Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Seguro Carta Verde para Motocicleta

Postado
  • Membros

PAGAR OU NÃO PAGAR ???

Quem faz carta verde para motocicleta?

Nome: Cesar Blauth

Mensagem: CARTA VERDE: inicia-se um período em que os Segurados fazem viagens para os países do Mercosul, e muitos utilizando-se de MOTOS, MOTOR-HOME, ou outros veículos que não se enquadram para contratação de CARTA VERDE.

Infelizmente os 'leigos' desconhecem que para determinados veículos NÃO EXISTE, mesmo que queiram, a emissão ou bilhete de Carta Verde. Apesar de que nossa Revista já tenha abordado o assunto, entendo que seria adequado que o SINCOR emitisse uma 'nota' alertando a 'população em geral', neste sentido. Além de divulgar no nosso site, acho oportuno que a nossa entidade dirija-se aos meios de comunicação, alertando que não existe a emissão de 'Carta Verde', para veículos que NÃO SEJAM de categoria VEICULO DE PASSEIO. Sabe-se que alguns 'gerentes de banco' ou outros 'não-profissionais', acabam 'resolvendo' a solicitação dos proprietários dos veículos que não tem enquadramento na 'Carta Verde', emitindo um 'bilhete preenchido e autenticado' em qualquer caixa bancário, com os dados daqueles veículos mencionados anteriormente. E, infelizmente nós os PROFISSIONAIS CORRETORES DE SEGUROS, perante os Segurados ficamos com uma 'má imagem' pois 'não conseguimos' emitir carta-verde para Motor Home ou Motos...

Havendo uma 'publicação oficial', emitida pelo SINCOR/RS (e talvez em conjunto com o SIINDESERGS), com este 'alerta', potencialmente teríamos uma melhor maneira de esclarecer os Segurados em geral, e potencialmente evitar que os 'leigos' sejam enganados, melhorando inclusive a 'Cultura do Seguro', a partir do momento que a 'população em geral' tome conhecimento.

Assim os 'gerentes de banco', ou os 'não-profissionais' tendem a não 'emitir' bilhete de Carta Verde que não tem nenhuma validade ou finalidade.

Sincor RS Responde:

Novas considerações sobre o seguro "carta verde"

No mês passado trouxemos algumas considerações sobre o Seguro “Carta Verde”, o que motivou novos questionamentos sobre a matéria, conforme a seguir :

Conforme referimos, o seguro foi instituído através da Resolução n° 120/94 do Grupo Mercado Comum do MERCOSUL que , em caráter obrigatório, a partir de 1° de julho de 1995, determinou a Responsabilidade Civil do Proprietário e /ou Condutor de Veículos Terrestres (automóvel de passeio - particular ou aluguel) não matriculados no país de ingresso em viagem internacional.

O seguro foi regulamentado, no Brasil, através da Circular SUSEP nº 010 de 16 de junho de 1995, que aprovou suas condições gerais e o certificado de apólice.

Tem como âmbito territorial os países integrantes do MERCOSUL e somente aplicados a eventos ocorridos fora do território nacional do país de matrícula do veículo.

Foi alterado pela Circular SUSEP nº 153/01 que passou a incluir a República do Paraguai dentre os países a exigir a obrigatoriedade do referido seguro.

A contratação é específica para : "Responsabilidade Civil do proprietário e/ou Condutor de Veículos terrestres na categoria automóvel de passeio - particular ou de aluguel - não matriculados no país de ingresso em viagem internacional , por danos causados a pessoas ou objetos não transportados.

Admite-se a hipótese do reboque, se discriminado no seguro, e quando estiver acoplado ao mesmo veículo segurado, desde que autorizada e regulamentada sua utilização por autoridade competente e pago o prêmio adicional correspondente

Deste modo, ficam afastados de contratações motos, moto home e caminhões, impossibilitando a contratação de algum outro seguro, caso sejam responsabilizados por acidentes ocorridos em países do MERCOSUL.

A inclusão de "categorias de veículos automotores" em detrimento de outros está diretamente relacionado com os dados estatísticos dos automóveis que circulam pelas fronteiras dos países do MERCOSUL.

