Ir para conteúdo

Panamá / Costa Rica / Nicarágua / El Salvador / Guatemala / México em 30 dias - Julho/Agosto


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Ótimo roteiro ? Seria um ótimo roteiro se o amigo tivesse 90 dias ::lol4:: Ou se for voando de um lugar para outro. Desculpe amigo tendo apenas 30 dias vc no máximo faz metade deste roteiro, eu fiz Guatemala e parte do México em 2010 e em 2011 fiz somente México. Vc tem das distâncias entre uma cidade e outra ? e das dificuldades que vai encontrar ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Respostas 29
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Fala, galera!

 

Ao contrário do que o amigo aqui de cima disse, deu tempo de fazer esse percurso sim, e em menos dias! Acabei embarcando no dia 6 de agosto e no dia 31 do mesmo mês eu já estava pegando meu avião em Cidade do México para Califórnia, de onde segui meu mochilão conforme o programado. Ou seja, no final das contas, consegui fazer quase todo esse roteiro em apenas 26 dias. Digo "quase todo" porque não tinha reservado nada antes de partir e tive que fazer algumas adaptações durante o percurso.

 

Entre os destinos que foram cortados estão La Fortuna, porque não consegui encontrar uma garantia de que pegaria o TicaBus no meio do caminho entre San José e Granada; o rolê até o lago Atitlán (Panajachel e Chichicastenango) por ficar muito fora de mão; Cancun, porque optei por fugir da grande quantidade de turistas na península de Yucatan; e Guadalajara, porque não tive tempo, disposição e dinheiro. Por outro lado, pude acrescentar outros lugares bem mais interessantes, como San Cristóbal de las Casas e Oaxaca, por onde passei no caminho entre Playa del Carmen e Cidade do México e pude mergulhar bem mais na cultura mexicana, além de visitar as ruínas zapotecas no Monte Alban.

 

Foi tudo bastante corrido, obviamente, mas não precisei ir voando de um lugar ao outro não. Com exceção do caminho entre a Colômbia e o Panamá - que só dá pra fazer pelo ar ou pelo mar -, eu fiz todo o trajeto por terra, usando o TicaBus, vans ou ônibus locais e econômicos, que na maioria das vezes eram velhos, com algumas baratas e lotados de famílias inteiras se dividindo em duas poltronas, e que muitas vezes estragavam no meio do caminho. (sensacional!)

 

Existem pessoas que gostam de viajar bem devagar e ficar bastante tempo em cada lugar, assim como existem outras que não se incomodam em cortar fora os dias de folga pra conseguir conhecer alguns lugares a mais. Desde que comecei a mochilar, tenho sido bem mais o segundo caso e até hoje nunca me arrependi. Gosto da idéia de me sentir como um nômade em uma longa jornada, recebendo estímulos completamente diferentes todos os dias. Talvez depois, quando eu ficar mais velho e não tiver tanta disposição pra aguentar tanto tempo dentro de um ônibus, eu mude. Mas por enquanto está tudo bem dessa forma e tenho me sentido bem mais realizado.

 

Depois desses 26 dias atravessando da Colômbia até o México, ainda peguei um vôo até a Califa, cruzei os Estados Unidos por terra de São Francisco até Nova York, peguei um vôo até Lima e fiz o famoso roteiro Peru-Bolívia-Chile, passando inclusive por Nazca, Machu Picchu e o Salar de Uyuni. Retornei pra minha cidade somente no início de novembro, depois de passar por 12 países em menos de 100 dias e ter a sensação de que tive a experiência mais intensa da minha vida.

 

Bom, por enquanto é isso. Se tiverem qualquer dúvida é só perguntar! Será um grande prazer ajudar a todos com o que estiver ao meu alcance!

 

Grande abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Mas então Diego, no final das contas 26 dias foi realmente corrido... Fico preocupado pq quero fazer no próximo ano Panamá, Costa Rica, Nicarágua, Honduras, Guatemala, Belize e México, quero fazer em 30 dias, mas pelo que vejo não vai dar. Vou ter que reservar 40 dias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Fala, rapeize!

 

Consegui manter a média de 50 dólares por dia sim! Incluindo transportes, hospedagens, rangos e entradas para os lugares que quis conhecer. Tudo sem muita mordomia, claro, mas dando pra sobreviver bem de boa. Se tiver as manhas de economizar, eu diria que dá pra planejar uma viagem dessas contando apenas com 50 dólares por dia mais as passagens de avião tranquilamente. Inclusive, a Copa e a Avianca são duas empresas ótimas com preços bem acessíveis, caso a idéia seja começar por Bogotá ou por Panamá.

 

Sobre a quantidade de dias, realmente, ficou corrido pra cacete fazer em 26. Mas isso vai do que e do quanto cada um quer conhecer. Por exemplo, conheci uma pessoa na viagem que passou dois meses só viajando por El Salvador, que é um país minúsculo. Acho que o lance é calcular mais ou menos o quanto quer conhecer de cada lugar e se basear nisso na hora de repartir os dias. Ou fazer como eu fiz: não reservar nem comprar nada antecipadamente além das passagens de ida-e-volta de avião, e no caminho seguir decidindo onde quer ficar mais e onde quer só dar uma passada.

