Ir para conteúdo

Fogareiros... Qual comprar?


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Marcos, muito bem lembrado.

 

Trota, não use folhas de alumínio em volta do cartucho de gás, o cartucho deve ficar "livre". Se for usar protetor contra vento, coloque apenas na parte superior do fogareiro, ou bem afastado do cartucho, tipo "KiteScreen" - tem em alguns sites na internet.

 

No meu caso, 1 cartucho dá para em torno de umas 16 fervidas de 500ml de água fazendo massa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Meio óbvio pra quem procurar no google, mas achei legal colocar aqui o link de uma pagina que contém algumas idéas de Kitescreen

http://jwbasecamp.com/Articles/KiteScreen/index.html

 

Em outro, achei algumas fotos de como montar um de aluminio, que funciona com os fogareiros de botija pequena:

 

 

20090910144427.jpg

 

 

20090910144451.jpg

 

 

20090910144510.jpg

 

 

20090910144527.jpg

 

 

Além desse, tem um modelo simples, para os que tem o queimador separado do gas:

 

 

20090910144632.jpg

 

Aliás, alguém sabe se tem aqui no Brasil esse adaptador para o fogareiro ser usado separado do butijão????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

O Alumínio não é o mesmo usado em calhas , mas sim um bem mais fino, talvez com a metade da espessura, uns 0,5 mm, na loja de materiais vc com certeza vai encontrar, este alumínio é usado as vezes como revestimento, de uma lado é polido, do outro não, mas se vc não encontrar pode usar o de calha mesmo, mas fica meio bruto pra desdobrar e pesado, tb muito cortante.

 

Realmente no caso do fogareiro acoplado diretamente ao cartucho não está indicado proteger completamente, neste caso vc pode usar uns cubos de madeira pra manter uma altura, uma greta entre o chão e a proteção, neste caso, apenas uma pequena parte do topo do cartucho pode ficar protegido.

Porém se vc estiver em campo aberto, numa região muito gelada e ventando muito, pode sim proteger todo conjunto, mas como a estrutura é circular, vc vai deixar uma parte aberta justamente a parte contrária ao vento, com isso não ocorrerá aquecimento da botija, e vc vai conseguir cozinhar, pois dependendo do vento, simplesmente a chama não pára....

 

Mas o melhor mesmo é usar totalmente fechado, com a extensão entre o cartucho e o fogareiro, conforme foto acima.

 

o protetor circular pode ser usado tanto superior quanto inferiror, depende da tipo de solo em que está, podendo usar inclusive como base.

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membros
cara em torres del paine e chalten vc não vai passar perrengue nenhum com gas pq não tem altitude nem frio extremo (apesar de eu não saber as variaveis e qual combustivel é melhor em cada uma dessas condições). Todo mundo que vi cozinhando por lá usava fog. a gás. Em qq lojinha em calafate e puerto natales vc acha o gas e é mto mais barato que no brasil.

 

o meu ferve 1 litro de agua em menos de 4 minutos.

 

tenho um desses que comprei em santiago http://www.trailspace.com/gear/msr/pocketrocket/

 

Marcos,

 

Esse fogareiro, neste mesmo modelo, eu encontro fácil em Puerto Natales ou Punta Arenas ? Outra coisa. Você disse que comprou em Santiago, as companhias aéreas não proibem o transporte destes fogareiros na bagagem ? O cartucho de gás que já vem nele é suficiente para os 8 dias de trekking em TDP ?

 

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
cara em torres del paine e chalten vc não vai passar perrengue nenhum com gas pq não tem altitude nem frio extremo (apesar de eu não saber as variaveis e qual combustivel é melhor em cada uma dessas condições). Todo mundo que vi cozinhando por lá usava fog. a gás. Em qq lojinha em calafate e puerto natales vc acha o gas e é mto mais barato que no brasil.

 

o meu ferve 1 litro de agua em menos de 4 minutos.

 

tenho um desses que comprei em santiago http://www.trailspace.com/gear/msr/pocketrocket/

 

Marcos,

 

Esse fogareiro, neste mesmo modelo, eu encontro fácil em Puerto Natales ou Punta Arenas ? Outra coisa. Você disse que comprou em Santiago, as companhias aéreas não proibem o transporte destes fogareiros na bagagem ? O cartucho de gás que já vem nele é suficiente para os 8 dias de trekking em TDP ?

 

Abs.

 

marcio, transportar o fogareiro não é proibido, proibido é transportar o comgbustível por avião, o cartucho de gás.

 

então vc terá que comprar lá.

 

e como a mistura que vendem nos andes é equivalente aop do campgás da náutika, use das técnicas de aquecer o cartucho, antes de usá-lo. dixe-o dentro da roupa, por exemplo. a mistura da doite é f.d.p. pra frio: propano a 20% e butano a 80%. butano liquefaz a meio grau, e antes disso já fica meio ruim de usar. mas aqueça-o no corpo que ele funciona bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Valeu Ogum,

 

Achei esse PocketRock interessante, pois parece ser bem leve entre seus equivalentes. Parece também que tem um cartucho da Nautika que é compatível.

 

Acho que terei que pegar um em Puerto Natales mesmo. Talvez alugar, já que existe esta restrição nos vôos.

 

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Marcio Cartucho vc compra em natales ou p. arenas, Essas técnicas do ogum são validas, mas não precisei usá-las em tdp, mas não me lembro qual proporção.

 

Eu comprei em Santiago o meu MSR, mas eu nem procurei no sul pra não apssar raiva se achasse mais barato haha ::lol3:: o pockter rocket realmente é mto leve e qq cartucho de rosca vendido aqui é compativel com ele.

 

E o fogareiro vc leva tranquilamente no voo o que não pode é o cartucho que não acompanha.

 

Abrassss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...