Ir para conteúdo

Bolivia - Chile - Peru: 28 Dias - 9.000 Km - R$ 2.700,00 (De


Posts Recomendados

  • Colaboradores

O Aline, como outro mochileiro que irá fazer o mesmo roteiro do Leo em janeiro. Posso te dar uma opinião:

 

Acho que esta muito Corrido seu roteiro.

 

1 - Nunca faça o Chacaltaya no primeiro dia em La Paz. Não é legal você subir a 5500 metros de altura, não estando aclimatada.

Muitas pessoas cometem o mesmo erro, e um passeio bacana pode se tornar bem complicado. Até mesmo subir escadas já é dificil, imagina subir uma montanha ?

2- Ainda em La Paz. Pensa comigo, o passeio do Chacaltaya + La Luna ( digamos que tu pretende fazer no primeiro dia, e ressalto, não vale a pena) dura a tarde até umas 17 ou um pouco mais, Tu pretende conhecer Os Museus, Praças , Catedrais e ainda Andar no Mercado das bruxas em 1 manha ? Leva em conta deslocamentos ? Tempo pra comer ? Olhas as coisas com Calma e tal ? Pense Nisso !

3- Levando em Conta que tu quer ir Direto pra Uyuni, não é melhor tu pegar ou um ônibus direto, ou Ir para Oruro e depois para Uyuni ? Não sei sé é só 14 horas de viagem de La Paz até Uyuni não hein !! Creio que seja mais, e tu tem que levar em conta, que onibus na bolivia atrasa, e as estradas são péssimas.

4- Tem certeza que tu vai chegar em Spa ao 12:00 ? Se eu não me engano, tu vai para a fronteira esse horario ou mais, e da fronteira até SPA são umas 4 hrs. Ai, chegando, tu acha que vai conseguir pegar o passeio do Vale da Muerte ? Verifica isso ai viu, de acordo com o meu planejamento, vou fazer vale da muerte e Sandboarding no outro dia, pra não ficar tão corridão.

5- Sobre o Canion, dizem que vale a pena mesmo fazer o passeio de 3 dias, o de 1 dia, tu vai mais dentro do carro do que fora. E, imagina, se tu for fazer o El Misti, vai voltar quebrada da subida(pretendo fazer também), tem que avaliar se vale correr assim tbm.

6- Se conseguir, e tu curtir relaxar, tenta ficar aproveitar bem a Isla Del Sol. É considerada um dos lugares mais bonitos do nosso continente.

Resumo:

É aquela Historia, nós, mochileiros de primeira viagem queremos fazer tudo de uma vez, por ser muito fera tudo. Mas temos que ir com calma,

e analisar prioridades e outras coisas. No meu primeiro roteiro, queria fazer BSAS(Buenos Aires). hehehe ! Mas me ajudaram aqui, e o Leo foi um Desses !!

 

Bom, acho que é isso. Eis Minha Humilde Opinião.

Eu tenho um blog, e estou postando meu roteiro lá, que é basicamente o material do Leo aqui, mais algumas postagens pessoais minhas. Se quiser conferir, ta aqui na minha assinatura.

Bom, se precisar de algo, estou sempre por aqui.

 

Good Trip e Hasta Luego ::hãã2::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 295
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros

Oi Mauro!

 

Obrigada pelos toques...na verdade fiz o roteiro já imaginando que estaria apertado, mas tinha a esperança de estar enganada, rsrsrs

 

Agora vem a questão do que cortar,né?

 

De início iria viajar só pela bolívia, mas quando fui no Peru não deu para ir em Arequipa e estou looouca para conhecer o lugar. SPA na verdade só coloquei, porque pelo que li parece ser mais fácil depois do Salar ficar por lá para ir p/Arequipa do que voltar para uyuni e la paz para depois chegar em arequipa.

 

Enfim, tenho que tentar definir isso melhor. Sobre chacaltaya...na verdade seria no dia 18, no primeiro dia eu chego no final da tarde (16), dia 17 conheceria a cidade e no dia 18 faria chacaltaya, vc acha que ainda está muito cedo fazendo dessa forma?

 

Vou dar uma olhada se depois do Salar rola um avião para Arequipa e tiro SPA do roteiro, mesmo assim vai ficar apertado ainda...mas desistir de Arequipa denovo é difícil,viu?

