Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Alimentos práticos para camping (sugestões)

Postado
  • Membros
  • Este é um post popular.

Convido todos os mochileiros campistas e praticantes de bushcraft a dar sugestões de alimentos práticos para acampamento, neste tópico.

O QUE LEVAR?

Estas são as minhas sugestões:

*Arroz pré-cozido (industrializado) vendido em caixinha/saquinho.

*Arroz parboilizado (fica soltinho quando cozido) - tem pacotes de 1, de 2 e de 5 kg.

* Arroz em saquinhos: branco/parboilizado/integral (pacote de 1 kg com 8 saquinhos de 125 g cada) necessário adicionar tempero.

* Alho picado (pote com 200 ou 400 gramas)

* Cebola (molho de)

* Tempero caldo Knnor/Maggi/Outras marcas, para temperar o arroz. - se for em saquinho: colocar o tempero na água com o arroz (um ou dois cubo para cada 2 saquinhos). 1 saquinho = 2 porções.

Nota: tempero em cubo dispensa óleo, sal e condimentos, pois contém todos estes ingredientes.

* Batatas - fácil e rápido de cozinhar.

* Purê de batata instantâneo (receita de como preparar impressa na embalagem).

* Capupuccino instantâneo (sachê/lata).

* Café granulado solúvel: Nestlé / Mellita / Café Do Ponto / Seleto / Iguaçu / Dia % - entre outras marcas).

* Café em pó (pó de café) *dica: prático para fazer em cafeteira tipo italiana.

* Leite em pó

* Leite condensado - para dissolver em água / bom para misturar no café, não necessitando adoçar.

* chocolate em pó solúvel Nestlé

* Achocolatado Toddy / Nescal / outras marcas.

* Açúcar

* Adoçante líquido / adoçante em pó, marca "Tal e Qual" - pote com 66g que equivale a 500g, ou com 133g que equivale a 1 kg.

* Bolachas/biscoitos/balas (pacote).

* Manteiga / margarina / patê

* Pão francês/pão italiano/pão português: pode ficar amassado na mochila durante a viagem, mas não estraga; ou pode-se levar os pães separados num saco ou em pequena mochila.

* Tapioca (+ recheios, coberturas e sabores)

EMBUTIDOS & DEFUMADOS:

*Mortadela (pedaço/fatiada)

* Presunto (pedaço/fatiado)

* Peito de peru

*Frango

* Lingüiça calabresa

* Linguiça paio

* Salame

* Bacon

* Costela (suina/bovina)

* Salsichão

SECOS & SALGADOS:

* Peixe (tipo manjuba, e outros)

* Camarão

* Bacalhal

* Merlusa

* Charque/Jabá/Carne seca

* Miúdos suínos

PREPARADOS & SEMI PRONTOS:

* Sopão Knnor / Maggi / Qualimax / outras marcas

* Alimentos/pratos Liofilizados - alguns destes alimentos bastam aquecê-los em panela; outros têm que submergir em água morna para reidratar). São vendidos em sites especializados. Pesquise na internet "Alimentos Liofilizados"

* Preparado (pronto) para bolinho-de-chuva.

*Frutas secas, cristalizadas

* Fubá/Flocos de milho (Polentina/Milharina) para mingal, polenta, cuzcuz). Levar cuzcuzeira.

* Farinha de trigo e ovos, salsa, coentro, óleo de soja - para fazer bolinho-de-chuva.

* Farinha de mandioca (grossa ou fina/crua ou torrada)

* Farinha de milho em flocos

* Farofa pronta.

PRONTOS para CONSUMO:

* Feijão carioca (em lata: 300 ou 354 g.); (embalagem a vácuo - WAPSA: 500 g.)

*Feijoada (em lata: 200 / 400 / 800 g.)

* Carne cozida em lata/sachê (vários tipos e sabores) marca Swift

* Frutas cristalizadas

FRESCOS & CONGELADOS:

* Peixes cong.

