se vc falar disso com seu instrutor ou sua loja preferida eles vao falar q eu to falando besteira. Bom, quem deles tiver mais de 1.000 mergulhos E q nao seja a maioria feita dando checkout na baia da ilha grande na CNTP (condicoes normais de temperatura e pressao) pode vir falar alguma coisa.

A galera como ta acostumada a "ter" q comprar isso e aquilo, era impressionante como a galera q eu levava pra mergulhar, principalmente os ingleses, tinham tudo q era tranqueira. Os caras me viam com um cabelo doido, os equipos velhos (desacreditavam) e a barba por fazer, eles ficavam meio receosos. Mas qdo a gente caia na agua eles viam q estavam em otimas maos. Inclusive a "escola" de mergulho brasileira eh mil vezes melhor q a europeia. Aqui a gente tem q ralar pra caralho, la tem os caras q fazem tudo e raramente um instrutor sabe operar o compressor pra encher uma garrafa e nao tem forca pra carregar os cilindros ou acha carregar as paradas um absurdo. 60% deles nao duraria uma semana em noronha.

Claro q eu tive o aconselhamento do mecanico e toda minha experiencia pra fazer o q fiz e comprar o q comprei, mas nao acreditem sempre nesse papo de ir sempre pelo mais caro. Todos os equipos de marca boa sao confiaveis. O q muda com o preco eh o conforto. Eh claro q o equipo mais caro do mercado eh bem mais confortavel q meu colete peba (q nao ajusta direito no corpo) e q meu reg de metal (q eh pesado e pesa na boca e o fluxo de ar nao eh tao macio), mas nao se iludam, se a marca for confiavel, preco nao eh sinonimo de seguranca.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.