Ir para conteúdo

Salar de Uyuni - Imprevistos e Tour Alternativo [Fotos]


Posts Recomendados

  • Membros

Vou relatar aqui minha aventura pela Bolívia! Passei 6 dias no país. Meu objetivo era curto e claro: conhecer o Salar de Uyuni!

 

Li diversos relatos de pessoas que passaram por problemas com a agência, que o carro quebrou, que o guia era ruim, que a comida era pouca, o frio era extremo, os hotéis precários...fui bem preparada para passar por tudo isso mas eu tive muita sorte! Peguei uma ótima agência e aparentemente uma época muito boa para estar no Salar, em novembro, quando ele ainda está seco mas o frio não é tão forte! O único imprevisto que eu tive eu nunca teria imaginado!! Mas vamos começar do início...

 

Fui com mais 4 amigos, 2 brasileiros, 1 portugues e 1 Indiano. O ponto de encontro foi La Paz e a primeira questão a ser resolvida foi..como chegar ao salar de lá. Encontramos 2 opções: ônibus ou avião. Após ler muitos relatos aqui no mochileiros de ônibus que quebrou, emperrou, capotou, atrasou, etc, decidimos que pelo curto espaço de tempo não daria pra arriscar...então compramos pelas Amaszonas a passagem de avião...1 hora de vôo, cerca de $200 ida e volta (facada)....quem tiver tempo é bem mais em conta ir de onibus!

E ai começaram os perrengues! Você comprar a passagem não significa que você vai voar. Eles pedem que você ligue 1 dias antes do vôo para confirmar se ele vai acontecer, ou seja, não dá pra se programar contando com isso....obviamente só descobrimos isso na hora. O problema foi que mudaram um dos meus amigos de cia aérea, de vôo e de aeroporto (!!!) e avisaram na noite anterior (o vôo estava marcado para as 7h30) através de um e-mail no nome de um rapaz, sem nenhuma identificação da cia aérea...claramente meu amigo não viu o aviso e foi fazer check-in com a gente. A cia alegou que não podia fazer nada pois tinha avisado e como nao dava mais tempo para o meu amigo ir até o outro aeroporto, eles talvez o realocariam para o vôo do próximo dia... isso para gente significava perder um dia, o que mataria nosso planos de tour no salar! Precisavamos chegar em Uyuni e já sair pra o Tour para dar tempo de fazer tudo!

Após muito reclamar e implorar para a Amaszonas, conseguiram colocar meu amigo no Vôo....próxima etapa do perrengue foi saber que horas sairia o avião, que já estava 1 hora atrasado... ficamos até as 10 horas sem receber nenhuma informação, se ia sair, que horas, quando... De repente simplesmente anunciaram o embarque e sim! La fomos nós...esse é o avião:

 

20121128160144.jpg

 

Sim...eu fiquei com medo. Ele desce praticamente dentro do Salar....é tudo tao branco e a janela estava tão suja, que achei que o Salar era um monte de nuvens....só percebi que estavamos descendo quando o avião estava praticamente no chão.

 

Uma vez no aeroporto, pegamos um onibus até Uyuni, onde deveriamos encontrar várias agências (disputando nosso passeio), fechar na hora e já sair para o Tour...surpresaaaaaaa!! parte inesperada do perrengue...chegando lá nos deparamos com 90% das agências fechadas e as 10% que estavam abertas nos informando que não sairiam tours naquele dia pois os moradores locais estavam fazendo um protesto e haviam fechado o acesso a alguns lugares mais ao sul do Salar, como as lagoas verde e colorada.. as agências estavam apoiando o protesto e nenhuma delas queria sair para o Tour ..e não sabiam quando voltariam a operar...podia demorar mais alguns dias.. Entrei em desespero...não podia ser verdade...tanto trabalho pra chegar ali e eu não ia ver o Salar? Após passar em varias agências e tentar de toda forma convencer os operadores a nos levarem sem sucesso, resolvemos ir almoçar e bolar um plano B...tentamos contatar motoristas não ligados a agências (que legalmente não poderiam nos levar ao salar) mas faltava gasolina na cidade.. pensamos em alugar um carro e ir por conta, o que também não é legal pois é necessário ter uma licença para dirigir no Salar (isso foi o que os locais nos falaram, não sei até onde é verdade). Estavamos já planejando mudar os planos totalmente e passar o resto da viagem em Potosi....