* Linguiça toscana fresca

* Salsichas frescas

* Stick de frango

* Empanados (frango/bovino/suíno)

* Carne de frango/carne bovina (previamente temperada)

Obs.: esta carne temperada é vendida assim em açougues, já preparada. Eu mesmo comprei diversas vezes no dia em que eu ia acampar, ainda no trajeto. *Dica: se levar muita salsicha e carne, melhor cozinhar tudo quando chegar no acampamento, caso não tenha geladeira/caixa térmica para conservar refrigeradas; desse modo evita estragar/apodrecer de um dia para o outro. Bom é consumir/comer em, no máximo, 8 horas.

¤ Se for cozinhar feijão, leve na mochila uma panela de pressão de 3 litros. Dá para cozinhar 500 g. de feijão. Fica pronto em 40 minutos. Dá até para fazer feijoada. Basta levar feijão preto e os ingredientes típicos. Eu ja fiz feijoada em acampamento no mato e na praia, com amigos.

Neste caso melhor levar óleo de soja, cebola e alho in natura (natural).

* Sal / realçador de alimentos glutamato monossódico

* IMPORTANTE: tenha sempre miojo na mochila, para "quebrar" o jejum em alguma hora do dia, ou mesmo na trilha, durante a caminhada; andar muito dá fome. Miojo com salsicha ou linguiça defumada é muito bom e gostoso; pode acrescentar batatas e verduras, legumes, cortadas bem fininho. Eu compro nas feiras-livres verduras já cortadas/repicadas em saquinhos, para levar na mochila quando vou acampar. É muito prático. Tenha também café instantâneo/solúvel; é prático e rápido para fazer durante o percurso em trilhas.

¤ Se, porventura, for fazer Treking em trilhas onde é difícil encontrar água, como a travessia da Serra Fina, de Marins à Itaguaré - um trajeto de cinco dias - onde se passa dois dias caminhando em um trecho seco - sem encontrar água, evite comer alimentos muito salgado ou muito doce, porque provoca muita sede. Neste trecho tem-se que economizar a pouca água que se puder carregar, em garrafa ou em cantil, ou galão.

O miojo e o Sopão, por exemplo, (Knnor/Magi) tem grande quantidade de sal (sódio).

¤ Os tipos e variedades de alimentos que se pode levar são inúmeros. Por esse motivo eu estarei reeditando e postando qualquer novidade de alimentos que eu considerar útil e prático para trekers e campistas.

¤ Se for levar muitos dos alimentos constantes nestas listas, na mochila, em um treking de longo percurso, recomendo levar o que considerar ítens básicos e indispensáveis, para não se sobrecarregar com peso excessivo além do que se consegue suportar.

¤ Deixe aqui um post, não de receitas, mas de tipos de alimentos que não dão muito trabalho para preparar, afim de ajudar nossos irmãos de campings e travessias.

Nota: este primeiro tópico será reeditado quantas vezes se fizer necessário para postar alguma novidade sobre alimento práticos.

Editado por Visitante

• Respostas 60
  • Visualizações 293.1k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• StanlleySantos
    StanlleySantos

Vai da região e cultura de cada um também....Por morar no norte, gosto de levar goma de tapioca (embora seja apreciada em outras regiões), é café e lanche do final da tarde garantido, não ocupa muito

• Proteina texturizada de soja Fubá Macarrão ave maria

• Refeições um pouco mais trabalhosas para você mesmo(a) preparar:   => Macarrão + Atum ou sardinha em lata. => Lingüiça fresca/carne temperada ((para consumo no mesmo dia)) => pizza brotin

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Membros

minha dica pra 24hs

feijão congelado (uma porção) ou feijoada pronta

arroz

carnes

café(bebida indispensavel)

temperos(sal, cominho, colorifico, caldo tipo knorr)

certa quantidade de verduras(cebola, cenoura, alho, pimentão)

coentro ou salsa(ai ja vai de preferencia) desidratados.

chás

paes ou fubá

embutidos em geral.

