Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Mochilão Junho/13–DF-Oaxaca-Palenque-Mérida-PDC-Cancun-FOTOS

Postado
  • Membros

Olá galera, este é o meu primeiro relato de viagem aqui no Mochileiros.com, apesar de não ser o primeiro mochilão, aprendi que o relato deve ser escrito o quanto antes e se possível, na própria viagem, assim os detalhes tão importantes não ficam de fora.

Me senti na obrigação de escrevê-lo em virtude da valiosa ajuda que recebi da galera do site que já viveu essas aventuras, espero poder ajudar tanto quanto fui ajudado.

Viajamos Fernando (SP), Jota (SP), Leandro(RS) e eu (DF), mantivemos contato aqui no site e nos encontramos na Cidade do México. Tenho certeza que a viagem não seria tão extraordinária sem a presença deles, sem contar nas economias que fizemos viajando em grupo. Muito obrigado a vocês por tornarem esse sonho realidade.

Vou dividir o relato em 4 partes, pois demora um tempinho construí-lo:

Parte I - Cidade do México

Parte II – Oaxaca, San Cristobal e Palenque

Parte III – Mérida, Valladolid e Tulum

Parte IV – Playa del Carmen (PDC), Cancun e Panamá

VAMOS NESSA !!!!

9128148340_aa64ed0cd5.jpg

01 por marcosrodrigues3, no Flickr

PARTE I – Cidade do México

Dia 01

BSB-Panamá-DF : Passagens compradas pela Copa Airlines por 1265,00 reais, ida e volta, cerca de 60 dias de antecedência. Não houve atrasos no embarque e fiquei com uma ótima impressão da companhia, o serviço de bordo é excelente e servido mais de uma vez, o voo dura cerca de 6h... fiz conexão no Panamá por 2h e o duty free de lá é gigante com ótimos preços, como ficarei um dia no Panamá na volta, somente pesquisei.

Chegando na Cidade do México, fui comprar a passagem de volta de Cancun para o DF (é como chamam a Cidade do México) no guichê da companhia Viva Aerobus no valor U$ 104, 00 (com taxas). MUITO CUIDADO com esta empresa, no dia deste voo descobri que o mesmo foi cancelado, tive que me virar pra voltar ao DF, a empresa não ajudou em nada e ainda estou buscando o ressarcimento deste valor.

Obs: o aeroporto Benitez Juarez possui 2 terminais longe um do outro, você, de posse do ticket da passagem pode pegar grátis o trem que liga os terminais, a viagem dura cerca de 6 minutos no máximo. Como a Viva Aerobus fica no Terminal 1, tive que pegar o trem para ir e para voltar, pois o Fernando e o Jota chegariam 2h depois de mim....

Voltando ao T2, vi que tem várias casas de câmbio com preços diferentes, tem que pesquisar. Fiz a troca na cotação de U$ 20 : 237 pesos (11,85)... para pagar o táxi até o hostel Mundo Joven Cathedral no Zócalo, que custou 205 pesos pagos no guichê antecipadamente.

Chegando ao hostel efetuamos o pagamento das diárias, total 1750 pesos para 3 pessoas e 3 dias em quarto compartido ( 195 pesos por pessoa por noite)... ótimo hostel, bem movimentado, sugestão que pegamos aqui no site e uma excelente localização...

Destruído pela viagem e pelos dias movimentados que a antecederam, só tive forças pra matar uma pizza "maior que a grande" segundo o anúncio na Antonella Pizza. Já era cerca de 20h no México (2h a menos que no Brasil), o cansaço pegou...

9125926993_7ddd10178a.jpg

02 por marcosrodrigues3, no Flickr

9125925609_b93d2c1c20.jpg

05 por marcosrodrigues3, no Flickr

Obs: as tomadas no México são diferentes do nosso modelo, tem que comprar um adaptador.

9128146620_6ef0884210.jpg

04 por marcosrodrigues3, no Flickr

Gastos:

Taxi: 205/3 : 70

Hostel: 195

Pizza: 200/3: 67

Total: 332 pesos = U$ 29

Dia 02

O café da manhã do hostel deixa a desejar, não possui muitas opções e você acaba numa torrada com manteiga/geleia, café, leite, sucrilhos e melancia.... mas nada que desabone o hostel como melhor opção, a localidade eh realmente excelente.

