Ir para conteúdo

Patagônia Chilena(Torres del Paine) e Argentina (El Calafate e El Chalten) Novembro de 2009!


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

10º dia El Chalten x Loma del Pliegue Tumbado x El Chalten (09/11/2009)

 

Hoje acordei com uma expectativa enorme, pois as fotos do Leo (trotatorres), que tinha visto da Loma eram fantasticas, sendo assim levantei num bom humor tremendo, acordei o Matias, arrumei uma mochilinha de ataque, com lanches, roupas e barrinhas, peguei a camera, deixei todo o resto dentro do locker, e partimos.

 

A trilha para a Loma del Pliegue tumbado parte da parte de cima da cidade, atras do centro de informações turisticas, mesma trilha que vai para a laguna toro, caminhada muito bonita, trilha bem demarcada, passa por varios bosques de lengas, varios pontos de acampamentos legais na trilha, muitas lebres e passaros, a trilha é quase sempre subindo.

 

idaloma3_pq.jpg

Bosque Lengas trilha Loma de Pliegue Tumbado

 

Depois de algumas horas de caminhada chegamos numa clareira que estava cheiaaaaaaa de lebres e com uma vista impressionante do Fitz Roy e Cerro Torre, tiramos algumas fotos e seguimos, até o momento não tinhamos encontrado ninguem na trilha, saindo da clareira depois de algum tempo entramos num bosque e ai começa a subir mais forte, o bosque tinha neve por toda parte muito bonito, agua em abundancia, encontramos algumas pessoas descendo e perguntamos se faltava muito e se a vista era bonita, os mesmo falaram que não conseguiram chegar até o mirante por conta do vento que tava mto forte e etc, mas falaram que não faltava muito, encontramos também um casal de espanhois subindo, fomos acompanhando eles até o final do bosque.

 

idaloma2_pq.jpg

Descampado com vista para o Fitz Roy e Cerro Torre

 

Nesse ponto a namorada do espanhol decidiu aguardar ali, e nós começamos a subir num descampado, todo em rocha, pensei comigo " aquele bando de turista froxo, o vento nem ta tão fortem bando de fracos rs... " ::bruuu:: pois é.. o vento estava fraco e subiamos forte, o espanhol disparou na frente, quando estavamos no meio do caminho para o mirante, veio uma rajada de vento absurda trazendo neve junto, mas aquela neve veio com uma violência tão forte que parecia que tinha tomado um tapa na cara, a neve parecia areia, doeu pacas rs.. na hora nos abrigamos o maximo que pudemos e continuamos a subir, tinha hora que tinhamos de parar, virar de costas para o vento e apoiar no bastão e esparar passar, esse trecho de rocha após a saida do bosque tem de ficar esperto, pois não tem trilha apenas algumas marcações então tem de ficar sempre de olho nas marcações, depois de sofrer muito com o vento, quase chegando no mirante, pisei num pequeno corrego congelado, escorreguei e cai de bunda no chão rs.. ::vapapu:: tava tão frio que a calça ficou grudada rs.. eu e o matias não conseguiamos nem conversar direito, pareciamos dois bebados falando rs.. o frio era tanto que estavamos meio anestesiados, no relógio marcava -3º c... mas a sensação termica era de menos certeza rs... ::Cold::

 

Vento Absurdo na subida para Loma del Pliegue Tumbado

Quando chegamos no mirante, o meu queixo caiu ::ahhhh:: para mim aquela vista foi o ponto alto da viagem, que vista fantastica, a coisa mais linda que ja vi na vida, vc tem uma vista absurda, tiramos muitas fotos, ficamos alguns minutos la e voltamos o frio e vento era muito, não dava para ficar la parado rs, só de ficar sem luva para tirar foto ja era uma tortura rs...

 

lomadelplieguetumbado_pq.jpg

Vista incrivel da Loma del Pliegue Tumbado

 

A volta foi tranquila, paramos naquele descampado com vista para o Fitz para fazermos um lanche, e continuamos sem parar, faltando 1 terço para chegarmos o Matias começou a ter piriri, tava com uma dor de barriga daquelas rs, com muito esforço chegamos ao hostel... onde ele foi correndo se aliviar rs... ::lol4::

 

descansofitz_pq.jpg

Lanche com vista para o Fitz Roy

 

No dia seguinte o Matias iria para o rio eletrico e eu queria ir fazer o ice trekking no glaciar torre, então nos despedimos ali, pois não nos veriamos mais, falei com a Vicko e fechei o passeio para o glaciar torre para o dia seguinte, paguei 280 pesos pela agencia Serac.. acabei encontrando novamente com o Argentino e com o espanhol que tinha voltado do paso del cuadrado, disse que não tinha conseguido chgar ao campo de gelo pois o tempo etava mto ruim, como era o último dia do argentino que iria voltar para buenos aires para trabalhar fomos jantar fora, fomos novamente ao mesmo restaurante, onde pedi mais um bife de chorizo extra (450gr) com papas fritas, dessa vez ficamos no vinho da casa, a jarra esvaziava e aparecia cheia rs..

