Ir para conteúdo

Roupas Técnicas para o Frio


Posts Recomendados

  • 4 semanas depois...
  • Membros
Em 11/11/2012 em 17:12, Principe185 disse:

A verdade e que não utilizei nada da Quechua nunca. Mesmo que só compro roupas de frio em lugares de frio de verdade. Por motivos pessoais nas quase sempre foi na Argentina ou Chile. Em cidades com invernos rigorosos vai encontrar sempre muitas lojas e uma enorme variedade.

 

Não sei a qual cidade você vai ir na loja de Decathlon mas pode ser que tenhas outras opções na mesma cidade com marcas mais reconhecidas que a Quechua (nada contra).

 

Outra coisa (não menos importante) e a utilidade que você quer dar as roupas (aonde,que atividade, e qual época do ano).

Se vestir adequadamente e importante porque se como segunda pele utilizas a roupa errada, o resto só vai piorar as coisas.

Os preços são baixos? pretendo ir em agosto para buenos aires e depois Bariloche e gostaria de não gastar muito com vestuário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • Membros
Em 14/09/2013 em 12:38, darkvizer disse:

E ai galera, beleza?

 

Vi que tem muita gente nesse tópico que estão procurando informações sobre roupas para esquiar. Não sou expert nem nada em marcas e tipos de roupas mas já esquio a 14 anos e vou dar algumas dicas que funcionam para mim.

 

Vi algumas pessoas comentando sobre *as três camadas* e percebi que realmente faço uso delas.

-Por baixo utilizo uma camiseta de manga comprida normalmente de algodão, tipo Hering bem simples e nas pernas uso um "minhocão" ou ceroulas que é basicamente uma calça de pijamas também de algodão. Hoje em dia tem a opção da segunda pele, um pouco mais cara, mais leve e dizem que retém mais o calor.

-A segunda camada utilizo um casaco tipo fleece, aquela blusa meio de algodão meio poliéster que é justa e vende na Decathlon. Vale a pena lembrar que esqui é um esporte e vc acaba esquentando então num dia não muito frio ou ensolarado da pra dispensar ela.

-Por fora é indispensável um bom casaco de neve. Antigamente lembro que quanto maior e mais grosso fosse o casaco melhor. Hoje em dia praticamente todos casacos no mercado são bem finos, a tecnologia evoluiu muito. Eu tenho um casaco da DNA, relativamente carro mas após 6 anos de uso ele acaba se pagando. Quando se procura um casaco de esqui vc deve buscar primeiro um que não vai molhar, por tabela você vai se manter quente. Casacos bons possuem uma cinta elástica por dentro que impedem o frio de entrar.

-Calça de esqui também, quanto mais impermeável melhor, é importante que ela tenha perto do tornozelo uma "segunda calça" por dentro, você a coloca sobre a bota de esqui e impede de o ar frio e a neve entrarem. Eu usava um modelo macacão mas hoje em dia tenho uma normal, isso é questão de preferência.

-Uma coisa pouco comentada mas muito importante para minha esquiada é a quantidade de bolsos. Num casaco e até na calça quanto mais bolsos, redinhas, compartimentos e etc a peça possuir, mais cômodo fica seu esporte. Coisas como celular, carteira, skilift, batom de inverno, óculos reserva, ipod, lenços e outras coisas ficam facilmente organizadas com muitos bolsos.

-Muita gente fala que morre de frio nos pés, eu particularmente uso uma ou duas meias de cano alto simples ou aquelas meias que você ganha no avião, como minha calca impede a entrada de neve não sinto frio mas sei que existem muitas meias de alta tecnologia e até FOOT WARMERS que algumas pessoas usam.