Nesse momento, levantei da mesa e fui dar uma última olhada fora do restaurante para ver se não restava uma última chance...meu amigo levantou e foi comigo...foi então que vimos a luz no fim do túnel...um conglomerado de pessoas em frente a uma agência! Corremos para lá e sim..eles estavam saindo para o Tour (motivos políticos envolvidos que não vem ao caso)...e só restava mais um carro! Corri para pegar o dinheiro com meus amigos e entreguei para a operadora . Não tinha nem como negociar preço...era o que eles queriam ou nada! Não achamos uma sexta pessoa para ir com a gente no carro, então tivemos que pagar pela “sexta” presença. O tour sai em média $ 100,00 por pessoa, contando 6. Finalmente conseguimos!! Anotem o nome da operadora Sumaj Jallpa (ou algo parecido), ela foi excelente!!

Saimos após uma hora para nosso passeio de 3 dias. Tivemos que mudar bastante o roteiro pois as lagoas e alguns outros locais estacam inacessíveis por conta do protesto... o novo plano era:

 

- Primeiro dia (começamos o Tour já era 14h30): hotel de sal (onde tem as bandeiras), uma volta no salar e finalmente base do vulcão Thunupa, onde estava nosso Hotel.

- Segundo dia: Trilha no vulcão Thunupa, passeio no salar para tirar fotos, Isla del Pescado. De lá San Juan, onde ficava nosso Hotel.

- Terceiro dia: Um local com vulcões e formações de pedra (não lembro o nome) , 4 lagoas: Cañapa, Hedionda, Chiarkota, Honda e por fim volta a Uyuni passando pelo cemitério de trens.

Eu não sabia bem o que esperar, mas estava tão feliz que conseguimos sair para o Tour que nem liguei que ele não seria exatamente como haviamos planejado! E realmente não tive do que reclamar! Todos os lugares que passamos foram incríveis. Terei que voltar um dia para visitar o que ficou.. se pudesse escolher hoje faria com certeza um tour de 4 dias...todos esse lugares mais as lagoas ao sul!

Nosso primeiro hotel ficava na base de um vulcão, bem na divisa do limite do salar. Fomos ver o por-do-sol no deserto e foi lindo! Lá a noite fazia bastante frio, mas nada extremo...havia uma criação de llamas bem ao lado do Hotel. Foi o céu estrelado mais belo que eu já vi! Nosso hotel era bem melhor do que eu estava esperando! As paredes eram de sal, era bem aconchegante. As camas eram boas e havia cobertor suficiente l! Tinha chuveiro com água quente (10 bolivianos para usar) e se quisessemos podiamos pagar para usar a tomada (2 bolivianos/hora). Outra surpresa foi o jantar...muita comida! De entrada uma sopa, depois arroz, frango assado com batata e muita salada de folhas e legumes! Excelente!

Acordamos as 5h00 para ver o sol nascer! Um espetáculo! Partimos para a trilha em direção ao Vulcão. A trilha tinha uma paisagem maravilhosa... Passamos por uma caverna com múmias e chegamos a um mirante, de um lado o salar e do outro o vulcão, paisagem de tirar o folego!. A trilha tem em torno de 5 km de subida, não é pesada...o que cansa é a altitude ehehe Quem quisesse podia continuar a trilha que levava mais um bom tempo e chegava mais próximo ao Vulcão. Não tinhamos tempo então voltamos para a base e almoçamos no hotel...muita comida novamente! Arroz, atum e muita salada!!

 

20121128160350.jpg

 

Após o almoço partimos para o meio do salar onde tiramos as fotos de perspectiva! Divertidissimo! Depois fomos a Ilha del Pescado, onde tem os cactos gigantes e no topo uma vista do Salar 360º! Não preciso dizer que é lindo!!Para qualquer passeio no salar, é essencial passar protetor solar e se possível usar um chapéu para proteger a cabeça.

Apesar de termos ido ao salar já no segundo dia em que chegamos na Bolívia, não passei mal por conta da altitude...mas foi sorte...é sempre bom ir preparado com remédios para todos os sintomas

Da Isla, fomos ao povoado de San Juan, onde estava nosso próximo Hotel! Também bem melhor do que eu esperava! Paredes e chão de sal, a única coisa é que nao tinha chuveiro. As tomada eras livres! A noite demos uma volta no povoado...bem simples e pequeno... Voltamos para jantar...mais uma vez muito bom! Sopa de entrada (tinha até batata frita no meio rsrs) pão e depois macarrão com salada!

