Ir para conteúdo

Leste Europeu - Roteiros de Viagem e Meios de Transportes


Posts Recomendados

  • Membros

Olá,

 

Fiz de trem Sofia-Istambul e depois Istambul-Bucareste em setembro de 2006.

 

NÃO HÁ NECESSIDADE DE VISTO PARA A BULGARIA - BRASILEIROS PODEM PERMANECER ATÉ 30 DIAS.

 

O trem de Istambul para Bucareste é diário, saindo as 22hrs de Istambul. Teoricamente a viagem demora 19hrs, mas só cheguei as 2 da manhã do outro dia.

A viagem é muito cansativa, pois os vistos de Turquia são emitidos na fronteira, e só para conferir passaportes e emitir visto o trem fica parado umas 3 horas.

Cada vagão do trem vai para um lugar: Bucareste, Budapeste, Belgrado, Sofia e Skope, de maneira que tem várias paradas para separar os vagões

 

CUIDADO AO CHEGAR EM BUCARESTE DE NOITE: são muito comuns tentarem te extorquir dinheiro do taxi. Recentemente o LEI (dinheiro romeno) cortou 4 zeros. Os motoristas de taxi se aproveitam disso para tentarem extorquir grana. Tb existem várias pessoas na estação de trem dizendo que trabalham para um determinado albergue para estorquir dinheiro.

No meu albergue duas inglesas pagar 600 dolares por um taxi que deveria custar 2 dolares e no dia seguinte um alemão pagou 300 dolares

Tem que ficar esperto, mas de modo geral não tem violencia, eles "só" tentam te cobrar mais, mas não há violência

Link para o comentário
  • 5 semanas depois...
  • Respostas 335
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Ola,

 

Eu fiz a viagem Bucharest - Istambul de carro, com am minha host family(to fazendo intercambio na Romenia), e deu problema na fronteira da Bulgaria com a Turquia, pq os turcos foram muito desorganizados quando eu entrei e nao carimbaram meu passaporte disseram q eu nao precisava. Ai pra voltar foi um problema, pq nao constava em lugar nenhum que eu tinha entrado na Turquia (no dia que eu entrei os computadores tavam fora do ar, uma bagunca)

Mas eh soh tomar cuidado que fica tudo bem.

Eu nao precisei de visto na Bulgaria, pq tava em transito, e que eu me lembre, na Turquia tambem nao precisei de nada.

Foram 12 horas de viagem de carro de Bucharest ateh Istambul...

 

Eu to pensando em fazer a viagem de novo, mas dessa vez ou de trem ou de aviao.. O que eh melhor, alguem sabe?

 

Bjo

 

Marina

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Membros

Ola, acabei de voltar de viagem que fiz para o leste europeu e gostaria de dividir algumas dicas com os foristas, ja que tirei algumas daqui antes de viajar.

 

Duracao da viagem: 15/11/06 a 02/01/2007

 

Lugares visitados:

 

Alemanha: Nuremberg, Munich

Austria: Vienna

Slovakia: Bratislava

Hungria: Budapest

Polonia: Cracovia, Auschiwtz (Oswiecim)

Republica Tcheca: Praga, Plzen, Ceske Budejovice, Ceske Krumlov, Telc, Trest, Trebic, Brno, Olomouc, Zdar nad Savazou

 

Nao sei se interessa falar da alemanha e Austria ja que nao sao leste europeu, mas vale a pena conhecer estas cidades, Nuremberg foi a sede do partido nazista e encontram-se vestigios daquela epoca e tambem o museu gigante sobre o assunto, alem dos castelos e igrejas. Vienna tambem vale a pena, apesar de ser muito cara, os museus saem por volta de €10 a €15.

 

Mas vamos falar dos outros que sao mais baratos. Antes de mais nada, como quase todo mundo viaja de trem, uma dica é acessar o site http://reiseauskunft.bahn.de/bin/query.exe/en, esse site alemao fornece informacao sobre toda a malha ferroviaria da europa, com conexoes e horarios de saida, pode confiar que os horarios mesmo das cidades mais afastadas sao reais.

 

Passe de trem:

Eu comprei o European East Pass aqui no Brasil e, chegando la, percebi que nao valeu a pena, os trens nos paises que nao possuem euro sao muio baratos, em media R$10 para cada 100km. O passe te da direito a pegar quantos trens quiser no periodo de 24 horas depois de carimbado, mas sinceramente, voce soh vai pegar um trem por dia no maximo... Eu sugiro usar um pouco de ingles e mimica para comprar os bilhetes, use o site da diebahn, escreva num papel o horario, data e numero do trem e mostre para o guiche, nao tem erro.

