Ir para conteúdo

Alexandria - Perguntas e Respostas


Zeba

Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Fica em Alexandria a maior biblioteca do mundo antigo ? Ouvi dizer algo sobre uma biblioteca.

 

Se me permite um comentário, a melhor coisa do Egito é sua proximidade com Petra, na Jordânia. Caso estejam planejando uma viagem pro Egito, seria legal pensar nessa possibilidade. Infelizmente pra esses lados do Egito eu não conheci mas se precisar de info para outros lugares, me fala. Ah, tem uns oásis q estão bem em voga no Egito, esqueci seus nomes mas sei q ficam no lado oeste.

 

Infelizmente eu fiz mais o roteiro turistico, com uma parada mais do q necessária no Mar Vermelho pois viajar no Egito necessita-se paradas de férias.

 

Artur,

 

vc tá subindo o continente da Af. do Sul até o Egito por terra ? Se sim, qdo puder mande notícias pois eu sou um apaixonado pela África.

 

Abraços a todos,

Link para o comentário
  • 5 semanas depois...
  • Membros

Esse vai pro Zeba e pra Carol!!hahahhah...To brincando DenisAO!!

Qual quer coisa vcs dao uma olhada la no meu topico valeu??

Denis meu primo, eu tava e Alexandria a 5 dias atras, nao deu tempo de conhecer essa tal biblioteca que o Zeba falo ai, passei um dia la, o mar mediteraneo la e doido, tem um forte bem bonito na beira, fui no museo e no anfiteatro, todos bem legais, cara no egito nao existe ladrao, nao tem perigo aqui, dormimos na frente da rodoviaria em Nuweiba-Sinai, onde tinha acontecido 2 atentados a 2 semanas...eu nao vi, minha mae que falo!! hahha...mais e isso, os doces aqui sao otimos, o povo tbm bem legal, agora existe um que da vontade de bater!!Sobre alexandria e isso, subimos o sinai antes de ontem estamos em luxor agora e depis Cairo, so temos 2 semanas aqui!

Denis, se tu vier aqui nao e so alexandria nao! o Egito e demais, depois te mando fotos!! o Sinai e demais!!

to pagando hj menos de 1 usd no hotel!!

 

Zeba, subimos ate Nairobi via Terra, pegamos um voo em nairobi para o cairo, 300 usd, 2 semanas. dia 04 estamos de volta em nairobi, ta rolando uma guerra doida no Sudan por isso o voo!

um abraco!!

espero ter ajudado!!

Artur Coimbra

Link para o comentário
  • 4 anos depois...
  • Membros de Honra

Alexandria é uma cidade do Egito; com uma população de cerca de 4,1 milhões de pessoas, é a segunda maior cidade do Egito, e o maior porto do país, servindo 80% das importações e exportações da cidade. Além disso, é um grande ponto turístico.

Alexandria se estende por 32 quilômetros na costa mediterrânica do centro-norte do Egito. É o local onde fica a famosa Biblioteca de Alexandria e é um importante cento industrial por causa do gás natural da cidade e dos poços de petróleo em Suez, uma outra cidade egípcia. Alexandria também foi um grande ponto de encontro entre a Europa, a África e a Ásia, porque a cidade beneficiou da ligação entre o Mar Mediterrâneo e o Mar Vermelho.

Nos tempos antigos, Alexandria foi uma das cidades mais importantes do mundo. Foi fundada em torno de um pequeno "vilarejo" em 331 a.C. por Alexandre, o Grande. Permaneceu como capital do Egito durante mil anos, até à conquista muçulmana do Egito, quando a capital passou a ser Futsat (que foi depois incorporada no Cairo).

Alexandria era conhecida pelo Farol de Alexandria (uma das sete maravilhas do mundo antigo), pela Biblioteca de Alexandria (a maior do mundo antigo) e pelas Catacumbas de Kom el Shoqafaw (uma das sete maravilhas do mundo medieval). A arqueologia marinha em Alexandria estava em curso no porto da cidade em 1994, e tem revelado detalhes de Alexandria antes da chegada de Alexandre, quando aí existia uma cidade chamada Rhakotis, no Período Ptolomaico.