 

Ficamos bebendo até tarde, fizemos amizade com o dono e chefe do restaurante que ficaram bebendo conosco também rs.. até que decidimos ir os 3 ja bem alegres para o hostel... amanhã teria de madrugar, pois o passeio começaria cedo.

 

Capotei no Hostel.

+++ FOTOS:

 

elchalten_pq.jpg

El Chalten visto da trilha para Loma

 

idaloma_pq.jpg

Visual da trilha para Loma del Pliegue Tumbado

 

vistaloma_pq.jpg

Outra vista da Loma del Pliegue Tumbado

 

voltaloma_pq.jpg

Bosque todo nevado no caminho da Loma

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 56
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros de Honra

1º dia El Chalten x Ice Trekking Glaciar Torre x El Chalten (10/11/2009)

 

Hoje acordei bem ansioso, afinal havia decido por fazer esse ice trekking ao inves do Minitrekking ou Bigice , por ser mais barato e por dizerem ser mais emocionante, enfim acordei preparei meu café, e segui em direção ao local de encontro em frente ao escritorio da serac, eram três guias, e um grupo de umas 10 pessoas, a maioria alemães, para se chegar ao glaciar torre fazemos toda a trilha até a laguna torre, a caminhada é bem legal, bastante mirantes, chegando na laguna torre, contornamos para esquerda e atravessamos para o outro lado por uma tirolesa, dali ainda temos uma boa caminhada até a base do glaciar, próximo ao glaciar temos de fazer um desvio devido a um desmoronamento gigantesco, alguns trechos subimos com auxilio de cordas, no final ainda tem uma descida ardua até a base do glaciar, ali o guia avisa para irmos ao banheiro, do lado direito feminino e do lado esquerdo masculino rs, depois são passadas algumas informações sobre como andar no gelo e etc

 

montanhismo_pq.jpg

Caminho até o glaciar Torre, ao fundo Cerro Torre

 

São instalado os grampones nas nossas botas e a caminhada começa, o glaciar torres é bem menor do que o viedma e o perito moreno, mas eu vejo algumas vantagens nele, primeiro, porque vc tem uma vista espetacular do vale que da acesso ao cerro torre, passando por tras do fitz roy, visão extraordinária, você caminha muito próximo ao cerro torre, pena o tempo estar meio fechado e não ter uma vista muito boa, a caminhada foi muito legal, não é dificil caminhar sobre o gelo é super tranquilo, tirei muitas fotos fiquei todo serelepe com o passeio rs, é uma experiencia unica! ::otemo::

 

icetrekking2_pq.jpg

Ice Trekking Glaciar Torre

 

Caminhamos um pouco sobre o glaciar, passamos perto de algumas gretas profundas, até chegarmos num paredão de gelo, onde seria feito uma pequena escalada em gelo para sabermos qual a sensação, foi muito legal, todo mundo pode fazer uma escalada auxiliado pelos guias, é muito divertido, depois de mais ou menos 1:30h em cima do gelo tivemos de voltar pq o tempo tava fechando muito rapido, depois de termos tirado os grampones tentei caminhar sobre o glaciar sem, é mtoooo dificil escorrega muito rs... ::tchann::

 

icetrekking6_pq.jpg

 

Na volta paramos no acampamento Maestri, onde a agencia possui um acampamento fixo, ali tomamos chá e comemos alguns biscoitos, os alemães iriam dormir ali pois no dia seguinte iriam para o poincenot, para chalten voltou eu um americano, um holandes e dois guias...

 

Não fiz o Ice trekking no perito moreno, mas acho que quem puder deve fazer os dois, são totalmente diferentes pelo que percebi, esse passseio é magnifico ainda mais pela próximidade do cerro torre, porém é mto puxado, pois vamos andando todo o caminho... ida e volta é bem puxado... não é para qualquer um, cheguei morto em Chalten...

