Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

O que não pode faltar na sua mochila

Postado
  • Membros

Não pode faltar???

 

Palavras-cruzadas,cigarinho, esqueiro e claro papel e caneta. Adoro escrever e fazer uns rabiscos durante a viagem, me sinto sempre inspirada.

 

E sempre mais agua do que eu imaginei.

de resto...

Bons olhos para admirar!!! e muito intusiasmo

Manhã

  • Respostas 87
  • Visualizações 83.9k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

Featured Replies

Postado
  • Membros

a ja ia me esquecendo o papel e a caneta sao indispensaveis fazer umas anotacoes em momentos de loucura e extrema solidao e ler depois e um barato

"a vida nao deve se um habito do qual a gente nao possa se livrar"

HASTA LA VITORIA SIEMPRE........(CHE)

Postado
  • Membros

Uma pinça... Não, não é pra tirar sombrancelha hahaha, mas pode ser muito útil para tirar farpas e espinhos...

 

Pinga, limão e açucar também serão extremamente úteis, gelo é seria interessante mas fica mais difícil hehehe

 

Abs

 

Tato

  • 3 semanas depois...
Postado
  • Membros

Fio Dental...

Para os dentes...

E para costurar possíveis furos, em qualquer lugar (não há nada mais resistente do que fio dental, foi o que me salvou em Bonn,na Alemanha.

Postado
  • Membros

uma vez rasguei o calção em São Thomé e tive que passar bom tempo com um rasgo na bunda,mas sóm foram umas 3 horas de nádegas ao vento.rsrsrsrsrs.concordo,linha e agulha na bolsa mas jamais carrego isso.....nem sei porque

Postado
  • Membros

Não se deve esquecer de levar uma boa revistinha de caça-palavras, além do baralho! Imaginem só se a previsão do tempo n é exatamente aquela q se esperava... Estes joguinhos podem salvar algumas horas dentro da barraca. Se tiverem Cam-Cam (Tbm conhecido como Mau-Mau, eu recomendo.

  • 2 semanas depois...
Postado
  • Membros

Traveseiro eu tambem levo mas inflavel. um daqueles que ganhei no trem qunado fui para Amsterdam. Ele se ajusta ]no pescoço.

  • 2 semanas depois...
Postado
  • Membros

Nunca saio sem a minha gaita e alguns livros, porque mesmo quando tudo da errado com esses dois não tem tempo ruim!!!!!!!!!!!!

Postado
  • Membros

As dez mais:

 

01. Câmera fotográfica e pelo menos uma lente 50mm f/1.4.

02. Canivete e isqueiro.

03. Lanterna Petzl.

04. Torrone, misto-frio, pão com goiabada.

05. Cantil de alumínio + pastilhas p/ purificar água.

06. Anorak de Gore-Tex ou pile de Windstopper.

07. Tripé, cabo disparador, baterias e cartões de memória.

08. Papel higiênico, dentro de um saco zip-lock.

09. Bloco de notas, caneta BIC, e mapas, se necessário.

10. Dinheiro de emergência, escondido.

  • 2 meses depois...
Postado
  • Membros

nselhosPÉ NA ESTRADA

 

A grande vantagem de uma boa mochila sobre outras formas de bagagem é a liberdade de movimento. Com tudo o que você precisa preso confortavelmente preso às suas costas, você não tem necessidade de se amarrar a uma base fixa. Não importa se você tiver atravessando um parque selvagem, escalando uma montanha, fotografando animais ou pulando de país para país, você é auto-suficiente e pode encarar, mesmo que com alguns obstáculos, qualquer aventura que surgir no caminho.

 

Ao se tornar um mochileiro você estará entrando num mundo completamente novo e com isso deverá levar em consideração alguns pontos.

