Ir para conteúdo

roteiro europa janeiro 2013


Posts Recomendados

  • Membros
Fala, cara. Além do que já falaram, penso o seguinte:

 

- dia da chegada não é para programar nada importante. É inevitável sentir algum efeito do jet lag somado a uma possível noite mal dormida (ou em claro) do dia anterior. Nesse dia, tem que ser no esquema "o que vier é lucro", ou seja, aberto. Se na hora estiver tudo bem, você faz algo, se não estiver, não faz, se recolha mais cedo e vá descansar. Se forçar, teu corpo vai cobrar o preço um dia e pode ser justamente no dia que tinha mais coisas interessantes pra se fazer.

 

entao, paris será minha ultima cidade, to fazendo o roterio de traz pra frente, pois ainda nao decidi algumas coisa entre roma e veneza, por isso acho que nao terei tanto problema com cansaço, pois meu ultimo dia em barcelona (cidade antes de paris) será livre para visitar ou re-visitar o que der na telha!!!

 

- sexta: como o Paulo disse, faça o Louvre logo pela manhã. Aí você vai fazendo numa sequência geográfica, bote os pontos no Google Maps para entender. Depois do Louvre, eu faria tudo numa reta (na verdade foi exatamente o que eu fiz e deu certinho): Louvre, Tuileries, Concorde, Champs-Elysées, Petit e Grand Palais (só por fora), arco. Foi o meu roteiro aqui:

 

http://luademochila.com/2011/11/11/paris-dia-4-louvre-champs-elysees-e-o-arco/

 

minha intencao de colocar o louvre a noite eh para poder aproveitar o dia, pensei assim: como vou no inverno, os dias serão curtos, entao daria prioridade para ver a cidade com a luz do dia e os lugares fechados a noite... estou pensando errado? hehe

 

Já te adianto que por mais curto que pareça no papel, cansa, mas cansa muito. Você anda horrores no Louvre sem perceber. Mesmo parando para um descanso nos jardins e nas fontes, andamos a Champs-Elysées toda e ficamos muito detonados. Chegamos ao arco, vimos e nos mandamos, só a ideia de subir já assustou. Então se quiser ver o arco, recomendo poupar as pernas, pois parece que você sobe escadas por lá. Em vez de percorrer a champs-elysées, pegue um ônibus, ou metrô, sei lá. Vá direto ao arco, aproveite. Saindo do arco, se estiver tudo bem, aí sim, você volta a avenida a pé. Não é algo imperdível ao menos para homens, é uma avenida repleta de lojas absurdamente caras. Tem um certo charme, sim, mas não é mais importante do que o resto do seu roteiro. Ah, quanto À Madeleine, há algum motivo especial para visitá-la ? Se é pela arquitetura romana, você já vai ver o Pantheón. Não são exatamente a mesma coisa, mas pra efeito de uma viagem apertada como a sua, eu não sairia da rota só para vê-la. E a ponte Alexandre III você poderia ver no caminho para o L'invalides. Não está no seu roteiro ? Dê um jeito de colocá-lo. Pra mim, é o melhor complexo de museus que já vi até agora na Europa, muito à frente do Louvre.

 

ja estou fazendo os trajetos atraves do google maps e google earth, para ver as distancias entre os locais, que realmente parecem perto a primeira vista =) o arco coloquei primeiro justamente por saber que tem escadas, visto que ouvi dizer que tem uma vista muito linda la de cima, entao nao keria chegar lah no fim do dia e nao ter coragem de subir. A Madeleine, nao tenho nenhum motivo especial para visitá-la, apenas por estar la nas redondezas. mas se nao der tempo das coisas, eu corto ela hehehe... o L invalides eu coloquei no primeiro dia, mas estou pensando em troca-la de lugar jah ... Quanto tempo mais ou menos voce ficou por lah?

