Ir para conteúdo

Fogareiros... Qual comprar?


Posts Recomendados

  • Membros

Legal Marcos,

 

Vou fazer assim também. Irei comprar o PocketRocket em Santiago e cartucho em Puerto Natales. Alguma marca específica quanto a compatibilidade ?

 

Para o circuito completo um só cartucho dá ou levo 2 ? Estou em dúvida pois o pessoal recomenda 2 mas ví você dizer que usou somente 1 e ainda sobrou.

 

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Marcio eu tinah de 2 marcas um da doite eoutro que não lembro, a maioria é padrão. Eu usei um e sobrou um pouco devia dar para mais uma refeição, mas chegeui a cozinhar no fogão a lenha no dickson e teve dia que fiquei com preguiça e não jantei nada quente, leve dois por garantia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Marcio eu tinah de 2 marcas um da doite eoutro que não lembro, a maioria é padrão. Eu usei um e sobrou um pouco devia dar para mais uma refeição, mas chegeui a cozinhar no fogão a lenha no dickson e teve dia que fiquei com preguiça e não jantei nada quente, leve dois por garantia.

 

Blz Marcos !!!

 

Bom que os cartuchos Doite são compatíveis. Pelo que lí em Puerto Natales eu encontro fácil esses cartuchos. Vou levar 2. A primeira vista não pretendo usar a infra dos refúgios para cozinhar.

 

Mais uma vez muito obrigado.

 

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

 

marcio, transportar o fogareiro não é proibido, proibido é transportar o comgbustível por avião, o cartucho de gás.

 

então vc terá que comprar lá.

 

e como a mistura que vendem nos andes é equivalente aop do campgás da náutika, use das técnicas de aquecer o cartucho, antes de usá-lo. dixe-o dentro da roupa, por exemplo. a mistura da doite é f.d.p. pra frio: propano a 20% e butano a 80%. butano liquefaz a meio grau, e antes disso já fica meio ruim de usar. mas aqueça-o no corpo que ele funciona bem.

 

Fala Ogum,

 

Porque esse lance de aquecer o cartucho debaixo da roupa ? Qual o efeito do frio e do calor nessa mistura propano x butano ? Quanto mas propano, melhor para o frio, certo ?

 

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

 

marcio, transportar o fogareiro não é proibido, proibido é transportar o comgbustível por avião, o cartucho de gás.

 

então vc terá que comprar lá.

 

e como a mistura que vendem nos andes é equivalente aop do campgás da náutika, use das técnicas de aquecer o cartucho, antes de usá-lo. dixe-o dentro da roupa, por exemplo. a mistura da doite é f.d.p. pra frio: propano a 20% e butano a 80%. butano liquefaz a meio grau, e antes disso já fica meio ruim de usar. mas aqueça-o no corpo que ele funciona bem.

 

Fala Ogum,

 

Porque esse lance de aquecer o cartucho debaixo da roupa ? Qual o efeito do frio e do calor nessa mistura propano x butano ? Quanto mas propano, melhor para o frio, certo ?

 

Abs.

 

vamos lá.

 

basicamente se usa propano: liquefação a menos 40.

isobutano - é mistura - liquefação a -12

butano - liquefação a 0,5 positivos.

 

o tekgás da náutika é bom pra frio: 30% de propano, e 70% de isobutano.

 

o campgás da nautika e os da doite são mais baratos e menos bons pra frio: 20% de propano e 80% de butano.

 

vc só terá problemas com esses cartuchos se eles estiverem muito frios. basta colocar na temperatura do corpo que funcionarão depois que é uma beleza! boa parte dos brasieliros que reclamam dos fogareiros a gás, principalmente em TDP, são marinheiros de primeira viagem, não sabem desses detalhes, e pensam que gás não funciona no frio ou na altitude... balela, aliás, acima de 6.500 metros de altitude, é a única coisa que funciona.