Após o desayuno, e conferir que o dia não estava pra chuva, resolvemos ir a Teotihuacan (pirâmides), pegamos o metrô para a estação Autobuses del Norte e fomos pra rodoviária, no portão 8 compramos a passagem por 40 pesos cada. O ônibus é leito e faz algumas paradas, dura cerca de uma hora e nos deixa na entrada do sitio arqueológico. Paga-se 57 pesos para entrar, tem varias lojinhas no início, mas aconselho comprar no final após boa pesquisa. Não vou dar detalhes do passeio pra não estragar as surpresas, vale muito a pena contratar um guia, a nossa (Silvia) nos cobrou 100 pesos por cabeça apos boa negociação.

Obs: os primeiros guias a nos abordar cobravam 3x mais do q isso, não vá muito afobado...

As pirâmides são sensacionais, subimos nas duas maiores (do Sol e da Lua) e realmente dá pra cansar, não deixa de ser um ótimo exercício, o que atrapalha o passeio e a energia do local são os ambulantes em demasia, que insistem em ti vender regalos durante sua expedição.

Obs 2: leve água, chapéu, filtro solar, obviamente não levamos e ficamos com um belo bronzeado de camarão logo nos primeiros dias ...

Ficamos mais de 3h por lá e resolvemos almoçar nas redondezas, saímos pelo portão 02 (não precisa voltar tudo que caminhou para sair do sítio) e logo fomos abordados pelos rapazes que oferecem os restaurantes, decidimos seguir a dica da Silvia e fomos ao Tlacaelel Restaurant, muito exótico, com música ao vivo e apresentações culturais... sabíamos que não seria barato, mas como primeiro almoço valia e pena... várias comidas típicas e degustações... sou chato com comida, mas o Fernando e o Jota nem um pouco!!! Quase fecharam a cozinha... hehe... a conta toda deu 700 pesos!!!

9128145280_fdf53454d0.jpg

06 por marcosrodrigues3, no Flickr

9128143942_4e5f75f45a.jpg

07 por marcosrodrigues3, no Flickr

9128142016_5d8a921a0b.jpg

08 por marcosrodrigues3, no Flickr

Voltamos ao portão 2 e esperamos o bus que chegou rapidinho, pagamos os mesmos 40 pesos e seguimos viagem... pegamos o metrô e retornamos ao centro... compramos adaptadores para tomada e fomos pro hostel.

Obs 3: a polícia parou o ônibus e todos os homens foram revistados (bem comum no México), as mulheres somente verificaram as bolsas e sacolas, sem problemas.

Mais tarde o Erick (residente na cidade do México) chegou ao hostel e tomamos "una lora" com um papo muito descontraído... o dia terminou numa cafeteria no Zocalo às 23h quando fomos convidados a ir embora por conta do horário...

Gastos:

Metrô + bus: 6 + 80: 86

Entrada do sítio: 57

Aguas: 13 + 20: 33

Almoço + helado: 260

Jantar: 120

Hostel: 185

Outros: 30

Total: 771 pesos ÷ 11.40 : U$ 68.00

Dia 03 - Cidade do México

Café da manha idêntico ao dia anterior, dia claro e sem nuvens, optamos por ir primeiro ao museu de antropologia, para isso pegamos metrô para a estação Auditório, cerca de 30 min de viagem (muitas baldeações)... saindo da estação caminha-se por um bom trecho ao longo do parque de Chapultepec, muito bonito por sinal, quem tiver mais dias, não tenho dúvida que vale a visita. Quando chegar em frente a Starbucks é só atravessar a rua que se chega no museu... entrada de 57 pesos. Pra quem curte arqueologia, história e geografia eh um pratão cheio, o museu é enorme e muito bem conservado.. só acho que faltou uma orientação cronológica nas salas.. fomos sem guia, mas se você gosta de saber todos os detalhes, não dispense um...

9125918453_ea96e64a8f.jpg

11 por marcosrodrigues3, no Flickr

Após 4 horas no museu estávamos varados de fome (lembre-se que desayuno do hostel não sustenta nada), e não vimos boas opções nas redondezas... como o próximo destino era a Basílica de Guadalupe, achamos por bem aguentar ate lá... por sorte junto a estação El Rosário tem um shoppingzinho com alimentação ... o Burguer King foi a salvação.

Alimentados fomos até a estação La Villa Basílica, onde se encontra o santuário da Virgem de Guadalupe, muito adorada no México, que por sinal é fantástico, vale a visita e é de grátis !!!! Você pode passear pelo santuário, visitar o local de sua primeira aparição, bem como desfrutar da beleza do jardim mais acima.