Alexandria moderna

Praças

• Praça de (Ahmed) Orabi, na Baixa

• Praça de Mansheya, em Mansheya

• Praça de Saad Zaghlul, na Baixa

• Praça de Tahrir (formalmente Praça de Mohammed Ali, originalmente Place des Consuls), na Baixa

• Praça de Ahmed Zewail, perto de Wabour El Mayah

Palácios

• Palácio de Montaza, em Montaza

• Palácio Ras el-Tin, em Ras el-Tin

• Palácio Presidencial de Alexandria, em Maamoura

Museus

• Oceanário de Alexandria

• Museu Greco-Romano de Alexandria

• Museu da Joalharia Real (Alexandria)

• Museu das Artes de Alexandria

• Museu Cavafy de Alexandria

• Museu Nacional de Alexandria

Monumentos

Os antigos monumentos de que fala a história de Alexandria desapareceram quase todo - só de alguns chegaram aos nossos dias restos e ruínas dispersas:

Época Greco-romana

• Farol de Alexandria, monumento iniciado por Ptolomeu II e que, segundo reza a História, chegou a estar catalogado como uma das sete maravilhas do mundo antigo. Recentemente foram feitos levantamentos submarinos e parece ter-se encontrado bastantes vestígios da sua grande torre.

• A coluna ou pilar de Pompeu que pertencia ao Serapeu ou templo do deus egípcio Serápis, e que se encontra situada sobre um montículo no antigo distrito de Racotis.

• O Serapeu, do qual que apenas restam alguns túneis, criptas e nichos, e uma ou outra coluna de mármore.

• O Cesareum, totalmente desaparecido, arrasado pelos tumultos de Teófilo; em seu lugar está a estátua do nacionalista alexandrino Saad Zaghloul.

• A fortaleza de Quaitbay, grandiosa fortificação defensiva, mandada construir em 1480 pelo sultão Quaitbay. O seu atrativo radica em estar construída exactamente no mesmo lugar onde se supõe que se encontrava o famoso farol.

• Túmulos de Anfushi, descobertas em 1901 e 1921.

• Túmulos de El Shatby

• Catacumbas de Kom el Shukafa, dos séculos I e II.

• Teatro romano e a "Villa dos Pássaros"

• Templo de Taposiris Magna, contemporâneo da fundação de Alexandria. Hoje só restam ruínas de um muro exterior e um pilone.

Mesquitas, Igrejas e Palácios

• Mesquita Terbana, construída com os restos dos monumentos greco-romanos.

• Mesquita de Abbu El Mursi.

• Palácio Montazah, que foi residência de verão da família real, mandado construir pelo vice-rei do Egito Abbas II (1892-1914). Encontra-se rodeado por belos jardins de estilo europeu.

• Catedral Ortodoxa Grega de Santa Catarina

• Igreja Ortodoxa Grega de El Swesrian

• Igreja Católica Romana de Santa Catarina

• Igreja Copta de São Marcos

• Sinagoga judaica

Museus

• Museu Greco-romano, construído em 1893, durante o governo de Abbas Helmi II. É dedicado sobretudo à arte alexandrina.

• Museu Nacional de Alexandria, inaugurado em 2003, com arte faraónica, greco-romana, copta, árabe e do século XX.

• Monumentos submersos. Ao longo da década de 1990, o Conselho de Antiguidades e o Instituto Europeu de Antiguidades lançaram um projecto de investigação na zona do porto de leste, obtendo frutuosos resultados e grandes e importantes achados que deram motivo a investigações e estudos exaustivos do lugar e da sua história.

• Museu Kavafis, situado na casa do poeta grego.

Transportes

Aviação

Alexandri é servida pelo Aeroporto El Nouzha, localizado a 7 Km do centro da cidade, e é também servida por outro aeroporto de nome Aeroporto Borg al Arab, localizado a 25 Km da cidade. Este último, iniciou as suas funções apenas em 2003, anteriormente, era um aeroporto militar, e actualmente, mantém ainda uma parte dedicada às forças militares.

Auto-Estradas

Alexandria é servida pelas seguintes principais vias de movimentação rodoviária:

• A estrada internacional da costa. (Alexandria - Port Said)

• A Estrada do Deserto. (Alexandria - Cairo /220 km 6-8 faixas)

• A Estrada Agricula. (Alexandria - Cairo)

• A Estrada Circulas. a turnpike

• A estrada Ta'ameer "Mehwar El-Ta'ameer" - (Alexandria - Costa Norte)

Comboios

Extensões a partir da "Estação de Misr"; a estação principal de Alexandria, para Abu Qir.