 

- Expandindo seus horizontes:Reduzindo seu equipamento ao mínimo - em termos de variedade e peso -, você deixa muitas atividades excitantes ao seu alcance. Viagens de bicicleta ou em qualquer tipo de barco, por exemplo, tornam-se viáveis quando tudo se limita a uma mochila. Além disso, saber que pode carregar todo o seu equipamento em uma emergência permite que você se aventure por rotas alternativas e que volte sozinho, sem ajuda, caso encontre algum contratempo. Mochileiros, inclusive aqueles com interesses especiais como pesca, montanhismo e espeleologia, podem ir a locais remotos que pessoas menos aventureiras não teriam nenhuma esperança de ver. Mas antes de escolher seu destino você deverá levar em consideração sua condição física e sua experiência, se você nunca entrou numa trilha não é sensato tentar atravessar uma selva. Neste caso, o mais importante é ter sempre em mente que experiência vem com o tempo, ou seja, se você quer chegar ao cume terá de começar pelo sopé.

 

- O equipamento certo: Comprar equipamento para acampar é caro e confuso, mesmo para os experts. Avanços tecnológicos constantes produzem equipamentos cada vez mais leves, quentes, confortáveis e de secagem rápida. Fique atento, contudo, a gastar dinheiro em itens que você talvez nunca use e que, apesar de leves, podem acabar pesando a sua mochila. Existem muitos objetos que são vendidos como versões especiais de itens domésticos. A sugestão: você pode ter o mesmo conforto de casa em uma trilha. E estar preparado para improvisar contribui muito mais para a sua comodidade do que carregar uma enorme coleção de tranqueiras nas costas.

- Tornando-se um mochileiro: Independente da intenção - algo séria e rusticamente aventureira ou simplesmente turismo que não pesa no bolso -, você deve planejar um itinerário e determinar o que precisa. Transportar a sua carga precisa estar bem dentro de sua capacidade física, e itens importantes devem ser facilmente acessíveis. Todo viajante também precisa saber como encontrar abrigo, obter água e comida, guiar-se com bússola e mapa e atravessar terreno ruim em todos os tipos de clima. Em principio, você pode não pretender atravessar um deserto ou uma selva, mas nunca se sabe quando pode precisar fazê-lo, ou quando uma virada no tempo poderá obrigá-lo a partir rapidamente.

 

- Ação de emergência:Acampar é sempre uma opção aventureira, e toda aventura verdadeira tem um elemento de risco. Estar preparado para estes riscos é que vai distinguir você entre ser um mochileiro ou um suicida. Você tem de levar em consideração que depois que estiver a quilômetros de distância de qualquer ajuda a sua sobrevivência e a de seus companheiros dependerá somente de vocês. Um simples ferimento que na cidade seria rapidamente tratado, num ambiente inóspito pode se tornar um sério problema.

 

- Fazendo o próprio caminho: Mochileiros tem em comum liberdade de espírito e preparo para aplicar bom senso a qualquer problema que encontrarem. Você pode ser mais feliz na natureza do que em casa - se aprender a fazer as coisas de forma diferente.

Agora antes de por o pé na estrada você deve se lembrar de uma coisa, toda viagem começa no papel e antes que saia muitas etapas devem ser vencidas.

 

Bem agora começamos o INÍCIO.

Postado
  • Membros

O INÍCIO
id="size5">

 

O início de tudo é o planejamento, então neste tópico tentaremos mostrar como organizar uma viagem, evitando assim dores de cabeça no futuro.

 

Tempo despendido planejando a sua viagem nunca é desperdiçado. Planeje cedo, bem antes de estabelecer uma data de partida, determinando o que quer fazer e analisando as opções. Você pode precisar de um curso de primeiros socorros, organizar um programa de condicionamento físico, tomar vacinas, colocar as suas finanças em ordem, escolher companheiros de viagem e comprar equipamentos. Se viajar por uma agência, cheque credenciais e certifique-se de que não pouparia dinheiro se organizasse a viagem por conta própria.

Para planejar uma viagem o mochileiro terá de ter calma e muita paciência, organizar uma viagem exige tempo e que algumas questões sejam resolvidas antes de sair. Os principais pontos para poder organizar uma viagem são:

 

-PLANEJANDO A VIAGEM

-ESCOLHA SEU DESTINO

-QUAL A MELHOR ÉPOCA?