9125916719_5169230e07.jpg

12 por marcosrodrigues3, no Flickr

9125913617_aa89001c08_n.jpg

13 por marcosrodrigues3, no Flickr

9125912583_f3e1b36f67_n.jpg

14 por marcosrodrigues3, no Flickr

Retornamos ao Zocalo, realizamos câmbio (U$ 1 = 11.50), curtimos o centro e fomos ao palácio de Bellas Artes, linda arquitetura, destoa na paisagem, e pode-se ser ir caminhando do Hostel.

9128131144_b2348fa750.jpg

15 por marcosrodrigues3, no Flickr

O Hostel Mundo Joven possui um terraço com bar e uma bela vista, como este dia tinha shots de tequila de graça, fomos conferir... estava bem animado fizemos amizades com 3 alemães (Marko, Clara e Marina), um australiano e uma argentina que já estava tri louca que nem lembrava quem era o Messi ... a conversa rolava em 4 línguas, tava engraçado, principalmente quando eu conversava com o Fernando em espanhol e ele respondia em inglês sem nenhum gringo por perto. Algumas cervejas e tequilas depois chapei na cama, dormi que nem pedra ...

Obs: no meu último mochilão percebi que se perde muitos detalhes quando se deixa para escrever o relato quando voltar pra casa, esses textos estou escrevendo no dia seguinte, então reforço a recomendação deste hostel, nesse dia pude ver a animação da galera, inclusive do pessoal que trabalha no hostel, só gente fina mesmo...

9128140784_2cdf535264.jpg

09 por marcosrodrigues3, no Flickr

9125918949_729fdb0095.jpg

10 por marcosrodrigues3, no Flickr

Gastos:

Metrô: 12

Hostel: 185

Museo: 57

Almoço: 102

Agua: 10

Regalos: 40

Cervejas: 140

Outros: 10

Total: 556 pesos = U$ 49

Dia 04

Dia bem atípico para nós, a noite anterior deixou seu rastro de destruição e condenou nossa manhã, perdemos o café da manhã e o Fernando até o check-out às 11h ( nada que um papo na recepção não resolva)... fui almoçar com o Jota e optamos pela Pizza Hut, não muito diferente do Brasil, mas com preços mais baixos.

Deixamos as mochilas no hostel e fomos a Xochimilco (veneza mexicana), apesar de longe é muito simples chegar, paga-se o metrô até a estação Tasqueña e depois o trem ligeiro (3 pesos) ate a última parada, depois se caminha 15 min até os embarcadores. Já li bons e maus relatos sobre o passeio da veneza mexicana e confesso que não vi nada de muito interessante, barcos coloridos num canal meio sujo com nativos sedentos de lucros exorbitantes, fomos abordados várias vezes, preços altíssimos, um senhor nos ofereceu um passeio de 45 min por 500 pesos, achamos o valor alto, porém não conseguimos nem papear entre nós, pois o senhor ficava nos chamando, indo onde íamos alegando que se tratava de um valor "oficial"... quanto mais caminhávamos para o outro embarcadeiro, mais ele insistia, descobrimos o motivo, mais adiante havia uma placa gigante dizendo assim: barcos a 350 pesos por uma hora!!! O que já não parecia tão atraente, ficou ainda mais evidente o cunho turístico comercial capitalista do passeio (hehehehehe)... e pasmem, mesmo após vermos a placa, o senhor nos seguia e insistia, situação muito chata mesmo...

Porém a ida ate Xochimilco é válida pela cidade, que mais parece de interiorzão, muito colorida e diversificada.

Como estávamos no meio da tarde, sobrou tempo para ir ao Estádio Azteca, uma das paradas do “tren ligero”, pra quem curte futebol e sua história o estádio tem muito valor (detalhes no dia 5), uma pena estar fechado para visitação naquele horário, conhecemos a loja oficial do América (clube mexicano) e voltamos ao hostel para nos encontrar com o Leandro (colega mochileiro que chegou no dia anterior).

