Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Dicas para a foto perfeita

Postado
  • Membros

Da composição à luz, as dicas para uma boa fotografia.id="maroon">

Composição básica. As linhas de terço e os pontos áureos

Ao dividir o retângulo do visor (e da imagem) em três partes horizontais e três verticais, obtêm-se as chamadas linhas de terço. O cruzamento dessas linhas definem pontos fundamentais da composição harmoniosa.

Veja como:

Experimente fotografar um pôr-de-sol, posicionando o astro num dos 4 pontos áureos (o cruzamento das linhas de terço). Em contrapartida, posicione-o no centro do fotograma, como todo mundo faz. Compare as duas composições. Na primeira, o quadro passa a ser visto na totalidade. Na segunda, como o Sol se encontra ao centro da composição, seus olhos se concentram nele, deixando em segundo plano o restante dos elementos.

Ao dividir um espaço exatamente ao meio, você está criando dois espaços. Céu, de um lado. Mar, de outro. Nada contra, se essa for a intenção, mas a "leitura" da imagem será a de dois momentos diferentes, que não interagem.

Ao optar pela linha de terço inferior, você dá uma sensação de amplitude ao quadro, amplitude revestida de tranqüilidade. A mesma tranqüilidade que sentimos ao depositar nossos olhos na linha do horizonte. Importante: a parte superior do quadro está integrada à parte inferior, criando uma sensação de equilíbrio.

A mesma coisa acontece ao se escolher a linha de terço superior. A diferença é que, colocando-se o motivo básico do quadro nos 2/3 inferiores, a sensação é a de proximidade, grandiosidade, dramaticidade até.

Veja um outro exemplo de harmonia na composição

5_e_6.jpg

Atenção redobrada com os fundos de sua foto. Eles têm de ser neutros para não se confundirem com o motivo em primeiro plano.

3_e_4.jpg

Aproxime-se do motivo

Não se deixe levar pela beleza do ambiente, se o objetivo é registrar um detalhe ou uma pessoa. Aproxime-se do motivo desejado. A maioria das fotos de iniciantes peca por deixar o motivo (normalmente um grupo de pessoas) muito longe da objetiva.

Utilize as linhas da perspectiva

Suas fotos vão ganhar impacto e profundidade se você valorizar

a perspectiva, ou seja, as linhas e pontos de fuga.

7.jpg

Valorize o motivo principal, compondo-o com fundos em perspectiva

Escolha o ângulo que dê a melhor perspectiva e posicione figuras humanas à frente, em close, como referência que valoriza ainda mais a profundidade.

11.jpg

Cuidado com sombras "duras"

A melhor luz natural para se obter boas fotos é a da manhã e a do cair da tarde. O meio-dia, quando o Sol está a pino, é a pior hora porque a diferença entre os claros e escuros, ou seja, o contraste, fica muito acentuado. Como conseqüência, os rostos humanos, por exemplo, ficam com sombras muito duras e desagradáveis.

Escolha a direção certa da luz

Os raios de sol mais inclinados (manhã e tarde), como você já viu, produzem luzes mais suaves. Veja agora como a direção da luz sobre o motivo altera profundamente o efeito sobre a imagem. Na luz frontal, que ilumina o motivo, deixando-o brilhante, o sol deve ficar atrás de quem fotografa. No contraluz, quando se deseja criar apenas silhuetas do motivo, o Sol deve ficar atrás do motivo.

img_dicas_fotografia02.gif

Fuja do lugar comum

Não se deixe contaminar pelo pôr-de-sol, achando que basta fotografá-lo para capturar toda a sua beleza. Lembre-se de que, diante do motivo, todos os seus sentidos estão em ação: você sente o vento, os odores, tem noção clara de profundidade. Na foto nada disso é percebido. Por isso, procure ângulos diferentes. Experimente várias posições e opte por aquela que melhor traduz o que você está sentindo.

Dê movimento à sua imagem

A luz filtrada pelas nuvens é excelente, quando o motivo apresenta contraste natural muito acentuado, porque ela suaviza esse contraste, criando efeitos surpreendentes. Experimente fotografar prédios ou árvores em dias bem nublados e até mesmo com neblina.

Evite o famoso "Olha o passarinho"

As melhores fotos de pessoas, principalmente de crianças, são feitas quando elas não estão posando. A maioria das pessoas perde a naturalidade diante de uma câmara. Portanto, fotografe-as quando estão entretidas em suas atividades naturais.img_dicas_fotografia01.gif

Estas dicas foram retiras do site da FUJIFILM

Vamos postar as dicas aê galera!!! Vale colocar alguma matéria legal que viu na internet também!!

• Respostas 98
  • Visualizações 56.7k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Membros

Olá!