-SAÚDE É FUNDAMENTAL

-ENTRANDO EM FORMA

 

Aqui veremos estes pontos com calma.

 

PLANEJANDO A VIAGEM
id="size3">

 

O segredo do planejamento bem-sucedido é começar o mais cedo possível. Trabalhando em uma contagem regressiva a partir da data em que deseja viajar, monte um calendário de prazos para finalizar todos os arranjos necessários. Deixe uma boa folga de tempo para o processamento de itens oficiais como passaporte e vistos.

Para facilitar o planejamento você pode montar uma espécie de guia de planejamento, com os principais pontos a serem resolvidos. Aqui disponibilizamos um modelo, contudo você mesmo pode montar seu próprio modelo.

 

Alguns itens deste modelo pode não ser necessários para a sua viagem, isto dependerá de que tipo de viagem você fará. Por isso avalie bem a necessidade de cumprir todos os itens.

 

MODELO DE PLANEJAMENTO DE VIAGEMid="size2">

 

-DOCUMENTOS DE ENTRADA: Alguns destinos não exigem visto ou mesmo passaporte. Outros são rígidos e levam tempo para processar essa documentação. Talvez peçam que você forneça referências, um certo numero de fotos de determinado tamanho, cópias de sua certidão de nascimento, atestado de vacinação, declarações profissionais ou financeiras e uma passagem aérea de volta. Verifique qual a papelada necessária antes de dar entrada no pedido e tente descobrir quanto tempo o processo demorará. Alguns países exigem que você faça o pedido pessoalmente em sua embaixada. De modo geral, é mais prudente obter todos os vistos antes de iniciar a viagem.

 

-PASSAGENS AÉREAS: Tarifas aéreas incluem passagens comuns de diferentes classes (primeira, executiva e econômica), passagens apex (que precisam ser reservadas com antecedência e não costumam acomodar mudanças de planos) e tarifas charter. Além disso, há passagens volta ao mundo, que permitem escalas em vários lugares. Passagens charter são baratas, mas o vôo pode estar cheio, atrasar ou ter péssimo horário de pouso. Se estiver levando equipamento pesado, uma passagem que inclua um generoso limite de peso pode lhe poupar algum dinheiro.

 

-DINHEIRO ESTRANGEIRO: Devido ao câmbio negro, alguns governos exigem que você troque moeda pelos canais oficiais e tenha documentos atestando a transação. Ademais, bens estrangeiros tendem a ter alto valor e, ao sair de um país, podem lhe pedir que prove que não vendeu nada por lá. Faça diversas cópias de uma lista datilografada, assinada pela alfândega de seu país, de tudo o que você carrega, com números de série, datas e locais de compra e preços. Esse documento o ajudará a lidar com qualquer questão alfandegária e também poderá ser útil em caso de roubo ou indenização de seguro.

 

-PRECAUÇÕES MÉDICAS: As vacinas de que precisará variam com o seu destino, esquemas de vacinação podem levar semanas. Você também deve alocar tempo para check-ups e qualquer tratamento dentário antes de partir. Não abra mão de um bom seguro médico porque tratamento em outros países às vezes são bem caros, e um dispendioso transporte médico para casa pode ser inevitável se você algum problema de saúde sério. Embora um seguro de viagem seja facilmente adquirido, um seguro médico tende a ser mais demorados e exigir um check-up prévio.

 

-TREINAMENTO FÍSICO: Exercício e treinamento físico são bons para todo mundo, e uma viagem de mochila é um ótimo motivo para começar. Não é sensato pular direto de um emprego sedentário para uma mochila pesada em terreno ruim; você deve, primeiro, entrar em forma, depois se acostumar a andar boas distâncias calçando botas e levando peso. Entrar em forma precisa ser um trabalho gradual, ao longo de pelo menos três meses. Se você tentar conseguir demais em um espaço de tempo muito curto, pode facilmente se machucar e estragar a sua viagem. Treinamento também ressalta as limitações físicas, tornando-o menos propenso a se exceder.

