Ir para conteúdo

Trekking na Serra Fina - Pedra da Mina


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Poxa Nilton, só faltou vc colocar o número de passos entre um ponto e outro!!! :-) Valeu mesmo, muito detalhado, fiquei mais animado!

 

Acho que agora dá pra encarar a trilha com mais segurança. Thanks!!!

 

Vamos ver se o pessoal aqui se anima e consigo fechar uma galera boa de trekking!

 

[]´s!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 139
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros de Honra

Olás

 

esse Acampamento na base fica na trilha voce passa por ele obrigatoriamente ,sem erro.Para chegar até a Faz SerRa Fina nós alugamos uma Toyota(depois passo o telefone) ,saimos da Pousada do Verde em Passa Quatro e levou 1:30 hrs ,a estrada não é tão ruim mas tem trechos que só com 4x4 voce passa e se chover então....Tem que pedir info para o pessoal local mas todos conhecem ,o Augusto já comentou antes ,passa por um lixão e vai embora...mas o motorista dessa Toyota leva e pega no dia seguinte sem erro,saiu por R$ 45,00 p/cabeça.

Quanto ao Thermarest ,tem uma opção mais barata que uma colega levou,é da Quechua e custa cerca de R$ 130,00 na Decathlon.

Importante ,o bastão de caminhada é importantissimo mesmo assim preparem os joelhos na descida.Fiquem de olho nos sites de Metereologia ,CPTEC,CLIMATEMPO,INMET,YAHHO WEATHER....

 

Boa caminhada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Olá pessoal,

 

Estou me programando para fazer Serra Fina do dia 08/10 ao dia 12/10. Estou em Santa Rita do Sapucaí a mais ou menos 150km de Passa Quatro. Minha idéia é ir para passa quatro sabado a tarde e passar a primeira noite no ínicio da trilha para iniciá-la no domingo cedinho. Até agora um amigo deve ir comigo, mas nao sei se ele realmente vai. Estou a procura de companheiros ...quem tiver interessado eh soh falar ... :)

 

Augusto, queria lhe agradecer pelos seus relatos ... me ajudaram bastante na Travessia SFX e agora já deu uma boa Luz na Serra Fina ...

 

Outra pergunta ... eu ja tenho tudo programado para ir ... estou pensando (caso ninguem se interesse em se juntar a mim) em ir sozinho mesmo. Conversei com uns amigos de Pouso Alegre e Itajubá e eles disseram que a trilha já está bem demarcada e com a carta e bussóla da pra ir tranquilo, tendo apenas algumas locais problemáticos por causa do capim elefante. O q vcs acham?

 

Abraços...

 

"Ir mais longe ... "

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 3 semanas depois...
  • 4 semanas depois...
  • 4 semanas depois...
  • Membros de Honra

>Postado pelo usuário fgba

em 05/02/2006 11:42:41

Mensagem:

Oi Galera, Será que alguêm poderia me dar umas dicas???Estou Querendo fazer a travessia da serra fina na semana santa,o pior é minha 1 vez, e de meus amigos tambem,já fizemos a trv petro-terê varias vezes achamos tranquila ja fizemos até em dois dias... Mas estou pressentindo que Mantiqueira é sinistro, mas mesmo assim queremos acampar no topo da Pedra da Mina, será que isso é possível??Não deve ter muito espaço lá ...Enfim, fico agradecido se alguêm puder me ajudar com qualquer informação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Travessia da Serra Fina abaixo de 4 dias só p/ alguém que estiver se preparando p/ alguma corrida de aventura.

 

Nao recomendo de jeito nenhum.

 

Da Toca do Lobo até a Pedra da Mina em 1 dia até dá p/ chegar, mas vai ter de correr muito.

 

A regiao é de dificil acesso e se perder por lá é quase um risco de vida. O resgate é bem dificil.

 

Tem uma alternativa de entrar pelo Paiolinho e sair direto na Pedra da Mina. Com isso se diminui em + - 2 dias a travessia, mas perde a maior parte do visual da crista da Serra.

 

O topo da Pedra comporta poucas barracas e todas expostas. é complicado acampar lá.

 

Da Garganta do Registro até a Pedra da Mina são 2 dias de caminhada.

 

E tem uma subida muito forte no inicio.

 

 

Abcs.

 

 

 

 

Augusto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Valeu Augusto

Agora só mudei meus planos, pretendo fazer a travessia em 3 dias em meio, a iniciar no dia 28 de abril e concluí-la em 01 de maio.

Ainda me restam dúvidas, gostaria de saber se é necessário algum tipo de aviso prévio ou autorização para entrar na Faz. Toca do Lobo, seja para passar por lá ou até mesmo pernoitar.

O itinerário que estou prevendo fazer é o seguinte:

1° dia- deslocamento Resende-Faz Toca do Lobo

ínício da travessia, Toca do Lobo- Alto do Capim Amarelo

2ª dia-Alto do Capim Amarelo- Pedra da Mina ou Ruah

3° dia- Ruah- Base do Alto dos Ivos

4° dia- Alto dos Ivos- Garganta do Registro.

Gostaria de saber um tempo estimado que acreditem que possa ser feito estes percussos, levando em conta que todos que o farão possuem um bom preparo físico e noção de orientação (militares).

E se é facil arrumar um transporte que leve de volta a Passa Quatro ou a parte baixa do Parque.

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...