 

- sábado: roteiro está mais ou menos ok. Ópera Garnier é bem bonita, mas acho que poderia ser vista na segunda, dia de Montmartre, pois fica um pouco mais próxima de lá. Foi o que eu fiz. Veja meu roteiro para esse seu dia de sábado:

 

http://luademochila.com/2011/11/11/paris-dia-3-notre-dame-saint-chapelle-e-marais/

 

Galerias Lafayette são basicamente um shopping center com preços estratosféricos. Com 5 dias em Paris, acho que há coisas muito mais importantes para ver. Eu mesmo com 8 dias lá ignorei.

 

coloquei a opera nesse dia, pois pretendia ir nas galerias lafayette e depois no hard rock... essas 3 passeios pra mim acho que sao dispensaveis, entao qq coisa dah pra tirar!!!

 

- domingo: duas coisas que podem ser bem combinadas com Versalhes: Torre Eiffel e passeio de barco pelo Sena. Talvez dê para fazer os 3 juntos. Pois o passeio de barco não cansa, você fica sentado apreciando a paisagem, vale muito a pena pelo preço. E Torre pode cansar se você enfrentar filas, mas tem que ir, né. Símbolo de Paris. Uns amam, outros odeiam a subida, mas quando é assim, tem que ver com os próprios olhos. O Trocadero, como o Paulo falou, você faz junto com a Torre, assim como o Campo de Marte.

 

- segunda: a parte da manhã está ok. O lance de Notre Damme é que sobem poucos por vez, então é melhor chegar lá até mesmo antes de abrir, para não pegar filas imensas. Espere pegar filas também na Saint Chapelle, mas em Notre Damme é mais problemático.

 

essa parte parecia pra mim tao facil de escolher... pois a saint chapelle abre as 9h e notre dame as 10h, entao a ordem de visita seria obviu, mas pelos relatos das filas, acho que vou ter que dar prioridade para notre dame primeiro, e depois se der eu vejo a saint chapelle, senaum fico sem :(

 

A parte da tarde do roteiro poderia ser feita em outro lugar, você já terá coberto um pouco dessa vizinhança no dia do Louvre, havendo outras que não fez. Sugestão aqui é encaixar a Madeleine e a Opera Garnier. Foi mais ou menos o que fiz:

 

http://luademochila.com/2011/11/15/paris-dois-dias-em-um-amboise-compras-opera-e-montmartre/

 

- terça: roteiro meio espalhado. Não vale tantos deslocamentos só para ver uma praça. Veja apenas se estiver perto de outras coisas que você já ficou de ver. A Place des Vosges também tem um charme, mas é dispensável no seu roteiro. A Vendôme é mais dispensável ainda, veja lá a foto dela no post anterior. A Bastille praticamente não tem nada para ver lá, hoje só tem uma coluna, a antiga prisão foi destruída. As Catacumbas ficam lá do outro lado da cidade. Nesse dia, você poderia fazer o L'invalides, ver a Ponte Alexandre III ou visitar o D'orsay, que havia planejado para o primeiro dia.

 

vou ficar hospedado na bastille, entao jah vou estar por perto, na verdade esse ultimo dia seria mais livre... apenas com as catacumbas de certo para visitar.

 

Ordem das coisas: as atrações de segunda não estão cobertas no passe. Ou seja, essas deveriam ser as atrações do último dia. Aí vocÊ compra o Paris Museum Pass de 4 dias e usa nos 4 primeiros. Paris Visite não deve valer a pena, só se você gastar muito nos caros lugares listados com desconto e se deslocar muito por transporte público. Duas opções que não recomendo em Paris. O transporte público é excelente, mas é andando que você conhece as coisas. Deixe-o para quando for estritamente necessário.

 

entao, eu fiz o roteiro pensando justamente no paris museum, que pretendo comprar o de 4 dias, entao seria quinta, sexta, sabado e domingo, por isso coloquei os museus para ver nos primeiros dias, deixando a segunda e a terça, para outras visitas

 

Veja que com tudo isso está sobrando pouco tempo para fazer o mais legal da cidade, que é caminhar pelas redondezas, mais ou menos o que disse o Paulo. Não é à toa quando falamos que 4 ou 5 dias para Paris não é muito, tem muito o que fazer por lá.

