Ir para conteúdo

Dicas para a foto perfeita


Posts Recomendados

  • Membros

Pessoal,

resolvi abrir um tópico aqui pra dar umas dicas, afinal fotografar é um momento muito importante para quem viaja. São dicas básicas, quem quiser por favor faça qualquer pergunta ou comentário! :wink:

 

1. Conheça bem sua câmera. Faça testes, procure entender bem todos os recursos. Se sua câmera tem controle de velocidade do disparo, melhor ainda!

 

2. Utilize a resolução máxima de sua câmera. Se você precisar economizar espaço, mude primeiro o tipo de compactação. Escolha “Normal” ou “Standard” ou “Basic”, em vez de “Super-Fine” ou “Fine”. Se o cartão de memória encher, vá num cyber e peça pra gravar as fotos num CD.

 

3. Fotografe as paisagens. Você não precisa necessariamente aparecer em todas as fotos. E muitas vezes não fica bem uma foto de paisagem com uma pessoa lá no fundo, bem pequena...

 

4. Não fotografe tudo sempre centralizado. Faça composições diferentes, utilize os lados e a composição com o fundo.

 

5. Se preocupe em fazer BOAS fotos, mais do que fazer muitas fotos. Tudo bem que com digital é comum fazer muitas fotos, é melhor para escolher as melhores depois.

 

6. Fotografe sempre em 3:2, se sua câmera tiver essa opção. Em geral todas as sony tem essa opção, algumas outras marcas também. 3 por 2 não é tamanho de foto, é a PROPORÇÃO entre a altura e a largura. Essa é a proporção padrão para impressões 10x15cm ou 20x30cm. Usando o 3:2 você não precisará fazer cortes na imagem para imprimir nesses tamanhos. E é o formato padrão da fotografia profissional.

 

7. Tente escolher o ISO adequado em vez de usar ISO automático. Em geral com ISO 400 ou mais as fotos ficam muito granuladas, ou com ruído. Pode ser melhor usar até só o 200. É fácil escolher, com muita luz use ISO mais baixo, e com pouca luz ISO um pouco mais alto.

 

8. Retire os “olhos vermelhos” via software, é fácil e fica bem melhor. O photoshop e o Microsoft Office Picture Manager fazem isso muito bem.

 

9. Mande por e-mail fotos bem compactadas, guarde as originais mais pesadas com você. E quando voltar junte os amigos pra mostrar as fotos, mostrar conectando a câmera na TV é uma ótima opção.

 

10. Arquive suas fotos de forma organizada. Separe as pastas por tema, por viagem, por lugares, como você quiser. Mas separe as fotos boas das ruins, assim depois vc visita direto as fotos boas.

 

:D8)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...
  • Respostas 98
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros

Olá!

Adorei as dicas principalmente a qualidade da foto super fino, fino e normal.... nossa sempre fotografo em s. fino e mudei para normal e dobrou a capacidade do meu cartão! Agora isso não influencia na qualidade da foto???

Adoro fotografar.... mas aqui na minha região infelizmente não tem curso de fotografia nem nada... e nem livros especificos.... bom se puder passar seu email para lhe perguntar mais algumas coisas eu ficaria grata ainda mais que vou fazer minha monografia esse ano com esse tema.

Uma otima tarde a vc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membros de Honra

oi kelynha, tudo bem?

 

em relação a fine ee etcc... sim altera a qualidade da foto, mas nada significante... mas se possivel opte sempre pela qualidade máxima... pois é melhor sobrar do que faltar não é mesmo... em relação a cursos de fotografia... ja que não tem na sua cidade...

 

de uma olhada nesse site: www.digiforum.com.br .. um site mto legal sobre fotografia.. mtas dicas e etc...

 

qualquer coisa só perguntar..

 

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 4 anos depois...
  • Membros

Um site que me ajudou MUITO quando comecei a fotografar foi este aqui. Principalmente com esse post, mas vale a pena ver outras postagens pq tem umas bem interessantes...