Era pra ser nosso último dia na Cidade do México, porém o gigante Azteca não poderia ficar de fora dessa, resolvemos ficar mais um dia... peregrinamos pelo centro e comemos no KFC em frente a torre latino americana... fim do dia

Gastos:

Hostel: 200 pesos

Metrô: 21 pesos

Pizza Hut: 62 pesos

Água: 12 pesos

KFC: 87 pesos

Outros: 7 pesos

Total: 389 pesos = U$ 33, 00

Dia 05 - Cidade do México

Diferente do dia anterior, neste dia acordamos bem dispostos, 09h30 já tínhamos tomado café, feito check - out e guardado as malas no depósito do hostel, a programação do dia era o Estádio Azteca... logicamente não consigo convencer alguém que não curte futebol a fazer a visita, mas pra quem curte uma pelada saiba que nesse campo conquistamos o tricampeonato mundial com a seleção liderada por Pelé em 1970, sendo considerada, até hoje, a melhor copa do mundo de todos os tempos... dai vem muita da admiração e receptividade dos mexicanos para com os brasileiros.... esse estádio eh o terceiro maior do mundo, sendo o maior da América e Europa (105.000 lugares) e de fato eh gigantesco. .. não posso dar todos os detalhes, mas recomendo a visita.. (para chegar basta pegar o metrô até a estação Tasquena e depois o Tren Ligero até Estação Azteca. Tour pelo estádio custa 80 pesos e funciona todos os dias, porém nos fds o horário eh reduzido).

9128129172_52a610e2a5.jpg

16 por marcosrodrigues3, no Flickr

9128127152_32e86eb155.jpg

17 por marcosrodrigues3, no Flickr

Após o almoço e a partida de Brasil x Inglaterra (2x2) que assisti no hostel com alguns ingleses bem fanáticos.. já era hora de ir embora do DF, pegamos o metrô até a estação San Lazaro, onde fica a rodoviária TAPO, compramos a próxima passagem para Oaxaca por 474 pesos (6h de viagem)... era o adeus a Cidade do México.

O site da ADO Autobuses possui todos os horários, é só preencher os dados e se organizar.

http://www.ado.com.mx

Gastos:

Metrô e Tren: 15 pesos

Tour Estádio: 80 pesos (aceita cartões)

Almoço: 79 pesos

Passagem Oaxaca: 474 pesos

Água: 15 pesos

Regalos: 220 pesos

Outros: 20 pesos

Hostel: 160 pesos

Total: 1058 pesos = U$ 89

• Respostas 61
  • Visualizações 23.8k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Featured Replies

Postado
  • Autor
  • Membros

Olá M.ANANDA,

Desculpe a demora pra responder, estava de férias e sem acessar a net. Realmente o seu roteiro está bem corrido, mas como você mesma disse, dormir é um detalhe que você contorna muito bem, então tá massa. Vi que colocou muitos dias pra riviera maia, boto muita fé, se eu pudesse também ficaria mais. Ta chegando a sua viagem, desejo toda diversão e felicidade na sua jornada e depois ponha seu relato aqui (link) pro pessoal que acompanha ler os 2....

Sucesso !!!

Beijo

Postado
  • Membros

Oi Marcos! Obrigada pela resposta! Espero que tenha curtido suas férias!!!

Concordo que assim ficou bem corrido, e por isso eu já até mudei esse roteiro... infelizmente acho que Palenque vai ter que ficar pra outra vez.... quer dizer, na verdade eu tenho algumas opções de roteiro e deixarei pra decidir na hora hehehe.... Deixei sim bastante tempo pra península, vai ser o foco da viagem.... e mas como eu disse, vou deixar pra decidir na hora... vamos ver o que meu coração manda....rsrs... com certeza farei um relato da viagem, pra tentar agradecer já que recebi muitas ajudas de vcs aqui do blog... foi sensacional construir o roteiro on line com a galera... e poder dividir minhas dúvidas e medos...

Bem, já esta chegando o grande dia...rs... rezem por mim, e em breve postarei o relato da trip ;) Bjks

• 4 meses depois...
Postado
  • Membros

E aí Marcos.. Cara seu relato é muito bom!!

Estou montando meu roteiro e vai me ajudar muito, porém farei só DF e Acapulco em 8 dias.

Você já me tirou a dúvida quanto as tomadas, já vou providenciar adaptador. Uma coisa, vc só trocou dólar? Digo, não fez nenhum saque em moeda local nos caixas 24horas diretamente de sua conta no Brasil? Costumo fazer isso quando estou fora e já percebi em 3 oportunidades que o câmbio é sempre melhor. Sabe se tem algum empecilho quanto a isso no México? O metrô em DF parece ser bem tranquilo, é assim mesmo?