-É uma desgraça esquiar com as mãos geladas, por muitos anos ja tinha até me acostumado que uma luva, por melhor que fosse, chega uma hora que ela não da mais conta e seus dedos congelam. O que mudou essa realidade para mim foi comprar uma luva GORE TEX. É um tipo de tecido que é impermeável para agua vinda de fora mas permite que seu suor saia(mágico né?). Busque numa luva primeiro a capacidade de te manter seco, depois as outras coisas(snowboarders deem atenção especial para esse quesito pois passam muito tempo sentados na neve e a luva acaba entrando muito em contato com a neve). Posso citar algo muito pratico que é um elástico que vc prende no pulso como se fosse uma câmera fotográfica, ele permite que quando no skilift(teleférico ou cadeirinha) você pode tirar sua luva para mexer em alguma coisa sem precisar se preocupar em derruba-la(coisa muito comum). Por esse motivo recomendo comprar uma luva sem dedos, ela mantém sua mão mais quente e pode ser fácil e despreocupadamente retirada para acessar seus bolsos.

-Na cara tenho primeiro um SKI FACE MASK da serius, ele é uma mascar de neoprene que cobre a boca e nariz e serve basicamente para cortar o vento mas também impede o óculos de embaçar pois possui aberturas(muito inteligente). Eu colo ela bem alta pois, junto com um gorro, cobre totalmente suas orelhas(você não quer esquiar com orelhas nem com o nariz frio). Isso acaba deixando exposto parte do meu pescoço por isso faço uso de uma *pescoceira*, não sei o nome coreto mas é basicamente uma gola de tecido, como se fosse um cachecol sem pontas e serve para esquentar o pescoço, você acha isso em qualquer estação de esqui.

-Nos olhos faço uso de um óculos de sol num dia bom e num dia com neve uso o GOOGLES ou óculos de esqui. A melhor coisa quando se esquia é poder enxergar tudo que se passa, mesmo numa nevasca(principalmente numa nevasca), não precisa ser nada de muito estilo mas ele deve possuir aberturas para ventilação e não embaçar facilmente. Lembre de tomar sempre cuidado com a lente de seu óculos para evitar riscos.

-Capacete comecei usar só recentemente depois de acertar a cabeça num corrimão de uma pista de manobras, não posso dizer se é tão importante assim para a segurança mas para pista de manobras, fora de pistas(florestas, áreas com pedra e áreas não patrulhadas) recomendo. Ainda vale falar que o capacete ajuda a esquentar a cabeça(até demais) dispensando um gorro.

-Estações de esqui geralmente alugam roupas mas não sei exatamente como funciona, se informe com antecedência.

-Roupas e materiais de esqui são coisas caras, não é da noite pro dia que você monta um material legal para esquiar, minha dica é sempre que possível comprar coisas no exterior(principalmente estados unidos), em cidades longe de onde você ira esquiar(cobram tudo mais caro em estações de esqui) e faça compras no verão(após o fim do inverno os preços despencam).

-Não seja tão seletivo com a aparência, a hora que você estiver no topo de uma montanha com um casaco bonitinho e morrendo de frio vc vai perceber isso.

-Busque ofertas; eu sou homem de 1,80m , minha calca comprei numa promoção de calcas femininas tamanho XXL, ótima e paguei 30 dólares.

-Se você ainda não é adulto, compre roupas um pouco maiores, elas vão durar por mais tempo e evitam que você tenha que comprar um casaco por ano naquela fase de crescimento :D

-Reutilização solidária: O casaco do seu pai tá pequeno pra ele? virou seu! Não esta cabendo mais? presente pra sua irmãzinha mais nova! não serve em mais ninguém? hora de repassar pra aquela família amiga que esta indo viajar. Roupas de neve são caras, se você não esquia regularmente não há problema em emprestar de alguém que tenha a tralha toda, só não deixe isso virar um habito.

-Numa estação de esqui todos estabelecimentos são aquecidos, não adianta sair pra jantar com 30 casacos pois chegando lá vai estar bem quente então use uma roupa normal com um casaco bom por cima. Dito isso leve um chinelo. Sim, um chinelo, seu quarto na pousada ou hotel que você estará hospedado é quente e nada melhor que colocar um chinelo, bermuda e camiseta pra relaxar depois de um dia de esqui(leve roupa de banho também, não é incomum hotéis terem saunas e jacuzzi!).