 

A diferença entre Orlybus ou Orlyval + RER me lembro de ser pequena. Use o meio de transporte que te deixe mais próximo de onde você vai ficar. Se ambos forem equivalentes, prefira o Orlybus, é melhor para transportar as malas. Quanto à volta, olha, eu dormi no aeroporto. O que acontece é que taxi é caro e transporte público não é uma boa opção porque só os ônibus comuns circulam de madrugada. E o aeroporto acho que é fechado, ao menos o Orly fecha. Shuttle eu vi inúmeras reclamações no tripadvisor com relação a atraso, falta de compromisso, grosseria, enfim, não quis arriscar. Por isso dormi lá. Foi tenso, viu. Muito tempo esperando e não tem nada no aeroporto de noite, fica tudo fechado. Só uma meia dúzia de loucos como nós lá dormindo nas cadeiras. Se optar por essa ideia, leve um bom lanche para não passar fome, nem sede. Outra opção é na noite anterior reservar um hotel ali perto do aeroporto e ir para lá de noite. Se eu não dormisse de novo no aeroporto (bem, não morri), acho que hoje eu faria isso.

 

eu vi seus relatos sobre dormir no aeroporto hehehe, cabuloso ein... até pensei inumeras vezes para decidir isso, mas achei melhor nao, pois teria que sair do hotel 12h, dai ficaria o dia inteiro fora, mas a noite inteira no aeroporto, mais o dia inteiro no aviao, e quando chegasse em sp as 19h, teria que esperar até meia noite ainda para o voo para o paraná... achei muito cruel isso para minha esposa, pra mim, qq coisa me serve, mas sabe como sao as mulheres neh... hehehe esse negocio do shuttle, vou deixar pra ver com o hotel, vou ficar no ibis bastille, acho que eles devem saber de um bom serviços para isso !!

 

valeu demais pelas dicas... vou reler todas elas, e passar a limpo o roteiro de acordo com as dicas!!!

Link para o comentário
  • Respostas 36
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros
Uma observação sobre os arredores do Moulin Rouge de noite: prepare-se pra ser atacado por todas as mulheres que você vir. Nos entorno existem diversas casas de "cabaré" (if you know what i mean...), eu caí na besteira de falar que não sabia falar francês, nem ingles, nem italiano e a mulher (que tava segurando meu braço com força) perguntou o que eu falava então e eu falei "portugues", pra quê! Ela só começou a gritar o nome de uma brasileira que trabalhava lá (isso tudo pra me convencer a entrar) foi engraçado, mas são tantas vezes que fica chato (a menos que você queira entrar).

 

E sobre a Casa Museu Gaudí, eu discordo completamente do paulorco. Eu achei a casa linda e ela tem relevância histórica porque foi construída por Francesc Berenguer que é um puta arquiteto também... de qualquer maneira o que eu mais gostei foram dos móveis muito loucos que o cara criada pra própria casa, mas gosto é gosto. =]

 

Sobre o horário, eu nao me lembro exatmente que horas eu chegava, mas com certeza tared demais. Acho que se você seguir o que o paulorco falou, tá tranquilo. Se você chegar lá e tiver mt cheio vc volta mais cedo no outro dia, é melhor do que esperar.

 

deve ter sido uma situacao bem ... vamos dizer 'embaraçosa" essa sua uehEUAHEUA fico imaginando a cara que eu ficaria nessa situacao!!! se eu falar pra minha esposa dessa sua vivencia lah, ela vai querer ir de dia ueaHUAEHEAU

como vou estar lah no parc guell, acho que vou dar uma passada lah sim, até pq tenho que pegar o busão lah nakela rua!!!

abraço [] teh mais

Link para o comentário
  • Membros
É bom explicar mais um pouco, não disse que não tem nenhuma relevância histórica. Eu disse que a casa não possui tanta relevância arquitetônica,

já que é apenas uma casa eclética como várias outras daquela época. A relevância histórica dela não provém de suas qualidades arquitetônicas mas do fato de Gaudi a ter habitado. Os móveis projetados por Gaudi podem ser vistos em exemplares mais belos e conservados na Casa MIlá ou na Casa Batlló.