Adorei as dicas principalmente a qualidade da foto super fino, fino e normal.... nossa sempre fotografo em s. fino e mudei para normal e dobrou a capacidade do meu cartão! Agora isso não influencia na qualidade da foto???

Adoro fotografar.... mas aqui na minha região infelizmente não tem curso de fotografia nem nada... e nem livros especificos.... bom se puder passar seu email para lhe perguntar mais algumas coisas eu ficaria grata ainda mais que vou fazer minha monografia esse ano com esse tema.

Uma otima tarde a vc.

• 4 semanas depois...
Postado
  • Membros

oi kelynha, tudo bem?

em relação a fine ee etcc... sim altera a qualidade da foto, mas nada significante... mas se possivel opte sempre pela qualidade máxima... pois é melhor sobrar do que faltar não é mesmo... em relação a cursos de fotografia... ja que não tem na sua cidade...

de uma olhada nesse site: www.digiforum.com.br .. um site mto legal sobre fotografia.. mtas dicas e etc...

qualquer coisa só perguntar..

abraço

• 1 mês depois...
Postado
  • Membros

ae vai uma dik basica, sempre que viajar para locais que nao tenha energia eletrica ou uma lan, leve sempre mais de um cartao de memoria, afinal vc nunk sabe quantas fotos vai tirar ne, procure comprar cartoes de 2GB ou mais..

• 4 anos depois...
Postado
  • Membros

Um site que me ajudou MUITO quando comecei a fotografar foi este aqui. Principalmente com esse post, mas vale a pena ver outras postagens pq tem umas bem interessantes...

http://www.dicasdefotografia.com.br/aprenda-a-fotografar-em-7-licoes

esse outro post é sobre fotografia de paisagens:

http://www.dicasdefotografia.com.br/3-regras-essenciais-da-fotografia-de-paisagens

espero ter ajudado..

• 5 semanas depois...
Postado
  • Membros

Bom dia.

Sou novo no fórum, entrei para conseguir dicas de botas, e acabei encontrando um lugar onde eu posso ajudar também (Aqui). Ainda não sei muito de fotografia, mas é uma paixão que estou me dedicando e aprendendo, então segue umas dicas que eu ainda não encontrei aqui.

Alinhar o Horizonte:

Quando for tirar fotos verifique se a câmera está alinhada com o horizonte, principalmente para paisagens e fotos outdoors. Assim evita a impressão de algo estar torto ou "caindo" da foto. A não ser CLARO que seja seu objetivo inclinar a câmera.

Foco nos olhos:

Quando for tirar fotos de alguma pessoa, sempre deixe o foco nos olhos da pessoa, maquinas manuais são mais indicadas para fazer isso. Como já dizia um poeta, os olhos são a janela da alma.

Tripé de boa qualidade:

Eu não acreditava muito nisso até começar a utilizar os tripés. Pois em tripés mais "vagabundos" pode bater um vento e derrubar sua câmera, você não tem um controle fino da inclinação da câmera, oque pode gerar fotos tortas.

Estude:

Estude muito e o tempo todo.

E no site "dicasdefotografia" já indicado aqui tem muitas dicas boas, como esses:

http://www.dicasdefotografia.com.br/os-elementos-formais-na-fotografia

• 5 meses depois...
Postado
  • Membros

FOTO NOTURNA - AMBIENTE DO ENTORNO ESCURO E OBJETIVO DO FOCO MUITO ILUMINADO

foz2.jpg.5cc0f780180133f9be635b0bd59605dc.jpg

Vou comprar uma câmera DSLR no Paraguai e no mesmo dia vou visitar a Hidrelétrica de Itaipu a noite toda iluminada.

Vai ser meu primeiro contato com uma câmera profissional e terei poucas horas para me familiarizar, vai ser a minha prova de fogo.

Tenho lido muito mas ainda está muito complicado.

Para tirar fotos dessa paisagem com qualidade como devo combinar os ajustes?

- Distância focal baixa (entre 20mm e 35mm) pois vou querer atingir uma grande área (paisagem)?

- Velocidade obturador: baixa ou alta ?

- Abertura do diafragma: tem que ser alto ou baixo ? Como não ficar com a luz estourada ?

- ISO: ?

Muita coisa, isso é mesmo uma ciência, mas estou adorando.

abraço

Rodrigo

Postado
  • Membros

Passei por isso que você tá passando e vou te dar umas dicas legais:

- primeira e mais importante - ajuste a câmera para fotografar JPG + RAW. Pois você vai errar a exposição algumas vezes e com RAW poderá consertar isso depois.

