Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Bolivia - Chile - Peru: 28 Dias - 9.000 Km - R$ 2.700,00 (De

Postado
  • Membros

Olá Mochileiros,

O projeto mochilão postado para download no link abaixo compreende o trajeto mais clássico dos mochileiros por Bolívia- Chile – Peru e tem duração de 28 dias, com o menor gasto possível (previsão de R$ 2.700,00).

Os valores foram calculados com o câmbio do dia 20/04/2012 e como o projeto demandou algum tempo para ficar pronto houve uma flutuação dos valores, porém com a planilha que consta no fim fica muito fácil uma conversão/atualização.

Os custos são individuais, em moeda local com parâmetros em Reais e Dólares.

O trajeto compreende aproximadamente 9.000 km sem deslocamento aéreo, começando por Três Lagoas/MS onde moro, entrada e saída pela Bolívia, através do Trem da Morte seguindo o roteiro (e suas principais atrações) abaixo :

Três Lagoas/MS

Campo Grande/MS

Corumbá/MS - PANTANAL

Puerto Quijarro/BOL – TREM DA MORTE

Santa Cruz

Sucre - CAPITAL CONSTITUCIONAL

Potosi - CERRO RICO

Uyuni/BOL - SALAR DE UYUNI

San Pedro do Atacama/CHI - DESERTO DO ATACAMA

Arica/CHI - OCEANO PACÍFICO

Tacna/PER

Arequipa - CANYON DEL COCA

Nazca - LINHAS DE NAZCA

Ica - OÁSIS HUACACHINA

Pisco - PARACAS E ILHAS BALLESTAS

Ica - HUACACHINA

Cuzco - VALE SAGRADO

Aguas Calientes - MACHU PICCHU

Machu Picchu - HUAYNA PICCHU

Aguas Calientes

Cuzco

Puno/PER - ILHAS OROS

Copacabana/BOL - LAGO TITICACA

La Paz - TIAHUANACO/DOWNHILL

Santa Cruz/BOL

Campo Grande/MS

Três Lagoas/MS

Em todo o projeto existem referências (links, telefones, endereços) que podem ser consultadas das cidades, hostels/hotéis, restaurantes, passeios, transporte e custos.

O deslocamento é ilustrado pelo Google mapas dando ao viajante noção dos arredores das cidades e instruções dos objetivos da visita a cada uma delas, sua história, o que tem pra ser feito, os passeios, museus, igrejas, parques, a gastronomia local e até a vida noturna.

O mochileiro também vai encontrar dicas importantes de como economizar tempo, dinheiro e dor de cabeça e vai poder aguçar a curiosidade e vontade de viajar vendo as fotos e olha que são muitas (136 ao todo).

No final há dicas gerais dos países, sobre dinheiro e mapas turísticos das principais cidades e lugares visitados.

O layout e as primeiras informações deste projeto utilizaram a base do roteiro de Luciano Vargas o qual agradeço muito pelo apoio e dicas.

As dicas, aliás, são o grande trunfo do roteiro todo, super atualizadas, com informações de muitas pessoas, em especial do Helderzito, cara que sabe descrever como ninguém o que passou e super atencioso nas respostas. Também utilizei parte do projeto dele.

A principal intenção deste post é além de devolver aos mochileiros a ajuda indispensável que eu tive deles, poder contar mais um pouco com os viajantes mais experientes, que já percorreram o roteiro e que poderão dizem quais os furos que existem no projeto, onde está o erro e principalmente como corrigir.

Obrigado a todos e segue o link:

mochilao-peru-bolivia.rar

____________________________________________________________________________________________________________

ATUALIZAÇÃO DO PROJETO

05/12/2012

Peço a gentileza de quem souber os valores que faltam em alguns passeios dos passeios, que me informe para que eu possa atualizar.

Muito Obrigado,

LeoTaco

Bolívia-Chile-Peru.xls

Editado por Visitante

• Respostas 295
  • Visualizações 67k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Autor
  • Membros

Valeu Alemão...

e ai vc vai sair dia 05/01 mesmo? viu pela atualização que postei se a gente se tromba em algum lugar?

Postado
  • Membros
Valeu Alemão...

e ai vc vai sair dia 05/01 mesmo? viu pela atualização que postei se a gente se tromba em algum lugar?

Positivo, a única certeza até agora é que vamos sair no dia 05\01 de São Paulo, ainda tenho que levantar informações dos hostel, tipo endereço, fones e valores. Sim baixei sua planilha mas ainda não a olhei detalhadamente, pois tem um detalhe no meu roteiro, logo no começo, até então estava querendo pegar o trem no próprio dia 5, mas não dará tempo

então vamos tentar para o dia 6, isso vai modificar as datas do meu roteiro em um dia. Mas vou bater com calma nossas planilhas para ver se dá para tomar umas brejas ai..blz

hoje fui pegar o certificado internacional da vacina Febre Amarela, dos documentos agora não falta mais nada.