bem com isso eu passo um dia de boa e ainda sobra comida

qm quiser mais alguma coisa tenho um canal no youtube:

https://www.youtube.com/channel/UCZaFCKn1B8yGMg5Mjou4IBg

Postado
  • Colaboradores

Vai da região e cultura de cada um também....Por morar no norte, gosto de levar goma de tapioca (embora seja apreciada em outras regiões), é café e lanche do final da tarde garantido, não ocupa muito espaço, e é super fácil de fazer. Dá pra rechear com tucumã se der a sorte de encontrar alguns caídos na trilha kkkkkk. pra quem vai acampar em Roraima, por exemplo, paçoca dura um bom tempo bem armazenada, e a combinação de charque/farinha/banana te dá o necessário para a aventura. Pro nordeste, farofa nordestina (de cuscuz com charque, calabresa, ovo, bacon...), embora essa azede fácil se mal condicionada, mas é bastante prática. E por aí vai

fora isso, oleaginosas como castanha do amazonas, castanha de caju, ou amendoim que dão uma energia boa e fazem até a fome passar.

No mais, biscoitos integrais (aqueles de cacau com cereais), bebidas em pó (café instantâneo, leite e nescau em pó). Nunca que o camarada vai passar necessidade, rs.

E o bom e velho miojo, apesar de não ser a coisa mais saudável do mundo, dá pra combinar com ovo cozido, por exemplo.

Editado por StanlleySantos

• 1 ano depois...
  • 10 meses depois...
Postado
  • Membros
Em 11/10/2019 em 08:52, StanlleySantos disse:

Vai da região e cultura de cada um também....Por morar no norte, gosto de levar goma de tapioca, é café e lanche do final da tarde garantido, não ocupa muito espaço, e é super fácil de fazer. Dá pra rechear com tucumã se der a sorte de encontrar alguns caídos na trilha kkkkkk pra quem vai acampar em Roraima, por exemplo, paçoca dura um bom tempo bem armazenada, e a combinação de charque/farinha/banana te dão o necessário para a aventura. Pro nordeste, farofa nordestina (de cuscuz com charque, calabresa, ovo, bacon...), embora essa azede fácil se mal condicionada, mas é bastante prática. E por aí vai

fora isso, oleaginosas como castanha do amazonas, castanha de caju, ou amendoim que dão uma energia boa e fazem até a fome passar.

No mais, biscoitos integrais (aqueles de cacau com cereais), bebidas em pó (café instantâneo, leite e nescau em pó). Nunca que o camarada vai passar necessidade, rs.

E o bom e velho miojo, apesar de não ser a coisa mais saudável do mundo, dá pra combinar com ovo cozido, por exemplo.

Estou aqui quebrando a cabeça para levar carne para minhas saída para acampar e simplesmente não tinha pensado em paçoca de carne, e é uma das minhas especialidades culinárias!!!

• 2 semanas depois...
Postado
  • Membros

Quando as noites não são geladas não vou cozinhar com fogo em parte pra ficar mais leve mas também pq prefiro comida fresca como salame, queijo, pão siríaco ou rappi.  Pode também fazer “Soaks” ensopar tipo sopas ou ramen num jarra plástico quando caminhando e comer tépida quando chegará pra acampar a noite. 

Eu também trazer pesto, pasta de tomate concentrado e pimenta pra fazer a comida mais real e gostoso. 

Quando tenho motivação e vou levar Uma panela ultraleve desenvolvi uma receita pra pão de queijioca com só ingredientes secas (polvilho, parmesão ou pecorino, leite e ovos em pó, sal, e fermenta em pó). É fácil rápido e dois panquecas assim tem quase 1000 calorias. Não faço frequentemente pq normalmente eu fico tão cansado cozinhar e limpar tanto. 

Postado
  • Membros
12 horas atrás, tnico disse:

Quando as noites não são geladas não vou cozinhar com fogo em parte pra ficar mais leve mas também pq prefiro comida fresca como salame, queijo, pão siríaco ou rappi.  Pode também fazer “Soaks” ensopar tipo sopas ou ramen num jarra plástico quando caminhando e comer tépida quando chegará pra acampar a noite. 

