Ir para conteúdo

Alimentação para trekking de 10 dias ou mais


Posts Recomendados

  • Colaboradores

esqueci de citar 2 alimentos bacanas

 

doce de batata doce ( geralmente em formato de coracao )

paçoca de amendoim ( me refiro aquela paçoca que parece um 'gibi", quadradinha e durinha )

 

ambos encontrado no mercado tenda, a bandeijinha custa em torno de 3 reais. ambos tem um valor nutrcional bacana, pois sao produtos feitos com batata doce e amendoim. ::cool:::'>

 

sao otimos pra 'tira gostos" durante a caminhada, soh nao exagerar na dose.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Olá Pessoal!

 

Falando em barrinhas...

 

Uma dica bacana é levar algumas barras de proteínas. Ajudam a repor o que perdemos no trekking, servem de lanche de trilha e, pelo teor de proteínas (geralmente na bse dos 17% das necessidades diárias) podem ajudar a dispensar outros alimentos mais pesados e desajeitados de preparar. O sabor nem sempre é dos melhores, mas sua função não é ter bom paladar mesmo.

 

Na linha dos produtos para café da manhã, considero o café um item essencial. Não consigo ser gente quando acordo pela manhã sem tomar um bom gole de café! ::lol4:: Levo sempre aqueles cafés solúveis em sachê individuais (tenho usado da marca 3 Corações, mas sei que existem outros). São baratinhos, fáceis de organizar e preparar e são muito saborosos. Dá para variar pois existem em vários "sabores" = café com chocolate, café com baunilha e por aí vai...

 

Abraços!

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

a barra Whey Bar Low Carb eh uma otima barra ::cool:::'> .

esta barra soh deve ser consumida por praticantes de atividades intensas, nao estou incentivando ninguem a fazer uso de barras de proteinas, carboidratos e etc .

recomenda - se a orientação de um nutricionista para o seu consumo ::cool:::'>

 

essas barras devem ser consumidas na hora certa e na quantidade certa ! nao adianta usa las por exemplo no cafe da manha, ou como um tira gosto, essas barras sao para atividades especificas, algumas devem ser consumidas antes, durante ou depois de uma larga caminhada.

cada caso deve ser analizado, a utilizacao incorreta alem de nao desempenhar seu papel podera prejudicar a saude.

 

ja cansei de ver pessoas que praticam trekking, consumirem absurdos de barras e um tal gel de proteina ou seja la o que for, estao apenas jogando dinheiro fora e ainda correm o risco de prejudicarem sua saude.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Eu utilizaria o cacau em pó, ao invés de chocolate.

Como todos sabemos, é a partir do cacau que o chocolate é feito, embora o consumo de chocolate também proporcione prazer, graças ao estímulo à produção de serotonina, no chocolate são incluídos diversos ingredientes que o fazem ficar mais gorduroso, açucarado e calórico, isso pode causar obesidade e o consumo em demasia até problemas de coração graças a elevada quantidade de gorduras consumidas.

 

O cacau em pó possui ainda diversas vitaminas e minerais como cálcio, fósforo, ferro, potássio, sódio, vitamina C e vitamina E, além de uma alta concentração de fibra dietética, cerca de 30%. Também contém proteínas e seu valor calórico é definitivamente muito mais baixo em relação ao chocolate.

 

Ao consumir chocolate é preferível a escolha do amargo. Isso se deve ao fato de que nesse tipo de chocolate existe maior concentração de pedaços de cacau, isso o faz ser menos gorduroso e mais saudável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
..

...

Eu costumo levar sempre pra acampar sopa instantânea e miojo nos acampamentos, mas para trilhas longas a quantidade de sódio nesses dois ai seria um problema ne?

Vlw

Oi Samuel,

Sou cardiologista, com mania de ler tudo, até nutrição, até trilhas, hehe...

 

O Miojo não tem excesso de sódio não. Pode comer normalmente. Desde que você não tenha nenhuma restrição médica (hipertensão arterial, insuficiência cardícaca, renal). Se tiver, veja se pode um pouco ou nenhum miojo. Macarrões e outras massas são bons para repor calorias ( carboidratos ).

Pode socar os pacotinhos de miojo, para ocupar o mínimo de espaço. Miojo é alimento seco, portanto é mais leve carregar ( se você pega água no trajeto, fica melhor ).

