Ir para conteúdo

Primeiro Mochilão Europa - 20 de Janeiro a 28 Fevereiro - 12 países


Posts Recomendados

  • Membros

Pessoal, vou fazer o meu primeiro mochilão. Escolhi a Europa, que sempre foi a minha preferência. Pego um vôo de Guarulhos para Londres, fazendo escala em Roma.

Um dos problemas será o frio, que pode atrapalhar algumas coisas, além do dia mais curto. Tenho quase 40 dias de viagem e gostaria de aproveitar o melhor possível esse tempo com o menor gasto "economizável" possível. Já fiz cadastro no HostelWorld, mas ainda não fiz reserva nos Hostels. Sei que existe o couch and surf, bed and breakfast, vcs indicam algum?

Gostaria de dicas para esse tipo de viagem e tb que avaliassem o trecho que desejo fazer.

Alguns amigos me ajudaram e alguns inclusive moram na Europa e me ajudaram com base no que eles conhecem e na estação que estou indo.

O trecho que desejo fazer é: Londres (3) -> Edimburgo (2) -> Amsterdã (2~3) -> Berlim e Potsdam (3) -> Praga (2) -> Vienna (3), Budapeste (3) -> Roma (3~4) -> Barcelona (3) -> Madrid (2~3) -> Paris (3~4) -> Munich (2) -> Londres (2) -> São Paulo. O valor entre parênteses indica o número de dias que pretendo ficar nesses lugares. Pensei em alguns outros lugares como alguma cidade na Suiça que dizem ser animal, Veneza, Milão, Florença e Provence, mas talvez seja corrido demais incluir algum destes. E Roma e Munich no meu caso, já será bem contra mão. E já estou com os dias contados pelo trecho descrito acima. Estou pensando em comprar aquele cartão de passe livre de trem por 30 dias, custa por volta de 650 dólares para estudante. E pretendo fazer o mochilão somente por trem, exceto no Reino Unido, aonde o mesmo não é válido e talvez Roma-> Barcelona que é meio longe. Já comprei uma mochila Deuter Quantum 70+10 +18. Já possuo segunda pele (Solo), casacos para neve, calças, Gorros, meias e botas impermeáveis assim como cartão Internacional e agora farei o meu cartão VTM. Estou meio inseguro de algo estar faltando e gostaria de dicas de todos aqui, serão muito bem vindas!

De antemão já agradeço à todos!

Link para o comentário
  • Membros
Aproveitar o melhor possível não significa entupir o roteiro com um monte de cidades. Muitos deslocamentos longos também encarecem a viagem. Eu enxugaria um pouco a sua lista.

 

Mas eu imaginei que pelo tempo que irei ficar, 40 dias, dava pra fazer um roteiro maior. A princípio montei aquele roteiro com pessoas que fizeram mochilão e que moram lá. E eu encaixei nas cidades maiores 4~5 dias e nas menores entre 2 e 3 dias. Achei que isso era o ideal em mochilões. Vc acha que realmente devo diminuir a quantidade de cidades??

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Fred, o que realmente importa na viagem são os dias completos, quando você acorda ou chega bem cedo numa cidade e dorme lá. Ou seja, você tem que contar as noites, não os dias. Os dias completos numa cidade = (número de noites - 1).

 

Então o "3" em Paris na verdade são 2 dias completos e um restinho de terceiro dia. Na que possivelmente é a maior cidade da Europa em termos turísticos, isso não é nada. No deslocamento você perde muito tempo. Não é só pegar o trem e chegar até o outro destino, tem a chegada com antecedência, o deslocamento até a estação de origem e da estação de destino até o hostel, possíveis atrasos, etc. Já parou pra calcular quanto tempo você vai perder, por exemplo, de Budapeste até Roma ? Faça um cálculo realista, somando tudo que leva desde a hora de se arrumar no hotel de origem até a hora de botar as coisas no hotel de destino e sair pra passear.