Abraços e grato desde já..

• 2 semanas depois...
Postado
  • Autor
  • Membros

Olá Alexandre. Realmente só usei dolar e dispunha de um Visa Travel Card, que hoje, infelizmente é bem tarifado (igual ao cartao de credito comum). Leandro sacou em especie local e foi tranquilo, porém se paga taxas para o seu banco e pro banco mexicano.

Postado
  • Membros
Olá Alexandre. Realmente só usei dolar e dispunha de um Visa Travel Card, que hoje, infelizmente é bem tarifado (igual ao cartao de credito comum). Leandro sacou em especie local e foi tranquilo, porém se paga taxas para o seu banco e pro banco mexicano.

Valeu Marcos, obrigado pelos esclarecimentos!!

Seu relato é muito bom.. ::otemo::

• 6 meses depois...
Postado
  • Membros

Parabéns pelo relato Marcos!

Irei para o México em janeiro e seu relato, com suas dicas, me ajudou muito.

Infelizmente somente terei 12 dias inteiros no México, então terei que selecionar bem os lugares.

Por enquanto tenho reservado 3 dias: Cidade do México, 1 dia: Palenque, 2 dias: Mérida, e os outros 6 dias para Tulum + Playa del Carmen + Cancun, sendo que a base será Playa del Carmen.

Por questão de tempo talvez tenhamos que escolher somente um cenote. Você recomenda o Cenote Xkekén? Pelas suas fotos pareceu muito bonito!

E vi que você foi para as ruínas de Palenque num tour contratado, mas você sabe se é fácil conseguir um transporte público até o local? tipo há van que leva e que sai de hora em hora? Porque nós chegaremos de manhã na cidade de ônibus vindo da Cidade do México e nesse mesmo dia queremos conhecer as ruínas e será dificil ir de excursão por causa dos horários.

• 4 semanas depois...
Postado
  • Autor
  • Membros
Parabéns pelo relato Marcos!

Irei para o México em janeiro e seu relato, com suas dicas, me ajudou muito.

Infelizmente somente terei 12 dias inteiros no México, então terei que selecionar bem os lugares.

Por enquanto tenho reservado 3 dias: Cidade do México, 1 dia: Palenque, 2 dias: Mérida, e os outros 6 dias para Tulum + Playa del Carmen + Cancun, sendo que a base será Playa del Carmen.

Por questão de tempo talvez tenhamos que escolher somente um cenote. Você recomenda o Cenote Xkekén? Pelas suas fotos pareceu muito bonito!

E vi que você foi para as ruínas de Palenque num tour contratado, mas você sabe se é fácil conseguir um transporte público até o local? tipo há van que leva e que sai de hora em hora? Porque nós chegaremos de manhã na cidade de ônibus vindo da Cidade do México e nesse mesmo dia queremos conhecer as ruínas e será dificil ir de excursão por causa dos horários.

Olá Elaine,

Desculpe a demora, fiquei afastado do site por um tempo e num vi sua msg. Como já estamos em Janeiro é provável que já esteja no México curtindo muito a trip!!! Pena que só tem 12 dias, o México tem muito a oferecer e sem dúvidas vc vai ficar com um gostinho de quero mais...

Sobre Palenque, optamos pela agencia por conta da facilidade mesmo, mas é perfeitamente possivel ir pra lá de táxi, so nao saberia lhe dizer o valor.... Sobre o cenote, o Xkeken é muito bacana, porém ele parece ser mais bem trabalhado, possui escada talhada nas pedras e do lado de fora parece um clube, tem iluminação decorativa e salva vidas. Na minha opinião eu prefiro os cenotes mais rusticos, como o de Chelentum em Merida, que além de ser mais preservado e modificado, é um passeio interessante e fora da rota de agencias.

Volte depois pra contar da sua trip, atualizar os preços e animar o pessoal que deseja viver essa aventura!!!

Grande beijo! ::otemo::

Postado
  • Autor
  • Membros

Pessoal,

Escrever para o site dos Mochileiros me motivou a criar um blog com as minhas viagens, onde posso colocar mais detalhes e agrupar as viagens de forma mais simples e cronológica. Ainda estou na fase de redigir as viagens que já fiz há algum tempos e as bases dos textos partem das minhas publicações aqui no site, as quais não pretendo parar de contribuir.