 

Vou acompanhar seu blog!! Valeu pelas dicas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Tenta fazer o seguinte, chegando em Spa, Tu passa reto por lá, chega e pega o Bus para Arica - Tacna - Arequipa. Ai, saindo de lá, vai pra Puno, acho que ia ficar bem melhor pra você.

La Paz já esta a 4500 m de altura, se não me engano. Tudo depende da sua aclimatação !! As vezes, vale mais a pena tu fazer na volta la Paz, que acha ? Dizem que para se Aclimatar, vai uma semana, se tu subir o chacaltaya no final, acho que vai aproveitar mais !

E o Canion, as vezes, não vale a pena tu fazer o passeio de 3 dias ? Creio que vai aproveitar mais !! As vezes deixar de subir o El Misti valha a pena, mas ai é com vc ! Se quiser mesmo fazer o Canion. Eu mesmo vou subir o El Misti só !

15 dias é tenso, mas to consegue !

 

Outra coisa que da pra tu fazer é sair de La Paz, direto para arequipa, e de arequipa vai pra spa, e sai De Spa para o Salar. É mais caro, mas se não for problema, pode ser que fique melhor !! Ai, chegando em Uyuni, tu pode ou ir para Oruro e La paz, ou pode ir para sucre, e depois ir pra la paz de avião. Depende de quanto tu vai ter disponivel !

 

Se tu fizer ao contrário, vai gastar um pouco mais, mas pode ser que valha a pena ! Que Tal ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi Mauro,

Vi que está online, então vou responder rapidinho,rsrs

 

Eu estava fazendo pelo salar primeiro porque achei que não influenciava no tempo, e disseram que fechar o salar pela bolívia é mais barato do que por SPA, e porque queria deixar o mais cansativo (el misti) pro final. Mas vou ver o caminho inverso, mesmo sendo mais caro se eu ganhar tempo vale a pena. Como não estou gastando com passagens aéreas longas, o dinheiro está mais tranquilo. Agora animei denovo,rsrs.

 

Mas fica mais rápido como? Avião? Aí eu não passaria por Copa,né? Eu tentei olhar passagens nas companhias aéreas (TAM BO, aerocon, aerosur, BOA) mas os sites são muito fracos...vi pessoal comentando que os horários nem sempre estão certos de algumas, ou então que tem rotas que não aparecem no site.

 

Ou seja, SPA já cortei...num futuro mochilão pelo Chile passo por lá! Sobre o canyon, acho que prefiro o vulcão...se é que vou conseguir subir,rs, o máximo que já subi foi Pico da bandeira e Waynapicchu...sem frio e sem grande altitude. Mas estou começando a correr para pegar preparo físico!

 

E a idéia do chacaltaya por último é ótima...como não pensei nisso antes?rsrs

 

Obrigada mais uma vez! beijos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
...... vc vai ter que comprar isso no primeiro dia lá pq no dia 31/12 já tem umas tendas que nao abrem e depois do ano novo 1/3 só que abre até dia 05/01 mais ou menos.

 

Valeu Ale, ajudou sim!

Mas lembrando que você vai estar lá neste dia tb, você bem que podia fazer assim: “olha Léo, ta vendo aquela rua ali? É lá que tem saco de dormir...”

Ah... e o contato da casa de cambio que você ficou de mandar?

 

.... pela BOA a passagem de Santa Cruz para São Paulo na data que eu quero ainda está em torno de R$ 545,00, o que eu acho um preço bom, mas como não consigo comprar a passagem por aqui, to com medo dela aumentar quando eu chegar na Bolívia no dia 15/12 e poder comprá-la. e pra piorar td em moro em Campinas e não em SP, entao nem tenho como ir pessoalmente conversar no guiche deles em Guarulhos.

As passagens pela cias aereas brasileira seja saindo de laz paz ou santa cruz tb estão muuuito caras! as de santa cruz estão a partir de R$900,00.

Alguem jah comprou passagem pela BOA e pode me dar uma luz??? Obrigadaaa!

 

Elaine,

 

Eu mesmo choquei quando entrei no site da Gol pra ver o preço da passagem pra Santa Cruz. Ta mais de mil reais...esse caras tão loucos. Estes dias atrás, coisa de uma semana tava R$ 660,00 ida e volta SPO > Sta Cruz.