-Seu hotel tem sauna e jacuzzi? faça uso disso para relaxar músculos e alongue depois, dores são comuns no dia a dia do esquiador e isso ajuda a controla-las.

-Ao alugar seu equipamento tenha em mente "botas de esqui não são confortáveis", a melhor pra você é aquela que fique bem justa aos seus pés, uma bota solta tira o seu controle sobre os esquis, requer mais esforço e gera mais cãibras(isso vale pro pessoal do snowboard também).

-Use protetor solar, imagine o sol de uma praia do rio de janeiro e um espelho gigante em baixo de vc. Sim! As partes que ficam descobertas pela sua roupa irão queimar mais facilmente que na praia(experiência própria), também recomendo o uso de batom de inverno ou manteiga de cacau, o frio literalmente racha seus lábios.

-Óculos de neve embaçando, não limpe o interior com o dedo, pare em algum lugar e utilize um lenço. Não se esqueça que a técnica dos mergulhadores também é valida para o esqui, uma bela cuspida nas lentes evitam que embacem.

 

bom, é isso que consegui lembrar agora de cabeça, acabei fugindo do tópico roupas mas acho que dei umas dicas legais pra galera que é nova nesse mundo da neve, boa sorte para os futuros esquiadores e qualquer duvida é só perguntar.

 

Ah, tem um blog muito interessante pra quem quiser se aprofundar no mundo do esqui http://www.neve.com.br/perguntas-frequentes#div39

E ai galera, beleza?

Achei esse meu post de um tempo atrás e resolvi dar uma pequena atualizada.

Basicamente tudo que falei ai se mantém verdade.

Atualmente devido a intensidade do esporte e dos locais que esquio não ando fazendo uso do fleece. Apenas a camisão de algodão ou segunda pele, em conjunto com um bom casaco (corta vento e impermeável) já dão conta do frio. Vale lembrar que estamos falando de uma atividade esportiva.

As dicas que dou nesse ponto são:

-Se utilizar um casaco intermediário (como a fleece opte por um que tenha abertura total de zíper na frente, isso ajuda a aliviar o calor.

-Utilize tecidos que permitam o suor sair de seu corpo e chegar às camadas superiores. Dizem que o ideal para isso seria utilizar a tal da Smart Woll, mas qualquer tecido que seja mais pra lã já serve.

E por fim:

-Não consigo estressar a importância de utilizar tecidos impermeáveis/respiráveis. Para manter-se quente é imprescindível que casaco, botas e luvas possuam não só impermeabilidade total como a capacidade de deixar o suor sair. Não adianta impedir a entrada de neve/água e suar, você fica molhado igual e começa a passar frio.

A GORE-TEX foi uma das precursoras nessa tecnologia e tenho muitas coisas boas para falar dela. Usei botas e luvas por anos e comprovo sua qualidade. Infelizmente tudo que é bom acaba. Após anos utilizando uma luva com o tal tecido percebi gradualmente uma diminuição na sua impermeabilidade. Neve acumulada sobre a luva derretia e começava a molhar o tecido. Isso se deve a forma como a tecnologia atua. O tecido de fora é embebido em liquido hidrofóbico, o que impede as gotículas de água de diâmetro grande de entrarem. Infelizmente essa impermeabilidade se esvai com o tempo, e ai que vem a recomendação.

Novos tecidos vem sendo desenvolvidos para maximizar a evaporação de suor e impedir a entrada de água, e um deles acaba de tomar a liderança da poderosa goretex.

A Columbia comprou a Outdry e passou a ser dona da tecnologia desenvolvida por eles. A diferença do novo tecido é a durabilidade. O tecido Outdry supostamente não possui camada imersa em substancia que repele líquidos, portanto seria indefinidamente impermeável. Não só isso ele é muito mais leve pois possui uma única camada.

