Ir para conteúdo

Guia para escolher seu companheiro de montanha


rjquel

Posts Recomendados

  • Membros de Honra

FALA POVO DA MONTANHA!

Alguns anos atrás me deparei com esse texto num sitio argentino de montanha, o "al borde" , foi identificação imediata! Impressionante mesmo, me estraguei de rir, de doer o estômago!

O texto estava aqui perdido num arquivo Word, então dei-me ao trabalhinho de traduzir e ponho aqui para a galera dar as mesmas risadas que eu dei...enquanto traduzia ria tanto que aqui em casa pensaram que tinha ficado louco.

Depois de lerem, por favor digam a que grupo pertencem! Hahahahahha!

Abraços

Léo.

 

 

 

Salvo se vc for um amante da solidão absoluta, quando for para as montanhas, juntamente com a marca do papel higiênico, da corda e do arroz, terá que escolher um companheiro que te acompanhe.

 

Ainda que vc não acredite, existem coisas que podem ser mais importantes que a preparação física, o hábito de limpeza ou a capacidade técnica.

 

GRUPO A: São os que todo o tempo fazem tudo o que há para se fazer. Acordam antes de todos e preparam o café da manhã. Antes da viajem faz as compras. São os que durante horas proporcionam neve para fabricar água. Enquanto seus companheiros descansam ou dormem, tomam conta do fogareiro para que a barraca não se incendeie ou que a sopa não se derrame. Nunca usam luvas quando a tarefa é necessária deve ser feita com a mão nua. Estão sempre acordados quando o vento desarma a barraca ou quando há que se sair para tirar o excesso de neve do teto. Tiram as fotos, armam os rapeis, arrumam a corda, oferecem balas e água, cevam o chimarrão....

 

GRUPO B: os preguiçosos com complexo de culpa! Trata-se de pessoas muito honradas. Se não fora por suas limitações morais, poderiam pertencer ao grupo C, mas a maldita consciência atormenta suas vidas. Preferem não fazer nada, mas a desigualdade acaba por lhes perturbar o sono. Então assumem importantes tarefas: pegar um pacote de queijo ralado, arrumar a barraca e ver s está nublado. A este mesmo grupo pertencem os que não fazem nada mas acreditam serem imprescindíveis. Sua função é dar ordem a todo o resto, comodamente deitados...O companheiro haverá armado a barraca, buscado neve, derretido água e cuidado o fogareiro por uma hora (sempre sob as ordens e supervisão do arrogante). A cena está perfeita, então o arrogante dirá satisfeito ao seu laborioso companheiro: Gosto da comidinha que te preparei? (a história é real) .

 

 

GRUPO C: Os preguiçosos, sem consciência, mas com instinto de sobrevivência. Não fazem nada e não sentem culpa por isso. A única forma de que trabalhem é que sua vida corra perigo. Possuem uma extraordinária faculdade, que poderíamos denominar "quarta lei da termodinâmica" : todo objeto que num momento determinado seja necessário, estará a respeito deles o dobro do quadrado da distancia entre esse objeto e seus companheiros". Seu cantil será o mais profundamente guardado dentro da mochila quando se tenha que recarregar a água. Se eles estão fora da barraca, o trabalho estará dentro e vice versa. Se é necessário tirar as luvas para alguma coisa, eles terão postos 14 pares. São uns modelos perfeitos, saem em todas as fotos. Têm duas posturas típicas: deitados dentro do saco de dormir ou de pé com as mãos no bolso. É muito provável que alguns tenha aprendido a mijar sem usar as mãos. São uns autênticos egoístas.

 

 

.

GRUPO D: Os idealistas da preguiça! Em 1988, enquanto fazíamos uma aproximação à base do cerro Tolosa em Mendoza, presenciei uma cena que exemplifica perfeitamente esse tipo de atitude. Final de tarde, já estabelecidos no lugar de acampamento duas barracas. Havíamos chegado bem sedentos, com muito pouca reserva de água. Na minha barraca não havia problemas, meu companheiro era um típico expoente do grupo A, e se ocupou de quase tudo, incluso de "fazer" água. A outra barraca, integrada por dois expoentes do grupo D, restava-lhes um resto de água num cantil. Como resolveram o problema da sede por esse dia? Fizeram água? Não. Repartiram a água? Tampouco. Preferiram algo parecido à roleta russa. Fizeram um sorteio. O que ganhou tomou a água. O que perdeu foi dormir.