 

Seguranca:

 

Eu era o unico que colocava cadeado na mochila, quase todos os albergues tem um armario no quarto, mas todo mundo deixava aberto, inclusive Ipod carregando no quarto, bom, eu trancava e me prevenia, nao faz mal a ninguem...

 

Lencois e cobertores:

 

Comprei um guia aqui no Brasil que dizia ser bom levar lecois e cobertor para economizar, pois alguns albergues cobram por isso. Esqueca, nenhum lugar cobra por isso, alem de os quartos terem aquecedor.

 

Slovakia (Bratislava)

Chegando de trem, logo percebe-se a diferenca entre os outros paises da uniao europeia, os trens sao muito velhos e as estacaoes de trem possuem poucas informacoes em ingles, acostume-se a orientar-se pelos TIMETABLES nas paredes das estacoes (as tabelas amarelas sao de saida de trens e as brancas sao de chegada). Eh preciso tomar onibus da estacao para se chegar ao centro, (atencao, nao eh preciso pagar mais por estar levando bagagem, apesar de algumas pessoas tentarem te vender bilhetes para tal).

 

Em Bratislava, por mim, gaste se puder um dia apenas, o centro turistico vende um cartao que da direito a transporte ilimitado por 24 horas e voce ganha um tour guiado pelo centro velho, o cartao custa 200 SKK.

 

Se voce quiser pagar pouco para comer, pode pedir nos restaurantes o "menu" (jedno menu, prosim) , que nao tem nada a ver com cardapio, e sim eh uma especie de prato feito, com prato principal, sopa e sobremesa, sai por uns R$8.

 

Hungria (Budapest)

 

O lugar onde paguei mais barato pela acomodacao, Karat Guest House, na verdade um casal transformou o terceiro andar da casa em apartamento com tre camas, mas soh tinha eu lah, com banheiro no quarto, paguei R$10 por dia.

 

Aqui acho que vale a pena comprar o Budapest Card, para utilizar os transportes sem problemas, pois eh meio confuso. Os onibus e bondes sao identificados com um numero, eh dificil saber em que sentido eles estao indo se voce nao tiver um mapa na mao.

 

Se voce curte museus, va para a avenida Andrassy, visite o House of Terror, sobre nazismo e comunismo (eh meio sinistro) e no final do boulevard voce encontra mais museus de artes e monumentos.

 

Polonia

 

Cracovia

 

Aqui a estacao de trem fica no centro da cidade, entaonao eh preciso usar nenhum tipo de transporte. Dentro da estacao de trem tem um quiosque com informacoes de albergues, eu pensei que devia ser meio armadilha e soh peguei os precos para conferir, quando falei o nome do albergue que eu tinha feito reservas eles falaram que eu tinha entrado pelo cano, mas nao acreditei. Quando cheguei no meu albergue, era um predio todo pixado, a recepcao nao falava ingles e tinha um pessoal meio skinhead lah, sai na hora e fui no que o quiosque indicou e valeu a pena. Fiquei no Dizzy Daisy, com internet gratis, lavanderia gratis e cozinha, por 40 zlotis.

 

O albergue oferecia excursao a Auschiwtz (campo de concentracao), vale a pena pagar um pouco a mais e ir com eles do que ir sozinho, porque chegando lah, o lugar eh muito grande e muito do que aconteceu soh o guia pode te contar, as historias, os fatos. Se voce for sozinho so vai ver um monte de predio vazio.

 

[continuo a escrever mais tarde]

Link para o comentário
  • Membros de Honra

com relacao a auschiwtz, n precisa pagar mais caro p ir c guia de albergue n! vc vai de bus p la (pergunta no albergue ou qq ci como cehga q eles informam) e la no campo de concentarcao vc paga a visita guiada pq a entrada mesmo eh gratuita. tem em alguns idiomas, n me lembro se tem em portugues, mas a q fiz foi a 1 do dia em ingles e a guia foi otima, explicou bem legal e tal. ai ainda pega o onibus do proprio campo e vai p birkenau e la continua a explicacao do guia. o bom eh vc ir bem cedinho p pegar um doas primeiros do dia pq depois vc vai nos lugares q o guia n passou... e mesmo assim n consegui ver td...