Apesar de o preço estar salgado por ser tecnologia de ponta, imagino que num futuro próximo as competidoras tenham novos tecidos a altura e a competição traga o preço para baixo, porem no momento a Columbia está sozinha com o tecido top de linha.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
15 horas atrás, darkvizer disse:

E ai galera, beleza?

Achei esse meu post de um tempo atrás e resolvi dar uma pequena atualizada.

Basicamente tudo que falei ai se mantém verdade.

Atualmente devido a intensidade do esporte e dos locais que esquio não ando fazendo uso do fleece. Apenas a camisão de algodão ou segunda pele, em conjunto com um bom casaco (corta vento e impermeável) já dão conta do frio. Vale lembrar que estamos falando de uma atividade esportiva.

As dicas que dou nesse ponto são:

-Se utilizar um casaco intermediário (como a fleece opte por um que tenha abertura total de zíper na frente, isso ajuda a aliviar o calor.

-Utilize tecidos que permitam o suor sair de seu corpo e chegar às camadas superiores. Dizem que o ideal para isso seria utilizar a tal da Smart Woll, mas qualquer tecido que seja mais pra lã já serve.

E por fim:

-Não consigo estressar a importância de utilizar tecidos impermeáveis/respiráveis. Para manter-se quente é imprescindível que casaco, botas e luvas possuam não só impermeabilidade total como a capacidade de deixar o suor sair. Não adianta impedir a entrada de neve/água e suar, você fica molhado igual e começa a passar frio.

A GORE-TEX foi uma das precursoras nessa tecnologia e tenho muitas coisas boas para falar dela. Usei botas e luvas por anos e comprovo sua qualidade. Infelizmente tudo que é bom acaba. Após anos utilizando uma luva com o tal tecido percebi gradualmente uma diminuição na sua impermeabilidade. Neve acumulada sobre a luva derretia e começava a molhar o tecido. Isso se deve a forma como a tecnologia atua. O tecido de fora é embebido em liquido hidrofóbico, o que impede as gotículas de água de diâmetro grande de entrarem. Infelizmente essa impermeabilidade se esvai com o tempo, e ai que vem a recomendação.

Novos tecidos vem sendo desenvolvidos para maximizar a evaporação de suor e impedir a entrada de água, e um deles acaba de tomar a liderança da poderosa goretex.

A Columbia comprou a Outdry e passou a ser dona da tecnologia desenvolvida por eles. A diferença do novo tecido é a durabilidade. O tecido Outdry supostamente não possui camada imersa em substancia que repele líquidos, portanto seria indefinidamente impermeável. Não só isso ele é muito mais leve pois possui uma única camada.

Apesar de o preço estar salgado por ser tecnologia de ponta, imagino que num futuro próximo as competidoras tenham novos tecidos a altura e a competição traga o preço para baixo, porem no momento a Columbia está sozinha com o tecido top de linha.

 

Concordo com boa parte do texto exceto pela camiseta de algodão....tem q ser algo sintético ou uma segunda pele ja (mesmo q seja simples)

Com relação a Outdry Extreme acredito q irá superar o gtx. Estou usando uma, mas vou esperar mais algum tempo pra afirmar com mais precisão (mais teste de campo). A proprietária da tecnologia era a mountain hardwear.

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 meses depois...
  • Membros

Atualmente adquiri essa jaqueta de plumas de Ganso de 800 Cuim com HyperDRY nas plumas da marca MACPAC.. ou sejam elas não se molham, o preço que paguei foi alto, mas valeu a pena cada centavo, usei ela recentemente no Pico da Bandeira e me atender super bem, nem precisei de segunda pele, somente uma blusa de manga da The North Face. 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Concordo com o colega acima, ao dizer que as Blusas e Calças Térmicas Thermoskin da Curtlo são maravilhosas.

A loja 91 Meias e Acessórios Roupas para Frio vende roupas térmicas da Curtlo. Fica na Saara, Centro do RJ. R. Regente Feijó, 91 sobreloja. Perto do Metro:  Presidente Vargas.  Tel: (21) 2224-4445

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...