No outro dia saimos cedo e fomos para um local que eu não lembro o nome! Vulcões ao fundo e umas formações de pedra, paisagem incrível! Tiramos muitas fotos!

 

20121128161714.jpg

 

De lá, passamos por 4 lagoas, todas com paisagens deslumbrantes...parece que você está em outro mundo...são cores que você nunca viu igual. Nosso guia disse que as lagoas verde e coloradas são mais bonitas...mas fica pra próxima. Nesse meio tempo paramos para almoçar no meio da estrada, comemos macarrão, frango, salada e melancia de sobremesa! Tava ótimo! Essa foi a etapa que conhecemos a “palha braba”. Uma moita de espinhos muito comum na paisagem boliviana, que meu amigo achou ser de folhas macias e sentou em cima! O coitado não conseguiu mais sentar por umas 3 horas ahhaha o guia deu um alcool para ele passar e melhorou! Cuidado com elas!

Na última lagoa havia ao lado o vale dos cogumelos, formações rochosas com formatos de várias coisas entre elas a cabeça do soldado.

 

20121128161801.jpg

 

 

Lugar lindo para tirar foto. Foi o ponto mais alto a que chegamos. Quase 4,800 metros de altitude. Voltamos em direção a Uyuni e passamos pelo cemitério de trens...após todo o tour não me pareceu nada de especial.

 

Era o fim do nosso Tour. O nosso guia era muito gente boa, simpático, divertido, paciente, sempre disposto a responder as perguntas e parar para tirar fotos. O nome dele era Pedro! Recomendo a agência e o guia!

Por fim passamos a noite em Uyuni, fomos a um Pub e um restaurante. Ficamos em um hotel agradável e partimos no outro dia cedo, sem saber se a Amaszonas iria operar. Para nossa surpresa o vôo estava ainda marcado e saiu no horário. O avião dessa vez era bem maior!

No final, fizemos um tour de 3 dias bem diferente do que planejei, mas que conta com paisagens lindas que muitas vezes não são apreciadas nos tours regulares de 3 dias! Com certeza faltou ver muita coisa, mas se você tiver mais tempo no salar, aconselho acrescentar esses trechos no tour!

 

 

20121128160812.jpg

 

20121128160838.jpg

 

20121128161844.jpg

 

20121128161909.jpg

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Oi Marina, tudo bem?

Nossa, achei super legal o teu passeio!! Eu fiz o passeio tradicional do salar, menos a ilha do pescado. Mas agora me deu mais vontade de ir de novo!!

Eu jamais imaginava que tivesse uma caverna com múmias lá!!! E esse vale dos cogumelos, muito massa!!

Estou vendo que na verdade devem existir muitos outros lugares pra conhecer!! Quem sabe um dia eu junte um grupinho de amigos e a gente vá até lá pra fazer um tour personalizado, com 4, 5 ou até mesmo 6 dias, mas pra conhecer tudo!!! Quem sabe, né!!

Parabéns pelo relato e vou pedir pra galera que edita o site colocar ele em destaque, pois traz informações totalmente novas!!!

Abração!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi Péricles!! tudo bem!! Pois é, eu tinha pesquisado sobre o Salar antes de ir e nunca tinha visto sobre muitos desses lugares! só fiquei sabendo quando cheguei lá mesmo e por conta dos protestos! há ainda outros pontos que eram opções mas não deu tempo de passar! tem outros lugares do salar com múmias (alem da trilha do Thunupas) que as pessoas não costumam passar mas parecem bem legais! Vale a pena conhecer!! Com certeza é um lugar pra se voltar! Se seus planos de volta derem certo depois nos conte como foi ;)

 

Abraços!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Obrigada Mauro e Bárbara!!

Willy, o mais caro de ir pra Bolivia saindo de SP são as passagens! Eu precisava ir direto pra La Paz e há poucas cias que fazem esse voo com preços que não são impossíveis..a mais em conta que achei foi a BOA (bolivian airlines)..mas ela não opera todos dias e tem poucos horários. Fui de gol até Sta Cruz e de lá peguei o voo com a BOA até La Paz, gastei R$700,00. Contando a passagem de Uyuni ($200) + o Tour com hospedagem e comida inclusos ($100) + Hospedagem (Hostel Wild Rover), Táxi e comida em La Paz na ida e volta eu gastei em média R$1,400. A Bolívia é super barata! se vc fizer uma viagem mais longa os custos de passagem se diluem e fica bem mais em conta!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 4 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...