- segunda, não menos importante - para aprender a focar, vai apanhar um pouco. A câmera vem por padrão com um modo de foco automático que escolherá múltiplos pontos de acordo com o que a câmera acha que você tá focando. Isso pra mim foi horrível, pois há fotos em que o foco fica no primeiro plano, há outras em que está no segundo. Muitas vezes ela acerta, mas se errar você perdeu muito tempo e a oportunidade passou. Então se você fotografar assuntos que estão parados, o melhor é usar single point e manualmente, com o seletor, escolher o que você quer focar.

- velocidade do obturador a mais rápida possível, desde que não prejudique a exposição. Quanto mais rápida, maior a chance de tirar fotos nítidas com pouca iluminação. Uma dica genérica que usam é não fotografar com velocidade de obturador menor do que 1/distância focal. Assim, se estiver a 35mm, a velocidade mínima de obturador será 1/35 e por aí vai. Genérica, pois isso depende de outros fatores e essa é apenas uma aproximação, para você ter ideia de um limite a se respeitar.

- aumentando a velocidade de obturador, você terá menos luz entrando no sensor. Para compensar, terá que usar a maior abertura possível (menor número f/) para entrar mais luz enquanto o obturador estiver aberto. Distância focal a menor possível, pois nas maiores você não conseguirá aberturas tão grandes. Além disso, se você quer uma grande área, deverá usar a menor distância focal que sua lente permitir. Lembrando que o bom e velho "chegar para trás" também ajuda.

- vale lembrar que essas dicas são para essa foto em particular. Nem sempre numa foto noturna você quer uma velocidade tão alta de obturador. Se quiser por exemplo aqueles efeitos legais com rastros de luz, terá que usar velocidades mais lentas (exposições longas).

- ISO o suficiente para garantir uma velocidade de obturador alta para a exposição desejada. Provavelmente um mínimo de 800. Até 1200 se não me engano essa câmera (D5100) garante uma boa relação entre ISO e ruído. Se estiver com um tripé, é possível que consiga fotografar com ISOs muito menores. Quanto menor o ISO, melhor, desde que a foto não saia tremida.

- para a luz não estourar deverá medir a exposição tendo ela como parâmetro. A questão aqui é um pouco mais complicada, pois depende da faixa dinâmica da câmera. O que você precisa saber é que é uma situação de alto contraste, com a luz contrastando com a escuridão do cenário. Aí entra o famoso HDR, pesquise a respeito para ver o que é. É bem simples de usar - primeiro, terá que estar com um tripé. Depois você terá que tirar a câmera de JPG+RAW e colocá-la em JPG, pois a D5100 só habilita o modo HDR assim. Lembre-se de reativar o RAW quando deixar de fotografar em HDR. Selecionado o modo HDR no menu, aí é só colocar a câmera no tripé e disparar, de preferência usando o controle remoto que te indiquei, pra câmera não balançar nem um pouco.

É possível então que você consiga o melhor dos mundos, ficando tanto a luz quanto o cenário com a melhor exposição possível. Mas tem que lembrar que em fotografia o que importa é a arte, às vezes manter um alto contraste é desejável. Tire a mesma foto de várias maneiras e veja qual te agrada mais.

- a melhor forma de medir a exposição é usando o histograma, pois o brilho do LCD pode enganar. Na D5100 isso não é intuitivo. Tem uns tutoriais no youtube ensinando a ver o histograma, agora de cabeça não estou me lembrando como é.

- na dúvida como compor direito, use a menor distância focal possível. É melhor fazer assim e cortar depois do que deixar o que é importante de fora sem saber e não ter mais como corrigir.

Não se cobre muito, é muita informação que você só vai pegar mesmo quando botar a mão na massa. Se quiser se aprofundar, recomendo um bom livro de exposição e mais um de composição. Pra exposição, eu gostei muito do "Understanding Exposure", de Bryan Peterson. Composição eu li muita coisa, mas um site que me ajudou muito foi esse aqui:

http://improvephotography.com/category/beginning-photography-tips/

Há alguns meses eu não sabia nada de fotografia, fotografava no instinto. Mas aprendi muita coisa mesmo nessas fontes de informação e as fotos começaram a melhorar bastante.

• 9 meses depois...
Postado
  • Membros

Na minha opinião, essa questão é muito relativa. Além de todo o preparo, conhecimento e um bom equipamento, os fotógrafos também dependem da sorte para fotografar aquele momento único, por isso tem que ir testando, fotografando, modificando, abertura, velocidade que uma hora é possível tirar fotos muito boas. Escuto muita gente dizendo, "-Ah, não consigo tirar uma foto boa!". Mas, são aquelas pessoas que não treinam, aí realmente ficará impossível aprender e fotografar bons momentos

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.