No que concerne a legislação de trânsito que regula a matéria , fica a critério de cada país signatário do Tratado de Assunção onde a apólice foi emitida

Assessor Jurídico do Sincor-RS, Dr. Arly Rogério Silveira dos Santos

Bem... Estou indo de moto pra Bolívia e Peru. Mas liguei pro consulado do Peru no Rio de Janeiro e me informaram que é obrigatório o seguro Carta Verde pra ingressar no Peru.

Ai fica a pergunta... Pago ou não pago ??? :x:x:x

• Respostas 40
  • Visualizações 37.6k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• Vou postar o que acabei escrevendo em outro tópico:   Segundo informações da LEX CORRETORA DE SEGUROS (0800-707-3009) esse tipo de seguro é feito somente pela Porto Seguro, desde que o cliente faça

• Para visualizar melhor onde eu faço, provavelmente existem outros lugares, mas sempre faço nesse pois para mim é bem prático, já que é no caminho direto para a aduana brasileira/Argentina.  

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Membros

Fala Sergio, blz ?

Cara, na verdade na verdade, o grande problema é não ter o Seguro Carta Verde, vc já sabe como é a Policia ali na Ruta 12..... é o primeiro documento que eles pedem, ainda mais naquele posto que fica entre o Parque Cataratas e a Represa .... e mal cheguei a tirar a Carta Verde feita em Iguazu e o cara nem quis ver o resto da documentação (passaporte e documento da moto)...... também não me pediu propina.... aliás da outra vez que estive lá também não pediram.....

Agora sobre se é válido ou não para carros brasileiros, confesso que não sei e pretendo nunca saber, já que para isso preciso ter que usá-la..... heheheheheheeheheheheheh, mas sabendo como é famosa a Polícia da Ruta 12 em relação à propina, eu imagino que se não fosse válida, eles teriam me pedido uns 20 pesos na hora.... e não foi o caso.

já paguei a bagatela de 1,599 em Rio Gallegos na Super, o que dava na época 1,00 real por litro..... mas a média naquela viagem era 1,7 o que dava 1,10 reais...... eu sei, eu sei, lá pra baixo tem subsídio do Governo..... mais pra cima não tem.....

Da última vez que estive na Ruta 12, paguei acho que 2,3 ou menos, eu sei, o câmbio era outro, talvez desse 1,3 reais por litro.... mas 4,096 foi a primeira vez..... e o pior é que também acho que peguei, pela primeira vez, gasosa adulterada num YPF antes de Eldorado..... não lembro o nome da cidade...... deve ser umas das "Puerto" não sei o que, que tem ali.... tem vários.... recomendo se alguém for até lá, esperar para abastecer em Garuhapé que tem um YPF bem bacana ali......

O hotel que ia ficar em Posadas (alias todos os hotéis estava lotados lá, muito brasileiro indo para lá) estava pedindo 112 pesos num quarto com banheiro privativo para uma pessoa.....

Se bem me lembro o ano que fui, o preço era para duas pessoas e estava mais em conta......... pode ser que estava com preço inflacionado por conta do feriado, não sei..... sei que tem inflação grande na Argentina, isso eu sei e os preços sempre mudam de ano para ano ...... Mas confesso que achei o câmbio ótimo até a hora que dei a primeira abastecida na moto..... heheheheheehehehehehehehehehehehehehehehehehe... daí pra frente fazendo as contas vi que não estava tão vantajoso quanto a primeira impressão.

No mais é isso, acho que fazer o Seguro Carta Verde no Brasil ao menos só vale a pena realmente se for passar nos outros países do Mercosul.

Se for só para a Argentina, falando de um mode geral, putz o preço da Carta Verde está fantástico se comparado com o Brasil, ainda mais com esse câmbio, mas acho que é pq o preço é fixo......

Grande abraço,

• 1 mês depois...
Postado
  • Membros

Pessoal,

Estou querendo ir com uma XTZ 125 para o Uruguai, só que não consigo fazer a CARTA VERDE por aqui.

Alguém sabe se consigo/posso fazer na fronteira?

Obrigado

Arnaldo H.

Postado
  • Membros

Acabei de falar com um corretor do Chuí-RS.