 

No Hostel preparei um jantar e depois fiquei conversando com o pessoal do hostel e tomando chocolate quente até anoitecer, já tarde da noite aparece o espanhol, tinha ido até a laguna toro, para ver se conseguia acessar o campo de gelo por la, não conseguiu rs, como não iria mais fazer acamapamentos, dei para ele o gàs que tinha sobrado, e alguns alimentos, me despedi dele pois no dia seguinte voltaria para el Calafate, optei por não ir novamente a laguna torre, pois estive la quando fiz o ice trekking assim não precisando voltar... fiquei até tarde conversando com o pessoal, e ja de madrugada fui dormir...

+++ FOTOS:

 

glaciartorre_pq.jpg

Vista do Glaciar Torre

 

glaciartorre2_pq.jpg

Laguna Torre

 

tirolesa_pq.jpg

Tirolesa para atravessar para o Glaciar

 

icetrekking_pq.jpg

Ice Trekking Glaciar Torre

 

icetrekking3_pq.jpg

Eu no Glaciar Torre

 

icetrekking4_pq.jpg

Visual do Glaciar Torre

 

icetrekking5_pq.jpg

Tempo fechando no Glaciar Torre, hora de voltar !!

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

12º dia El Chalten x El Calafate (11/11/2009)

 

Acordei tarde, tomei um banho, preparei o café e fui falar com a vicko para reservar meu transporte de volta para EL CALAFATE e encerrar a conta, feito isso me despedi do pessoal que tinha feito amizade, mandei alguns e-mails e fiquei esperando o ônibus tomando chocolate quente. Enfim o onibus chegou e partimos para El calafate, fiquei conversando com dois espanhois no caminho de volta, os dois estavam indo agora para Ushuaia para fazer um cruzeiro pela antartida, vou falar que fiquei com inveja rs.

 

Chegando em el calafate, fui direto ao hostel que tinha ficado da ultima vez, dessa vez tinha apenas um cama num quarto junto com 3 americanos superrrrrrrrrrr bagunceiros.. ::bruuu:: o quarto tava uma zona rs... enfim deixei as coisas no quarto e fui para a cidade , tomei um sorvete maravilhoso, carissimo, mas muito bom! Também comprei algumas empanadas para comer no hostel enquanto decidia o que fazer, chegando no hostel comi as empanadas, entrei um pouco no computador, tomei um banho e fui dormir, foi dificil dormir... os americanos ficaram conversando até tarde ::vapapu::

 

13º dia El calafate x Buenos Aires (12/11/2009)

 

Acordei com o barulho da mulher passando aspirador no corredor ::grr:: , levantei e fui tomar café, media luna, frios e chá... , tomado o café pedi para dona do Hostel deixar eu usar o telefone dela para ligar para Aerolineas e tentar antecipar a ida para ushuaia, que só aconteceria dali 10 dias, liga daqui.. espera dali.. consegui ser atendido, conversa vai conversa vem, a aerolineas me deu um chute no saco, para adiantar a passagemp ara ushuaia teria de desembolsar o equivalente a 800,00 reais ::bad:: o que seria inviavel, fiquei puto com a aerolineas e comigo por comprar essas passagens mais baratas rs ::prestessao:: enfim... nada resolvido, desliguei o telefone e fui pensar no que fazer, como já estava cansado, abalado psicologicamente por não ter feito torres e não tendo din din para ficar os 10 dias sem fazer nada em calafate, decidi retornar para o brasil e terminar minha viagem antes do esperado. ::Ksimno::

 

Pedi novamente para a dona deixar eu usar o telefone e dessa vez ela ja achou ruim, porém deixou, agora a tentativa era de trocar o trecho de ushuaia para poder voltar antes, conversa vai conversa vem, chora daqui.. chora dali... consegui trocar as passagens, desembolsei ainda 69 dolares de taxa de mudança e ainda 30 dolares de outras taxas, agora a idéia era tentar arrumar passagem o quanto antes, conversa daqui conversa dali, falaram que teria um vôo de calafate com assento vago saindo ainda hoje de noite para buenos aires, nisso a dona do hostel tava loka já.. pq precisava fechar um pacote para um hospede e eu não largava o telefone rs ::hahaha:: .. enfim.. consegui reservar meu lugar para o vôo das 20h... combinei com a dona do hostel para o transfer me pegar no hostel. ::cool:::'>

 

Como ainda tinha o dia todo livre, arrumei minhas malas, deixei tudo pronto e fui para cidade, dei uma volta conheci as lojas, comprei uns presentinhos, passei no mercado e comprei uma porrada de empanada, uma garrafas de vinho e voltei para o hostel, fiquei o resto do dia conversando com o pessoal do hostel, tomando vinho e comendo empanada, até a hora que o transfer chegou para me levar no aeroporto.