Eu nunca comprei pela BOA, mas já vi vários tópicos de pessoas que compraram. Mas vendo o valor de R$ 1.300,00 para são Paulo, sem dúvida compensa comprar pra Sta Cruz e depois pra Sampa, este trecho interno na Bolívia não vai sair mais de U$ 100,00 c/ taxas.

Acho que pra ter mais informações sobre isso você devia postar sua dúvida no tópico sobre transporte da Bolívia, que vai atingir um número maior de pessoas, inclusive aquelas que já usaram os serviços BOA.

Eu pretendo fazer o trecho LPZ>STC por ela e o valor continua o mesmo, então acredito que esta variação de valores se dá apenas nas viagens internacionais.

 

hola pessoal.... vou sair de campo grande dia 16 de dezembro....chego em corumba dia 17...alguém vai estar por lá pra continuar a viagem juntos?????

 

Yves,

 

Eu começo a trip dia 27, mas o melhor lugar pra achar companhia pra viagem é justamente nos tópico “Companhia pra viajar”, dá uma olhadinha lá tb.

 

Olá mochileiros!

 

Leo parabéns pela iniciativa do guia...acabei de encontrar esse tópico, amanhã pretendo começar a lê-la com calma. Mas já queria aproveitar e pedir uma ajuda pra vc e pro restante do pessoal com meu roteiro (OBS: não sei se devia abrir um tópico só para isso...acho que já tem tantos,né?). Estou indo para Bolívia, Chile, Peru. Eu quis colocar o máximo de coisas possíveis, pois vai saber quando poderei voltar né? A oportunidade é porque estou morando em Rondônia na fronteira com a Bolívia. Em outubro tive 8 dias e fui para Cuzco-Machu Picchu e Puno via Acre/Rio branco. E agora vou via Guajará-Mirim/ Guayara Merin (cidades fronteiriças). Enfim, minhas dúvidas são quanto ao tempo, se o planejado está apertado demais ou dá para fazer...coloquei alguns preços que encontrei em relatos por aqui e depois vou comparar com seu guia Leo. Se alguém souber de valores mais atualizados por favor nos informe. Obrigada a todos... Aí vai meu roteiro, não está detalhado não!! Abraços!!

 

Aline,

 

Antes de tudo muito obrigado!

Minha atualização de valores e tudo mais vai ser postada aqui até o fim da semana, confira.

Que doido você morar em Rondônia, conheço tão pouco sobre seu estado, você bem que podia aproveitar e dar umas dicas sobre sua região nos tópicos do Brasil.

Você fez um relato sobre essa trip pelo Acre?

Vou postar o que eu souber ou lhe dar dicas de onde pode incontrara as informações que busca.

O 1º dia eu não sei nem o que te falar sobre esse vôo, mas você sabe que essa TAM Bol é uma bosta né?...rsrsrs. Os melhores Hostels são estes mesmo, se curtir baladas procure o Wild Rover ou Loki que tb são bons.

O 2º deve mesmo ser usado pra aclimatação, então passeios pela cidade e compras devem ser feitas neste dia. Alectus, ajuda ai sobre as ruas que ela vai encontrar as melhores ofertas em La Paz. Chacaltaya somente no 3º dia, que ta com a programação OK (o que fazer e valores), com uma ressalva, se você não tiver certeza sobre o passeio para as minhas de prata em Potosi e estiver pensando em ir lá só pra isso eu descartaria a cidade e iria direto pra Uyuni às 19h00, pela todoturismo (Bol 230) em frente à rodoviária ou Trans Omar - http://www.todoturismo.bo / http://www.transomar.com

No 4º dia, se for direto de La Paz, ganha um dia no planejamento, chega de manhã e não precisa de hospedagem, mas se manter o roteiro procure pelo Hostel Magia del Uyuni -www.hostalmagiauyuni.com - Mais caro mas muito bom, Calefação, internet, Banho quente, tv a cabo, Lavanderia e Restaurante. Potosi > Uyuni inaugurou a aproximadamente

Não conheço essa Olivos, mas Colque Tours, Cordilheira Travel e Red Planet Expeditions são as melhores. Fatalmente este valor de Bol 700 só na Colque, mas acho que a experiência deles balanceia os 4x4 velhos.