Eu também trazer pesto, pasta de tomate concentrado e pimenta pra fazer a comida mais real e gostoso. 

Quando tenho motivação e vou levar Uma panela ultraleve desenvolvi uma receita pra pão de queijioca com só ingredientes secas (polvilho, parmesão ou pecorino, leite e ovos em pó, sal, e fermenta em pó). É fácil rápido e dois panquecas assim tem quase 1000 calorias. Não faço frequentemente pq normalmente eu fico tão cansado cozinhar e limpar tanto. 

Muito interessante essa ideia da "queijoca", apesar que ovo em pó ser um pouco caro, você poderia passar as quantidades e o modo de fazer?

Postado
  • Membros
2 horas atrás, Marcos Supertramp disse:

Muito interessante essa ideia da "queijoca", apesar que ovo em pó ser um pouco caro, você poderia passar as quantidades e o modo de fazer?

Estou ainda experimentando mas… é tipo 1/4 xícara polvilho, 50g parmesão (eu uso pecorino ou coisa da cabra pq lácteo), 100ml água, 1-2 colher sopa leite em pó, 1-2 colher sopa ovo em pó, 1/2 colher chá sal, e 1/2 colher chá fermento em pó. Os ovos são mais caro sim. Em teoria pode fazer em casa que seria barato mas é trabalho. 

Coloque os ingredientes secos numa sacola medindo o quantidade que vai precisar pra o viagem (deixando o queijo fora). Quando esta pronto medir quantos você quiser pra a comida e coloque numa outra sacola (tipo ziplock seria melhor pra ficar mais limpo e evitar atraindo animais). Adicione o queijo e depois aos poucos colocando a água quando misturando. Vai ficar quase um líquido. Eu uso só a mão fora da bolsa pra misturar que não é ideal mas evita mas lava louças (animais). Coloque a mistura na panela e cozinhe 2-3 minutos cada lado até fica dourado. 

Eu uso o MSR panela cerâmica (ceramic skillet) pq é menos de 200g mas o problema com cada panela alumínio que usei é que vai ficar torta rápida então vai cozinhar a queijioca desigual. Outros opções seria aço (muito pesado), titânio (geralmente queima e cozinhe desigual tmb), ou encontrar jeito como cozinhar com vapor (pessoas fazem isso com caçarola pra pães e bolos). A outra coisa quero melhorar é misturando pq o ideal seria trazendo uma tigela. Muitas vezes uso minha caçarola e colher de bambu e tento enterrar a água dos louças mas pode ser muito trabalho se você está caminhando 10 horas kkk. 

Eu dei essas pra várias pessoas e todas adoraram pelo que vale. Desculpe se era tanto informação! 

Fotos delas

Editado por tnico

Postado
  • Membros
49 minutos atrás, tnico disse:

Estou ainda experimentando mas… é tipo 1/4 xícara polvilho, 50g parmesão (eu uso pecorino ou coisa da cabra pq lácteo), 100ml água, 1-2 colher sopa leite em pó, 1-2 colher sopa ovo em pó, 1/2 colher chá sal, e 1/2 colher chá fermento em pó. Os ovos são mais caro sim. Em teoria pode fazer em casa que seria barato mas é trabalho. 

Coloque os ingredientes secos numa sacola medindo o quantidade que vai precisar pra o viagem (deixando o queijo fora). Quando esta pronto medir quantos você quiser pra a comida e coloque numa outra sacola (tipo ziplock seria melhor pra ficar mais limpo e evitar atraindo animais). Adicione o queijo e depois aos poucos colocando a água quando misturando. Vai ficar quase um líquido. Eu uso só a mão fora da bolsa pra misturar que não é ideal mas evita mas lava louças (animais). Coloque a mistura na panela e cozinhe 2-3 minutos cada lado até fica dourado. 

