Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Parque Nacional da Serra do Cipó e arredores

Postado
  • Membros

São Gonçalo do Rio das Pedras

Cachoeia do Comércio - centro da Vila!

O descanso repousa nas ruas de estradas de terra e no casario secular que caracterizam o distrito de São Gonçalo do Rio das Pedras. Logo ao chegar é possível conhecer o Rancho dos Tropeiros, nominado assim graças aos grupos de pessoas que formavam tropas para transitar alimentos para os garimpos de Minas Gerais no século XIX. O local preserva duas igrejas de grande destaque: a Matriz de São Gonçalo e a Nossa Senhora do Rosário. Para quem procura por lazer e quer manter um contato direto com a natureza, São Gonçalo oferece diversas opções. São Gonçalo do Rio das Pedras é famoso por sua paisagem bucólica que oferece tranquilidade, ar puro e águas límpidas.

Em 1789, Domingos Barbosa descobriu a região de São Gonçalo do Rio das Pedras, onde mandou erguer uma capela em homenagem ao santo São Gonçalo, que posteriormente nomeou a região. Sabe-se que a origem do distrito de São Gonçalo do Rio das Pedras está intimamente ligada a exploração do ouro, e já desde o século XIX se tornara um grande centro comercial, por onde transitavam os garimpeiros e tropeiros que abasteciam a região.

O distrito pertence ao município de Serro, que desde de sua criação em 1871 traz os legítimos traços da mineiração, representados pelo seu casario e pelas igrejas Matriz de São Gonçalo e Nossa Senhora do Rosário. Em frente à Igreja de Nossa Senhora do Rosário está a casa de uma personagem marcante do lugar, dona Chiquinha, uma fazendeira poderosa que pertenceu a uma época em que Diamantina recebia o nome de Arraial do Tijuco, e a Coroa Portuguesa ainda tinha o monopólio sobre o ouro extraído da região. Do ponto de vista cultural, São Gonçalo do Rio das Pedras preserva tradições antigas repassadas de geração para geração

• Respostas 250
  • Visualizações 86.8k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Featured Replies

Postado
  • Membros

Boa noite,

Dá uma olhada nesse link que na verdade é o mesmo citado acima, mas com informações mais atualizadas: http://www.clubedosaventureiros.com/guia-de-trilhas/76-guia-trilhas-serra-do-cipo-mg/691-indice-guia-trilhas-serra-do-cipo-mg'>http://www.clubedosaventureiros.com/guia-de-trilhas/76-guia-trilhas-serra-do-cipo-mg/691-indice-guia-trilhas-serra-do-cipo-mg

Se quiser outras trilhas é só acessar a pagina principal do guia: http://www.clubedosaventureiros.com/guia-de-trilhas

Qualquer dúvida que restar é só perguntar.

Abraços

Hugo

Postado
  • Membros

TRAVESIA LAPINHA TABULEIRO, SIN GUIA

Braulio es muy amable, me ayudó mismo, y no tengo palabras para agradecer !!!!

increìble, seguro voy a voltar a Lapinha,

hay muchos lugares bonitos y trekkings de varios dìas!!!!

Aquì van algunas fotos:

20100526202206.jpgAna Benta

20100526202731.jpgcamino a casa de Dona Maria

20100526202955.jpgDoña Marìa

20100526203203.jpgMi compañera de viaje en Tabuleiro por cima (nos perdimos )

20100526203334.jpgDoña Marìa camino a Tabuleiro con mi mochila

• 6 meses depois...
Postado
  • Membros

Olá pessoal,

Estou querendo ir para a Serra do Cipó, meio que na louca para passar o ano novo. É a melhor época? O que me aconselham? To saindo de Brasília.

Beijos, Larissa

Postado
  • Membros

Hola,

Adoro Minas Gerais, y Serra do Cipo es un lugar genial como base para caminatas fantàsticas, yo viajo siempre sola y en Cardenal Mota me siento como en mi casa, siempre me alojo en la Pousada Paloca da Serra de Pepè y Eliane. En general pido mototaxi hasta el comienzo de la trilla y camino todo el dìa.

Saludos,

Perla

Postado
  • Membros
Olá pessoal,

Estou querendo ir para a Serra do Cipó, meio que na louca para passar o ano novo. É a melhor época? O que me aconselham? To saindo de Brasília.

Beijos, Larissa

Oi Larissa tudo bem com você?

Você escolheu ir para um lugar muito lindo, o Cipó eh muito perfeito, não por ser morador da região e conhecer bastante a Serra, mas por verdadeiramente ser.... você pretende passar o reveilon lá, acho que está até meio em cima da hora p responder sua pergunta, mas se ainda conseguir, entra em contato com algumas pousadas, não sei como será o seu tipo de viagem, com um pouco mais de grana ou mais controlada, enfim, indico duas com preços razoáveis e um conforto bacana.