Fica faltando as proteínas para reconstruir seus músculos. E outras coisas, gorduras, vitaminas, etc. O exercício consome muita coisa, vai "destruindo" músculos, etc, e temos que repor, que "reconstruir" à noite, no bom sono, bem alimentado.

 

 

As sopas sim. Geralmente todas têm muito sal. A exceção fica para as "Vono", que tem sal mais ou menos normal. Só que as Vono vem em quantidade bem pequena. Dá pra temperar o miojo com elas. Ou fazer um caldo quente, com pão, antes do jantar..., ou depois...

 

O Sal até é necessário repor, se você beber 3 ou mais litros de agua, num dia, por exemplo, tem que repor o "sódio"... (ainda escrevo sobre isto). Talvez possa levar uma sopinha para usar de vez em quando.

 

Peregrino: As barras de proteinas que o Brother Getúlio falou, são legais. E seguras. Temos 3 tipos básicos de barras: 1) as "lights" (pouco caloria? sai fora!! Num trekking quero é caloria em pouco espaço e pouco peso !!). 2) as normais , que vendem no supermercados ( aí vem o markenting, falando que é de cereais, etc, emagrece...),

, e 3) as mais calóricas um pouco -não muito mais, que são as Powers Bars, Protein Bar, cada um com seu marketing.

Como num trekking, com mochila, o consumo de calorias é muito elevado, principalmente se tiver SUBIDA, temos que repor o gasto de energia.

Alpinismo com mochila pode gastar até 7000 calorias por dia. É "barra" repor isso.

 

Comprei pela internet uma caixa inteira de barras de proteinas para levar pra Patagonia, a Protein Bar, sabor chocolate, da Nutrilatina, para usar como lanche rápido. Dar energia no meio do caminho.

Tem um gosto forte, não tão gostoso. Meu filho gostava desta. Eu preferi uma outra marca, sabor guaraná-açaí.

A composição difere das outras porque tem mais caloria (engorda o sedentário), tem um pouco de proteína (equivalente à pedacinho de carne), algum carboidratos, e vitaminas. PESA pra caramba ( no bolso e na mochila). 48 gramas cada, se levar uma para dez dias, dá meio kilo. Nós levamos mais...

 

É super importante HIDRATAR. Então o neguim sai na maratona comendo barra energética, e nessa hora é mais importante beber agua, soro ( agua com sódio ), um gatorade tem um mínimo de sódio.

Comida fica longe nessa hora. Se comer, o sangue sai das pernas, vai pro sistema digestivo digerir a barra, a barra exige água para dissolver, desidrata o branquelo mais ainda ( para ficar multi-racial, e ninguém me descriminar, hahaha ).

Deve ter sido isso que você ouviu falar de alguém passar mal.

 

Samuel, esperimente comer antes o que você vai levar. O Liofoods é bom. Não analisei ainda o tanto que posso reduzir de peso na embalagem deles.

O Strogonoff de carne é médio ( uma carninha meio desfiada, meio seca ). O de frango é ótimo ( já a carne dissolve, vc quase não vê ou sente).

O arroz é legal. O feijão com bacon é bom, mas muito salgado. O feijão comum não abri até hoje. A batata frita vc compra o pacote no supermercado...Mais barato, e maior quantidade.

 

Pão: Acho importante. Nutrição + psicologia . Pão no café, Pão com sopa, etc... Pão de Forma dura muito tempo.

 

Um frasco de CEBIOM: é ótimo para fazer um suco !! Suco de laranja instantaneo, e ainda é vitamina. Acho melhor que os Tang, Q-suco, etc. ::otemo::

 

E sair para prática. Vi os gringos europeus, com mochilas bem mais leve que as nossas. Temos que aprender. Parece que levamos mais comida?

 

Outra coisa: Tem quer ver o peso do gás. Cozimentos demorados gastam mais gás.

 

PS: para quem quiser saber : a relação caloria/peso é 4,5 caloria por grama de carboidratos, e 9 calorias por grama de gorduras. Ou seja: quem carrega na mochila um kilo de açucar carrega 4500 calorias, quem carrega um kilo de gordura, carrega 9000 calorias...