Eu uso o MSR panela cerâmica (ceramic skillet) pq é menos de 200g mas o problema com cada panela alumínio que usei é que vai ficar torta rápida então vai cozinhar a queijioca desigual. Outros opções seria aço (muito pesado), titânio (geralmente queima e cozinhe desigual tmb), ou encontrar jeito como cozinhar com vapor (pessoas fazem isso com caçarola pra pães e bolos). A outra coisa quero melhorar é misturando pq o ideal seria trazendo uma tigela. Muitas vezes uso minha caçarola e colher de bambu e tento enterrar a água dos louças mas pode ser muito trabalho se você está caminhando 10 horas kkk. 

Eu dei essas pra várias pessoas e todas adoraram pelo que vale. Desculpe se era tanto informação! 

Fotos delas

Parecem umas omeletes, anotei a receita aqui e vou fazer. Danado é conseguir o ovo em pó aqui no interior das Gerais, vou ter que recorrer aos sites de venda on line.

• 1 mês depois...
Postado
  • Membros
Em 15/02/2013 em 23:22, Nilton Martz disse:

Convido todos os mochileiros campistas e praticantes de bushcraft a dar sugestões de alimentos práticos para acampamento, neste tópico.

O QUE LEVAR?

Estas são as minhas sugestões:

*Arroz pré-cozido (industrializado) vendido em caixinha/saquinho.

*Arroz parboilizado (fica soltinho quando cozido) - tem pacotes de 1, de 2 e de 5 kg.

* Arroz em saquinhos: branco/parboilizado/integral (pacote de 1 kg com 8 saquinhos de 125 g cada) necessário adicionar tempero.

* Alho picado (pote com 200 ou 400 gramas)

* Cebola (molho de)

* Tempero caldo Knnor/Maggi/Outras marcas, para temperar o arroz. - se for em saquinho: colocar o tempero na água com o arroz (um ou dois cubo para cada 2 saquinhos). 1 saquinho = 2 porções.

Nota: tempero em cubo dispensa óleo, sal e condimentos, pois contém todos estes ingredientes.

* Batatas - fácil e rápido de cozinhar.

* Purê de batata instantâneo (receita de como preparar impressa na embalagem).

* Capupuccino instantâneo (sachê/lata).

* Café granulado solúvel: Nestlé / Mellita / Café Do Ponto / Seleto / Iguaçu / Dia % - entre outras marcas).

* Café em pó (pó de café) *dica: prático para fazer em cafeteira tipo italiana.

* Leite em pó

* Leite condensado - para dissolver em água / bom para misturar no café, não necessitando adoçar.

* chocolate em pó solúvel Nestlé

* Achocolatado Toddy / Nescal / outras marcas.

* Açúcar

* Adoçante líquido / adoçante em pó, marca "Tal e Qual" - pote com 66g que equivale a 500g, ou com 133g que equivale a 1 kg.

* Bolachas/biscoitos/balas (pacote).

* Manteiga / margarina / patê

* Pão francês/pão italiano/pão português: pode ficar amassado na mochila durante a viagem, mas não estraga; ou pode-se levar os pães separados num saco ou em pequena mochila.

* Tapioca (+ recheios, coberturas e sabores)

EMBUTIDOS & DEFUMADOS:

*Mortadela (pedaço/fatiada)

* Presunto (pedaço/fatiado)

* Peito de peru

*Frango

* Lingüiça calabresa

* Linguiça paio

* Salame

* Bacon

* Costela (suina/bovina)

* Salsichão

SECOS & SALGADOS:

* Peixe (tipo manjuba, e outros)

* Camarão

* Bacalhal

* Merlusa

* Charque/Jabá/Carne seca

* Miúdos suínos

PREPARADOS & SEMI PRONTOS:

* Sopão Knnor / Maggi / Qualimax / outras marcas

* Alimentos/pratos Liofilizados - alguns destes alimentos bastam aquecê-los em panela; outros têm que submergir em água morna para reidratar). São vendidos em sites especializados. Pesquise na internet "Alimentos Liofilizados"

* Preparado (pronto) para bolinho-de-chuva.

*Frutas secas, cristalizadas

* Fubá/Flocos de milho (Polentina/Milharina) para mingal, polenta, cuzcuz). Levar cuzcuzeira.