Link para o comentário
  • Membros

Quanto a Auschwitz, tambem da pra fazer o que voce disse, mas eu ja estava meio quebrado de cansado nesse dia, entao o onibus que vinha ate o albergue foi uma tentacao...hehehe

 

Republica Tcheca

 

Praga

 

Chegando em Praga pela estacao principal (Hlavni Nadrazi), acho que vale a pena comprar o bilhete integrado de transporte soh se voce for usar muito metro e bonde, o bilhete para 3 dias custa KC 220, existem outras opcoes, mas quiser pagar soh quando for entrar no metro,o bilhete para uma soh viagem custa KC14 para 5 estacoes e vale por 90 minutos.

 

Em Praga tem muitos albergues, os mais baratos ficam mais afastados do centro mas perto das estacoes de metro e bonde, entao vale a pena pesquisar antes.

**Se voce tiver tempo, pesquise o endereco dos lugares de interesse e acesse o site www.mapy.cz, esse site mostra o mapa de qualquer cidade da republica tcheca e localiza endereços, com fotos de mapa e fotos de satelite.

 

Internet:

Em Praga e mais caro que nos outros lugares, cerca de KC2 por minuto, mas na Wanceslau Square, um quarteirao abaixo do KFC, tem um albergue que cobra KC 0,5 por minuto para estudantes.

 

Lavanderia:

Pela Wansceslau Square, entre na rua do KFC, tem uma lavanderia que cobra Kc 230 para lavar e passar toda a sua roupa, outros lugares cobram o mesmo e voce que tem que lavar.

 

A cidade de Praga eu achei que leva um pouco mais de tempo pra conhecer, a Karluv Most e o Castelo nao da pra perder, mas existem diversos outros tipos de museus, nao sei para as outras pessoas, mas eu gostei de ir ate a Bertramka (casa onde Mozart morou e atualmente tem um museu bem pequeno com objetos dele), entrar nas igrejas e admirar as esculturas, e tambem nao de par perder o cemiterio judeu...

 

ainda em Praga:

 

No centro velho, na praca do relogio astronomico (toca a cada hora cheia), existem varios guias que voce pode pagar por varios tipos de toru tematicos pela cidade: Franz Kafka, Bairro Judeu, Comunismo, Bares e PUBs famosos. Eu fiz o do bairro judeu e do comunismo e dei sorte porque peguei um guia que era um senhor que trabalhava como tenor no teatro municipal, e tinha varios historias da epoca do comunismo.

 

Esse senhor ainda me deu umas dicas boas, as lojas de souvenires pode-se obeservar aquelas bonecas de madeiras de varios tamanhos para vender, na verdade aquilo nao eh tcheco e sim russo, alias todas essas lojas sao dominadas por russos, percebe-se pela musica interior.

 

Plzen

 

Essa cidade eh otima para quem gosta de cerveja, vale muito a pena visitar o museu da cerveja e a fabrica da cervejaria Plsner Urquell. Nesta cidade, assim como varias do interior do pais, tem uma praca central quadrada. Da pra conhecer tudo em dois dias, eu fiquei hospedado numa casa de familia, mas nao recomendo a ninguem porque o lugar fedia muito.

 

Kutna Hora

 

Essa cidade vale muito a pena visitar, fica a 90 minutos de Praga e possui uma igreja cheia de ossos, eh famosa por esta igreja, mas o pessoal muitas vezes esquece de visitar o centro da cidade, com varios outros monumentos e uma imensa igreja gotica muito bonita.

Esta cidade foi famosa pela mineracao de prata, e existe um museu com todos os tipos de moedas cunhadas na Bohemia na idade media. Se voce chegar pela estacao de trem, sempre tem um trem regional que vai ate o centro por Kc 9.

 

Ceske Budejovice

A cidade tem muitos albergues baratos, eu cheguei sem saber aonde ir, mas na propria estacao de trem eh possivel obter uma relacao de acomodacao na cidade, alias, em quase todas as cidades, eh legal sempre ir ao centro de informacoes que eles sempre tem algum mapa disponivel e alguns tem internet gratis para o turista.

 

Ceske Krumlov

Essa cidade eh demias, tao boa quanto Praga eh o melhor de tudo, quase sem turistas. Existem centenas de albergues aqui, entao vale a pena chegar e pesquisar. Se voce estiver disposto a conhecer tudo, o centro de informacoes oferece servico guiado pela cidade.

 

Telc

Essa cidade eh muito pequena, da pra conhecer em um dia, nao sei se compensa se hospedar aqui, acho mais viavel deixar a bagagem na estacao de trem e ir embora no final do dia.

 

Trebic

Aqui tambem existem albergues baratos, eu fiquei no Travellers Hostal, no bairro judeu da cidade, perto de tudo. Aqui, alem dos pontos turisticos tradicionais, vale a pena visitar o cemiterio judeu que fica mais afastado do centro, eh gratis.

