Ir para conteúdo

Alimentação para trekking de 10 dias ou mais


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

12 miojos, 3 salames, 3 feijoadas, 2 pacotes de pão árabe e um monte de barrinha de cereal... :mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Brincadeiras a parte, complicado planejar o cardápio p/ 10 dias, vai ter que partir p/ os liofilizados pra baixar o peso e volume.

Fiz um trekking de 4 dias/3 noites e levei +/-:

3 miojo

2 strogonoff de frango liofilizado

uma porção de arroz e batata palha (strogonoff sem batata palha não é strogonoff)

um salame, 1/2 calabresa defumada, queijo, pão árabe (não amassa e demora mais pra estragar)

leite em pó, nescafé, barra de cereal, banana passa, amendoim, torrone, bolacha, mel em sachê, etc...

Montei um cardápio por dia com café da manhã, lanche de trilha e janta, e vi o que precisava para cada dia.

café da manhã: leite, café e açucar (esses eu já levei misturado, era só acrescentar água), pão, salame, queijo, duas barrinhas e uma bolachinha.

almoço: pão, salme queijo, bolacha salgada, mel, banana passa e amendoim

janta: a melhor refeição do dia!!!! Macarrão com strogonoff, ou arroz com salame ou calabresa, um colega levou polenta e juntamos as jantas, muito bom (polenta, calabresa, bacon, cebola, alho e queijo)... ::otemo::

A dica do Brunão é boa, já comprei esses alimentos da Vapsa e fiz em casa (pra experimentar), é bem gostoso e fácil de fazer. Vi que eles lançaram uma "meia" porção, uma caixinha menor. Comer canjica quentinha com canela no meio do mato numa noite fria...hummmm..... fiquei com fome...

Levei o rango contado, aumentei uma refeição em caso de fome e/ou atraso na caminhada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

owww meia porção é o bixo , das batatas eu ja tinha visto , poew se fizerem da carne e de frango ia ser uma blz!!

é peregrino realmente comer tudo de uma vez é puxado hheheheh!! solo eu faço 2x !!!! com a esposa 1x tanto a caixinha 400gr VAPSA (uhahiahiu ) quanto o arroz !!!, é pode "dificultar "um pouco o transporte mas acho que em peso , da quase na mesma , aqueles kits lioofoods arroz/carne refogada/mechido pesa na faixa dos 230grs fazendo 2x vai dar quase os 400grs(vapsa) +100grm do arroz !! (eu levo num potinho alho picadinho)

eu num sei vcs ; mas no meu paladar num consigo mandar mais de 3 dias os kits lioofoodos , mesmo "variando" o cardapio

a carne e o frango VAPSA ta na faixa entre 8 á 13reais e os legumes 8,00

falow

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
.................................. mas no meu paladar num consigo mandar mais de 3 dias os kits lioofoodos , mesmo "variando" o cardapio.......................

Eu não comprei os kits, pois preferi levar meu próprio arroz e macarrão, já que liofoods não é barato.

Mas 10 dias no trecho, vai levar o que? A Vapsa é uma alternativa legal, mas ficar comendo só frango desfiado e carne de sol também enjoa.

Um site legal é o cozinha na mochila, lá tem várias dicas legais, até uma de como transportar ovos na mochila.

Um colega (nessa mesma trip de 3 noites) levou 1/2 dúzia e fazia ovos mexidos toda manhã... ::otemo::

Então a dica geral seria: leve alimentos liofilizados/desidratados, embutidos, defumados, industrializados, etc... com pouco peso, volume e que não precisem de refrigeração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
:arrow: samuel r bustamante

 

segue link sobre comida liofilizada

alimentos-liofilizados-t43998.html

 

referente ao valor desses alimentos, isso dependera dos quais vc vai querer adquirir, se tiver alguma duvida sobre esses produtos, poste no topico sobre alimentos liofilizados ::cool:::'>

 

agora referente a sua alimentacao durante um trekking de 10 dias, antes de eu postar algo mais concreto eu gostaria de saber se de fato vc vai carregar TODA SUA ALIMENTACAO pra 10 dias, ou se tera alguma parada em algum lugar para reabastecimento ::cool:::'> essa informacao é importante. fico no aguardo, abcs !

 

Então Peregrino, dependendo do calculo do peso da mochila eu gostaria de levar toda minha comida sem contar com reabastecimento. Provavelmente contando com um PF mais para saborear alguma coisa diferente!! Li o relato de algumas pessoas que deram a volta em ilha grande e nem uma falou de reabastecimento, vou pesquisar mais para saber se tem esse recurso la.