Acho que seu maior problema pode ser em San Pedro. Você chega entre 14 e 15 hrs lá e vai embora no mesmo dia as 20hrs? Pq tantas opções de hospedagem se nem vai ficar lá?...Acho que devia curtir um pouquinho SPA, tira aquele dia de Potosi (turismo explorando pessoas nas minas ninguém merece), vai direto pra Uyuni (economiza na hospedagem lá tb), junta td e fica em SPA mais um dia que você não vai se arrepender.

Lá faça o Vale da Muerte de Bike P$ 7.000 com prancha de sandboard inclusa (é irado) no dia que chegar, não vá com agência...é muito perto (4km). Se tiver uma graninha sobrando faça o tour astronômico, cotei semana passada o valor de P$ 18.000, como estaremos em 6 pessoas saira por P$ 15.000/cada - http://www.spaceobs.com

Se der faça outro passeio no dia seguinte como salar de tara, Lagunas Miñiques e Miscanti, Gêiseres de El Tatio (muito diferente do Salar de Uyuni) ou ainda Laguna Cejar (impossível afundar).

Se decidir ir no mesmo dia para Arica, tente comprar a passagem de bus antes de sair de Uyuni para garantir lugar, pela internet com cartão de crédito internacional - http://www.turbus.cl , a passagem leito tá P$ 27.500, classe executiva P$ 18.000. Valores individuais.

Até Arequipa tá tudo certinho. Em Arica você tem de ir ao terminal internacional (do outro lado da rua) pra pegar o taxi pra Tacna que sai quando estiver lotado ao custo médio de P$ 2.500/p. Na cidade tem o famoso morro de Arica, com uma ótima vista da cidade, tb tem a primeira oportunidade de comer um Big Mac depois que saiu do Brasil (pode acreditar, você vai sentir falta do McDonalds), as boas empresas de Tacna até Arequipa são Moqueguas Tur e Oltursa - http://www.oltursa.pe (Sol 45)

Deu uma inveja danada (inveja boa viu) da sua ascensão ao El Misti, tai uma coisa que queria fazer mas acho que não dou conta. Sabe como é né...meio sedentário, fumante...é bom não arriscar, rsrsrs! Depois conta em detalhes como foi ok?!

Eco Tours é uma das mais indicadas se você quiser ficar em Chivay, mas opção de Cabanaconte tb é bem interessante e costuma ser um pouco mais barata, além disso você não precisa acordar tão cedo no 2º dia para ir ao mirador Del condor pq fica a apenas 20 minutos de lá (Chivay fica à 2 hrs e tem de acordar as 5 da matina). Também da pra fazer o Canyon de maneira independente, veja mais instruções aqui: canyon-del-colca-sem-agencias-t71990.html a Maria Emilia fez desta maneira em set/12 e deu tudo certo, inclusive ela indicou uma hospedagem bem supimpa lá, La Casa de Santiago http://lacasadesantiago.com/esp/index.php A má notícia é que a boleto para sulamericanos não é mais Sol 45 e sim 70. Chivay está no caminho entre Arequipa e Puno, demora aproximadamente 6 horas e o custo da passagem está mais ou menos 40 soles (ou dólares), Empresa é a 4M-Express http://www.4m-express.com com saída rumo a Puno a partir das 13h30.

O primeiro bus pra Copa é as 07h30, durma no lado Sul que tem infra estrutura bem melhor, procure o Residencial Yumani. Em Copa, Hotel Utama http://www.utamahotel.com ou Hotel La Cúpula http://www.hotelcupula.com. Sente do lado direito de Copa para La Paz.

Acho que até dá pra você manter seu planejamento inicial, mas tenha em mente que qualquer imprevisto pode significar deixar de lado uma ou outra coisa que planejou. Como o maior tempo de viagem você vai “perder” em Arequipa, deixe para cortar um ou outro passeio de lá, até pq tem um dia livre no seu planejamento que pode ser usado pra isso.

No mais...tenha uma ótima trip.

 

Estava lendo seu guia e notei que falta um Hostel muito bom em Cusco, chama "Wild Rover" (http://www.wildroverhostels.com/).....

