Ir para conteúdo

Travessia de Rios


peter tofte

Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Travessia de Rios

 

Este assunto é importante para quem gosta de fazer trekking. A travessia de cursos d’água é uma das principais causas de incidentes e acidentes no excursionismo.

 

Recentemente li dois relatos de tromba d’água (vide tópíco “O Bonete” e “Cachoeira da Fumacinha”, em Relatos de Viagem, Brasil) mostrando os riscos de uma travessia quando chove muito.

 

Uma das primeiras coisas é escolher a época do ano para realizar uma travessia que envolva a passagem de rios e riachos, especialmente em terrenos montanhosos e cânion. Épocas chuvosas não são recomendadas. Mesmo assim, se decidir ir, olhe a previsão de tempo. Se indicar chuva pense num roteiro alternativo. Isto é especialmente importante no caso de cânion. Aqui na Chapada temos a Fumaça por baixo e o Cânion da Fumacinha. Uma tromba d’água pode impedir-nos de entrar no cânion ou, se estivermos lá dentro, impedir de sair.

 

Como regra, no Sudeste e na Chapada Diamantina/Ba, o verão é a época das chuvas fortes e deve ser evitada. Na seca (inverno e primavera) é melhor.

 

Um acampamento as margens de um rio é sempre arriscado. Procure um lugar bem acima do leito normal do rio. Quanto acima? Um macete é observar as margens. Repare em monturos de galhos secos em certos pontos da margem. Isto indica o nível que o rio alcançou na cheia. Em margens pedregosas também dá para perceber uma linha dividindo diferentes colorações nas rochas. Faça o acampamento acima do ponto mais alto de monturos de galhos ou de outras evidências que vc encontrou. Em cânion é importante acampar em um local onde exista um ponto de fuga para não ficar encurralado, por exemplo, perto de uma parede que permita subir até o topo do cânion.

 

O risco de tromba d’água é proporcional ao tamanho da bacia hidrográfica de captação do rio que estamos vadeando. Um exemplo: no caso da cachoeira e cânion da Fumacinha toda a água da chuva que cai nos Gerais do Machambongo converge para este rio. Por vezes não chove no local onde estamos, mas apenas bem mais acima e gera uma tromba d’água que surpreende a todos. Por isto, para avaliar os riscos, sempre observe no mapa o tamanho e extensão desta bacia de captação.

 

Na travessia de um rio, o mais importante é avaliar se o ponto escolhido é seguro ou não. Não atravesse se:

 

1) A correnteza for muito forte. Não atravesse em “white water”, onde a água esteja branca devido a correnteza.

2) For fundo (óbvio), pois vc tem uma mochila nas costas.

3) O local tiver um fundo muito escorregadio (pedras com limo).

4) Se houver cachoeira ou correnteza a jusante do ponto onde vc está (consulte o mapa topográfico).

 

Às vezes é apenas uma questão de paciência e tempo. Do mesmo modo que a tromba d’água é rápida, ela não demora muito para baixar (depende se continua a chover ou não). No caso de clima frio e rios alimentados por degelo de glaciares e montanhas o melhor horário de travessia é de manhã bem cedo. Há reporte de casos de desnível de 2 metros entre a tarde (maior nível) e a madrugada (menor nível). Então o melhor é esperar.

 

Normalmente onde o rio é mais largo a correnteza é menor e é mais raso. A presença de bancos de areia indica estes locais. Pedras emersas também podem servir de apoio na travessia. Se não souber a profundidade teste primeiro sem mochila, com um bastão. Se a água for até a altura do peito e não houver correnteza, tudo bem. Se houver correnteza forte, é arriscado ir se a água estiver acima da altura do seu joelho.

 

Prefira atravessar onde o rio segue reto, sem curvas. Onde ele faz curva, geralmente uma das margens é mais funda. Se chegar na margem do rio num ponto que não é possível atravessar, procure outro local primeiro a montante, pois o rio fica menos caudaloso à medida que rumamos em direção a nascente.

 

Com a água acima da cintura tire a mochila e leve-a na cabeça. Note que é mais complicado porque não podemos usar o bastão. Se usá-la presa ao corpo, solte a barrigueira e o peitoral porque se escorregar vc se livra dela mais fácil (melhor perder a mochila que a vida).

 

Dizem que a mochila normalmente tem a flutuabilidade positiva. Assim poderíamos resgatá-la mais tarde rio abaixo. Para facilitar a flutuação, tente inflar seu travesseiro e/ou isolante inflável se tiver e coloque-o na mochila. Ela pode virar até uma bóia de flutuação. Talvez seja necessário deixar para trás algo mais pesado, como um quilo de alimento, etc...

 

Se o fundo for pedregoso use as botas, tênis ou sandálias (não do tipo havaianas). O chato é que vai ter de trocar as meias, depois da travessia. Descalço só se o fundo for arenoso e desimpedido.