 

A real é que o tempo que a gente tem sempre é menor do que imaginamos. E tempo é a coisa mais importante numa viagem, pois você não sabe quando vai voltar. Então em vez de perder tempo arrumando e desarrumando mala 15 vezes, esperando em estações de trem e aeroportos, faça viagens compactas, onde você vai trocar de hotel o mínimo possível, passando a maior parte do tempo disponível para conhecer coisas novas.

Link para o comentário
  • Membros

Concordo contigo Marcos. No caso, ainda teria 2 dias sobrando e aqueles valores de dias que estão ali, todos eu estou considerando o maior caso. Por exemplo, Paris eu estou contando 4 dias. O ideal, no meu caso penso eu, seria 5 dias em Paris. Esses 2 dias eu deixei sobrando justamente por saber desses atrasos e tempo com viagem. Sei que é pouco, mas foi o que deu. Talvez eu deva reduzir 1 dia em Roma (me falaram que 3 dias lá é mais do que suficiente para as principais coisas) e aumentar mais 1 dia em Paris. E reduzir um ou outro dia em outra cidade. O que vc me propõe? Quais mudanças e em quais cidades?

Link para o comentário
  • Membros

Fred,

 

Concordo com o Marcos e com o Colormundi, e acho que teu roteiro está corrido demais, tem muitas cidades para apenas 40 dias.

 

E por experiência própria, eu vou te dar uma dica a mais: em 40 dias, acredite se quiser, mesmo tendo muita disposição e adrenalina e sendo muito jovem, lá pela metade do roteiro, você começará a sentir o "peso" de uma viagem corrida assim, com tantos deslocamentos. Isso que eu falo é a mais pura verdade: em 40 dias de viagem corrida nesse ritmo, vai ter um momento que você vai CANSAR, e cansado, você pouco vai poder aprovaitar os passeios e atrações. às vezes, nesses deslocamentos para ficxar apenas 1 ou 2 dias numa cidade, você dispende uma energia enorme numa rota muito distante e ao chegar´no lugar desejado, descobre que está "quebrado" e sem muito pique para fazer o que seria interessante fazer.

 

40 dias pode parecer muito e a gente fica tentada a enfiar um monte de cidade no roteiro, mas acredite, para a Europa, 40 dias é pouco para mochilar por 12 países! No fim, 40 dias para 12 países é ao mesmo tempo pouco e muito: POUCO porque você não consegue aproveitar direito 12 países em 40 dias e MUITO porque nesse ritmo, na metade do roteiro, essa rotina de ficar 2 dias em uma cidade, pegar um trem ou avião, ficar três dias em outra cidade, pegar novamente trem, etc, fica muito cansativa.

 

Minha sugestão é realmente você enxugar o seu roteiro. Veja o que você REALMENTE tem interesse em conhecer. É claro que o nosso impulso é dizer que temos interesse em tudo, mas se você fizer uma análise um pouco mais detalhada, vai ver que tem lugares que te interessam mais que outros e que você teria vontade de ir para esses lugares por si próprio e não porque outra pessoa te disse que é legal. Então, minha sugestão é se concentrar naqueles lugares que VOCÊ se interessa realmente.

 

Meu exemplo: em fevereiro, eu vou para minha 2ª viagem de "longa duração" para a Europa. Vou ficar 31 dias e vou visitar apenas SEIS cidades. Como meu interesse é sempre grandes cidades culturais, (e não cidadezinhas de microregiões), na hora de planejar o roteiro eu sabia que meus deslocamentos iriam tomar um certo tempo, e em função disso, eu cortei sem dó nem piedade duas cidades que todos dizem que são ótimas, maravilhosas, mas que meu interesse no momento não era tão grande: Amsterdã e Bruxelas, que originalmente estavam no meu roteiro. Sem desmerecer essas duas cidades, meu interesse maior era Londres, Munique, Viena, Praga e Berlin, além de ficar 6 dias em Paris, com minha mãe, já que na primeira vez que ela foi, não conseguiu aproveitar muito, justamente por causa desses roteiros corridos demais. Vou deixar para conhecer Amsterdã e Bruxelas quando meu interesse por elas falar mais alto e eu estiver disposta a permanecer mais tempo na região dos Países Baixos.

 

Abs,

 

Cris

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...