Ir para conteúdo

Como você organiza a mochila?


z41d

Posts Recomendados

  • Membros

Assim que der um tempo eu coloco as imagens no meu host.

 

So mais um detalhe, eu encontrei varias referencias recomendando maior peso na parte inferior e outras tantas recomendando o maior peso na parte central, junto as costas. Testando as duas formas eu particularmente prefiro o peso junto as costas para as mochilas de 60l ou mais, já abaixo disso eu preferi com o peso na parte inferior, porem mais por organização que por melhor distribuição do peso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

meu caro, é impressão minha ou vc postou um texto da net (que está aqui:

http://grupoadventury.br.tripod.com/Materiais/Mochila.htm ) como se fosse um artigo seu?

 

quanto à arrumação, várias coisas não foram levadas em conta:

 

1. o tipo de arrumação varia de acordo com o tipo de acesso que a mochila possui. o jeito de se arruamr a alpina 77 da conquista é diferente do jeito de se arrumar a deuter aircontact pro de 70 litros, e o jeito de arrumar essas duas é diferente do jeito de arrumar a elevation 75 da equinox, só pra ficarmos em 3 modelos com capacidades básicas assemelhadas. uma só tem acesso por cima, outra por cima e por baixo, e a outra acesso total. e formato de corpo de mochila diferentes tb.

 

2. a distribuição de peso depende da pessoa, da trilha e do que tá sendo carregado. trilhas planas e em declive pedem mochilas com peso mais concentrado na bacia. trilhas com aclives pedem peso mais próximo da região dos ombros. a última coisa que vc precisa numa ascensão é de uma mochila que puxe o centro de gravidade pra bacia, tirando dos ombros e diminuindo drasticamente a sua capacidade de usar as mãos pra se segurar e não cair.

 

3. mas antes disso a mochila precisa estar arrumada de acordo com a ordem de uso da tralha no decorrer do dia. então precisa saber planejar o dia de trilha pra arrumar direito.

 

4. não é só o saco de dormir que deve estar embalado em plástico. TUDO dentro da mochila deve estar embalado em sacos plásticos. NADA deve molhar, mesmo que sua capa de mochila rasgue (o que é normal, o tecido delas é leve e rasga mais fácil quando vc tem que se arrastar num paredão), ou mesmo que a própria mochila rasgue.

 

5. se vc sabe arrumar direito a mochila, não precisa de acesso por baixo ou pela frente. só por cima. assim pode usar uma mochila mais leve. e pode também usar o isolante térmico DENTRO da mochila, o mais aberto possível, com a tralha dentro dele, criando uma parede de proteção a impactos pra sua tralha. dependendo da trilha vc terá que jogar a mochila de paredes de 3 ou 4 metros, ou rebocá-la pra cima ou pra baixo pendurada num cordelete ou corda, com muitos impactos na sua tralha.

 

6. evite o máximo possível usar bolsos laterais. eles aumentam muito a largura da mochila, facilitando o enroscamento em galhos e pedras em passagens estreitas.

 

7. não carregue nada do lado de fora da mochila: barraca, isolantes e etc. é meio caminho andado pra perder as coisas. as únicas mochilas aptas a carregar coisa do lado de fora são as de armação EXTERNA, que não estão disponíveis no mercado brasileiro.

 

8. quanto mais limpa, clean, a mochila, mais confiável. zíper que não existe não estraga. bolso que não existe não abre no meio da trilha deixando cair suas coisas. alça que não existe não fica pendurada enroscando em lugar nenhum.

 

9. pra quem sabe fazer as coisas, 40 litros prum final de semana com pernoite na trilha são suficientes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
meu caro, é impressão minha ou vc postou um texto da net (que está aqui:

http://grupoadventury.br.tripod.com/Materiais/Mochila.htm ) como se fosse um artigo seu?

 

a fonte esta no final do artigo.

 

A intenção é ter centrado em um topico um "Guia Basico" de como arrumar sua mochila, pois isto é uma coisa que por mais simples que pareça não o é. Sei que tem varios topicos sobre o assunto no forum, porem nenhum centra as informações, usei este artigo como base para ter algo a ser comentado, ate por que eu mesmo discordo de alguns pontos do mesmo como já disse acima. Conforme o pessoal for comentando e eu for tendo tempo eu vou editando o post principal e complementando as informações.

 

4. isso é uma verdade absoluta, já passei por problemas por causa de algum item que achei que não havia necessidade de embalar e justamente este item molhou e eu precisei. Costumo usar saquinhos Ziploc para coisas menores, estanque para o saco de dormir e um tipo de uma pasta que tem tamanho de um papel A3 e tem um ziper a prova d'agua, so tem o problema de ser rigida d+.

 

5. eu acho que a praticidade do acesso inferior vale o peso de um ziper a mais, já o isolante dentro da mochila, é bem util, mas eu não gosto, talvez por nunca ter precisado lançar a mochila ou içar e as trilhas que fiz com cargueira eram razoavelmente abertas, então o isolante não atrapalhou do lado de fora.