 

-ROUPA ADEQUADA: Sua escolha de roupa e calçados é, em grande parte, determinada pelo clima e pelo tipo de terreno pelos quais estará viajando. É essencial conversar com pessoas experientes. Você pode comprar as suas camadas internas de roupa por um preço razoável em qualquer loja. Bons itens resistentes a intempéries, como botas, jaquetas e roupas insuladas, roupas resistentes e leves para a selva ou itens que retêm o calor geralmente são caros e devem ser adquiridos em lojas especializadas. Compre botas alguns meses antes de viajar e amacie-as antes de partir.

 

-AUXÍLIOS DE NAVEGAÇÃO: Mapas de locais distantes podem ser difíceis de achar, por isso procure-os com antecedência. Alguns países limitam a distribuição de seus mapas por motivo de segurança, enquanto outros só tem mapas desatualizados. Compre qualquer bom mapa que encontrar porque eles podem não estar disponíveis quando você chegar lá. Obtenha uma boa bússola do tipo Silva e treine com ela perto de casa. Perder-se em um lugar seguro pode ser uma aula preciosa. Depois de praticar navegação, você pode comprar uma bússola de visada caso for se distanciar muito de estradas.

 

-EQUIPAMENTO DE CAMPING: Antes de gastar dinheiro, pegue emprestado itens de camping para teste em viagens de fim de semana. Compre apenas quando souber exatamente o que precisa. Informe-se sobre todo tipo de equipamento nas lojas, não só o que você pensa comprar. Ouça o que os vendedores dizem, mas não se levar contra o seu bom senso pondo mais peso na sua mochila. Itens caros ficam mais em conta nas liquidações de fim de temporada. Lembre-se de que combustível para fogareiros é proibido em aviões: compre um modelo para o qual haverá combustível em seu destino.

 

-COMPANHEIROS DE VIAGEM: O ideal é que as pessoas em um grupo tenham habilidades complementares. Expedições de teste detectam preferências e limitações individuais, ajudam a equipe a se entrosar e permitem que os membros compartilhem seu conhecimento de primeiros socorros, escalada, equipamento, fotografia e outras áreas. Não é prudente entrar em uma trilha com completos estranhos, eles podem ser irresponsáveis em uma crise ou fazê-lo sentir-se isolado ou solitário. Até mesmo amigos podem se comportar de maneira imprevisível numa trilha. Se você se juntar a um grupo desconhecido, faça todos os esforços para conversar com todo mundo quanto antes.

 

ESCOLHA UM DESTINO
id="size3">

 

Viajar é mais gostoso se você pesquisar o seu destino detalhadamente e souber por que está indo até lá. Uma mochila lhe dá a liberdade sem restrições para participar das mais diversas atividades. Uma vez escolhida a atividade, você pode pesquisar qual local oferece as opções mais excitantes.

 

-Caminhadas em cânions: Andar em paisagens incomuns é uma bela opção. Ouça a opinião de pessoas que já estiveram nos locais que você pretende visitar. Mesmo em excursões organizadas, os guias podem cometer erros nas rotas ou condições locais; certifique-se de que você entendeu o que está planejado.

 

-Exploração em rios: Alguns lugares oferecem excelente estrutura para turismo em rios. Sempre cheque o barco, seu equipamento e o colete salva-vidas antes da partida.

 

-Montanhismo: Procure nos guias fotografias de montanhas que você realmente gostaria de visitar. Conheça os efeitos da altitude e não tente ir além de suas habilidades.

 

-Mountain Bike: Publicações especializadas recomendam rotas nas quais o biking é bem vindo; contudo a outras em é proibido por lei.

 

-Caminhadas no mato: O trekking oferece incomparáveis visões de aves, animais e cenários espetaculares, com rios escondidos, cachoeiras e piscinas naturais.

 

Estas são apenas algumas das mais diversas opções de atividades existentes no Brasil e no mundo. Caberá a você escolher seu destino e qual atividade fazer.