 

falando em casa mila e batlo, pretendo entrar somente na batlo, pois vi relatos aqui no mochileiros, de que nao compensa entrar na milá... eh isso mesmo?

Link para o comentário
  • Colaboradores
É bom explicar mais um pouco, não disse que não tem nenhuma relevância histórica. Eu disse que a casa não possui tanta relevância arquitetônica,

já que é apenas uma casa eclética como várias outras daquela época. A relevância histórica dela não provém de suas qualidades arquitetônicas mas do fato de Gaudi a ter habitado. Os móveis projetados por Gaudi podem ser vistos em exemplares mais belos e conservados na Casa MIlá ou na Casa Batlló.

 

Hehehe... como eu disse, gosto é gosto. Eu achei muito legais os móveis lá. Na Casa Batló eu não cheguei a ver móveis, só os espaços criados por ele, as vezes não estava disponível quando eu estive por lá.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

falando em casa mila e batlo, pretendo entrar somente na batlo, pois vi relatos aqui no mochileiros, de que nao compensa entrar na milá... eh isso mesmo?

 

Lá é caro para entrar mas compensa sim: só a parte do terraço onde tem aquelas chaminés que lembram sentinelas já valeria a visita. E outra coisa, você vai poder voltar quando em Barcelona? Se fosse ali no Rio dava pra deixar pra depois, mas em um lugar tão distante é para se pensar duas vezes.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

 

minha intencao de colocar o louvre a noite eh para poder aproveitar o dia, pensei assim: como vou no inverno, os dias serão curtos, entao daria prioridade para ver a cidade com a luz do dia e os lugares fechados a noite... estou pensando errado? hehe

 

É uma opção. Nesse caso, você estará priorizando o passeio na cidade em relação ao Louvre. Não há problema nenhum, desde que você esteja ciente disso.

 

ja estou fazendo os trajetos atraves do google maps e google earth, para ver as distancias entre os locais, que realmente parecem perto a primeira vista =) o arco coloquei primeiro justamente por saber que tem escadas, visto que ouvi dizer que tem uma vista muito linda la de cima, entao nao keria chegar lah no fim do dia e nao ter coragem de subir. A Madeleine, nao tenho nenhum motivo especial para visitá-la, apenas por estar la nas redondezas. mas se nao der tempo das coisas, eu corto ela hehehe... o L invalides eu coloquei no primeiro dia, mas estou pensando em troca-la de lugar jah ... Quanto tempo mais ou menos voce ficou por lah?

 

Novamente, nenhum problema, é uma escolha que você está fazendo, já que está ciente de que verá o Louvre já meio cansado. Aliás, uma dica, já que você quer ver o Louvre de noite, coloque ele no dia que fica aberto até mais tarde, acho que é uma quarta ou quinta. Talvez você já tenha pesquisado isso e já fez essa consideração, estou avisando porque não chequei.

 

Quanto ao L'invalides, na verdade é um complexo de museus e atrações, sendo as opções mais famosas a igreja onde está a tumba de Napoleão e o Museu da Guerra. Eu adorei o lugar, passaria uma semana só ali, hehe. São muitas guerras. Mas ficamos uma manhã e uma tarde, pelo que me lembro, almoçando por ali mesmo (restaurante horrível). Leve comida.

 

Nosso plano original era também ver o Museu Rodin, que é ali perto, ou o D'orsay. Não rolou nem um, nem outro. Saímos muito cansados de lá.