 

.....Recomendo também uma agência de viagem que chama Cusco Hope. Entrei com contato com eles por email (cuscohope@hotmail.com) e comprei meu bilhete e mais de 3 amigos pra Machu Picchu + Huayana Picchu tranquilo....

Espero ter ajudado.

Abraços

Luiz Felipe

 

Opa Luiz...Wild Rover ta no meu roteiro sim, mas em Arequipa. Ficando em 2 dos WR você ganha um drink, ficando nos 3 ganha + 1 drink e uma camiseta “Wild Rover Survival”. Os 3 são em Arequipa, La Paz e Cusco. Pra quem ta afim de balada é uma ótima pedida.

Muito obrigado pela dica da agência, está nas minhas anotações.

Valeu.

 

Vou dar uma olhada se depois do Salar rola um avião para Arequipa e tiro SPA do roteiro, mesmo assim vai ficar apertado ainda...mas desistir de Arequipa denovo é difícil,viu?

 

Aline,

 

As dicas do Mauro são validas, mas acredito que se SPA está no roteiro só pra chegar à Arequipa você deve fazer o passeio no salar com transfer de volta a Uyuni, pegar o mesmo bus da todoturismo de volta a La Paz e de lá um bus direto pra Arequipa, via Desaguadeiro ou então inverter o final do seu roteiro, de La Paz pra Copa, Puno na sequencia e de lá para Chivay, terminando em Arequipa. De lá para La Paz é o mesmo esquema por Desaguadeiro. A Maria Emilia me deu esta dica sobre o trajeto de forma independente:

Leo,

Você pode fazer esse percurso independente (mais trabalhoso e mais barato)

Da região Cemitério (La Paz), embarcar em um ônibus/minibus/van até Desaguadero, algo em torno de 4 horas de viagem (fronteira aberta até por volta de 18 horas) chegando em Desaguadero (aí é uma loucura de gente) cuitado com "el ratones", "carteristas" e outros espertos, faça a imigração do lado boliviano e depois do lado peruano, vai ter que tirar cópia dos documentos, mais tem sempre uns garotos que ficam por lá para "fazer a correria" em troca de um poucos soles ou bolívianos. Logo depois da imigraccion, na avenida principal, tem uns ônibus/minibus/vans que partem rumo a Puno, Arequipa e outras localidades.

Maria Emília

 

Mas se preferir ir direto com alguma empresa, qui tem umas fotos das que fazem o trecho: bolivia-rotas-e-meios-de-transporte-t32598-615.html

Ah, to vendo seu papo com o Mauro sobre o Chacaltaya no fim...eu se fosse você considerava esta opção, mas deixava pra decidir lá. Geralmente em 2 ou 3 dias estamos adaptados a altitude, mas cada um tem um tempo de reação diferente. Tome chá de coca, masque folhas e leve Cibalena A do Brasil que ajudam com o Soroche.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

ow leo, isso de mostrar as ruas e tiendas lá eu já tinha te falado. posso mostrar tudo, mesmo pq bater perna em la paz é meu forte. uahuahuaha.

Quanto a casa de cambio, faz assim, liga na deboni (0xx)67 3026-0444 e fala com a brisa. ai vê quanto ela faz, diz a quantidade que vc quer comprar e chora bastante. depois, voce liga na Parcan (0xx)67 3326-3662 e faz a mesma coisa, ai vc diz assim, olha eu encontrei a tantos reais (um ou dois centavos a menos que realmente vc tenha encontrado), voces combrem a oferta, pq eu quero fechar com vcs. e ai vai fazendo leilão entre elas. geralmente são os melhores valores de cambio em campo grande - MS. ah, no VTM elas conseguem abaixar ainda mais.

 

Uma dica é pegar e juntar com o pessoal que for com vc, tipo se cada um for levar usd$ 1000 e for em 6 dá 6000, ai vc diz que quer comprar isso e tal, ai eles fazem um desconto bem melhor, por causa da quantidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi Leo,

 

Muito obrigada pelas dicas!

