Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Panamá - Perguntas e Respostas

Postado
  • Membros

Em setembro de 2007 fui com minha namorada para o Panamá e anotei estas peculiaridades para compartilhar com este fórum já que antes de ir achei poucas informações a respeito deste país.

• HISTÓRIA – Mal chegando tivemos problemas com o taxista do aeroporto pois havia dois preços (US$ 25 por um carro particular onde poderíamos ir os dois ou US$ 11 cada um de nós para irmos numa van com mais gente). Além disso havia dois caminhos, um sem passar pela estrada boa e conseqüentemente sem passar pelo pedágio e a outra que passava pela estrada boa e conseqüentemente pelo pedágio e que era cerca de US$ 2 mais cara. Fizemos a opção de ir pela estrada sem pedágio e num carro particular e o primeiro motorista da fila possuía uma van e o mesmo ficou putíssimo com a gente pois se tivéssemos escolhido a opção de US$ 11 cada poderia ir mais gente e assim ele ganharia mais $. Fizemos a opção não para sacanear ele mas porque achamos que era a mais cômoda. Aí quando ele arrancou eu só confirmei o preço com ele e ele começou a reclamar dizendo que os turistas sempre que chegam já começam a barganhar e que aquilo irritava ele. Falou em tom alto e ríspido e eu disse a ele que se ele não estava contente poderia nos deixar ali mesmo que pegaríamos outro táxi. Ele fingiu que não ouviu e eu repeti ao que ele respondeu brabo que nos levaria. Foi puto e correndo muito até chegar no hotel e depois arrancou correndo de forma grosseira...

• Os panamenhos adoram beisebol. Há campos públicos em algumas partes.

• No dia 03/09/2007 presenciamos a explosão simbólica que deu início às obras de ampliação do Canal após aprovação em plebiscito popular. Estavam presentes Jimmy Carter, o presidente Torrijos do Panamá e mais dois presidentes sul americanos.

• O Canal tem diversas peculiaridades tais como preços que podem a chegar a US$ 300 mil por travessia para navios cargueiros; durações das travessias entre 8 e 12 horas; o canal já chegou a responder por 15% do PIB panamenho mas hoje responde por cerca de 6%. O preço médio da travessia é de cerca de US$ 30 mil mas varia muito.....as travessias são feitas por turno sendo que na parte da manhã ocorrem as idas de um oceano a outro e na parte da tarde ocorre o contrário. Os portões das eclusas são originais de 1914.

• As cervejas locais, Atlas, Balboa, Panamá e Soberana são boas sendo que tanto no meu gosto quanto no gosto da Marina a Soberana é melhor.

• Há no shopping Multiplaza um restaurante chamado Tony Romas que é muito semelhante ao T.G.I Fridays e ao Outback. Muito semelhante mesmo, até os comentários nos cardápios...

• Não fomos a Zona Livre de Colón por isso fica difícil dar palpite mas dizem que vale muito a pena para quem vai fazer compras no atacado. Dizem que é muito perigoso nos arredores da Zona Livre mas mais uma vez não presenciei para poder confirmar o fato.

• DICA: Passeio de teleférico pela mata no Gamboa Resort (dispensa-se as visitas ao orquideário, ao borboletário e ao aquário). É meio caro mas legal. (US$ 42 por pessoa)

• Em 2007 os aparelhos eletrônicos custavam a metade ou até menos do que no Brasil.

• No Panamá é muito mais comum ouvir músicas em inglês do que na Colômbia mas ainda assim as músicas em espanhol dominam com ampla folga.

• A gasolina no Brasil é cerca de 70% mais cara do que no Panamá.

• Por este motivo os táxis por lá são muito baratos. No Panamá não há taxímetro. As corridas estão sujeitas a livre negociação.

• No Panamá os carros são muito baratos. Dizem que são os carros mais baratos de toda a América Latina.

• Há uma proporção enorme de camionetes (SUV’s) em relação aos demais tipos de carros. Uma proporção descomunal se comparado com o Brasil por exemplo.