* Farinha de trigo e ovos, salsa, coentro, óleo de soja - para fazer bolinho-de-chuva.

* Farinha de mandioca (grossa ou fina/crua ou torrada)

* Farinha de milho em flocos

* Farofa pronta.

PRONTOS para CONSUMO:

* Feijão carioca (em lata: 300 ou 354 g.); (embalagem a vácuo - WAPSA: 500 g.)

*Feijoada (em lata: 200 / 400 / 800 g.)

* Carne cozida em lata/sachê (vários tipos e sabores) marca Swift

* Frutas cristalizadas

FRESCOS & CONGELADOS:

* Peixes cong.

* Linguiça toscana fresca

* Salsichas frescas

* Stick de frango

* Empanados (frango/bovino/suíno)

* Carne de frango/carne bovina (previamente temperada)

Obs.: esta carne temperada é vendida assim em açougues, já preparada. Eu mesmo comprei diversas vezes no dia em que eu ia acampar, ainda no trajeto. *Dica: se levar muita salsicha e carne, melhor cozinhar tudo quando chegar no acampamento, caso não tenha geladeira/caixa térmica para conservar refrigeradas; desse modo evita estragar/apodrecer de um dia para o outro. Bom é consumir/comer em, no máximo, 8 horas.

¤ Se for cozinhar feijão, leve na mochila uma panela de pressão de 3 litros. Dá para cozinhar 500 g. de feijão. Fica pronto em 40 minutos. Dá até para fazer feijoada. Basta levar feijão preto e os ingredientes típicos. Eu ja fiz feijoada em acampamento no mato e na praia, com amigos.

Neste caso melhor levar óleo de soja, cebola e alho in natura (natural).

* Sal / realçador de alimentos glutamato monossódico

* IMPORTANTE: tenha sempre miojo na mochila, para "quebrar" o jejum em alguma hora do dia, ou mesmo na trilha, durante a caminhada; andar muito dá fome. Miojo com salsicha ou linguiça defumada é muito bom e gostoso; pode acrescentar batatas e verduras, legumes, cortadas bem fininho. Eu compro nas feiras-livres verduras já cortadas/repicadas em saquinhos, para levar na mochila quando vou acampar. É muito prático. Tenha também café instantâneo/solúvel; é prático e rápido para fazer durante o percurso em trilhas.

¤ Se, porventura, for fazer Treking em trilhas onde é difícil encontrar água, como a travessia da Serra Fina, de Marins à Itaguaré - um trajeto de cinco dias - onde se passa dois dias caminhando em um trecho seco - sem encontrar água, evite comer alimentos muito salgado ou muito doce, porque provoca muita sede. Neste trecho tem-se que economizar a pouca água que se puder carregar, em garrafa ou em cantil, ou galão.

O miojo e o Sopão, por exemplo, (Knnor/Magi) tem grande quantidade de sal (sódio).

¤ Os tipos e variedades de alimentos que se pode levar são inúmeros. Por esse motivo eu estarei reeditando e postando qualquer novidade de alimentos que eu considerar útil e prático para trekers e campistas.

¤ Se for levar muitos dos alimentos constantes nestas listas, na mochila, em um treking de longo percurso, recomendo levar o que considerar ítens básicos e indispensáveis, para não se sobrecarregar com peso excessivo além do que se consegue suportar.

¤ Deixe aqui um post, não de receitas, mas de tipos de alimentos que não dão muito trabalho para preparar, afim de ajudar nossos irmãos de campings e travessias.

Nota: este primeiro tópico será reeditado quantas vezes se fizer necessário para postar alguma novidade sobre alimento práticos.

uma boa fonte de proteína que dura bastante tempo e é fácil de carregar, não ocupa tanto espaço é a proteína de soja também, para por no meio do arroz bem temperada, em tapioca, sopa, pure de batatas ou ate mesmo fazer como se fosse carne moída, comer com pão tem muitos modos de preparo é uma boa pra se carregar em acampamentos ou mochilões, parece ração por ser desidratada mas garanto que bem feita fica muito bom 

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.