Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Parque Estadual do Marumbi

Postado
  • Membros

Ola pessoal.

No mes de Julho estou planejando ir p/ o PE Marumbi/PR fazer algumas trilhas.

Sairei de Sampa de onibus até Curitiba. Fiquei sabendo q o valor da passagem de trem de Curitiba até o Marumbi é de $37,00. Caro p/ caramba.

Algúém saberia me dizer se existe a opção de ir de onibus até Morretes ou descer um pouco antes e de lá até o Marumbi?

Abcs.

Augusto

• Respostas 176
  • Visualizações 69.6k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• Otávio Luiz
    Otávio Luiz

Está liberada, mas pra subir até a estação de Eng. Langue só 4x4, ou caminhonete alta. Carro baixo vai até o posto do IAP, aí estaciona nas casas da região e segue a pé por 6km

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Membros

Blz Otavio.

Belas fotos hein.

Será que mes de Julho também vou encontrar o tempo assim?

Já tô vendo um plano B, bem longe da regiao sul, mas quero evitar a todo custo.

Marumbi já era p/ ter feito a muitos anos atras.

Fala Getúlio, blz?

Já me deixou um pouco mais sossegado sabia.

Penso em chegar em Borda do Campo e ainda encontrar alguns escaladores seguindo p/ o Anhangava. É uma segurança a mais.

Devo estar terminando numa Quarta ou Quinta. Se o tempo ajudar talvez numa Sexta.

Valeu.

• 4 semanas depois...
Postado
  • Membros

Getúlio e Otávio.

Por planejarmos essa caminhada ao Marumbi durante a semana, nao conseguimos que a integrante do CPM seguisse com a gente p/ ficarmos no Abrigo.

E sem o acesso ao Abrigo e com o Camping do Parque fechado, vamos ter de cancelar a ida ao Marumbi.

Como estarei de férias somente em Julho, nao tenho outra data disponível e por isso vamos partir p/ o plano B, que é a Serra do Espinhaço em MG.

Uma pena.

O Marumbi fica p/ o ano que vem. E torcer p/ que até lá o camping do Parque reabra.

A vcs dois, valeu pelas dicas do roteiro.

Gde abc.

Postado
  • Membros

Uma pena, o tempo firmou e promete continuar bom.

Serra do Espinhaço também é show, aproveite!!!

• 3 semanas depois...
Postado
  • Membros

Aloha!! ::sos::

Gostaria de ter algumas dicas para subir o Salto dos Macacos, sei que o tempo não está lá aquelas coisas ::Cold:: mas como não desbravamos o lugar gostaríamos de ir mais para conhecer mesmo ::quilpish::

É permitido passar iniciar a trilha até as 9h, confere?

Tem algum perdido em que tenha que tomar cuidado?

A trilha é fácil, existe identificação, podemos levar criança junto?

Peguei aqui no grupo o link de um mapa bem legal:

https://maps.google.com/maps/ms?msa=0&msid=212946762548033425695.00046c6c93365844a08f8

Abraços!!! ::otemo::

Postado
  • Membros

Eduardo,

Sua questão já foi respondida lá no tópico sobre o Caminho do Itupava. Não precisa postar em duplicidade, isso só polui o Fórum ::toma::

Saudações,

• 4 meses depois...
Postado
  • Membros

Oi galera, tudo bem?

Estou pensando em subir no dia 31 agora de ônibus das 7h45 de Curitiba até Porto de Cima e de lá subir até Abrólhos.

Acampo no réveillon e então desço até Morretes experimentar um barreado e volto de trem (se não me engano tem um às 15h).

Tenho algumas dúvidas...

as trilhas estarão liberadas nesse fim/começo de ano? Muita gente faz as trilhas nessa época?

Entre Porto de Cima até o posto é muito perigoso? Estou pensando em fazer tudo isso sozinha, ninguém quis me acompanhar nessa jornada :(

Vocês tem alguma informação sobre o camping de lá? Continua fechado? Não estou conseguindo entrar em contato.

Por enquanto é só isso... obrigada desde já!!

• 2 semanas depois...
Postado
  • Membros

Só para constar...

Em resposta às questões formuladas pela Thaís (que já deve ter ido e voltado, rsrs!) mas que podem ser de utilidade para mais alguém...

As trilhas estarão liberadas nesse fim/começo de ano? Muita gente faz as trilhas nessa época?

Sim, apesar do Parque do Marumbi estar com o posto do IAP fechado (há fiscalização apenas na estrada das prainhas, abaixo) as trilhas continuam liberadas. Nos fins de semana sempre tem gente caminhando por lá.

Entre Porto de Cima até o posto é muito perigoso? Estou pensando em fazer tudo isso sozinha, ninguém quis me acompanhar nessa jornada :(

Não é perigoso, pelo contrário, bem sossegado. No entanto, fazer as trilhas no circuito Marumbi exige um pouco de preparo e conhecimento, e como há certos riscos envolvidos (acidentes) é sempre bom arranjar companhia para fazê-las, não é recomendado fazer nenhuma trilha sem companhia. ::cool:::'>

Vocês tem alguma informação sobre o camping de lá? Continua fechado? Não estou conseguindo entrar em contato.

Não está conseguindo contato porque o posto do Parque está fechado, sem funcionários. O camping continua fechado e assim ficará por pelo menos mais uns 4 meses, creio eu, isso se a nova licitação para a conclusão da reforma realmente sair no início deste ano, caso contrário ficará bem mais tempo fechado.

