Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Fim de ano na Suíça

Postado
  • Membros

Quando?

Saímos do Rio no dia 20/12/11 e retornamos no dia 03/01/12.

Por onde passamos?

Genebra – Montreux – Lausanne – Fribourg – Berna - Interlaken (Alpes*) – Lucerna - Zurique – Baden

*Alpes: Jungfraujoch, Schilthorn, Lauterbrunnen, Murren, Gimmelwald, Grindelwald

O roteiro (dias do mês)?

21/22 - Genebra

23/24 – Lausanne (com Montreux no dia 23)

25/26 – Berna (com Fribourg no dia 25)

27/28/29 - Interlaken (Alpes)

30/31 - Lucerna

31/1/2 - Zurique (inclui Baden)

Estilo de viagem?

Andamos, sempre. Muito. Mapa na mão, trajetos geralmente delineados previamente. Acordamos cedo (para sair e conhecer a cidade desde logo cedo). Dispensamos a programação noturna, exceto, neste caso, para o Natal e Ano Novo. Nos Alpes, admirar a beleza, caminhar onde puder. Infelizmente não sabemos praticar qualquer esporte de inverno. Não almoçamos (dá bode!), preferimos paradas para recarregar (recarga = cerveja). Gostamos de experimentar cervejas locais, sobretudo se forem artesanais. Jantamos bem (é a grande refeição do dia!). Não rola preguiça, viajamos como se não houvesse uma segunda ida ao lugar.

Livros, guias?

Usei muita informação dispersa na Inet. Wikitravel, sites específicos sobre os Alpes, sites específicos sobre dicas de cervejas locais, etc. O Guia do Viajante serviu de base também. Por acaso encontrei um guia da DK num sebo e comprei – não gosto muito do estilo dele, mas agregou.

Onde ficamos (hotel - valor diária – onde reservei):

Genebra: Ibis Geneve Centre Gare – CHF 83 – accor.com*

Lausanne: Ibis Lausanne Centre – CHF 60 - accor.com*

Berna: Glocke Backpackers – CHF 142 – direto

Interlaken: Arnolds BB – CHF 110 -- direto

Lucerna: ETAP Hotel Luzern City – CHF 80 – accor.com

Zurique: Hotel Marta – CHF 155 – booking.com

Obs.: Todos os quartos para casal com banheiro próprio. Café da manhã incluso somente no Arnolds BB e Hotel Marta. Em todos os casos eu procurei hotéis perto da estação de trem, de modo que pudéssemos caminhar de e para ela.

Todos os lugares atenderam nossas expectativas, com destaque especial para o Arnolds BB, gerido por um casal de extrema simpatia. Os três dias em que estivemos por lá (somente nós!) foram marcados também por boas conversas com eles no café da manhã.

*Os bons preços dos Ibis (bons para padrões suíços, claro) foram obtidos em uma mega promoção da Accor, equivalem a metade do preço normal.

Transportes?

Aéreo:

Rio – Paris – Genebra

Zurique – Paris - Rio

Lá dentro, usamos trens para todas as viagens. Andamos sempre a pé, em todas as cidades, com uma única exceção: usamos o metrô (ida-volta) em Lausanne para Ouchy, e ainda assim somente porque tínhamos passe livre na mão.

Passes? Fiz algumas contas e decidi comprar o Half-Fare Card para ter desconto de 50% do valor nos bilhetes comprados lá. Valeu muito a pena sobretudo para os caríssimos passeios nos Alpes. Graças a uma ótima dica do ColorMundi, compramos diversas passagens (entre cidades) antecipadas com preços promocionais – os supersavers. Valeu muito a pena também. Pelas minhas contas, sobretudo com esses supersavers, o Swiss Pass não valia a pena.

Rotas compradas antecipadamente via supersaver: (rota – preço original – preço pago)

Genebra-Montreux – 28 – 11,2

Lausanne-Fribourg – 23 – 8,2

Berna-Interlaken – 29 – 9,2

Interlaken-Lucerna – 30 – 10,6

Lucerna-Zurique – 30 – 8,2

Os trechos Montreux-Lausanne, Fribourg-Berna, assim como os dos Alpes e a ida/volta a Baden eu comprei por lá. Não me lembro exatamente dos custos dos trechos menores (ficavam na faixa de CHF 5-6 cada perna), mas lembro bem as duas facadas (já esperadas) dos passeios dos Alpes. Jungfraujoch: CHF 95, Schilthorn: CHF 60 (ambos já com HFC).