 

http://www.dicasdefotografia.com.br/aprenda-a-fotografar-em-7-licoes

 

esse outro post é sobre fotografia de paisagens:

 

http://www.dicasdefotografia.com.br/3-regras-essenciais-da-fotografia-de-paisagens

 

espero ter ajudado..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...
  • Membros

Bom dia.

Sou novo no fórum, entrei para conseguir dicas de botas, e acabei encontrando um lugar onde eu posso ajudar também (Aqui). Ainda não sei muito de fotografia, mas é uma paixão que estou me dedicando e aprendendo, então segue umas dicas que eu ainda não encontrei aqui.

 

Alinhar o Horizonte:

Quando for tirar fotos verifique se a câmera está alinhada com o horizonte, principalmente para paisagens e fotos outdoors. Assim evita a impressão de algo estar torto ou "caindo" da foto. A não ser CLARO que seja seu objetivo inclinar a câmera.

 

Foco nos olhos:

Quando for tirar fotos de alguma pessoa, sempre deixe o foco nos olhos da pessoa, maquinas manuais são mais indicadas para fazer isso. Como já dizia um poeta, os olhos são a janela da alma.

 

Tripé de boa qualidade:

Eu não acreditava muito nisso até começar a utilizar os tripés. Pois em tripés mais "vagabundos" pode bater um vento e derrubar sua câmera, você não tem um controle fino da inclinação da câmera, oque pode gerar fotos tortas.

 

Estude:

Estude muito e o tempo todo.

 

E no site "dicasdefotografia" já indicado aqui tem muitas dicas boas, como esses:

http://www.dicasdefotografia.com.br/os-elementos-formais-na-fotografia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
  • Colaboradores

FOTO NOTURNA - AMBIENTE DO ENTORNO ESCURO E OBJETIVO DO FOCO MUITO ILUMINADO

 

foz2.jpg.5cc0f780180133f9be635b0bd59605dc.jpg

 

Vou comprar uma câmera DSLR no Paraguai e no mesmo dia vou visitar a Hidrelétrica de Itaipu a noite toda iluminada.

 

Vai ser meu primeiro contato com uma câmera profissional e terei poucas horas para me familiarizar, vai ser a minha prova de fogo.

 

Tenho lido muito mas ainda está muito complicado.

 

Para tirar fotos dessa paisagem com qualidade como devo combinar os ajustes?

 

- Distância focal baixa (entre 20mm e 35mm) pois vou querer atingir uma grande área (paisagem)?

- Velocidade obturador: baixa ou alta ?

- Abertura do diafragma: tem que ser alto ou baixo ? Como não ficar com a luz estourada ?

- ISO: ?

 

Muita coisa, isso é mesmo uma ciência, mas estou adorando.

 

abraço

 

Rodrigo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Passei por isso que você tá passando e vou te dar umas dicas legais:

 

- primeira e mais importante - ajuste a câmera para fotografar JPG + RAW. Pois você vai errar a exposição algumas vezes e com RAW poderá consertar isso depois.

 

- segunda, não menos importante - para aprender a focar, vai apanhar um pouco. A câmera vem por padrão com um modo de foco automático que escolherá múltiplos pontos de acordo com o que a câmera acha que você tá focando. Isso pra mim foi horrível, pois há fotos em que o foco fica no primeiro plano, há outras em que está no segundo. Muitas vezes ela acerta, mas se errar você perdeu muito tempo e a oportunidade passou. Então se você fotografar assuntos que estão parados, o melhor é usar single point e manualmente, com o seletor, escolher o que você quer focar.

 

- velocidade do obturador a mais rápida possível, desde que não prejudique a exposição. Quanto mais rápida, maior a chance de tirar fotos nítidas com pouca iluminação. Uma dica genérica que usam é não fotografar com velocidade de obturador menor do que 1/distância focal. Assim, se estiver a 35mm, a velocidade mínima de obturador será 1/35 e por aí vai. Genérica, pois isso depende de outros fatores e essa é apenas uma aproximação, para você ter ideia de um limite a se respeitar.