 

QUAL A MELHOR ÉPOCA
id="size3">

 

Embora as épocas para você viajar quase sempre sejam determinadas por seus compromissos pessoais, você também deve informar-se sobre mudanças e eventos que estejam ocorrendo nos lugares que vai visitar. Pesquisar o clima local, além da cultura e da situação política, sempre compensa.

 

-Fatores climáticos: Além dos detalhes de temperatura (diurna e noturna) e da chuva durante o período em que estiver em um local, em algumas áreas também é importante saber quando certos fenômenos climáticos são esperados. Estes fenômenos influenciam diretamente em muitos aspectos. Exemplo é a visibilidade, tempo muito bom e claro muitas vezes se segue as monções. Durante esse período, que pode durar meses, as condições fotográficas são nitidamente melhores do que em outras épocas.

 

-Altitude: No calor do verão, o ar rarefeito das grandes alturas oferece pouca proteção contra o sol direto e o ar é seco, desidratando o corpo. Se você tem problema cardíaco ou respiratório, considere uma visita no inverno e evite vôos diretos para locais com grandes altitudes.

 

-Atrações naturais: Sempre visite um país quando algo significativo ou interessante estiver acontecendo. Áreas como o nordeste dos Estados Unidos, por exemplo, são renomadas por sua folhagem outonal, ou ainda a observação da emigração de certos animais são exemplos de como planejar a viagem para coincidir com algum evento natural vale a pena. Os habitantes, geralmente, gostam de ajudar viajantes que tenham vindo ver as coisas positivas que sua região tem a oferecer.

 

-Fatores sociais: Sempre se inteire do que está acontecendo em um lugar antes reservar sua passagem. Observe diversos fatores, alguns eventos como o Ramadã em países mulçumanos, impõe restrições aos seguidores que também podem afetar os turistas indiretamente, outros podem simplesmente tornar mais difícil achar acomodação e encarecer a sua estadia, como o carnaval. Outro fator importante a ser levado em consideração é o risco de guerra civil, se o país de seu destino se tornar cenário de luta armada avalie bem a sua ida, pois o risco de ser feito refém ou ser pego em fogo cruzado é sério demais para ser ignorado.

 

SAÚDE É FUNDAMENTAL
id="size3">

 

Permanecer saudável é sua responsabilidade mais importante durante uma viagem. Faça check-ups dentários e médicos completos antes de partir e certifique-se de que suas vacinas ainda estejam válidas, se tiver dúvidas repita a vacinação. Faça um curso de primeiros socorros e leve um kit de emergência.

 

Alguns cuidados podem lhe evitar dores de cabeça e a ajudar a preservar a sua saúde.

 

- Sempre carregue atestados de vacinação presos ao passaporte,

 

- Alguns países exigem certificado internacional de vacinação. Cheque os regulamentos de todos os países que você pretende visitar,

 

- Para eliminar o risco de contrair HIV de uma agulha hipodérmica reutilizada, leve agulhas estéreis,

 

- Sempre tenha em seu poder preservativos e utilize-os, assim você não estará evitando apenas o HIV, mas muitas outras DST.

 

ENTRANDO EM FORMA
id="size3">

 

Mochilar exige resistência, então comece a treinar com boa antecedência. Exercícios de alongamento ajudam a desenvolver a flexibilidade, e exercícios aeróbicos, como a natação, melhoram a eficiência do seu coração e de seus pulmões. Trabalhar com pesos aumenta a força de suas pernas e de seus braços, ombros e costas.

 

Boa forma física reduz a sua suscetibilidade a lesões na trilha. O treinamento desenvolve a sua resistência, força e agilidade e ao mesmo tempo lhe dá consciência de seus limites físicos, o que o impede de ser ambicioso demais. Um programa eficiente de condicionamento deve ser suave e progressivo, passando de etapa a etapa lentamente.

 

Habitue-se a carregar a sua mochila em caminhadas, aumentando tanto o tempo que você anda quanto o peso que carrega. Calce botas e caminhe com passos rápidos. Evite correr com a mochila por causa de risco de lesões nos joelhos e nas costas.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.