• DICA: Isla Drake em Portobello no Departamento de Colón (nos arredores do forte de Portobello). Muito linda! Só havia eu a Marina e mais um casal de americanos na ocasião. Um táxi para lá custou US$ 90 ida e volta. A distância é um pouco superior a 100 Km.

• Em 2007 a Ciudad Vieja estava sendo restaurada.

• A moeda local, o Balboa, só existe em moedas. De resto, só o dólar americano mesmo.

• O Panamá se parece muito com os EUA.

• Ótimo lugar para comprar.

• Há diversos cassinos.

• Um dos shoppings, o Albrook Mall é simplesmente gigantesco. Para quem quer comprar um dia não é suficiente para conhecer este shopping todo.

• Salários maiores que no Brasil. Em setembro de 2007, salários mínimos: Brasil: US$ 180/mês – Panamá: US$ 300/mês.

• No Panamá ainda não há uma cultura generalizada de TIP’s/gorjetas/propina que nem nos EUA.

• Os táxis rodam com mais de um passageiro indo a diferentes destinos ao mesmo tempo.

• Num dos táxis havia uma panamenha que falava dos ex-presidentes americanos como se fossem presidentes panamenhos ou como se ela fosse americana. Frase da dita senhora: “Para mim depois do Lincoln e do Kennedy o Carter foi o melhor presidente” ou “nós adoramos o Carter, aqui é a casa dele...”.

• DICA: comer no restaurante do Canal do Panamá vendo os navios passarem pode ser uma boa pedida. Os preços não estavam tão caros mas a qualidade da comida estava bem fraca. Vale pela vista mesmo.

• A impressão que tivemos é que o Panamá é um país sem muita identidade. Um país com pouquíssimo passado, até porque a independência da Colômbia só foi conseguida no início do século XX.

• Respostas 492
  • Visualizações 256.3k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Featured Replies

Postado
  • Membros

Pessoal,

O legal de San Blás é ficar nas cabanas nas ilhotas... tem ilhas com uma cabana só, tem ilhas com infra melhor.

Recomendo fortemente conhecer a ilha de Cartí e a comunidade Kuna... eles são muito genuínos! De que vale ir tão longe e conhecer só o lugar e não o seu povo???

Para quem tem pouco tempo, vários hostels inclusive o Luna Hostel organizam tours de um dia saindo de madrugada de Panamá City para as Ilhas de San Blás e voltando a noite (em carro 4x4).

Abração,

Mike

Postado
  • Membros

Claudia,

Conheci somente a Cidade do Panamá.

Nos hospedamos no Panamericana Hostel no Casco Antiguo. Como opção simples e barata, valeu...mas tem que tá no espírito hehe

Achei barulhento (especialmente nos finais de semana), o café da manhã era só pão, manteiga de amendoim e bananas, não tinha ar condicionado e os banheiros eram compartilhados - eu não nunca tinha experimentado e achei que seria mais "complicado" estando em casal, mas não vi problema. No fim conhecemos muita gente bacana, a localização era ótima e aproveitamos bastante - o objetivo não era dormir mesmo rsrs Gostei muito do bairro, mas se quiser mais conforto terá que desembolsar mais...

Acabei indo ao canal de transporte público (a pé até a estação, metrô até o Albrook Terminal e 1 bus até a entrada das eclusas + uma caminhadinha), o que levou mais tempo. Apesar da aventura e de ser relativamente simples se achar por lá, chegamos um pouco tarde para ver os navios passando de manhã (parece que só acontece 1x de manhã e outra de tarde, variando um pouco os horários) e tivemos que esperar muito. Então se quiser ver as comportas funcionando, recomendo se informar qual horário vai ter travessia para não perder seu tempo (pede pra ligarem pra lá)...de resto, a estrutura e o museu podem ser visitados o dia todo. Se tiver com tempo pode encarar o jeito mochileiro, se não - como parece ser o seu caso...já que o aeroporto fica longe de tudo - pegue um táxi hehe (dica: pode negociar com o taxista e pagar um pouco mais pra conhecer a Ponte das Américas também).