POUSADA SITIO XODÓ, procure falar com Dona Nair, muito gente fina e a pousada tem um café da manhã muito mas muito bom....

BANANA CIPÓ, procure a Sônia ou o Bruno. Diga a eles que me conhece, amiga do ANGELO DO PADRE EUSTÁQUIO, aí fazem um desconto p vc....

Ambas se vc colocar no google vc acha o telefone.

Nesse site vc acha várias opções de pousadas: http://www.guiaserradocipo.com.br/hosp_pousadas.php

OUtra coisa, não é assim uma melhor época, por ser fim de ano virada e tasl, as pousadas ficam cheias e os campings tb, salve que nestes ultimos dias estão ocorrendo muitas chuvas e é um fator meio perigoso para quem acmapa na serra, pois ocorre muita tromba dagua e chuvas de cabeceiras em cachoeiras o que já aconteceu outras vezes e casos de fatalidade por essas chuvas, mas é só um alerta devido às chuvas ok?

Melhor época mesmo é fora de temporada onde vc tem um parque mais limpo e menos cheio nas cachoeiras, Você indo sem ser uma temporada de férias ou feriados, vc curte mais e aprecia muito mais, mas isso é bem particular e vai de cada um né....

PErtin do Cipo, tem um lugar que se chama Santana do Riacho e pertin de Santana existe um lugar que se chama LAPINHA DA SERRA, e vale muito a pena ir lá e conhecer, eh LINDO p Cramaba Larissa... Se chegar na Lapinha, procure o WANDICK, primo do Bráulio e a um camping que já deve se rpousada chama-se CAMPING das BROMELIAS, o dono é o Bráulio e lá vc encontra o WANDICK para ser guia de vcs na Lapínha e olhe, devem sim ficar uns 3 dias na Lapinha p ir no Lajeado, e em outros lugares lindos de lá, além de subir o PICO DO BREU....

Nesse site tem umas infos e fotinhas de lá....

http://www.lapinhadaserra.com.br/

Diz ao Wandick que o ANGELO do PADRE ESUTAQUIO indicou vcs tb.

No mais é isso

Espero ter ajudado vc.... rs

Bjão e boa virada se for p serra.....

::kiss::

Postado
  • Membros

Concuerdo con Angelo,

gracias a los consejos aquí del Foro conocí a Braulio,

una persona super amable que me ayudo muchísimo en mi visita a Lapinha!!!!

Vale el paseo, un lugar aislado, con mucho, mucho encanto!!!!

Las caminatas por esos lares son bonitas, yo hice la travesía a Tabuleiro sola y conocí a las dos viejitas que moran solas en la montaña, Ana Benta y Doña María, unas genias!!!!

Perla

PD: en serra do cipo, siempre voy a la pousada Paloca da Serra de Pepé y Eliane, desde allí parto a recorrer cachoeiras, o pido carona, llego al Parque y con caballo alugado llego hasta el Canyon.

• 1 mês depois...
Postado
  • Membros

FIVETECH BRASIL

sabe me informar se no carnaval la fica mto lotado??

tava qrendo ir para lá..

obrigada

Postado
  • Membros
FIVETECH BRASIL

sabe me informar se no carnaval la fica mto lotado??

tava qrendo ir para lá..

obrigada

Oi mocinha, tudo bem?

Se a Lapinha fica cheio??? FICA SIM, e nãio é pouco não... gerlamente aqui na região da Serra do Cipó em qualquer que seja o feriado, sempre cheio.... SEMPRE!!! Portanto se deseja ir, já tens que estar contactando seu local de hospedagem e horario dos onibus se for de Bus....

Dá um jeito de verificar isso se vc for p/ lá....

Qqer coisa me fala que te dou uma força lah.

BJAO

Postado
  • Membros

oii, tdo bem siim..

aff, eu qria ir p um lugar mais tranks, mas ja vi q carnaval vai ta lotado em todas as minhas opçoes..

é eu sei q esse periodo tem q reservar bem antes..mas pode deixar se eu decidir ir p serra cipo, eu grito..

obrigada

::otemo::

• 1 mês depois...
Postado
  • Membros

Olá a todos, já fiz duas passagens pela região da Serra do Cipó, mas a falta de tempo em ambas não permitiu aproveitar tão bem quanto gostaria.

Uma de bike, indo e voltando de BH no mesmo dia, que acabamos a galera do pedal e eu na Cachoeira Grande.

Outra, bem recente, eu e minha namorada, de carro, fomos a Cardeal Mota, almoçamos, e de lá fomos até o Juquinha, mas parando onde era possível na estrada, pois o visual não passa despercebido.

Gostaria de perguntar a quem já fez, sobre algum roteiro pra se fazer em quatro ou cinco dias, ida e volta a partir de Cardeal Mota, usando camping, não muito difícil de fazer (sou iniciante em cicloturismo e pré-iniciante em caminhada e ela sem experiencia nenhuma em ambas as atividades).

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.