Link para o comentário
  • Membros

Celso, o passe de trem é relativo. Para viagens longas pode ate valer a pena, por exemplo de um pais a outro. Se voce vai ficar soh no leste, onde nao ha euro, curtas distancias sai mais barato pagar na hora.

 

Quando eu fui da Alemanha para a Austria, soh pude comecar a usar o passe na austria, entao o trecho de Nuremberg ate a divisa da alemanha saiu €36, fora que eu usei 1 dia de passe, ou seja, mais €22.

 

Como eu falei, na Republica Tcheca eu paguei cerca de R$10 a cada 100km, alguns trechos ate mais barato. O passe da direito a usa-lo por 24 horas depois de carimbado quantas vezes quiser, se voce tiver pique pra viajar tanto tempo e dormir no trem...

Link para o comentário
  • Membros

Cara,

 

Eu nao vi nada que me desse medo, a nao ser um tipos meio suspeitos que andam a noite por ai com roupa camuflada. Mas lá roupa camuflada é meio moda. Entao o conselho que dou é: Vá despreocupado. Eu voltava pro albergue tarde da noite sozinho na rua e ninguem perturbava.

 

Esse tipo de gente tem em todo lugar, mas acho que ficam mais nos suburbios...

Link para o comentário
  • Membros

Brno

 

Esta é a segunda maior cidade da República Tcheca, mas acho que dá pra gastar menos tempo do que Praga.

 

Nos centros de informações turísticas você tem acesso grátis a internet. Preste atenção ao descer na estação de trem, pois diferente dos outros lugares, o centro de informações nao fica dentro da estacao. Voce tem que sair, cruzar a rua e o centro turistico fica no terreo de um predio ao lado de um "herna bar". Eu estava conversando com uma mulher trabalha dentro da estacao e ela me perguntou como eu achei, porque lah dentro ninguem sabe onde fica!

 

*Uma coisa que eu lembrei: As vezes na cidade nao tinha lavanderia, entao eu comprei um sabao de côco e lavei as roupas no banheiro. Eu lavei com sabonete comum e ficou fedendo muuuuito.. xD

 

 

Olomouc

 

Essa cidade fica perto de Brno, da pra fazer daytrip que é barato. Ela possui alguns monumentos listados como patrimonio da humanidade pela UNESCO.

 

Vale a pena visita-la, alem dos monumentos, ela possui um relogio astronomico parecido com o de Praga, mas foi reformado durante o comunismo, entao o tema é campones e trabalhador...

 

A unica deica desta cidade é entrar nas igrejas, uma mais espetacular que a outra. Assista a uma missa e ouça as músicas tocadas no órgão.

 

Ultima dica

 

Essa foi a minha primeira viagem sozinho e para o exterior, realmente nao tive problemas e nao passei por nenhum sufoco.

 

Alguns lugares dizem que voce precisa de €50 por dia para se manter na europa. Depende muito do que você gostar de fazer enquanto viaja, alguns lugares voce só precisa admirar a paisagem, outros voce tera que desembolsar uma grana para entrar...

 

[/b]

Link para o comentário
  • Membros

Eu de novo....

 

No Leste Europeu como são as mulheres?

Você fez amizade com alguma, elas são parecidas com as italianas/portuguesas ou mais voltado pro lado germânico, cabelos loiros, olhos claros e por ae vai...

 

Nos albergues/hoteis/guiche de informaçôes... os funcionários sabem falar bem o inglês ou do tipo "dá pro gasto"??

Link para o comentário
  • Membros

Ae,

 

No leste europeu pelo que eu vi a minoria é loira, a maioria tem cabelo preto ou tingido. Eu achei meio feio, porque elas cortam o cabelo meio curto, fica arrepiado em cima e um mullet comprido, depois elas fazem umas mechas de vermelho e marrom....nao sei da onde veio essa moda...

 

Eu conversava com algumas nos trens e eram gente boa, algumas falavam bem o ingles e teve uma que ate falou que fazia capoeira e gostava do Paulo Coelho.....ugh! Mas olha só, só algumas falam inglês, a minoria, ainda mais se voce for na balada, com som alto, provavelmente ninguem vai querer arriscar um dialogo, só as turistas...xD.

 

Na minha opiniao, as mulheres mais bonitas eram as austriacas, nao só pelo visual, mas todas elas sabem se vestir. Nao tinha um lugar com gente feia...só eu...hahahah

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...