Ir para conteúdo

Parque Estadual do Marumbi


Posts Recomendados

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Já subi o conjunto duas vezes, às duas pela noroeste, desviando para o Abrólhos, e voltando pela frontal do Olimpo.

Estava lendo o livro do Farofa e comecei a pensar em umas futuras aventuras, mas logo surgiram muitas dúvidas.

Fico muito grato se alguém puder ajudar:

 

- Li que a entrada pra esfinge é colada no apartamento 11. As duas vezes que passei lá, não vi nada, mas também não procurei. Um dos posts aqui do tópico sugere que ela é no desfiladeiro das lágrimas, logo antes do apartamento 11. Alguém tem um track gps ou uma coordenada dela?

 

- O mesmo para a torre dos sinos. Aparentemente entre a ponta do tigre e o gigante (mais perto da ponta do tigre), mas não encontrei nem track nem coordenada da entrada na internet.

 

- Tem algum caminho liberado para o ninho do gavião? Só sei da frontal do Gigante, que está fechada "temporariamente" há quase 30 anos.

 

- E track/coordenadas para a tal da trilha do guarda que encurta o caminho do IAP das prainhas até a estação?

 

Também estava cogitando ir ao morro do Leão e ao do Ângelo. Similar a esses relatos:

http://altamontanha.com/Colunas/4134/ataque-ao-leao

 

 

Acontece que para chegar lá é preciso chegar no Boa Vista. Como estamos verdes de saber, a trilha do Facãozinho está fechada por causa do barranco. Mas existindo o pau do maneco (usado nos dois relatos), gostaria de saber se é permitido acessar o Boa Vista sem ter que passar pelo Olimpo, como o Getúlio sugeriu alguns (talvez vários) posts atrás.

A idéia seria subir direto pro Boa Vista pelo pau do maneco. Seguir pro leão, bater no ângelo, voltar até o Boa Vista, avaliar se aguentamos passar pelo Olimpo e retornar ou pelo pau do maneco ou pela frontal. Tem algum problema fazer isso? É permitido? Se eu chegar no cadastro e falar que pretendo fazer isso, vão falar "beleza" ou "não pode"?

 

O que me leva a mais perguntas.

 

- Alguém tem um track ou coordenada com as entradas do pau do maneco? Já passei na frente duas vezes, não vi, mas era noite e nem estava procurando. Tudo que sei é que ele está a 550m de altitude depois do cruzamento com o Rio Taquaral.

- Alguém tem track ou coordenada do caminho para o Leão?

- Alguém tem track ou coordeanda para o Ângelo do Leão?

- Devo levar facão ou empurar com o corpo será suficiente?

- Fazer esse caminho é uma idéia idiota ou tranquilo?

 

Agradeço qualquer esclarecimento

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
- Li que a entrada pra esfinge é colada no apartamento 11. As duas vezes que passei lá, não vi nada, mas também não procurei. Um dos posts aqui do tópico sugere que ela é no desfiladeiro das lágrimas, logo antes do apartamento 11. Alguém tem um track gps ou uma coordenada dela?

Não sei aonde é o apto 11. A subida pra Esfinge fica bem no início da descida do vale. Que vem da Ponta do Tigre, quando vira pra esquerda pra começar a descer o vale, aonde tem as cordas, do lado direito tem uma "escadinha" de pedra, sobe ali. A subida é bem curta e íngreme, tem uma corrente e depois um trepa mato. Se estiver molhado cuidado pra não escorregar!!!

- O mesmo para a torre dos sinos. Aparentemente entre a ponta do tigre e o gigante (mais perto da ponta do tigre), mas não encontrei nem track nem coordenada da entrada na internet.

Torre dos Sinos ainda não subi, só sei que fica entre a Ponta do Tigre e o Gigante,tem que fuçar...

- Tem algum caminho liberado para o ninho do gavião? Só sei da frontal do Gigante, que está fechada "temporariamente" há quase 30 anos.

Ninho do Gavião só pela Crista do Gigante. Dizem que tem um trecho sinistro, leve corda e saiba usá-la. :shock:

- E track/coordenadas para a tal da trilha do guarda que encurta o caminho do IAP das prainhas até a estação?

A trilha dos guardas é tranquila. Ela começa logo depois da ponte de trilhos e acaba do lado do poste de luz na chegada de Eng. Langue. Se fuçar acha. Só tem um perdido, quando a trilha é cruzada pela linha de alta tensão. Ali o capim tá alto, mas é só tocar pra frente...

A idéia seria subir direto pro Boa Vista pelo pau do maneco. Seguir pro leão, bater no ângelo, voltar até o Boa Vista, avaliar se aguentamos passar pelo Olimpo e retornar ou pelo pau do maneco ou pela frontal. Tem algum problema fazer isso? É permitido? Se eu chegar no cadastro e falar que pretendo fazer isso, vão falar "beleza" ou "não pode"?

Vão falar não pode. Aí vai de você fazê-la sem licença...

O Pau do Maneco começa na frontal, um pouco antes do rio Taquaral, depois da primeira travessia.

Quando você começa a descer pro rio (na segunda travessia) vai ter uma fita zebrada na tua direita, e atrás dela a trilha bem visível e larga. A trilha é meio suja e lisa, muita folha e barro, e vai seguindo o rio Taquaral até um pedaço. Lá na frente vai ter uma bifurcação, reto é a Freeway, que vai pra Cascata Dourada e Pelado, pra esquerda e pra cima o Boa Vista.

Do Boa vista pro Leão e Ângelo tem um vale grande, vai uma boa pernada até lá...

 

Não precisa facão, mas vai ter uma quissassa básica. Vai do teu estilo de trilhar.

Ideia de idiota é ficar em casa assistindo o Faustão, mas tenha cuidado e vá com alguém que conheça a região, ou tenha experiência em trilhas selvagens.

Não é tranquilo, mas não é impossível...

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...