Eles não fazem, mais segundo o corretor, fica a critério dos fiscais da fronteira deixar ou não vc entrar no país.

Arnaldo

Postado
  • Membros
Acabei de falar com um corretor do Chuí-RS.

Eles não fazem, mais segundo o corretor, fica a critério dos fiscais da fronteira deixar ou não vc entrar no país.

Arnaldo

Fala Arnaldo, blz ?

Cara, negócio é assim, até uns 3 anos atrás mais ou menos, no site do Consulado do Uruguai informava que não era necessário o Seguro Carta Verde para motos, depois de um ano, fui olhar novamente e tcharam.... mudaram tudo....

Portanto, podem não te pedir em Chuí, mas em Jaguarão com certeza pediram, pois mesmo antes da mudança da informação no site do Consulado do Uruguai, eles já pediam.... claro o objetivo lá, me parece, não posso dizer com certeza, era "outro"......

No mais, motos acima de 250cc conseguem fazer o Seguro Carta Verde no site da MagnaSeguradora, já citado aí atrás em algum lugar......

Abaixo disso, eles realmente não fazem, normalmente o pessoal consegue fazendo exatamente o que vc fez, chegar na "borda" e na última cidade do Brasil fazer com algum corretor...... em alguns relatos que li, os preços foram irrisórios, o que me leva a pensar se eram realmente originais......

No mais é isso, boa sorte, boa viagem e não se esqueça de trazer muitas fotos e postar na parte de relatos pra gente ver.

Grande abraço,

• 11 meses depois...
Postado
  • Membros

Ola Amigos sou novo aki e gostaria de saber se alguem ja foi pro chile de moto 125 no meu caso seria uma xtz 125, eu nao estou conseguindo fazer a carta verde mais ouvi falar q fazem uma q é "falsa" nas divisas do brasil, nao sei se é verdade. Abração a todos ai e obrigado desde ja.

• 4 meses depois...
Postado
  • Membros

Falsa ?

Eu sei q existem corretoras como as daqui do Brasil, na Argentina q fazem o seguro carta verde para motos.

Eu fiz em Bernardo de Yrigoien, saiu 25% do preco pago aqui, nao vale a pena correr o risco de procurar por algo falso, pelo valor tao baixo do servico.

Postado
  • Autor
  • Membros

No lado argentino é muito mais barato mesmo.

Eu nunca mais faço no Brasil.

• 3 meses depois...
Postado
  • Membros

Qndo eu fui pro Uruguay de moto fiz meu seguro "Carta Verde" no Chui do lado Uruguaio!!!

E sim a policia na fronteira exigiu o Seguro!!!

Mas só precisa fazer caso vc for seguri pelo Uruguai, se vc for até a praia do Chui, Fortalez e parque de Sanata Tereza ou até Punta del Diabo, principalmente se a moto não tiver carregada(alforges) eles liberam muna boa.

Me falaram q não tem seguro pra moto abaixo de 150cc.

O meu era valido por um ano e foi r$50,00!!! E é feito na hora!!!

Detalhe não fui parado nenhuma vez pela policia Uruguaia dentro do Pais!!!

• 1 ano depois...
  • 1 mês depois...
Postado
  • Membros

Achei num relato de viagem aqui do mochileiros um link pra um post que tinha o telefone de uma seguradora do Chuí que faz a Carta Verde: http://www.aduaneirosmc.com.br/2013/05/seguro-carta-verde-chui-rs.html

Mas achei furada, além de cobrar caro (R$176 para 15 dias, contra os US$33 que paguei no Banco do Brasil, mas só porque já tenho seguro da moto lá) o corretor me disse que a SulAmérica, que opera o seguro, não cobre motos de cilindradas baixas (isso que tenho uma 250cc). Ia ser só pra inglês ver... Fiquei na dúvida agora se é uma questão da SulAmérica ou da Carta Verde mesmo.

Gusta, você que fez do lado uruguaio... onde você conseguiu fazer? é antes da fiscalização? Agora na real até já fiz a minha (viajo semana que vem, tirei ontem a carta no banco!), mas é bom saber pra uma próxima viagem!

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.