 

Eu sou mineira de Belo Horizonte, mas desde abril estou morando no interior de Rondônia...meu marido se voluntariou para ser médico em região de fronteira, e aqui estamos vivendo a experiência da selva, pena que em janeiro já acaba! Como estou em um lugar bem remoto não posso falar nada de Rondônia, conheci muito rapidamento Porto Velho e Ji-Paraná. Onde moro é lindo, na beira do rio Gaporé, com um fantástico por-do-sol, botos, araras de todas as cores, jacarés, tartarugas, macacos,besouros gigantescos e muuitos insetos, a noite o céu tb é fantástico. Moro em um distrito do município de Costa Marques, a 40km de estrada de terra, chama Forte Príncipe da Beira, é um forte que foi construído pelos portugueses e redescoberto pelo marechal Rondon...é bem bonito tb!

 

Sobre a viagem de MP, não fiz o relato...fiquei pensando que eu não "descobri" nada de diferente de tudo que li aqui, então não seria útil para as pessoas...

 

Sobre a TAM BO já me falaram de "belezinha" que é, rsrs. Mas é a única que consegui ver os horários, mas sei que a BOA tb faz o trecho, vou lá em Guayara uns dias antes confirmar os dias e horários e ver se dá pra ir na BOA.

 

Potosi eu quero muito ir, esse negócio de turista ver trabalhador ser explorado é estranho...mas a gente não vê e vive isso todos os dias? talvez com intensidades diferentes, ou talvez com banalização maior de certos tipo de exploração. O que me chama a atenção é poder conhecer a história desses trabalhadores, e ver a realidade daquilo que apenas li ou vi em filmes vai ser marcante. Tem aí tb um interesse "profissional", sou enfermeira e faço mestrado em Saúde do Trabalhador!!

 

Sobre SPA, realmente coloquei no roteiro só por achar que seria mais rápido fazer salal-spa-arequipa, do que voltar por uyuni-la paz (por causa do trecho ruim da estrada + período de chuvas). Se não é mais rápido posso fazer essa volta mesmo!! Prefiro Arequipa, porque numa viagem futura sei lá, argentina, uruguai e chile...não iria fazer sentido subir tanto só para ir em uma cidade,né?

 

quanto ao El Misti, pode deixar que te falo sim, tomara que eu consiga chegar até o topo!! Vi em vários relatos que de uns 6 que começam a subida só und dois vão até o final!!

 

Ah, outra coisa que poderi otimizar meu tempo, vi que existem passeios de 2 dias pelo Salar, vc sabe onde encontro detalhes maiores dos locais que esse passeio deixa de passar? Porque aí eu poderia fazer o canion del coca de 2 dias (sem trek. pois já vou estar pifando nessa altura da viagem,rsrs)

 

obrigada!

 

Amei todas as dicas e principalmente os sites de transporte, essa questão de horários de trajeto acho que é o que mais pega!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Uma dica é pegar e juntar com o pessoal que for com vc, tipo se cada um for levar usd$ 1000 e for em 6 dá 6000, ai vc diz que quer comprar isso e tal, ai eles fazem um desconto bem melhor, por causa da quantidade.

 

Pois é rapaz...é justamente isso que eu tô pensando, pela conta que fiz com a galera vão dar uns 10 mil dolares...ai sim temos um ótimo poder de barganha. Vô ligar e fazer as cotações...valeu

 

Oi Leo,

 

Muito obrigada pelas dicas!

Eu sou mineira de Belo Horizonte, mas desde abril estou morando no interior de Rondônia...meu marido se voluntariou para ser médico em região de fronteira, e aqui estamos vivendo a experiência da selva, pena que em janeiro já acaba! Como estou em um lugar bem remoto não posso falar nada de Rondônia, conheci muito rapidamento Porto Velho e Ji-Paraná. Onde moro é lindo, na beira do rio Gaporé, com um fantástico por-do-sol, botos, araras de todas as cores, jacarés, tartarugas, macacos,besouros gigantescos e muuitos insetos, a noite o céu tb é fantástico. Moro em um distrito do município de Costa Marques, a 40km de estrada de terra, chama Forte Príncipe da Beira, é um forte que foi construído pelos portugueses e redescoberto pelo marechal Rondon...é bem bonito tb!

 

Posta uma fotos deste forte pra gente ver...Eu adoro esse lance de turismo ecológico e pelo que você disse parece ser um roteiro muito bom...mas falta estrutura não é?

