Ir para conteúdo

Ushuaia - El Calafate - El Chaltén -Full Day á Torres Del Paine / Novembro-2012


Posts Recomendados

  • Respostas 164
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Colaboradores
Muito bom esse relato, Thiago Gentil!

Obrigado!

 

Vai ser muito útil na minha viagem em janeiro, vou fazer o roteiro invertido, começando por El Calafate.

 

Valeu marciog18, no sábado eu termino o relato e posto aqui!! tem muita coisa boa ainda por vir..eheheh

 

#acompanhe! #Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Thiago, vc tem que postar tudo até o final da próxima semana, pois embarco dia 25/12...rssrrs....Me diz uma coisa, é fácil de achar o correio do fim do mundo para carimbar o passaporte? Também quero este carimbo....kkkkkkkkk.....Outra coisa, a trilha da Senda Costera da acesso a outra trilha, acho que é da Bahia Lapataia que tem aquela placa de final da Ruta 3????? bjs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
thiago

 

valeu pelo relato, parabéns.Tô querenfo fazer esse trajeto justamente igual ao seu em março. Seu relato vai me ajudar mto. Obrigado! ::cool:::'>

 

Abraço

 

Valeu Quintanilha!!

 

Cara a viagem é show de bola, você vai curtir muito!!!

 

Qualquer coisa é só perguntar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Thiago, vc tem que postar tudo até o final da próxima semana, pois embarco dia 25/12...rssrrs....Me diz uma coisa, é fácil de achar o correio do fim do mundo para carimbar o passaporte? Também quero este carimbo....kkkkkkkkk.....Outra coisa, a trilha da Senda Costera da acesso a outra trilha, acho que é da Bahia Lapataia que tem aquela placa de final da Ruta 3????? bjs.

 

 

hahaha vou terminar tudo neste final de semana marthinha, quando você pega o transfer para o parque nacional você pode ficar em vários pontos do parque, o primeiro é a Estação do fim do mundo: (para o passeio no trem), o segundo ponto é a Bahia ensenada, de onde começa a trilha Senda Costera, o correio fica ao lado daquela placa... uns 20 metros... quando você descer da van já vai vê-lo.

 

A senda costera termina na ruta 3, para chegar até a placa da Bahia Lapataia você terá que caminhar pela ruta 3, mais 4.. ou 6 km, não me lembro ao certo, eu não fui lá, fui ao lago roca primeiro, depois o sangue esfriou e não fomos lá.. :cry:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Dia 07 – 06/11

 

Acordamos pelas 06:00h da manhã arrumamos nossas coisas, fizemos o check-out no hotel e seguimos para a rodoviária, neste dia fomos para El Chaltén que fica a 215 km de distância de El Calafate.

 

Compramos os bilhetes pelo próprio hotel e nos custou $220,00 pesos ida e volta, esse trajeto é realizado por duas empresas, a Caltur e a Chaltén Trável, os preços são tabelados e ambas tem o mesmo horário.

 

Partimos de Calafate as 08:00h para uma viagem de aproximadamente 3,5 horas, o caminho entre as duas cidades é fantástico, muito bonito mesmo, os últimos km antes de chegar a El Chaltén são de tirar o fôlego, e para nós então que estávamos naquela condição pela primeira vez foi ainda mais especial! Da só uma olhada na vista da nossa janela :o

 

20121215202100.JPG

A caminho de El Chaltén

 

 

Na entrada da cidade o ônibus faz uma parada no posto dos Guarda-Parque onde todos os turistas recebem informações de como proceder em situações adversas durante o trekking, e também nos dão um mapa com todas as trilhas do Parque. Neste momento o tempo estava muito nublado, estava chuviscando e fazia muito frio! O guia do parque disse que a trilha para o fitz Roy estava muito complicada de ser feita devido à quantidade de chuva que atingira a cidade nos dias anteriores, e que a laguna de los três estava totalmente congelada, e o caminho final até ela estava muito perigoso, cheio de neve e pedras soltas, a Guia desaconselhava essa trilha! Dae pensei comigo “Porra, vim lá do Goiás só pra fazer essa trilha, vou fazer de qualquer jeito!!”.

 

Com o mapa em mãos, voltamos ao ônibus e seguimos até a rodoviária que fica á alguns metros à frente, desembarcamos e seguimos para o hostel (Patagônia Hostel), chegamos ao hostel por volta do meio dia, neste dia não conseguimos fazer nenhuma trilha devido ao mal tempo.

 

Conversando com o pessoal na recepção ficamos sabendo que no dia seguinte o tempo iria abrir e a possibilidade de sair sol seria muito grande, então decidimos almoçar e descansar o restante dia para no próximo fazermos a trilha ao Fitz Roy, e assim fizemos.