 

São seres estanhos. têm uma lógica diferente. Sua escala de valores e prioridades é extremamente simples: nunca fazem nada. Toda outra questão é acessória, postergável, prescindível. Carregam a menor mochila, são os últimos a acordarem, chegam tarde, não treinam, não sabem nunca para que serve alguma coisa, as vezes não sabem aonde estão. Merecem certo respeito pois são os mais idealistas de todos: sacrificam suas próprias vidas antes à renunciar a sua preguiça. Acabamos por perdoá-los.

 

GRUPO E: São autos destructivos. Não são preguiçosos, eles fazem coisas, mas estão atrás de tudo o que possa lhes prejudicar. Carregam todo o tempo objetos pesadíssimos e inecessários. Regulam mal os Crampões. Nas saidas de alta montanha quebram os óculos. Não tomam água. Derrubam a panela cheia de sopa encima de suas bolsas de dormir. Sempre têm uma extravagante desculpa às suas condutas niilistas . em alta montanha, não o perca de vista, podem não aparecer mais.

 

Convêm que antes de sair à alta montanha com um desse grupo, que aprendas mecânica, primeiros socorros e algo de psicologia. E se você for nervoso, que deus te ajude.

 

Como funcionam as coisas entre os membros dos distintos grupos?

Os do GRUPO A se dão bem com quase todos, melhor ainda se é com um do

GRUPO E: Ao primeiro lhe encantará resolver a extravagante gama de problemas que lhe ira criando um do GRUPO . será como um jogo. Estas relações funcionam e podem prolongar-se. Estranhamente pode haver problemas quando se juntam dois do GRUPO A(coisa difícil pois há muito poucos), porque tendem a brigar para fazer as coisas e como as vezes tratam-se de indivíduos perfeccionistas, podem haver alguns "excessos" de ciúmes pelo trabalho e acontecerem alguns roces.

 

O individuo do GRUPO B não se dá bem com ninguém do GRUPO A. como conhece perfeitamente a intimidade da preguiça não vai deixar passar nada aos demais. Rodeados de pessoas do GRUPO C ou D devem assumir o papel de GRUPO A. isto lhes leva a ressentir-se contra o mundo, senten-se explorados. Um formoso e abundante manancial de problemas...

 

O do GRUPO C somente trabalhará quando estiver esgotado a paciência de seu companheiro e este o ordene que faça algo. Ao do GRUPO D o podem humilhar, ordenar, o podem deixar morrer de fome e sede, que não fará nada.

 

Se misturamos estes dois grupos a coisa fica séria. Uma das probabilidades é que o primeiro temine fazendo as coisas para ele somente, enquanto o outro tenta sobreviver deitado dentro do saco de dormir e sem tirar as mãos!

 

Uma sábio conselho? Identifique alguém do GRUPO A, se apresente e se faça amigo. Depois não o largue!

Agora digam: A QUE GRUPO PERTENCEM??????

Fonte: www.alborde.com.ar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Não sou montanhista, mas acho que estou no grupo E, os auto-destrutivos, pois meu nível de me meter em embrulhadas é imenso e só me safo graças à alguém do grupo A, que vai me explicar o que fazer e como fazer.

 

[]´s

 

Hendrik

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
quote:Originally posted by trotatorres

 

hendrik, acho que esse guia serve para qualquer atividade ao ar livre! desde um trekking, canoagem, qq coisa!


id="quote">
id="quote">

 

Sendo assim sou definitivamente do Grupo E.

 

Sou muito desastrado, mas me interesso por montanhismo (não escalada) e me atrai a atividade de trekking em montanhas. Mas sou em extreo inexperiente e isso pode me fazer tomar más decisões.

 

[]´s

 

Hendrik

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...