 

Sobre a viagem de MP, não fiz o relato...fiquei pensando que eu não "descobri" nada de diferente de tudo que li aqui, então não seria útil para as pessoas...

 

Não pense assim...o seu ponto de vista sobre o mesmo assunto ou situação pode resultar em uma perspectiva muito diferente de outra pessoa...Toda dica é válida e toda ajuda acrescenta. Na pior das hipóteses, ver dois relatos de pessoas diferentes, com as mesmas dicas, no mínimo dá veracidade a cada um deles e nos faz acreditar que as informações são verdadeiras...

 

Sobre a TAM BO já me falaram de "belezinha" que é, rsrs. Mas é a única que consegui ver os horários, mas sei que a BOA tb faz o trecho, vou lá em Guayara uns dias antes confirmar os dias e horários e ver se dá pra ir na BOA.

 

No site da Boa, você deve escolher o vôo, depois que passar pra próxima tela, tem um quadradinho do lado esquerdo do nº do vôo que indica os horários e valores do mesmo.

Prefira BOA, parece ser de melhor qualidade e menor custo.

 

Potosi eu quero muito ir, esse negócio de turista ver trabalhador ser explorado é estranho...mas a gente não vê e vive isso todos os dias? talvez com intensidades diferentes, ou talvez com banalização maior de certos tipo de exploração. O que me chama a atenção é poder conhecer a história desses trabalhadores, e ver a realidade daquilo que apenas li ou vi em filmes vai ser marcante. Tem aí tb um interesse "profissional", sou enfermeira e faço mestrado em Saúde do Trabalhador!!

 

Quer saber...vc tem toda razão!!! Vemos e aceitamos a exploração dos outros todos so dias e fingimos que está tudo bem, mas quando é um povo mais pobre e sofrido chegamos a lenha...É tudo culpa da “+ valia”... o lucro só é possível sob exploração do suor do próximo. Além do que...o crescimento profissional pode ser um diferencial, pense nele quando ficar enojada com o trabalho nas minas...

 

Sobre SPA, realmente coloquei no roteiro só por achar que seria mais rápido fazer salal-spa-arequipa, do que voltar por uyuni-la paz (por causa do trecho ruim da estrada + período de chuvas). Se não é mais rápido posso fazer essa volta mesmo!! Prefiro Arequipa, porque numa viagem futura sei lá, argentina, uruguai e chile...não iria fazer sentido subir tanto só para ir em uma cidade,né?

 

Não iria mesmo...e Arequipa é linda!...dá vontade de morar lá....

Outra coisa...tem milhares de pacotes, dicas, e tudo mais sobre SPA. Não que aconselho turismo de agência com pacote fechado...mas é uma opção. Agora procura isso pra Arequipa...parece que as agências no Brasil ignoram sua existência....

 

quanto ao El Misti, pode deixar que te falo sim, tomara que eu consiga chegar até o topo!! Vi em vários relatos que de uns 6 que começam a subida só und dois vão até o final!!

 

Vou cobrar!!!

 

Ah, outra coisa que poderi otimizar meu tempo, vi que existem passeios de 2 dias pelo Salar, vc sabe onde encontro detalhes maiores dos locais que esse passeio deixa de passar? Porque aí eu poderia fazer o canion del coca de 2 dias (sem trek. pois já vou estar pifando nessa altura da viagem,rsrs)

 

Uma imagem vale mais que mil palavras....:

20121128185517.png

 

Dá uma olhada nesse site...é um pouco antigo e os valores estão desatualizados, mas as informações continuam precisas...

http://diariodemochileirojr.blogspot.com.br/2010_12_01_archive.html

 

obrigada!

Amei todas as dicas e principalmente os sites de transporte, essa questão de horários de trajeto acho que é o que mais pega!!

 

Opa...tâmo aqui pra ajudar e ser ajudado!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

leo, só dá uma olhada que, se nao me engano, assima de 10.000 reais tem que declarar pra receita federal e tal, então se vc for comprar pra todo mundo, leva uma cópia do CPF de mais umas duas pessoas e uma autorização pra comprar pra elas, ve na agência isso por telefone mesmo que eles te informam. só pra nao dar dor de cabeça depois com o leão, uahauhauhaua

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...