As publicações sobre o México já estão disponíveis e são frutos dos auxílios recebidos aqui no fórum, desta forma, muito obrigado a todos!

O endereço é http://www.porondefui.com.br, espero que gostem, tudo feito por mim, sem nenhum conhecimento técnico em informática. ::mmm:

Grande abraço e vamos viajar !!!

::hahaha::

• 2 meses depois...
Postado
  • Membros
Olá Elaine,

Desculpe a demora, fiquei afastado do site por um tempo e num vi sua msg. Como já estamos em Janeiro é provável que já esteja no México curtindo muito a trip!!! Pena que só tem 12 dias, o México tem muito a oferecer e sem dúvidas vc vai ficar com um gostinho de quero mais...

Sobre Palenque, optamos pela agencia por conta da facilidade mesmo, mas é perfeitamente possivel ir pra lá de táxi, so nao saberia lhe dizer o valor.... Sobre o cenote, o Xkeken é muito bacana, porém ele parece ser mais bem trabalhado, possui escada talhada nas pedras e do lado de fora parece um clube, tem iluminação decorativa e salva vidas. Na minha opinião eu prefiro os cenotes mais rusticos, como o de Chelentum em Merida, que além de ser mais preservado e modificado, é um passeio interessante e fora da rota de agencias.

Volte depois pra contar da sua trip, atualizar os preços e animar o pessoal que deseja viver essa aventura!!!

Olá Marcos,

Sem problemas, foi super fácil conseguir as informações no México mesmo.

Adorei Palenque!! Chegamos lá através de um ônibus noturno vindo da Cidade do México (13h de viagem e 1.178,00 pesos mexicanos pela ADO) e como queríamos só passar o dia em Palenque para conhecer as ruínas, fomos até o Hostel Yax Kin para deixar as babagens - da rodoviária até o hostel é bem perto, uns 400m, e essa rua estão transformando num calçadão, com hoteis e restaurantes. O hostel possui aproximadamente 15 lockers para os viajantes que não estão hospedados deixarem a bagagem durante o dia e não tem custo. Não tem como solicitar uma reserva, vai sendo ocupado conforme o pessoal vai chegando. Dali fomos pegar uma van até o sítio arqueológico de Palenque. É super fácil localizar as vans! Pedimos informações do local e explicaram super bem, que também é perto do hostel. As vans ficam estacionadas na frente do Hotel Lacandomia e na esquina tem o café Metzabok. O custo é de 20,00 pesos por pessoa e consta que sai uma van a cada 7min. Geralmente as vans não estão muito bem conservadas, isso para não dizer "caindo aos pedaços". Mas o trajeto que se faz com a van não é longo. Primeiro paga-se a entrada no parque: 30,00 pesos, e depois 64,00 pesos para entrar no sítio arqueológico. Também optamos em contratar um guia, inicialmente solicitavam até 800,00 pesos, mas como a explicação podia ser em espanhol conseguimos um guia por 200,00 pesos. Eu acho q realmente vale a pena contratar um guia! E foram as ruínas que mais gostei no México, sendo que conheci também Teotihuacán, Uxmal e Chichén Itzá. Na volta ainda tomamos um banho no hostel e jantamos na restaurante que tem anexo ao Hostel, o Café Jade, muito bom! Depois fomos pegar o ônibus noturno até Mérida (8h de viagem e 568,00 pesos também pelo ADO). Local de mochileiros, e vários fizeram o mesmo que nós, chegaram de manhã e foram embora a noite, e vimos que alguns destes deixaram o mochilão num local que tem na rodoviária, um guarda-volumes.

Sobre o Cenote, não conhecemos o Cenote Xkeken. Também não conhecemos os cenotes de Mérida, lá fomos conhecer um pouco a cidade e as ruínas de Uxmal. Mas não fomos conhecer estes por causa de logística, ou ficava longe de onde estávamos ou por causa do tempo.

Então optamos em conhecer o Cenote Ik Kil quando conhecemos Chichén Itza. O Cenote Ik KIl é perto desse sítio arqueológico, mas não perto para ir caminhando, é melhor pegar um taxi (120,00 pesos ida e volta até Chichen Itzá). A entrada no Cenote custa 70,00 pesos mexicanos, mas não está incluído colete e nem o locker (30 pesos), pois não pode ir ao cenote com bolsa (eu estava com uma mochila de ataque e tive que deixar no locker).