 

- aumentando a velocidade de obturador, você terá menos luz entrando no sensor. Para compensar, terá que usar a maior abertura possível (menor número f/) para entrar mais luz enquanto o obturador estiver aberto. Distância focal a menor possível, pois nas maiores você não conseguirá aberturas tão grandes. Além disso, se você quer uma grande área, deverá usar a menor distância focal que sua lente permitir. Lembrando que o bom e velho "chegar para trás" também ajuda.

 

- vale lembrar que essas dicas são para essa foto em particular. Nem sempre numa foto noturna você quer uma velocidade tão alta de obturador. Se quiser por exemplo aqueles efeitos legais com rastros de luz, terá que usar velocidades mais lentas (exposições longas).

 

- ISO o suficiente para garantir uma velocidade de obturador alta para a exposição desejada. Provavelmente um mínimo de 800. Até 1200 se não me engano essa câmera (D5100) garante uma boa relação entre ISO e ruído. Se estiver com um tripé, é possível que consiga fotografar com ISOs muito menores. Quanto menor o ISO, melhor, desde que a foto não saia tremida.

 

- para a luz não estourar deverá medir a exposição tendo ela como parâmetro. A questão aqui é um pouco mais complicada, pois depende da faixa dinâmica da câmera. O que você precisa saber é que é uma situação de alto contraste, com a luz contrastando com a escuridão do cenário. Aí entra o famoso HDR, pesquise a respeito para ver o que é. É bem simples de usar - primeiro, terá que estar com um tripé. Depois você terá que tirar a câmera de JPG+RAW e colocá-la em JPG, pois a D5100 só habilita o modo HDR assim. Lembre-se de reativar o RAW quando deixar de fotografar em HDR. Selecionado o modo HDR no menu, aí é só colocar a câmera no tripé e disparar, de preferência usando o controle remoto que te indiquei, pra câmera não balançar nem um pouco.

 

É possível então que você consiga o melhor dos mundos, ficando tanto a luz quanto o cenário com a melhor exposição possível. Mas tem que lembrar que em fotografia o que importa é a arte, às vezes manter um alto contraste é desejável. Tire a mesma foto de várias maneiras e veja qual te agrada mais.

 

- a melhor forma de medir a exposição é usando o histograma, pois o brilho do LCD pode enganar. Na D5100 isso não é intuitivo. Tem uns tutoriais no youtube ensinando a ver o histograma, agora de cabeça não estou me lembrando como é.

 

- na dúvida como compor direito, use a menor distância focal possível. É melhor fazer assim e cortar depois do que deixar o que é importante de fora sem saber e não ter mais como corrigir.

 

Não se cobre muito, é muita informação que você só vai pegar mesmo quando botar a mão na massa. Se quiser se aprofundar, recomendo um bom livro de exposição e mais um de composição. Pra exposição, eu gostei muito do "Understanding Exposure", de Bryan Peterson. Composição eu li muita coisa, mas um site que me ajudou muito foi esse aqui:

 

http://improvephotography.com/category/beginning-photography-tips/

 

Há alguns meses eu não sabia nada de fotografia, fotografava no instinto. Mas aprendi muita coisa mesmo nessas fontes de informação e as fotos começaram a melhorar bastante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...
  • Membros

Na minha opinião, essa questão é muito relativa. Além de todo o preparo, conhecimento e um bom equipamento, os fotógrafos também dependem da sorte para fotografar aquele momento único, por isso tem que ir testando, fotografando, modificando, abertura, velocidade que uma hora é possível tirar fotos muito boas. Escuto muita gente dizendo, "-Ah, não consigo tirar uma foto boa!". Mas, são aquelas pessoas que não treinam, aí realmente ficará impossível aprender e fotografar bons momentos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...