Ir para conteúdo

Varetas de Barracas


Posts Recomendados

  • Respostas 76
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros de Honra

Ogum,

 

ACHO (perceba, eu disse ACHO) que são equivalentes.

Não sou engenheiro de materiais, não trabalho na indústria e não sou entusiasta da área, mas os comentários do pessoal das bikes (tua área) vão neste sentido:

 

http://www.ciclofepat.com.br/material_do_quadro.htm

http://www.forumbtt.net/index.php?topic=5174.0;wap2 (Veja que há um comentário de que a fc supera em 9 vezes o al no quesito fadiga)

 

Ao que parece, a Boeing (isto, a dos aviões) vem aí com uma nova liga de alumínio, mais forte que a fibra de carbono

http://forum.contatoradar.com.br/index.php?showtopic=20140

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

 

Já tinha visto esse site, achei caro até mesmo para o mercado americano.

 

Só pra citar...a MSR está usando varetas de carbono.

http://www.msrgear.com/tents/carbon1.asp

Abraço

 

Igualmente cara!

 

O que acho legal dela é essa possibilidade:

carbon-relfex-1-pole.jpg.ce37d43bef255d6d232025d7d2095fc1.jpg

 

Copia daqui: http://www.tarptent.com/rainbow.html

O pessoal do backpacklight.com até torce o nariz para essa barraca por causa disso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Fala Galera,

Meu primeiro post aqui no mochileiros =) Satisfação imensa! ehehhe

 

Bom, eu tenho uma barraca da T&R uma Cota2 com 2 portas. Como alguns devem saber, ela é uma barraca bem resistente a vento (claro, p/ os padrões brasileiros) já que tem 2 varetas que se cruzam 2x e são bem grossas....

Masss, ela é extremamente pesada para uma barraca de 2 pessoas, chegando aos 3,4kg.

 

Estou querendo botar ela num regime violento. A idéia principal é trocar as varetas de fibra por alumínio, e os espeques de aço por espeques de plástico ou alumínio.

 

Com um pouco de procura no centro de Florianópolis, encontrei em uma loja de ferramentas uma vareta de alumínio aparentemente perfeita pra substituir as minhas de fibra. E o melhor, ela é muito barata!

A vareta de aluminio tem as mesmas dimensões da vareta da fibra, a não ser a expessura, acho que a de aluminio é 1 ou 2 milimetros menos espessa.

Bom, percebi que a vareta de alumínio consegue envergar legal, como a de fibra. Mas enfim, vamos as perguntas:

 

O alumínio da fabricação daquelas varetas é muito barato, e não tem nada de especial no nome (como Duraluminio, etc...), será que ele vai ser forte o suficiente e leve o suficiente a ponto de melhorar a resistência da minha barraca contra ventos e diminuir o peso dela?

 

É isso ae, gostaria de opniões sobre isso, desde já agradeço!! =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

E aí, André, tudo bem? Bem vindo ao Mochileiros. Muita coisa pra aprender, muita coisa para ler... tome gosto e descubra dicas incríveis por aqui.

Cara, sobre as varetas, também estou atrás, viu? E não tem muita fórmula mágica não. Pese e meça as varetas da tua barraca. Vc terá então o peso por metro das danadas. Arrisco a dizer, pela minha SE, que deve ficar nos 115~120 gramas por metro. Pese um metro do tubo de alumínio (ou pese e meça a peça disponível) e vc terá o peso por metro, daí dá pra comparar. Lembre-se que vc terá que agregar algum esquema de conexão destes tubos (vc não vai carregar um tubo de 4 metros inteiro, né?) e se quiser, um elástico dentro (facilita horrores), mas nada que "engorde" muito o equipo.

Sobre não possuir nome "pomposo", vale lembrar que duroalumínio ou duralumínio é o nome comercial de uma liga de alumínio, só isso. E só de uma delas. Existem outras diversas ligas que podem ser iguais ou até melhores que esta, entende? Eu faria um teste: Tentaria envergar um pedaço de 1 metro deste tubo. Se ele aguentar legal, sem "vincar", isto é, sem deformar e ainda pesasse menos que as varetas de fibra, eu investiria, viu?

Lembre-se que o grande segredo da resistência das barracas está na parábola formada pelos arcos, e não necessariamente no material dos arcos.

Agora, diz aí: em que tipo de loja vc achou estes tubos? Tô com maus planos aqui.. :twisted:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá Cacius, obrigado pela resposta =)

 

Então, foi em uma loja de ferramentas por incrível que pareça. Eu estava a procura de um cabo universal pra panelas, e lá encontrei essa barra oca de alumínio.

Ela é vendida em metro, e o metro era muito barato (algo em torno de 3 reais). Estou pensando em voltar lá qualquer hora pra dar uma investigada extra e aproveitar e perguntar "pra que servem aquelas barras", assim eu passo a informação direitinho para os interessados aqui =).

 

Sobre o elástico e as conexões da vareta, estou pensando em desmontar meu jogo atual de varetas, e pegar o elástico e conexões da própria. Alguém sabe como eu posso fazer isso? Simplesmente cortando uma ponta do elástico e emendando de novo quando as novas varetas estiverem colocadas?

 

É isso, por favor mais opiniões ai galera...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...