 

em todo caso, dá uma olhada isso:

http://zenstoves.net/Canister.htm#ColdWeatherOperation

 

ah, proteja o fogareiro do vento e ele funcionará muito bem. apenas cuidado pra não permitir o aquecimento do cartucho a ponto de explodir. então proteja apenas o fogareiro do vento, não o cartucho. ou faça uma proteção bem largona.... se vc vai apenas esquentar água pra reidratar água, e não vai ficar horas cozinhando, não precisa se preocupar tanto com isso.

 

é isso!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Blz Marcos !!!

 

Bom que os cartuchos Doite são compatíveis. Pelo que lí em Puerto Natales eu encontro fácil esses cartuchos. Vou levar 2. A primeira vista não pretendo usar a infra dos refúgios para cozinhar.

 

Mais uma vez muito obrigado.

 

Abs.

 

Marcio a infra que usei não foi dos refugios, mas do camping mesmo, todos eles tem um abrigo de refeições que vc não paga nada a mais pra usar. Vale a pena, pq vc cozinha em um lugar protegido do vento e do frio extremo.

 

Se for cozinha no vento use as boas dicas do ogum, mas cuidado com o uso de refletores, pois eles podem esquentar o cartucho e causar um acidente.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Ogum,

 

Bom demais saber esses detalhes !!! Eles podem fazer a diferença. :D

 

Como meu esquema de fazer comida é rapido eu vou fazer uma paredinha de pedras e acredito dar certo.

 

Tipo, na altitude é a única coisa que funciona porque o oxigênio é rarefeito o que impede queimar outros combustíveis ? (pois sabemos que alguma coisa para ser queimada precisa de oxigênio).

 

Quanto mais propano melhor porque ele expande o gás dentro do cartucho ?

 

Marcos,

 

Então se é assim sim !! Irei usar a estrutura sempre que possível. Assim fico abrigado do vento no meu ouvido que praquelas bandas parece não ser fácil.

 

Valeu pela dica de não esquentar o cartucho.

 

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Ogum,

 

Bom demais saber esses detalhes !!! Eles podem fazer a diferença. :D

 

Como meu esquema de fazer comida é rapido eu vou fazer uma paredinha de pedras e acredito dar certo.

 

Tipo, na altitude é a única coisa que funciona porque o oxigênio é rarefeito o que impede queimar outros combustíveis ? (pois sabemos que alguma coisa para ser queimada precisa de oxigênio).

 

Quanto mais propano melhor porque ele expande o gás dentro do cartucho ?

 

Marcos,

 

Então se é assim sim !! Irei usar a estrutura sempre que possível. Assim fico abrigado do vento no meu ouvido que praquelas bandas parece não ser fácil.

 

Valeu pela dica de não esquentar o cartucho.

 

Abs.

 

a questão da altitude tem a ver com pressão. como o fogareiro a gás vem com a pressão no cartucho, isso não é problema.... seu único problema seria o frio, mas opovo aquece o cartucho e pronto..... aquece urinando em cima, ficando com ele na jaqueta e até comuma velinha embaixo - método mais perigoso.

 

o ideal seria fogareiro a 100% de propano, né? até tem, mas são mais robustos, e o cartucho de propano precisa ser pesadão, de modo que não é tão usado.

 

eu sei que tem um cartuchoi grindo com 40% de propano e o resto de isobutano, mas não lembro qual é e não tem na américa do sul.

 

o ideal é propano a 30% e isobutano a 70%. se vc fosse por terra, eu recomendaria o tekgás, é o melhor cartucho disponível por aqui...

 

mas vc só deve achar cartucho doite lá, com mistura menos propensa ao frio: nãousa isobutano, mas butano, tem uma diferença.

 

e tiver frio demais, coloca o cartucho nas jaqueta. depois acende apena sprotegido dovento, mas não com pára ventocolado que nem de espiriteira. vai funcionar que é uma beleza!

 

ah, e esse pocketrocket da msr tána minhalsita, embora eu fosse mais a fim de um snowpeak aind amais leve... hehehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
tinha da nautika pra vender mas não me lembro se era tek gas ou o outro

 

o cartucho tek gás é o baixo, largo, que dá pra botar o fogareiro em cima.

 

o campgás é aquele que parece um tubo de mata-mosquitos, ou desodorisador, ou laquê...

 

se tiver o campgás, usem esse!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...