 

O Bruno, essas porções a vácuo são bem boladas! Eu fiz a travessia da joatinga no começo do ano e elas quebraram um galho, miojo toda hora não tem condições. Mas como já foi dito são muito pesadas para longas caminhadas, e ainda teve uma embalagem que entrou ar... rapaz nunca tinha visto bolor como aquele, acho que se o bolor crescesse mais um pouco ia começar a trocar ideia com a galera!!!

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

castanhas/ amendoas sao uma boa tbm, castanha de caju, avelã, castanha do para, amendoa, nozes, coma de 4 a 8 por dia no total, e nao mais do que isso. queijo defumado é uma boa, mas o melhor mesmo é o queijo curado, salame, linguica fininha. beba uma pastilha de suum por dia. pao de forma integral/aveia/ cereais, o volume dele pode ser reduzido pela metade, basta compacta-lo. quando for comprar o pao de uma boa olhada na tabela nutricional, nem todas paes atendem a um valor nutricional bacana, geralmente os melhores sao os paes 9/15 cereais ou de aveia, ambos da pulmam, tbm tem o pao preto. cha em sache, ou cha mate em pó. eu nao dispenso o pure de batatas da lioffods nao ::cool:::'> comida liofilizada é o melhor a ser feito nesse caso e em outros tbm, geralmente eu consumo o macarrao liofilizado, prefiro o macarrao do que o arroz feijao. broas de milho tbm sao otimas, porem devem ser reduzidas a farofa. chocolate.

como eu disse é sempre bom dar uma olhada no valor nutricional dos alimentos, vao pereceber que existe uma enorme diferenca entre marcas, e nem sempre a marca mais famosa possui um valor nutricional superior.

uma boa dica que deixo aqui, que aprendi com um andinista. devemos saber compactar tudo no maximo possivel, ate mesmo o tubo de papel higienico é compactado se retirando o tubo interior ::lol3::

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Bem que eu queria Otávio levar comida para poucos dias e ficar só na base do PF. Mas gostaria de ficar o máximo de tempo possível curtindo na Ilha, e como sou estudanteo dinheiro é sempre o fator limitante, gastando aproximadamente 10 reais a cada PF vou voltar pra casa bem alimentado, porem com vontade ter ficado mais tempo na ilha!!

 

Essa do arroz parboilizado parece ser uma boa:

• Rico proteínas, fibras, vitaminas e sais minerais;

• Naturalmente mais saudável, pois nenhum composto químico é adicionado ao processo;

• Quando cozido, fica sempre soltinho;

• Rende mais na panela;

• Requer menos óleo no cozimento (até 50% menos);

• Pode ser reaquecido diversas vezes, mantendo suas propriedades;

• Alto grau de higiene no processo de industrialização;

• Conserva-se por mais tempo.

 

O Bruno sjc, esse arroz é facil de achar??

Eu costumo levar sempre pra acampar sopa instantânea e miojo nos acampamentos, mas para trilhas longas a quantidade de sódio nesses dois ai seria um problema ne?

Vlw

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

oleo no cozimento? ::putz::::mmm:

nao nao, o arros tio joao, nao necessita oleo nao, apenas sal ::cool:::'> e vc o acha facil em supermercados ! esse arroz tio joao vem em 2 saquinhos individuais dentro de uma embalagem. ATENCAO para nao confundir os que nao vem em saquinhos individuais ::cool:::'>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

OWW !! como disse o peregrino , apenas ferver agua e adicionar o sal , não vai oleo não !!! o arroz que eu compro vem numa embalagem de 1kl com 8 saquinhos (porção) !!! pra mim cada porção da pra 2x (meio no almoço meio janta ) fervo no almoço e requento a noite!!!!

só não esqueçer que tem cozinhar o arroz dentro dos saquinhos , depois de pronta , ai sim vc rasga o saquinho e devora !!!!

abço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Ah beleza, é que eu nunca tinha ouvido falar desse tipo de arroz, fui pesquisar e achei esses tópicos em um site. Esse arroz do tio joao vai quebrar um galho!! Alem do arroz, alguém recomenda alguma marca de miojo que não tenha tanto sódio?? Eu evito de usar os temperos que vem, substituindo eles por um tempero de alho e sal. E qual marca de barras de cereal vocês preferem se é que tem alguma preferida.

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...