Vou tentar não me estender muito sobre os pontos que visitamos porque isso é facilmente encontrável em sites e, mais ainda, nos mapas que você consegue em cada lugar. Conforme eu for me lembrando, vou colocando algumas dicas.

Além disso, quem quiser ler/ver os posts da Katia no blog dela, com muito mais fotos, acesse os links abaixo (vou atualizar conforme ela for postando).

Parte 1 - Genebra, Montreux, Lausanne
Parte 2 - Fribourg e Berna
Parte 3 - Alpes
Parte 4 - Lucerna
Parte 5 - Zurique e Baden

Editado por Visitante

• Respostas 22
  • Visualizações 22.7k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Featured Replies

Postado
  • Membros

Muito legal o seu relato e as suas fotos!

Fico feliz em ter podido ajudar de alguma forma!

• 4 semanas depois...
Postado
  • Membros

Olá MCM

Belo relato!!!! A Suiça tá merecendo uma atenção maior...

Estou indo em outubro/12, com minha esposa, a mesma viagem que vocês! Inclusive pensando em ir de carro pois vi o relato do David (davlav - Suiça em oito dias) estou querendo mudar de opinião.

1) O que você acha de alugar um carro já que na epoca que irei será outuno e não deverá ter neve nas cidades?

2) Você foi a Trummelbach - Cachoeiras Subterrâneas no caminho para Gimmelwald?

3) Se você fosse fazer em nove dias o que você mudaria?

Obrigado desde já.

Antonio

Postado
  • Autor
  • Membros

thawesome,

Obrigado, espero que o relato te ajude (seu relato sobre o Canyon do São Fco me ajudou quando fui!).

Vamos lá, respondendo diretamente:

1) Alugar carro é uma opção pessoal. Eu nunca cogito alugar carro na Europa (não quero agregar essa responsabilidade na viagem, quero ter a liberdade de tomar uma cerveja a qq hora do dia e o sistema de transportes públicos geralmente é bom demais), mas é uma questão de estilo. Essa questão depende de vc. :)

2) Fecha no inverno, não fui.

3) Menos um dia em Zurich.

• 2 semanas depois...
Postado
  • Membros

Mcm,

adorei seu relato!

Vou fazer essa viagem por agora... acho que até já nos encontramos por aki...

Se não for pedir muito, vc se lembra do preço do cable de Gimmelwald para Stechelberb?

abraço

Postado
  • Autor
  • Membros

priluiza,

Obrigado. Não me lembro exatamente o quanto, mas lembro que não chegou a uma dezena de francos. Fiz uma simulação no site abaixo e deu CHF 5.80.

http://www.jungfrau.ch/en/tourism/travel-information/tickets-fares/

Qq dúvida sobre preços, basta clicar no buy tickets online pra verificar.

• 2 anos depois...
Postado
  • Membros

Olá mcm, se puder me tira uma dúvida ? Estou pensando em passar o próximo carnaval na Suiça, mas tenho medo que a viagem não fique legal por motivos metereológicos. Sei que no inverno os dias são mais curtos e tal, mas você acha que nessa época dá para passear pelas cidades ou a neve/chuva atrapalha muito ? Obrigado. Abs,

Postado
  • Autor
  • Membros

Oi,

Eu estive lá no inverno *para curtir o inverno* mesmo, e gostei muito. Chuva sempre atrapalha, mas a neve não -- ao menos para mim.

• 3 semanas depois...
Postado
  • Membros

Legal. Vou para Suíça em fev/2015. Reservei 3 dias de base em Berna e espero acertar pelo menos 1 dia com tempo bom para subir o jungfraujoch. Eu e minha esposa adoramos o inverno.

• 1 mês depois...
Postado
  • Membros

Mcm,

Que você achou do fim do ano em Zurique?

Estou pensando em passar o fim do ano na Suiça, mas não sei os lugares que são mais conhecidos por isso. Não tenho interesse em festas e baladas, só um lugar bonito e com bastante fogos.

Postado
  • Autor
  • Membros

Achei surpreendentemente bacana. Muita gente nas ruas, foguetório bacana, barraquinhas, etc.

Só não aproveitamos mais pq 1) somos diurnos (essa é hora do sono!), e 2) chovia.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.