 

Atravesse o rio sempre de frente para a correnteza (olhando para montante), em diagonal. Só dê um passo quando tiver certeza que seu pé de apoio dianteiro está num lugar firme. Use o bastão como apoio e para sondar o leito do rio.

 

Se escorregar, cair e houver correnteza, além de largar a mochila, bote os pés na frente (apontados para jusante do rio, para onde a água lhe arrasta) para proteger sua cabeça de impactos contra pedras e troncos. Cuidado com árvores submersas. Tente vagarosamente se dirigir para a margem mais próxima.

 

Siga a sua intuição: se estiver inseguro, não atravesse.

 

Quem tiver dicas ou relatos interessantes de travessias em rios, poste aqui!

 

Boas caminhadas!

 

Peter

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Membros de Honra

Peter

 

Ótimo tópico! Informações muito preciosas!

 

Uma dica que deixo é utilizar as calças para fazer uma bóia improvisada, conforme descrição abaixo:

 

1. Dê um nó na ponta de cada perna (depois de tirar as calças, óbvio!!!);

2. Pegue a calça pelo cós;

3. Num movimento brusco (de trás para frente, passando por cima da sua cabeça) "enfie" a calça na água, deixando as pernas para fora;

4. Um bolsão de ar irá se formar em cada perna da calça e você pode utilizar para cruzar um rio ou colocar a mochila para flutuar.

 

Editando: A imagem abaixo dá uma ideia da construção da bóia improvisada.

20100323092727.jpg

 

[creditos]Imagem: The U.S. Armed Forces Survival Manual (by John Boswell, 1980)[/creditos]

 

Já testei esse método e aguentou meu peso (82kg) por aproximadamente 20min (tempo suficiente para cruzar um rio).

 

Abraço

Edy

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

e ai galera !!!!

atravessar rios pode se tornar complicado vai ai um diia em ilhabela indo para o bonete!!!

 

cachoeira da laje !! agua sempre na canela nesse dia devia estar na altura do peito mas a força estava demais !!!

20100322184230.JPG

 

ate de carro na estrada onde não tinha nem agua virou um rio !!!!!!! ::hahaha:: !!!!!

20100322184904.JPG

falow

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Bruno

 

Como fez para atravessar???

 

Peter

 

Testei com calça impermeável. Acho que depende muito da gramatura do tecido. Se ele for meio fininho, o ar vai "escapar" mais rápido. Um jeans vai criar um bolsão de ar, mas creio que aguente menos tempo do que um tecido de cordura, por exemplo.

 

Não diria "lado McGaiver", mas gosto de técnicas de sobrevivência, rsrsrs! E quando posso, testo algumas.

Tenho um manual das Forças Armadas dos EUA muito bom que fala muito sobre técnicas diversas (posso te passar uma cópia).

 

Abraço

Edy

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

e ai edy !!!

puts resolvemos abortar a caminhada estava eu e minha esposa ai não quis tentar nada! tambem tava sem corda então não tinha jeito ficamos tipo uma 1 hora esperando baixar mais nada !!

mas o pior que depois de atravessar este rio teria outro que quando chove fica bem nervoso e é mais fundo que o primeiro ehehehe!!

e depois de voltar da trilha pegar o carro pra voltar pra centro de ilhabela "apareceu" outro rio na estrada mais 1 hora esperando dar uma baixada !!!

falow

bruno sjc

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

 

Testei com calça impermeável. Acho que depende muito da gramatura do tecido. Se ele for meio fininho, o ar vai "escapar" mais rápido. Um jeans vai criar um bolsão de ar, mas creio que aguente menos tempo do que um tecido de cordura, por exemplo.

 

Edy

 

Lembro de ter aprendido na marra essa técnica durante o serviço militar obrigatório. Foi no Saicã, aqui no RS. Devia ser engraçado pra quem estivesse de fora vendo aquele monte de homens só de gandola, nadando de coturno, debruçados sobre duas pernas camufladas que apontavam pra o céu. ::lol4:: Exatamente como descrito na figura que o Edy postou.

E o inacreditável é que funciona, depois de um tempo, você até ganha confiança na "bóia". ::otemo:: Hehehehhe!

O Segredo da "técnica" era molhar a calça, passá-la no barro, virá-la ao avesso, dar os nós nas barras e "embocar" na água.

 

Marco

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Puxa vida otimas dicas hein...

 

sobre esse manual do exercito dos USA, seria legal disponibilizar para a galera aqui do forum, se for possivel...

 

eu pessoalmente teria muito interesse em ler tambem.

 

abraco

 

Olá, Plocafthh!

 

Tudo bem?

 

Esse manual já foi postado aqui no fórum em um outro tópico contendo outras dicas de sobrevivência também.

 

http://www.mochileiros.com/manual-de-sobrevivencia-na-selva-e-ou-ambientes-hostis-t36049.html

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...