 

6. concordo, os bolsos laterais ainda deixam os item mais vulneraveis a impactos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
meu caro, é impressão minha ou vc postou um texto da net (que está aqui:

http://grupoadventury.br.tripod.com/Materiais/Mochila.htm ) como se fosse um artigo seu?

 

a fonte esta no final do artigo.

 

A intenção é ter centrado em um topico um "Guia Basico" de como arrumar sua mochila, pois isto é uma coisa que por mais simples que pareça não o é. Sei que tem varios topicos sobre o assunto no forum, porem nenhum centra as informações, usei este artigo como base para ter algo a ser comentado, ate por que eu mesmo discordo de alguns pontos do mesmo como já disse acima. Conforme o pessoal for comentando e eu for tendo tempo eu vou editando o post principal e complementando as informações.

 

4. isso é uma verdade absoluta, já passei por problemas por causa de algum item que achei que não havia necessidade de embalar e justamente este item molhou e eu precisei. Costumo usar saquinhos Ziploc para coisas menores, estanque para o saco de dormir e um tipo de uma pasta que tem tamanho de um papel A3 e tem um ziper a prova d'agua, so tem o problema de ser rigida d+.

 

5. eu acho que a praticidade do acesso inferior vale o peso de um ziper a mais, já o isolante dentro da mochila, é bem util, mas eu não gosto, talvez por nunca ter precisado lançar a mochila ou içar e as trilhas que fiz com cargueira eram razoavelmente abertas, então o isolante não atrapalhou do lado de fora.

 

6. concordo, os bolsos laterais ainda deixam os item mais vulneraveis a impactos.

 

pronto, agoras msgs já tão no tópico certo. já havia esse tópico discutindo esse assunto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros de Honra

Fala galera...blz?... dei uma lida aqui e em outras materias sobre como organizar a mochila e me restaram algumas duvidas...

 

Minha mochila é uma Deuter Air Contact pro 70+15...

 

estava tentando organizar... e me veio algumas duvidas... meu saco de dormir pesa 1,7... mesmo assim devo colocar ele no fundo?... minha barraca manaslu pesa uns 3kg... devo deixala... no compartimento principal.. no meio bem junto as costas correto?.. eu guardo ela na mochila.. dentro do saco proprio dela.. com os espeques e varetas tudo junto?.. devo acomodar as roupas em volta da barraca?... deixando anorak na parte superior? a comida iria onde?

 

tenho duvida em relação aos bolsos laterais tambem.. que são "Expansiveis"... o que eu devo guardar ali?...

 

eu hoje organizei da seguinte forma: no bolso inferior coloquei o saco de dormir... pares de meias... e as polainas....

 

no compartimento principal... eu coloquei a barraca dentro do saco.. bem no centro junto as costas... nas laterais dela.. coloquei roupas... e em cima o anorak e a calça impermeavel... e a maquina fotograficano meio das roupas caso alguma queda...

 

ainda faltou colocar a comida... panela... e isolante termico... o que vcs acham?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Adam,

Nas minhas ultimas trips eu armei de seguinte maneira (sugestão do Haole):

 

Isolante aberto no chão, corpo e sobre teto da barraca dobrado de forma que fique sobre o isolante.

Em uma das pontas, coloque o saco com as varetas e venha enrrolando tudo, tipo um rocambole :lol:

rocambole.jpg

 

Coloquei ele no centro da mochila, encostado suas costas e em volta vai tudo, a roupa preferencialmente embalada individualmente (ou quase no caso das meias e cuecas) em sacos plásticos.

 

No topo do compartimento principal vai a marmita com a comida.

 

Na bolsa do topo coloco minha capa da mochila e capa de chuva, junto com lanternas, pilhas, talheres e algum medicamento.

 

Nos bolsos laterias vai uma garrafinha d'agua, fogareiro, gás e produtos de higiene.

 

 

Gostei bastante dessa arrumação, mesmo minha mochila sendo bem menor que a sua (Itupava 70lts).

 

O Marcos tem uma Deuter AC, ele poderá te ajudar melhor com isso.

 

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

É mais ou menos isso que o danilo disse...tenho os mesmos equipos que você (barraca/ mochila).

Eu deixaria o saco no fundo, barraca/isolante no esquema que o danilo passou(bem centralizado), comidas/roupas(cada com saco plastico) de segundo plano expalhadas junto a barraca e roupa/comidas de primeiro plano nos bolsos laterais e no bolso da cabeça alguns equipos envoltos por luvas, gorros e meias(espeques inclusive)...cuidado na hora de pegar.

 

Se for usar esses "hidrates"...dê preferência para o uso interno, se o seu percurso ajudar.Se não ajudar use um dos bolsos laterais/os dois sempre tentando equilibrar o peso.

Tente mentalizar seu percurso e quais serão suas ações...vai ajudar na arrumação :wink:

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...