 

Pegamos informação no hostel sobre um lugar bacana pra comer, nos indicaram dois, o primeiro estava fechado e antes que achássemos o segundo, encontramos na própria Av. San Martin, o restaurante Tia Matilda, cara que macarrão bom comemos ali, vale apena quem quiser conferir, pagamos $35,00 pesos por prato + $50,00 numa garrafa de vinho!! Putsss deu até saudade agora..ahahahah

 

20121215202250.jpg

 

E assim terminou nosso dia, voltamos para o hostel e descansamos o restante do dia, à noite fomos ao mercado dar uma olhada nos preços e realmente os boatos que eu tinha escutado era verdade, os preços são mesmo mais altos do que em calafate, compramos comida e lanche para levar para as trilhas durante os próximos dias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Dia 08 – 07/11 - Trekking a Laguna de los Três

 

Acordei por volta das 7 da manhã e já pulei na janela para ver como estava o tempo, fiquei animado, fazia um puta sol, tomamos café e ajeitamos nossas coisas para levar para a trilha, como a guia no dia anterior tinha nos passado o maior medo, fomos prevenidos para o trekking, eu fui de softshell + calça segunda pele + anorak na mochila, no fim só o softshell já resolvia e em vários momentos eu tirei até ele, por que em vários momentos durante a trilha a subida é forte, eu transpirava com gosto mesmo hahahah, mas vale lembrar que o tempo na patagônia é muito instável e é realmente necessário que andemos preparados para tudo.

 

Iniciamos a trilha por volta das 9 da manhã, e a trilha começa numa subida forte, subimos por uns 30...40 minutos, depois a trilha fica sem muito desnível por um bom tempo. Depois de 2 horas de caminhada chegamos a Laguna Capri, paramos por alguns minutos, fizemos um pequeno lanche, admiramos a paisagem e seguimos o trekking.

 

20121215224654.JPG

Início da trilha.

 

20121215224725.JPG

 

20121215224749.JPG

 

20121215224838.JPG

A cidade de El Chaltén vista da trilha.

 

20121215224911.JPG

Laguna Capri.

 

Depois de parados por alguns minutos o sangue deu uma esfriada e o frio pegou, tava frio pra caramba na beira da laguna, batemos algumas fotos e seguimos com o trekking em direção ao Campamento Poincenot que é a base para subir a Laguna de los três, levamos 01:30h para concluir. A trilha é bem demarcada, realizamos sem nem olhar no mapa, basta você não sair da trilha que não há como se perder, esse era um dos meus receios. O dia é longo nesta época do ano, amanhece por volta das 6 horas e escurece por volta das 21:30h, então o tempo para fazer a trilha é bem longa, da pra fazer sem pressa.

 

Uma vez no poincenot descansamos um pouco e começamos a tão temida “última hora da trilha”. Véi, a subida é fodástica! O desnível é grande, cheio de pedras soltas que mais ao final da trilha se misturam a neve e escorrega pra caramba, o bastão de caminhada neste trecho do trekking é muito importante, sem ele eu teria me esborrachado no chão várias vezes! Uma dica: Quando começar a subir não olhe para cima! Mal da pra ver o final da montanha, se você estiver muito cansado vai desanimar mesmo..hahahah, eu não aguentei e olhei pra cima..kkkk Pensei putsss, vou subir até lá mesmo?? Mal dava pra ver as pessoas lá em cima no final da montanha, mas a vontade de chegar até a laguna era tão grande que eu só pensava no final da trilha.

 

20121215225116.JPG

Continuando a trilha rumo ao Campamento Poincenot, sempre com a vista do Fitz.

 

20121215225211.JPG

 

20121215225234.JPG

Chegando no Campamento Poincenot.

 

20121215225308.JPG

"a última hora" Aqui a subida começa a ficar forte! ::hein:::quilpish::

 

E depois de 2 horas de uma subida do cara*** concluímos a trilha, e veio à recompensa! A vista lá em cima é inexplicável, a laguna totalmente congelada como eu queria ver, veio uma sensação de dever cumprido, era o lugar da viagem que eu mais queria chegar! Ficamos ali por mais ou menos 1 hora, só curtindo a paisagem, tirando muitas fotos e descansando também, por que os joelhos e o músculo da perna estavam muito doloridos! Foi neste momento que eu vi o quão importante do uso de óculos adequado, sem eles eu não conseguiria ficar ali por muito tempo, a neve reflete quase 100% dos raios do sol, eu sentia o rosto meio que queimando (o animal aqui não passou filtro solar), por causa do reflexo dos raios.

 

 

 

20121215225518.JPG

Depois de subir tudo o que você viu na foto anterior, ainda tem isso ae pra subir ::quilpish::::hein:

 

20121215225643.JPG

Só que quando agente chega lá em cima, putss! Vale muito apena!! - Laguna de los três!

 

20121215225732.JPG

Conseguimos ::otemo::

 

20121215225759.JPG

 

20121215225817.JPG

 

No final das contas levamos 05:30h para chegar até a laguna, e depois de 1 hora lá em cima começamos o processo de retorno a cidade, já era mais de 3 horas da tarde e tínhamos um longo caminho de volta. O começo da volta também foi complicado por que estávamos no topo da montanha e a descida forçou muito o joelho, o trecho é longo e com muito desnível, foi punk chegar até o poincenot.

 

20121215225944.JPG

O começo da descida.

 

20121215230029.JPG

Como bastão salvou nessa descida!

 

20121215230114.JPG

Aquele ditado que diz "pra descer todo santo ajuda" não funciona aqui!

 

20121215230211.JPG

 

20121215230239.JPG

Aqui já é no final da descida, quase chegando no Campamento Poincenot.

 

E depois de 1 hora descendo o fitz eu parei de fotografar, o peso da câmera já começava a incomodar, a mochila começou a pesar mais de meia tonelada hahaha e os pés já estavam com muita dor, levamos 4 horas para retornar a cidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...