Postado
  • Membros

Oi, Samy

Acho então que vou tentar ir no canal à tarde, no dia em que chegar, de táxi que é mais rápido. Estou pesquisando alguns hostels ou hoteis mais em conta. Casco Antiguo realmente parece uma boa opção. Já ficamos em hostels algumas vezes, mas prefiro ficar em quarto privativo. Valeu pelas dicas.

Postado
  • Membros

Só para esclarecer: o quarto era privativo, com cama de casal, ventilador de teto e sacada. Apenas o banheiro era compartilhado e ficava ao lado, no corredor. Nós sempre tentamos ficar em hostels pq curtimos o ambiente e a socialização, porém sempre em quarto para casal (geralmente suíte, só que não tinha mais disponibilidade).

Postado
  • Membros
Pretendemos passar o ano novo em San Blás. Pensamos em ir no dia 30 e voltar no dia 01/01. Sei que é pouco, mas não temos muito tempo no Panamá. Minha maior dúvida é sobre San Blás. Será que fica cheio no ano novo? Tenho que reservar com antecedência ( se é que dá pra reservar por agora)? Ainda não decidi em qual ilha ficar. Pela indicação dos posts que andei lendo, talvez a Isla Diablo ou Iguana. Alguém pode me ajudar?

Oi Claudia,

Ano novo é cheio em qualquer lugar, hehehe.

3 dias em San Blas já da para relaxar bastante e curtir a vibe da ilha.

Recomendo você já entrar em contato com a agencia que fiz o passeio que lá eles tem uma relação de várias ilhas que eles trabalham e você já tem como reservar.

É meio duvidoso o processo mas dá certo.

Eu fiquei na Isla Diablo e recomendo fortemente, fiquei também na Senidup e recomendo mais ainda.

Tem um tópico sobre San Blas e vale a pena você dar uma lida.

No dia 02/02 visitaria o Canal ou o Casco Antigo. No dia 03 pela manhã pretendemos fazer umas compras, mas pouca coisa, pois temos 20 dias de viagem carregando a bagagem.

No dia 29 a tarde você poderia visitar o canal do panama sim

Eu fui a tarde e foi bem tranquilo.

Porém como o seu voo chega as 12 talvez não de tempo hábil de voce sair do aeroporto, ir para o hotel/hostel e depois ir para o canal.

Ele fecha as 5 se nao me engano.

E é um passeio demorado se voce quiser ver o museu e tudo mais.

Uma dica é no dia que voce chegar pode ir no Casco Antiguo ou no Panama Viejo.

Tentando tomar cuidado com o horario que fecha algumas igrejas e museu no casco.

Mas o bom de ir para la que voce ja fica para jantar.

Eu fui no canal do panama no dia em que voltei de san blas.

Deu super certo, deixei as coisas no hostel, e fui direto para o canal e sai na hora que fechou e consegui fazer tudo do canal (video, museu e ver os barcos passando em um por do sol legal).

Estou pesquisando alguns hostels ou hoteis mais em conta. Casco Antiguo realmente parece uma boa opção. Já ficamos em hostels algumas vezes, mas prefiro ficar em quarto privativo. Valeu pelas dicas.

Eu fiquei no Hotel Pension Corona.

Quarto de casal com banheiro privativo e um bom espaço interno.

35 U$$ a diaria do casal

Postado
  • Membros

Olá, felizzz

Valeu pelas dicas. Fico um pouco desconfiada pra reservar, mas como é ano novo vou ter que fazer isto por agora

. A lsla Diablo parece bem bonita mesmo. Acho que vou deixar o Canal pra depois que voltar de San Blás.

Claudia

• 4 semanas depois...
Postado
  • Membros

Se simulador for uma plataforma que se mexe, ela fica dentro do museu e o ingresso dá acesso a tudo hehe

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.