 

Porém o transfer iria muito cedo para o aeroporto rs, mas como tinha de acertas os detalhes do vôo pagar as taxas e tudo mais, fui mais cedo. Resolvi tudo muito rápido e tive de ficar um bom tempo esprando rs.... ::putz::

 

airportcalafate_pq.jpg

Minúsculo Aeroporto de El Calafate.

 

Enfim... às 20h tava dentro do avião com destino ao Aeroparque em Buenos Aires, serviço de bordo muto bom, teve janta; arroz, frango, tata e um molho, com sobremesa e vinho...

Chegando em Buenos Aires até desembarcar, pegar mochila e etc ja eram quase 00:00... procurei alguem para dividir um taxi comigo até ezeiza, achei um casal do canada que estava indo para la e decidimos rachar o taxi, como não tinha mais taxi do aeroporto, estavam todos rodando, pegamos um taxi pirata na rua... 100 pesos para levar até ezeiza, dei 30 e os canadenses pagaram o resto.

 

Cheguei no aeroporto de Ezeiza, e fui logo arrumando um cantinho para dormir, já que meu voo sairia só na manhã seguinte....

14º dia Buenos Aires x São Paulo (13/11/2009)

 

Dormi mal nos bancos do aeroporto, às 04:40 fui pagar as taxas restantes e fazer o checkin e me livrar do peso da mochila, feito isso fui tomar um café puro no mc.. um copão, foi bom rs... aproveitei para comprar alfajores para levar para o pessoal, e fiquei passeando pelo aeroporto até as 08:00h.. fiquei vendo as pessoas chegando e saindo.. tava chovendo quando sai de buenos aires, voo foi tranquilo.. café da manha de primeira, com pão de frios, pão de geleia, yogurte, doce de banana, salada de fruta e um suco de laranja, como havia dormido mal acabei dormi boa parte da viagem.

 

Chegando em SP liguei para meu pai para que ele pudesse me buscar em guarulhos, ele ainda demorou 1h para chegar la rs.. foi o tempo de pegar a mala e ir para fora do aeroporto, chegando em casa, minha mãe tinha preparado uma comidinha especial e a cama tava arrumada rs.... foi bater aquele rango e capotar até de noite, para ai sim matar a saudade e contar as histórias.....

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Observações...

 

A viagem não foi comoo planejado, por falta de preparo fisico e experiência não consegui fazer o esperado, fiquei desapontado e chateado comigo mesmo pelos problemas, porém não desisti, estarei voltando para lá para realizar esse sonho, voltarei agora em Novembro de 2012 e desta vez eu terminarei essa viagem....

 

Espero que esse relato seja útil aos que pensam em ir para essa região magnifica...

 

Um abraço a todos e um Super obrigado a todas as pessoas que me ajudaram nessa trip.. desde organização, dicas, e etc.... ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Colaboradores

Adam tavares,

 

Cara, simplismente perfeito seu relato!!

 

Muito bacana mesmo, agora são 2 da manhã, acordo cedo pra trabalhar, mas mesmo assim não consegui parar de ler seu relato!!

 

Parabéns, ficou muito bom mesmo.. eu sonho em conhecer essa região... se deus quiser do ano que vem nao passa...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Adam,

 

parabéns pelo relato. Esses momentos de angústia, descepção e até medo do do que está por vir fazem parte da aventura.. e não são todos que chegam aqui e os expõem. Nas histórias que geralmente lemos é tudo maravilhoso ::lol4::

 

Mas sinceramente, acho que essa foto no Pliegue Tumbado já valeu a viajem inteira.. pirei com ela! ::hahaha::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Fala Fábio,... Essa trip vai ser irada.. ainda mais por estar levando meus pais juntos, muito legal ver a disposição e empolgação deles.. estão parecendo duas crianças rs.....

 

MKoerich, acredito que sempre temos alguma dificuldade nas trips.. e acho que é válido expor sim, afinal nem tudo são flores e podemos ajudar o próximo, o importante é não desistir jamais, tanto é que estou indo novamente para realizar o sonho....

 

Quanto a foto da Loma, compra uma cópia aaahhaahha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...