 

Pra você ter uma idéia, o TicaBus demora apenas três dias pra ir de Cidade do Panamá até Tapachula no México. De lá, em mais uma pernoite de ônibus você chega em Cidade do México. Ou seja, em cinco dias você já consegue fazer o percurso. Agora é só pegar o restante dos dias e distribuir pelo caminho, levando em consideração os desvios e lembrando de deixar alguns dias de sobra pra alguma emergência. Em 30 dias dá pra fazer um rolê excelente já, mas se der pra pegar 40 fica melhor ainda!

 

Pro caminho que você quer fazer, Perio, eu sugiro que compre a passagem do TicaBus do Panamá até a Guatemala (USD150). Com ele você pode fazer o percurso todo e parar em todas as cidades que tiverem estação da empresa no caminho sem não pagar nada extra. De Guatemala City, segue pra Antigua e de lá cruza o país até Flores, se possível passando por Semuc Champey. De lá você pode optar por entrar no México por Bethel / Frontera Corozal e seguir para Palenque ou atravessar Belize e entr ar por Chetumal, já na península de Yucatan. De qualquer uma dessas cidades é possível chegar em México D.F. com uma pernoite em algum ônibus da ADO ou em poucas horas em algum vôo barateiro da VivaAeroMexico. Mas eu sugiro fortemente ir por terra e passar pelo menos por San Cristobal de Las Casas e Oaxaca no caminho.

 

Segue o caminho que eu percorri:

 

20121129230948.jpg

 

Entre os lugares que fui e que não estão na imagem, estão o vulcão Poás, próximo a Alajuela; Semuc Champey, próximo a Lanquin; Ruínas de Tikal, próximo a Flores; Chichen-Itzá e cenote Ik Kil, próximo a Valladolid; Ruínas do Monte Alban, próximo a Oaxaca; e Ruínas de Teotihuacan, próximo a Cidade do México.

 

Vou tentar fazer um resumão com algumas informações mais importantes e posto aqui junto com uma foto de cada lugar. Enquanto isso, podem seguir perguntando o que quiserem que eu respondo com tudo o que eu souber.

 

Grande abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Membros

Diego, muito legal essa trip sua.

 

marquei a minha para agosto deste ano (8/2013) e tenho varias duvidas, uma delas é a entrada no México, por Guatemala, via terrestre.

 

como é o procedimento do visto? é necessario? não estou encontrando informações sobre isso.

 

Agradeço se puder ajudar, pois tenho o voo de volta na cidade do México.

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Colaboradores
Diego, muito legal essa trip sua.

 

marquei a minha para agosto deste ano (8/2013) e tenho varias duvidas, uma delas é a entrada no México, por Guatemala, via terrestre.

 

como é o procedimento do visto? é necessario? não estou encontrando informações sobre isso.

 

Agradeço se puder ajudar, pois tenho o voo de volta na cidade do México.

 

Abraços!

 

Oi Niltto Dias:

 

Não vai precisar do visto, pois o México e o Brasil decidiram eliminar o visto de turismo. Para as datas que vc vem não vai precisar mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Fala, rapeeeeeize!

 

Bruno Colling Acosta, o clima tava excelente! Não tava tão quente e foram raros os momentos em que alguma chuva me atrapalhou.

 

d_costa, comprei o passe do TicaBus em Panamá City e foi bem de boa! É só chegar no guichê certo lá na rodoviária e pedir um passe pro percurso que quer fazer. Lembre-se de ter um agasalho por perto se for fazer algum trajeto noturno, pois costumam deixar o ar-condicionado no talo durante a noite. Outra dica é se ligar na localização das estações, já que em alguns casos ficam um pouco longe das áreas mais atrativas da cidade e dependendo do horário de chegada você acaba se sentindo forçado a se hospedar no hotel deles.

 

Niltto Dias, existem várias maneiras de entrar no México pela Guatemala, inclusive uma delas é indo direto com o TicaBus até Tapachula. Mas como minha idéia era atravessar a Guatemala em direção a Cobán, Semuc Champey e Flores (pra visitar Tikal), a melhor maneira que encontrei foi ir até Bethel e de lá pegar um barquinho de madeira que percorresse o rio e me levasse até Frontera Corozal, já do lado mexicano. Próximo da chegada você passa pelo posto policial, faz o procedimento de entrada normalmente e segue de coletivo até Palenque. Devo dizer que foi uma maneira bastante curiosa pra se entrar num país desenvolvido. Me senti como um fugitivo ou um imigrante ilegal! hahaha

 

Com relação ao visto, me parece que os governos brasileiro e mexicano estão trabalhando pra liberar a entrada pra turistas, assim como o michradu disse. Mas até onde eu sei as conversas apenas começaram e ainda não existe data para o novo modelo entrar em vigor. Ou seja, por ora, brasileiros que não tenham visto para entrar nos Estados Unidos ainda precisam tirar visto pra entrar no México.

 

Se tiverem mais dúvidas é só perguntar!

 

Grande abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...