Postado
  • Autor
  • Membros

Pego o meu sexta em Campo Grande;.

Aqui não tme posto internacional de vacinação...

Vc já considerou a possibilidade de fazer o percurso de P. Quijarro até Sta Cruz de bus?

è mais barato, + rápido e com + opções de horários.

Eu vou só volta de Sta Cruz até quijarro no trem da morte.

Se vc for seguir para sucre compensa considerar o bus por causa do horário que o trem chega lá..

Postado
  • Membros
Pego o meu sexta em Campo Grande;.

Aqui não tme posto internacional de vacinação...

Vc já considerou a possibilidade de fazer o percurso de P. Quijarro até Sta Cruz de bus?

è mais barato, + rápido e com + opções de horários.

Eu vou só volta de Sta Cruz até quijarro no trem da morte.

Se vc for seguir para sucre compensa considerar o bus por causa do horário que o trem chega lá..

Em relação a esse trecho vou fazer de trem mesmo, pois um dos pontos principais da minha viagem é Trem da morte (mesmo que ele não seja mais da morte.rs), MP e Down hill em La Paz, claro que farei vários outros picos, mas as minhas prioridades são essas. E também talvez na volta eu faça de bus Sta Cruz a P. Quijarro, pois acredito que estaremos só o prego da viagem, isso se realmente for mais rápido e confortável e barato.rs

Sta Cruz a Sucre estou pensando em fazer de avião, li alguma coisa que é muito demorado e um tanto quanto perigoso a estrada, se for essa média que li nos tópicos entre 50 a 60 dolares, vou fazer de avião mesmo.

se encontrar alguma coisa boa de seguro viagem, bom e barato, me dá um toque, vou fazer um.

Postado
  • Membros

Leo, pro certificado internacional de vacina, se liga nos horarios de funcionamento da anvisa no aeroporto aqui em CG, pq eles atendem só em horario comercial e fecha pra almoço se nao me engano.

Postado
  • Membros

Fiz essa trip esse ano.

*Compre roupas em Potosi, tem uma ruazinha proxima ao mercado municipal, pergunte ao recepcionista do seu hotel que ele te indica exatamente onde é.

*Evite comidas estranhas em lugares estranhos, o piriri é certo.

*NÃO FAÇA A TRAVESSIA DO DESERTO COM O THIAGO TOUR

*LEVE MUITA AGUA PARA O DESERTO. MUITA. São 3 dias de travessia e eles regulam sua água até vc morrer de sede.

*Se quiser economizar, fique só 2 dias em San Pedro de Atacama lá é CARO

*Passe um dia em Arica, é lindo e vale a visita com calma

*Se estiver chovendo nao se alongue em Arequipa

*Dê preferencia ao Hostel WildRover, tem em Arequipa, Cusco e La Paz. O preço é bom, a comida espetacular e tem as melhores nights de todos ;) essa é uma otima dica

*Se for chegar a algum lugar numa sexta feira, lembre-se de fazer o check in na cidade anterior com pelo menos 2 dias de antecedencia.

*Leia meu blog, lá tem quase tudo o que precisa saber. Ainda estou na metade do relato por lá, mas vale para ter uma outra visão dessa trip.

passeandoporai.tumblr.com

Postado
  • Membros

Leo,

Perdão, agora que vi esse post, mais ainda da tempo de responder.

Oi Maria Emilia,

Vi em outro tópico que vc prometeu seu relato até o fim do ano, não esqueça que eu, Allectus e mais uma galera de gente esperamos ansiosos por ele, com a sua "cara", cheio de detalhes e informações super relevantes.

O importante mesmo é que vc se divertiu e chegou sã e salva em casa. É o mesmo que esperamos pra nós!

Também vi que vc deu maiores detalhes sobre o trajeto até AC, passando pela Hidrelétrica no tópico de Cusco e Valle Sagrado que copio agora:

Tb tô super sem tempo e lhe peço desculpas por não ter respondido antes, mas seguem as primeiras dúvidas abaixo.Muito obrigado pela sua prestatividade.

1º Quanto sairia este pacote + trem ida e volta da hidrelétrica até AC, sem MP? A ecônomia total gira em torno de U$ 70,00 (em relação à ir de Ollanta > AC [trem PeruRail] e voltar por lá), mas perde-se praticamente 1 dia pra ir e outro pra voltar. Esta rota parece estar muito mais simples do que haviamos conversando antes, onde tinha que se fazer várias baldeações, mas além do custo, pq acha mais interessante esta alternativa? (pq to achando que os 2 dias que se perde valem mais que os U$ 70,00)

Preferi fazer pela hidro + trilha, pois na outra vez (2008) tinha ido da forma tradicional (passeio pela vale sagrado, ficando em olanta e depois seguir de trem até AC)

2º Em Cusco tô pensando em ficar no Piriwana, vc comentou sobre o "Pirwa del Corregidor" na calle suécia, mas ficou no Tambo de Monteiro. Entre os 3 qual acha melhor p/ quarto privado, independente do baño?