Por isso que em países e lugares muito gelados ( Polo Norte, Escandinávia, Punta Arenas, etc), eles consomem muita gordura, para gastar na produção de calor corporal.

Disse Punta Arenas, pois nunca vi comida tão ruim, tão gordurosa, parecia que colocavam sebo. ::dãã2::ãã2::'>

abç,

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

quando subi os vulcoes do equador meu gasto foi por volta de 7 mil calorias por dia, mas nao vou discutir isso agora, caso alguem se manifeste sobre alimentacao em tal ambiente, deixo aqui o que foi consumido durante a escalada. ( coxa de pavao é uma delicia ::lol4:: )

em relacao a hidratacao eu uso SUUM ::cool:::'>

em relacao as mochilas 'gringas" mais leves, isso nao se refere somente a alimentacao, e sim de um modo geral, principalmente equipamentos ::cool:::'>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

O Miojo não tem excesso de sódio não. Pode comer normalmente. Desde que você não tenha nenhuma restrição médica

 

O brother, to aqui com o famigerado miojo e essa tal de galinha caipira tem sódio pra caramba sim. Na informação nutricional o sódio ta batendo a casa de 81% do valor diário(quase 2g). Não sou nutricionista mas isso deve ser muita coisa, se eu comer o miojo vai me sobrar menos de 20% do valor diario... se eu entrar no mar pra dar umas braçadas e engasgar com a agua salgada vai estourar o limite! hahahahaahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

O brother, to aqui com o famigerado miojo e essa tal de galinha caipira tem sódio pra caramba sim. Na informação nutricional o sódio ta batendo a casa de 81% do valor diário(quase 2g). Não sou nutricionista mas isso deve ser muita coisa, se eu comer o miojo vai me sobrar menos de 20% do valor diario... se eu entrar no mar pra dar umas braçadas e engasgar com a agua salgada vai estourar o limite! hahahahaahaha

Samuel,

Valeu a informação ::cool:::'> ::cool:::'> . Confesso que li muitos rótulos das sopas, e não li do miojo.

Deixe-me enganar pelo paladar. É de fato importante saber que quantas gramas de Cloreto de sódio (sal de cozinha), e saber que 40% do sal de cozinha (Cloreto de Sódio) é Sódio puro. Portanto 2 gramas de sódio equivale à 5 gramas de SAL de cozinha.

Uma dieta SEM colocar sal de cozinha vai ter 3 gramas de sal POR dia, se somar o sal do pão, biscoito, etc.

Uma alimentação média de norte-americano, tem em torno de 8 gramas de sal de cozinha por dia, na média.

A média de sal do brasileiro ( comida "normal de sal" ) é em torno de 12 a 15 gramas por dia. Quando um brasileiro come "salgado" ele vai para 20 gramas ou mais.

Em algumas ilhas no norte do Japão chega a ter 27 gramas de sal por dia, cada habitante. ( Brasil é medalha de prata na média mundial).

 

Coloquei isto para analisar os 81% do valor diário. Que bom que a Nissin Lámen coloca um valor diário pequeno. Significa que ela "praticamente" proibe as pessoas de comer DOIS miojos. Pois sobra só 19% para o resto do dia... Ela diz: "coma só um miojo por dia"... :D

E na prática não é bem assim. Fica a ressalva para cardíacos, hipertensos, renais, etc.

Ela escreve logo abaixo: "valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas".

 

E se numa trilha, travessia, etc, tivermos muito suor, beber mais de 2 litros por dia, a reposição do sódio é necessáriamente maior. Já conheci 2 pacientes que morreram de hiponatremia ( morreu " de água" ). Diluiu o sódio, e tiveram parada respiratória.

Um paciente que rodou vários hospitais com cólica renal, tomando vários soros em cada um, na mesma noite, etc...

Outra paciente comia sem sal, e desidratada, médico disse-lhe que podia hidratar com água via oral, "á vontade". Horas depois parou, com sódio no sangue super baixo.

No Deserto do Sahara, bebi 9 litros no primeiro dia. Cada litro eu colocava sódio dentro. (fiz e levei os saches, com sódio e potássio).

Você lembra das estórias das "minas de sal" no deserto? quem tem fica rico...

 

Então, comer dois a treis miojos por dia? Numa trilha pesada? com coração e rim saudáveis?

sem problema algum. ::cool:::'>

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...