 

essa parte parecia pra mim tao facil de escolher... pois a saint chapelle abre as 9h e notre dame as 10h, entao a ordem de visita seria obviu, mas pelos relatos das filas, acho que vou ter que dar prioridade para notre dame primeiro, e depois se der eu vejo a saint chapelle, senaum fico sem :(

 

Não me lembrava de abrirem com esse intervalo de 1h. Nesse caso, você pode pensar em fazer a Saint Chapelle mesmo, chegando cedo e de lá vai para a Notre Dame. Se não demorar muito na St Chapelle (e não me lembro de demorar), talvez dê tempo. Ou então faça como sugeri, o que te dá o benefício de acordar um pouquinho mais tarde.

 

entao, eu fiz o roteiro pensando justamente no paris museum, que pretendo comprar o de 4 dias, entao seria quinta, sexta, sabado e domingo, por isso coloquei os museus para ver nos primeiros dias, deixando a segunda e a terça, para outras visitas

 

Mas você colocou atrações cobertas pelo passe, como Notre Dame e St Chapelle, na segunda.

 

eu vi seus relatos sobre dormir no aeroporto hehehe, cabuloso ein... até pensei inumeras vezes para decidir isso, mas achei melhor nao, pois teria que sair do hotel 12h, dai ficaria o dia inteiro fora, mas a noite inteira no aeroporto, mais o dia inteiro no aviao, e quando chegasse em sp as 19h, teria que esperar até meia noite ainda para o voo para o paraná... achei muito cruel isso para minha esposa, pra mim, qq coisa me serve, mas sabe como sao as mulheres neh... hehehe esse negocio do shuttle, vou deixar pra ver com o hotel, vou ficar no ibis bastille, acho que eles devem saber de um bom serviços para isso !!

 

valeu demais pelas dicas... vou reler todas elas, e passar a limpo o roteiro de acordo com as dicas!!!

 

É isso aí, cara, tem que observar isso mesmo. Quem sofreu mesmo foi minha esposa (e por incrível que pareça isso foi ideia dela ! hehe). Mas eu encararia de novo ::tchann::

Link para o comentário
  • Membros

falando em casa mila e batlo, pretendo entrar somente na batlo, pois vi relatos aqui no mochileiros, de que nao compensa entrar na milá... eh isso mesmo?

 

Lá é caro para entrar mas compensa sim: só a parte do terraço onde tem aquelas chaminés que lembram sentinelas já valeria a visita. E outra coisa, você vai poder voltar quando em Barcelona? Se fosse ali no Rio dava pra deixar pra depois, mas em um lugar tão distante é para se pensar duas vezes.

 

tem razao paulo, vai ser dificil voltar... vou pensar umas 5x antes de nao ir... eh melhor pecar por ter ido do que o contrario!!

Link para o comentário
  • Membros

valeu marcos...

louvre: eu tinha pesquisado o dia que abre até mais tarde sim, eh de quarta e sexta. valeu!!!

paris museum: acho que vc deve ter confundido ou eu que coloquei errado lá sem querer. de qualquer forma, o notre dame e st chappele vou no sabado, terceiro dia do passe. (isso se tudo der certo neh.... hehehe). na segunda vou na regiao da sacre coeur, e passeios pela regiao da rue de rivoli, e terça, ultimo dia, vou deixar bem livre, pra fazer o que nao deu tempo, ou o que der na telha!!!

valeu mesmo pelas dicas marcos...

 

sempre vejo vc, o paulo e o lucas ajudando o pessoal, dando suas dicas, opinioes... isso eh muito legal e de extrema ajuda para o pessoal!!! valeu mesmo a voces 3!!!!

 

logo posto o roteiro de roma!!!

 

grande abraço []

Link para o comentário
  • Membros de Honra

É, eu me confundi, não sei de onde tirei Notre Dame na segunda, hehe.

 

De nada, disponha. Quando a gente vê que a pessoa ao menos fez uma pesquisa e as dúvidas são pontuais, dá prazer de ajudar.

 

Mas um agradecimento que sempre esperamos é um relato. Não deixe de fazer o seu, feedback é muito importante.

 

E se quiser se juntar ao time, a porta está aberta, não precisa nem bater ::cool:::'>

 

Abraços.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...