Olá viajante!
Bora viajar?
- Respostas 27
- Visualizações 12.2k
- Criado
- Última resposta
Usuários Mais Ativos no Tópico
-
flavinhanobre 11 posts
-
Thays Freire 1 post
-
Daniel~Albuquerque 1 post
-
Márcia Cristina G. Prata 1 post
Bom, como o Mochileiros.com me ajuda demais, também quero dar minha contribuição! Esta será a primeira de muitas, com certeza!
Ah, sim, antes de mais nada quero avisar que é para colocar QUALQUER DUVIDA que você tenha! Eu vou tentar responder o que quiserem, sabem, acho muito chato alguns blogueiros de viagem, que quando você pergunta algo, o cara diz que a resposta está no texto. Eu não pretendo fazer assim, quero responder um por um, mesmo que tenha que repetir a mesma coisa várias vezes, cada caso é um caso e se eu posso ajudar, não vou atrapalhar!
Vou contar aqui, dia a dia minha viagem a Portugal, feita em Agosto de 2012, mais precisamente entre os dias 20 e 28. Foi minha primeira viagem à Europa, minha primeira com passaporte e também minha primeira com um tempo maior de voo ... Esse foi meu grande pânico: Será que eu iria aguentar tantas horas assim dentro de um avião? E, o pior, como encarar 4 horas de conexão em Madrid? E, ao chegar lá, como me virar? OK, a língua é a mesma e eu até já havia me virado super bem em espanhol (antes só tinha ido ao Mercosul!). E o passaporte? Será que vão me barrar? Quanto levar?.... Eram muitos os questinamentos, mas eles eram todos causados pela ansiedade e o medo do desconhecido.....
Este post inicial é para poder dar algumas dicas pré viagem, para quem ainda está pesquisando e adora programar a viagem como eu! Nos outros eu vou colocando os dias e se conseguir as fotos. Vamos lá!!
- Eu não tinha passaporte e, foi um certo “perrengue” , mas não é difícil, é só demorado pois aqui no Rio de Janeiro são poucos postos e há pouca disponibilidade. Então, se você não tem passaporte TIRE UM O MAIS RAPIDO POSSIVEL! O ideal é começar com pelo menos 6 meses antes. Eu agendei pelo site da Polícia Federal e lá eles têm tudo. Não vou me estender neste tópico, pois quase todo mundo já tem passaporte. Se vc quiser mais detalhes, pode me escrever ou responder ao post com sua dúvida que eu tento explicar as coordenadas!
- DINHEIRO: Fiz assim, desde abril, em cada quinzena eu ia tirando um pouco do dinheiro do meu dia-a-dia e comprava cerca de 50 euros ... Isso foi ótimo pois não “doeu” e no final fiquem com um monte de dinheiro vivo. E foi este excedente que eu usei para as compras. Sim, amigAs, comprar é tudo de bom e sempre separo uma verba para compras.
- DINHEIRO 2: Como aqui no Mercosul o dinheiro vale mais, sempre separei em torno de 100 reais por dia para comer, transporte e entradas, ou melhor, o dinheiro para se virar. Para lá, eu separei 100 euros, mas é muito! A imigração diz 60 e é suficiente mesmo! Faça a conta de 60 euros por dia quando for calcular o que voce pretende levar.
- MALA: Fui no verão, um calor muito bom! Não é abafado, só o sol que é de rachar! Então, caso não queira comprar lá, já leve daqui um chapéu e óculos escuros para não torrar. Também tem que colocar protetor solar no rosto, mas isso compre lá que é mais barato do que aqui. Não esqueça de levar roupa de praia!! Mesmo quando fui à neve eu levei roupa de praia e para lá eu levei também e usei... Depois vejam o relato do dia 06 da viagem e vão ver porque eu dei Graças a Deus de ter levado um mísero biquíni! Verão pede roupas leves e se vc não vai comprar nada lá, 2 bermudas, 1 calça e 3 camisas dão conta! No pé HAVAIANAS! Sim, foram a minha salvação pro pé que assava... Já leve as suas daqui pois lá custa um bilhão de reais!
- PASSAGEM: Comprei na Decolar.com mas muitas vezes no site da companhia aérea está mais em conta. Isto porque no Decolar tem a taxa de administração e mais ainda todas as taxas que eles cobram... É aquela ilusão: Você acha que está baratinho e quando clica no comprar, vê um salto de uns R$ 400,00 mais ou menos.... Pesquise muito! A dica é veja na Decolar. Com e depois vá a cada site de cada empresa conferir os preços. Antecedência de uns 3 meses está bom! Mais que isso não tem promoção e depois pode ser que você fique sem. Basicamente quase todo mundo que faz Europa faz tb Portugal. Ah, sim, sou louca e amo as conexões! Uma coisa é vc ficar em conexão no Viracopos, outra é ficar no HEATROW, que parece um shopping Center... Então, se vc gosta de passear, procure o voo com muitas horas de conexão para poder andar bastante. Na ida eu fui por Madrid e na volta por Londes, foi ótimo!
- HOSPEDAGEM: A mesma dica da passagem serve para a hospedagem também. PESQUISE! Decolar, HOTEIS.COM, Booking.COM, EXPEDIA. Se vc for no TripAdvisor, vc tem como pesquisar todo mundo ao mesmo tempo. DICA PARA BUSCAR O HOTEL, caso não tenha alguma indicação: PROCURE os HOTEIS 5 ESTRELAS pelo mapa. Todos os sites de hotéis, permitem que você veja a localização pelo mapa, então veja onde há a maior concentração de hotéis e de hotéis 5 estrelas (os mais caros) e assim você conseguirá saber pelo menos qual é a melhor região para ficar, afinal, ninguém vai construir um hotel de luxo em uma área ruim, não é mesmo?
Bom, o que eu lembro de pré-viagem é isso, depois eu vou lembrando de mais e colocando aqui também!
Em breve, começo o relato em dia do dia 01 ( A Ida) até o dia 08 ( A Chegada!)