As estações de comboio incluem:

• Estação de Misr (a estação principal)

• Estação Sidi Gaber

Outros Meios de Transporte em Alexandria

Mni-autocarros em Alexandria.

Em Alexandria, existe também um grande tráfego de autocarros e mini-autocarros.

Eléctricos (bondes)

A rede de eléctricos de Alexandria é uma rede extensa construída em 1860, e é por sua vez, a mais velha rede de eléctricos da África. A rede está dividida em duas partes que se encontram/juntam na "Estação de Raml". Os eléctricos que operam a esta da "Estação de Raml" estão pintados de azul e são conhecidos geralmente como "Eléctricos de al-Raml". Por sua vez, os eléctricos que operam para oeste da Estação de Raml, estão pintados de amarelo e são um pouco mais pequenos que os outros, com apenas um veículo a trabalhar em ambas as direcções.

São o meio de transporte mais lento em Alexandria, mas são os preferidos para pequenas viagens, entre duas a três estações. Porém, se uma pessoa tiver tempo, constituem-se como uma das melhores e mais económicas maneiras para ver toda a cidade.

Táxis

Os táxis são a minoria dos transportes públicos de Alexandria. Os táxis são pintados de preto e amarelo. A tarifa base começa geralmente nas 2 libras egípcias (isto em 2008). Todos os táxis têm (pela lei), de possuir um sistema que vá actualizando o preço, mas a maioria não é usada actualmente desde que as tarifas não mudaram no grande espaço de tempo para manter em alta a inflação. A quantia para se pagar um táxi não é exactamente conhecida, e é deixado ao critério dos taxistas, quanto é que cada viagem custa (como em todas as outras cidades do Egipto, incluindo Cairo), mas a maioria dos alexandrinos que costumam usar os táxis mais frequentemente sabem, por experiência, exactamente o que cada viagem custa. Isto cria então um problema para os viajantes e para os turistas que são geralmente lesados com viagens mais caras. Os turistas são sempre avisados, para perguntarem quanto custa um viagem (em média), antes de entrar num táxi.

Praia de Santo Estêvão, em Alexandria

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Colaboradores

Estive em Alexandria

Fui a biblioteca

Ao forte (onde era o Farol)

E a praia....publica.....insano as mulheres entrano no mar de burca

 

 

Mas achei dificil encontrar hospedagem lá, rodei, rodei, rodei.....

 

Fui em uma feira na madrugada, sinistra.....realmente ateu um medinho e me disseram que eu não devia ir até lá.....contudo....

Link para o comentário
  • 7 meses depois...
  • 2 semanas depois...
  • Membros de Honra

eu recomendo um passeio comprado com guia e tudo mais... mas se quiser ir por conta vá de trem, veja o site:

 

http://www.sleepingtrains.com/

 

Não passamos lá mais que um dia, acho que 2 é suficiente, para brasileiros não é caro e vc não terá problemas por viajar com uma amiga, mas precisa seguir algumas regrinhas de comportamento simples como:

- se vestir com roupas que cubram os ombros, braços e pernas, não usar decotes exagerados etc.

- não encarar ou mesmo sorrir para os egípcios pois isso significa que está "dando mole" para eles.

- não sair sozinha para bares ou restaurantes que não sejam frequentados por turistas.

- em transportes coletivos procurar se sentar ao lado de mulheres ou melhor usar os vagões próprios para mulheres.

- uma dica é usar uma aliança de casada.

Link para o comentário
  • 1 ano depois...
  • Colaboradores

Eu estive em Alexandria, Cairo e Sáfaga no final de 2010.

Acho que foi a cultura mais contrastante que vi desde que sai do Brasil.

Certamente, lá não é o lugar ideal para mulheres sozinhas e pessoas fascinadas por limpeza rsrsrs...

Sob todas essas cidades, o som mais marcante vem das mesquitas.

Todas as mulheres usam burcas, com exceção das turistas (meu caso), então, eu sempre era abordada por vários homens perguntando o que queria, pra onde ia, me oferecendo produtos para comprar, ou serviços como de táxi e até carroça. ::bad::

Da última que resolvi andar em Alexandria para conhecer alguns lugares que vi em fotos, fui acompanhada com 2 amigos homens, 1 brasileiro e 1 colombiano.