E depois em Playa del Carmen fomos conhecer o Cenote dos Ojos. Neste tem a opção de só comprar o ticket de entrada ou contratar um guia, pois há um local no cenote que só pode ir com o guia. Pegamos só o ticket de entrada que custou 200,00 pesos, incluído o colete salva-vidas. Achei que o guia não fez falta.

Ambos são bonitos e diferentes um do outro. Vale muito a pena conhecer os Cenotes do México!

Marcos é como você escreveu, realmente o México tem muito a oferecer, lugares lindos!

Postado
  • Autor
  • Membros

Que máximo Elaine, ler o que escreveu me fez reviver as ótimas aventuras que vive no México !!! Estou planejando uma volta ao mundo daqui a uns 2 anos e quero passar por lá novamente, principalmente locais que não conheci como Acapulco e outras cidades do pacífico!!

Obrigado por ter vindo dividir sua alegria!!! grande beijo ::otemo::

Olá Elaine,

Olá Marcos,

Sem problemas, foi super fácil conseguir as informações no México mesmo.

Adorei Palenque!! Chegamos lá através de um ônibus noturno vindo da Cidade do México (13h de viagem e 1.178,00 pesos mexicanos pela ADO) e como queríamos só passar o dia em Palenque para conhecer as ruínas, fomos até o Hostel Yax Kin para deixar as babagens - da rodoviária até o hostel é bem perto, uns 400m, e essa rua estão transformando num calçadão, com hoteis e restaurantes. O hostel possui aproximadamente 15 lockers para os viajantes que não estão hospedados deixarem a bagagem durante o dia e não tem custo. Não tem como solicitar uma reserva, vai sendo ocupado conforme o pessoal vai chegando. Dali fomos pegar uma van até o sítio arqueológico de Palenque. É super fácil localizar as vans! Pedimos informações do local e explicaram super bem, que também é perto do hostel. As vans ficam estacionadas na frente do Hotel Lacandomia e na esquina tem o café Metzabok. O custo é de 20,00 pesos por pessoa e consta que sai uma van a cada 7min. Geralmente as vans não estão muito bem conservadas, isso para não dizer "caindo aos pedaços". Mas o trajeto que se faz com a van não é longo. Primeiro paga-se a entrada no parque: 30,00 pesos, e depois 64,00 pesos para entrar no sítio arqueológico. Também optamos em contratar um guia, inicialmente solicitavam até 800,00 pesos, mas como a explicação podia ser em espanhol conseguimos um guia por 200,00 pesos. Eu acho q realmente vale a pena contratar um guia! E foram as ruínas que mais gostei no México, sendo que conheci também Teotihuacán, Uxmal e Chichén Itzá. Na volta ainda tomamos um banho no hostel e jantamos na restaurante que tem anexo ao Hostel, o Café Jade, muito bom! Depois fomos pegar o ônibus noturno até Mérida (8h de viagem e 568,00 pesos também pelo ADO). Local de mochileiros, e vários fizeram o mesmo que nós, chegaram de manhã e foram embora a noite, e vimos que alguns destes deixaram o mochilão num local que tem na rodoviária, um guarda-volumes.

Sobre o Cenote, não conhecemos o Cenote Xkeken. Também não conhecemos os cenotes de Mérida, lá fomos conhecer um pouco a cidade e as ruínas de Uxmal. Mas não fomos conhecer estes por causa de logística, ou ficava longe de onde estávamos ou por causa do tempo.

Então optamos em conhecer o Cenote Ik Kil quando conhecemos Chichén Itza. O Cenote Ik KIl é perto desse sítio arqueológico, mas não perto para ir caminhando, é melhor pegar um taxi (120,00 pesos ida e volta até Chichen Itzá). A entrada no Cenote custa 70,00 pesos mexicanos, mas não está incluído colete e nem o locker (30 pesos), pois não pode ir ao cenote com bolsa (eu estava com uma mochila de ataque e tive que deixar no locker).

E depois em Playa del Carmen fomos conhecer o Cenote dos Ojos. Neste tem a opção de só comprar o ticket de entrada ou contratar um guia, pois há um local no cenote que só pode ir com o guia. Pegamos só o ticket de entrada que custou 200,00 pesos, incluído o colete salva-vidas. Achei que o guia não fez falta.

Ambos são bonitos e diferentes um do outro. Vale muito a pena conhecer os Cenotes do México!

Marcos é como você escreveu, realmente o México tem muito a oferecer, lugares lindos!

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.