Saudações,

• 2 semanas depois...
Postado
  • Membros

Realmente, já voltei Getulio! hahahaahah

Vou aproveitar e dar meu relato da viagem...

Saí de Curitiba no dia 29 com o trem que vai em direção a Morretes.

Passeio maravilhoso, atendimento muito bom e ótimo pra fazer amizade com outros turistas. Dessa vez conheci um casal de Dourados e um rapaz de Porto Alegre.

Não sabia como fazia ao certo, mas comprei passagem pra ir à Morretes, mas conversando com o guia do vagão ele disse que descendo na estação de Marumbi a passagem era mais barata. Alguém tem informação sobre isso?

Saltei do trem na estação de Marumbi sozinha. Por sorte, encontrei dois homens e uma mulher nos trilhos. Eles me deram as coordenadas pra fazer a trilha.

Como estava com uma mochila imensa, pedi para que uma das moradoras da espécie de vila que se formou aos pés da montanha guardasse ela enquanto eu subia com a mochila de ataque. Ela prontamente a guardou em sua varanda (não estaria em sua casa pelo horário que eu desceria), me deixou usar seu banheiro e me deu dicas importantes pro caminho.

Comecei a subida faltando 20 minutos para o meio dia e pra meu espanto, não encontrei uma pessoa sequer, tanto na subida, quanto na descida. Não sei se era pelo avançar da hora, mas isso deu um ingrediente todo especial pro caminho.

O silêncio é impressionante. Deu até pra ficar meio paranoica e imaginar que a qualquer momento eu seria atacada por algum animal hahahahahah

O caminho de subida foi tranquilo, só é meio tenso por não conhecer o caminho e tudo o mais, mas deu pra ter um momento de reflexão sobre tudo na minha vida, aproveitando que era praticamente virada de ano!

Cheguei no Abrolhos com 1h20 de caminhada e meu Deus... o que é aquilo?

Acho que era necessário eu estar ali sozinha pra ver e sentir tudo aquilo.

Nem vou tentar descrever qual era a sensação, por que sei que não conseguiria!

Na volta o momento mais apavorante foi quando me desviei da trilha. O problema é que eu sou meio dispersa e não me lembro facilmente de lugares por onde passei, por isso, fiquei de olho grudado nas fitinhas vermelhas. Só que logo depois de sair do cume do Abrolhos as fitinhas levam pra dois caminhos diferentes e o que eu tomei dava de cara com um vácuo enorme e do outro lado, de longe, dava pra ver as fitinhas que davam pra trilha correta.

Passado isso, tudo sossegado, tirando a parte que eu demorei quase 3h na descida e que tomei milhões de tombos hahahahaahahah

Um dos momentos mais felizes foi quando cheguei na nascente. Minha água já estava no fim e com certeza aquela água geladinha renovou minhas energias!!

Completada a descida peguei minha mochila e fui pedir informação pra uma das moradoras da tal "vila", ela tava quase me oferecendo um lugar pra posar mas eu tinha que voltar pra Curitiba naquele mesmo dia.

Passando pela estação encontrei mais uma vez os dois rapazes e a mulher que me deram as coordenadas da trilha. Batemos um papo mas logo tive que pegar meu longo rumo até Porto de Cima.

Por sorte encontrei dois rapazes que estavam fazendo o mesmo caminho.

Fomos o percurso inteiro contando sobre o que tínhamos feito naquele dia, com direito a uma aparição inesperada de um filhote de jacaré no caminho... coisa linda!

Depois de muito tempo de caminhada chegamos ao posto do IAP das prainhas. Como eles tinham deixado o carro por lá, aproveitei e peguei uma caroninha até Porto de Cima ::otemo::

De lá nos despedimos e eu fui até a praça, onde encontrei um taxista.

No caminho até Morretes fomos conversando e ele me disse que é ex-montanhista. Me contou sobre roteiros da região que são imperdíveis, me deu dicas de atalho até Marumbi e até me deu um descontinho camarada na corrida!!

Por sorte, tinha um ônibus saindo naquele momento pra Curitiba. Acho que nunca vai ter uma poltrona de ônibus tão confortável quanto àquela!! hahahahaa

Só me arrependo de não ter comido o famoso barreado, mas fica pra próxima!

Tenho algumas dicas pra quem é marinheiro de primeira viagem.

- Leve luvinhas, as que eu levei são de ciclismo e funcionaram muito bem;

- Vá com calça comprida, principalmente se você for estabanada feito eu. Uma por conta dos mosquitos, outra por que é muito fácil de você se ralar feio nos joelhos e canelas;

- Leve um lanche bem leve pra você fazer no cume, nada muito doce. Tomei achocolatado lá pra ver se conseguia recuperar as energias rapidamente, mas me embrulhou o estômago;

- Vá cedo fazer a trilha por que quanto mais cedo você for, mais tempo vai poder ficar lá em cima;

- Sei que não é aconselhável fazer trilhas sozinho, ainda mais sendo desconhecida, mas digo que se eu fosse acompanhada teria fotos mais legais, só que não teria aproveitado como aproveitei;

- Vá sem preconceitos e aberto a fazer amizades. Se interesse pelo que as outras pessoas tem a te contar. Só nessa viagem fiquei sabendo de ao menos outros cinco roteiros que eram desconhecidos por mim e que com certeza um dia farei;

- E por fim... aproveite o momento!!!

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.