Ai pra variar, várias pessoas nos abordaram, oferendo um monte de coisas, resolvemos fazer um passeio de carroça (era U$$ 5.00 por 1 hora), então negociamos tudo antes e, dissemos que não íamos pagar nenhum extra. Isso porque tem gente que acaba cobrando o cavalo, o carroceiro (tipo assim: U$$ 5 carroça + U$$ 5 cavalo + U$$ 5 carroceiro = U$$ 15.00). Parece inacreditável, mas é verdade.

Bom o passeio terminou com 1/2h, pq pedimos. O egipcio era insuportável, nosso amigo colombiano brigou com eles várias vezes no percurso por causa dos insultos do egípcio. Ficou insustentável e, pedimos para descer... ::quilpish::

 

Pelo menos o shopping de Alexandria é muito bom, os preços são ótimos. Comprar ouro e prata é uma boa pedida. ::otemo::

Comprei um anel de prata com motivos egipcios por U$$ 12.

Link para o comentário
  • 2 meses depois...
  • Membros

gente, pra começar, as egipcias não usam burka (isso é uma roupa típica do afeganistão, que nem país árabe é), mas sim hijab, que é um lenço (no Egito com mtas cores, formas e volume, bem bonito)... não é nada assustador, muitas estão cobertas, mas com roupas bem ocidentais e justas até... mesmo assim, sendo estrangeira, é bom seguir o costume local e não ficar dando mole, eles não entendem que vc é simpática, mas sim que é "fácil" mesmo...

Eu morei em Alex 9 meses e gostei mto dos cafés, do forte, é uma cidade superrr tranquila, não conheço a tal feirinha de madrugada que falaram no forum, nunca ouvi falar disso mas a cidade é super segura, como o EGito todo... as lojas de ouro ficam com vitrines expostas e tudo mais, vc conta dinheiro na rua... claro que sendo turista, é bom sempre ficar esperto.

Tem vários hoteis lá, mesmo na orla da praia, que eles chamam de corniche, tem Melia, e muitas redes internacionais, em Montaza, que era o parque do antigo rei, tem o magnifico hotel Palestine. São hoteis gigantes, acho impossivel ficarem lotados.

Se alguem quiser saber mais do Egito atual, tenho um blog www.egitoebrasil.com

 

abraços

Link para o comentário
  • 3 meses depois...
  • Membros

Ola,fui para o egito semana passada,quero dizer dia 17 outubro,mas so fiquei uma semana,estava em giza pertinho das piramides,fui com 2 amigas,eu ja tinha ouvido falar como se procedesse la,as mulheres de la sempre vestidas,mau mau se via os bracos,uma de minhas amigas no primeiro dia de manha foi tomar cafe no hotel com a metade dos seios a mostra,disse a ela vc vai descer pra tomar cafe assim?Ela disse qual o poblema pra mim nemhum depois vc me diz,entao quando chegou na recepcao ela virou estrela,todo mundo estava olhando p ela com olhar de espanto,foi nesta hora que eu disse a ela se te perguntarem de onde vc e nao dia que e brasileira,ha ha ha ha ha ha ha eu te disse,a mulher da recepcao disse a ela q la nao se veste assim,ai ela se deu conta que aquele calor nao era do BRASIL.La no egito ate o geito que a mulher mexe no cabelo ja e um gesto obsceno.No outro dia fomos comprar alguma coisa pra beber(alchool)muito dificil achar um lugar pra comprar cerveja quando acha e sem alcool,mas fucamos ate encontrar compramos vinho e cerveja e levamos pro hotel.no outro dia fomos pro monte katrina subir o monte sinai,3 horas p subir e 2 p descer,enfim conseguimos fazer este belo passeio nadaei no mar vermelho.fui em alexandria visitei o forte esta em reforma n pude entrar,biblioteca museus,museus do papiro,perfumes etc......Muito bom mesmo o passeio....Vale a pena ir ,fui lesado um monte de vez ha ha ha ha ha ha,mas a gente aprende comprei as passagens financiadas no brasil de 6 vezes e compramos 600 pounds moeda aqui de londres em libras egipcia deu 5.106 cinco mil cento e seis libras egipcias deu pra nos tres curtirem uma semana inteira com hotel 3 estrelas e tur pelo egito,e compramos muita coisa ainda.Se alguem for pexinchem turistas pagam mais caro em tudo.desculpe os erros moro na inglaterra e faco comfusao qndo escrevo.Sorry

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...