Fiquei no Tambo, pois no Pirwa del Corregidor, na calle Suecia, encostado na plaza de Armas, só tinha um quarto que ia vagar depois das 10 horas e o valor estava em 60 soles (com choro, para brasileiros ::mmm: ) por pessoa, no Tambo, pagamos 40 soles (para duas pessoas) por um quarto privado, com 4 camas, mais sem banho privado (adorei o quarto pois era enorme e de frente para a rua), o Piriwana não conheço :idea::idea::idea: ou não estou lembrando ::hein:

3ºMollendo estava na sua programação ou foi algo que descobriu por lá? o que tem de interessante além do mar?

Não estava em nossa programação, foi escolha de última hora para um final de semana a beira mar e se mostrou muito boa, embora a cidade só seja "agitada" no verão, quando esta lotada de banhistas, estão tivemos "praia particular" ::otemo::::otemo:: foi uma nova e ótima descoberta ::cool:::'> ::cool:::'>

4º Vc fez o trekking independente no Canyon del Coca seguindo as instruções do Sandro não foi? Dá mais detalhes?

Pelo que entendi vc pegou o bus da Andalucia até Cabanaconde (horário?) e dormiu por lá, acordou cedo e foi ao mirador del condor(?) e de lá pra San Galle? são pro mesmo lado? e de San Galle à Arequipa como vc foi? è fácil se perder no trekking?...bom são muitas dúvidas, mas pra que vc entenda: nosso grupo quer fazer o passeio pelo canyon, porém apenas eu e minha namorada queremos fazer trekking. Ao que parece, dormir em Cabanaconte para ir ao mirador é mais vantagem, pois podemos acordar um pouco mais tarde e as hospedagem parecem ser + baratas (tô falando besteira?), inclusive foi a opção de Cabanaconte que coloquei em meu roteiro. Meu grupo também quer curtir as piscinas de La Calera então fiquei pensando se dava pra conciliar parte do grupo em Chivay e La Calera enquanto eu e minha namorada fazemos o trekking até San Galle (dizem que lá também existem piscinas termais, verdade?) e então nos reuniriamos todoos para voltarmos até Arequipa. Será que expliquei bem? obs: que pousada supimpa essa tal de "La Casa de Santiago" heim?!

Sim, utilizei as opções descritas pelo Sandro.

Os ônibus para Chivay, Yanque e Cabanaconde (última parada) saem de Arequipa do TerraPuerto (que fica ao lado do Terminal Terrestre, que é onde vc vai chegar).

Eu chequei em Arequipa, vinda de Cuzco por volta das 7 horas da manhã e já comprei passagem para Cabanaconde para o horário das 8 horas na empresa Andalucia (tem mais duas empresa, a Señor de Milagros e outra que não lembro o nome), guardei minha mochila maior em um guarda volume do próprio terminal e levei só uma menor de ataque (para não ficar carregando peso), o ônibus depois de passar por várias cidades peuqenas e Chivay (por volta das 11/12 horas) chega em Cabanaconde por volta de 14/15 horas) lá é a última cidade da linha de ônibus normal no interior do canion, tb tem guias e prestadores de serviços que podem serem contratados para fazer as trilhas, pelo que me informei, tb algum tipo de transporte que saem até Sangalle, mais no fundo do cañion ou vc pode chegar lá pelas trilhas.

Estando em Cabanaconde, passeamos bastante por lá (a cidade é minuscula) chegamos até uns miradores que tem nos arredores da cidade (no hotel eles fornecem um mapa das redondezas) e no final da tarde já vimos vários condores retornando para seus ninhos, no outro dia cedo, o primeiro ônibus rumo ao mirador cruz del condor saí da plaza de armas (o centro da cidade, em frente a catedral) às 6 horas, é nesse ônibus que vão os vendedores, que fazem a feira no mirador, e os trabalhadores de um museu que esta sendo construido, antes do mirador, então quando vocês chegarem lá vai estar vazio de turista, somente você e os vendedores, lá pelas 7/8 horas e que começam a chegar as vans com as levas de turistas ::hahaha:: , aí é uma bagunça só ::xiu::

Como não fiz as trilhas lá, quando saí para o mirador já levei as mochilas e de lá, pechinchei nos vários ônibus/vans de turismo para conseguir dois lugares para voltar até Arequipa, eu e meu irmão conseguimos voltar por 20 soles cada (a primeira pedida foi 70 soles, aí vc faz cara de desentendido e diz que não, no final eles acabam aceitando) voltando desse jeito você faz as paradas do pacote, pagando 1/3 do valor do pacote contratado em Arequipa, pois normalmente o pacote de 1 dia para o canion saí por volta das 3 horas da manhã de Arequipa e vai direto para o mirador e na volta é que vai parando nos outros locais, inclusive em La Calera (as águas termais)

Necessitando de mais informações, estamos aqui.

MAria Emilia

Editado por Visitante

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.