Ir para conteúdo

Como você organiza a mochila?


z41d

Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Olá Trauco!

 

...

 

O bom do mesh é que você pode pressiona-la que ela não segura o ar, reduzindo o volume de acordo, o que não ocorre com zip-lock e sacolas estanques.

 

...

 

Concordo. Também uso direto a capa quando há a mínima probabilidade de chuva, até mesmo para proteger a mochila de sujeira. No entanto, minhas experiências já me ensinaram que em alguns momentos podem ocorrer surpresas, do tipo cair num rio, ter que abrir a mochila durante um temporal em local desabrigado e coisas do tipo, que anulariam a eficiência da capa, então equipamento essencial na minha mochila só vai embalado em estanques... E a minha roupa seca e de frio, aqui no sul pelo menos, é parte desse equipamento ::otemo::

 

Então, tudo é questão de jeito. Para acomodar roupas nos sacos estanques sem ar, basta pressioná-las ao máximo na hora de fechar (antes de dar as voltas no fecho), expulsando todo o ar de dentro. Nunca tive problemas com isso e os sacos ficam bem compactados, ajudando até na hora de acomodar as tralhas na mochila. Existem também alguns modelos de sacos estanques que vêm com uma válvula para expulsar o ar de dentro.

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
.................então equipamento essencial na minha mochila só vai embalado em estanques... E a minha roupa seca e de frio, aqui no sul pelo menos, é parte desse equipamento ::otemo:: ..................

x2!!!

No saco estanque sempre vai o saco de dormir e a roupa seca pra usar a noite/dormir.

E o saco estanque ainda vira travesseiro... ::cool:::'>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Concordo 100% com você Getúlio, eu também me aventuro pro sul e no inverno e qualquer vacilo desses é fim de aventura. No meu caso eu sempre evito ao máximo cruzar curso d´água fundo, procuro uma passagem ou contorno e quando faço, tomo o maior cuidado possível. Quando íamos para os campos altos da serra na divisa de SC/RS procuravamos um vau e na hora de passar, se preciso, um ia na frente de cueca e anorak (na época, "campeira") sondando a passagem sem mochila sem nada. Mas lá onde íamos, não tem nada parecido com um rio caudaloso O maior perigo de caldo para mim sempre foi no barquinho de alumínio em lagoas e lagunas, qualquer vacilo entra uma onda e encharca o que está no fundo do barco, isso quando um colega não se atrapalha e inclina o barco e entra água.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Concordo 100% com você Getúlio, eu também me aventuro pro sul e no inverno e qualquer vacilo desses é fim de aventura. No meu caso eu sempre evito ao máximo cruzar curso d´água fundo, procuro uma passagem ou contorno e quando faço, tomo o maior cuidado possível. Quando íamos para os campos altos da serra na divisa de SC/RS procuravamos um vau e na hora de passar, se preciso, um ia na frente de cueca e anorak (na época, "campeira") sondando a passagem sem mochila sem nada. Mas lá onde íamos, não tem nada parecido com um rio caudaloso O maior perigo de caldo para mim sempre foi no barquinho de alumínio em lagoas e lagunas, qualquer vacilo entra uma onda e encharca o que está no fundo do barco, isso quando um colega não se atrapalha e inclina o barco e entra água.

 

Hehehe, então Trauco, também tenho várias histórias dessas de cueca para atravessar rios e de barcos virando/entrando água. Todas muito pitorescas ::otemo::::lol4::

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...
  • Colaboradores

E aí pessoal, para ajudar os usuários menos experientes que sempre tem dúvidas recorrentes sobre como organizar sua mochila, segue uma matéria com algumas dicas e um vídeo que pode auxiliar.

 

Abraços!

 

Segue o texto publicado pelo Pé na Trilha Curitiba:

 

"Sem+t%25C3%25ADtulo.png

 

E aí pessoal que acompanha nossas atividades! (...)

 

Este post é para você, iniciante ou praticante regular de trekking, montanhismo ou outra atividade de aventura, que exija pernoite com acessórios de camping, que antes de sair para a natureza selvagem pensa: "Puxa como vou fazer tudo isso caber dentro de uma mochilinha?". Ainda, pensa: "Ah! Vou deixar algumas coisas, pois não vai caber tudo mesmo, então vou virar minimalista na marra!". Talvez você pense: "Como carregar tudo sem prejudicar minhas costas e ficar com aquela abominável dor nos ombros e costas?". A resposta é simples, aprenda a arrumar e organizar bem a sua mochila.

 

Hoje nós trazemos para você a arrumação de uma mochila de médio porte, ou seja, aproximadamente 30 litros. O modelo que utilizaremos é a mochila Futura Vario da Deuter, com capacidade volumétrica de 32 litros.

 

Obviamente cada mochila possui sua particularidade, umas com mais bolsos, outras com menos, algumas com vários acessos, outras um pouco mais limitadas. Enfim, muito embora existam vários tipos de mochilas e infinitas possibilidades e meios de as arrumar, fato é que algumas regras básicas sempre devem ser observadas.

 

No vídeo que apresentaremos, Amend fala como levar todo o necessário para um trekking, com um ou dois dias de duração, sem deixar de lado itens essenciais, bem como sem deixar itens que elevam o conforto do aventureiro. Não obstante isso, o fato é que conforme a sua experiência aumenta, você consegue fazer mais coisas com menos recursos, ou seja, torna-se com o tempo minimalista, isto é, quanto menos peso e volume melhor a diversão! Mesmo assim, quando necessário o usuário experiente consegue de forma exemplar armazenar muito mais itens em uma mochila do que um usuário despreparado. Então a melhor dica de hoje: A experiência é o mestre maior!

 

Ainda assim, sabendo que não há nada melhor do que a boa e velha experiência, algumas dicas devem ser levadas em conta, facilitando sua vida na hora de arrumar sua mochila para a aventura, certamente sem deixar de zelar pelo conforto segurança e saúde do corpo.

 

Lembre-se sempre, carregar peso é coisa séria! Busque aprender e estudar acerca do tema e verás que pode levar muito mais do que imagina realmente conseguir!

 

Mas chega de conversa vamos ao vídeo:

 

 

 

 

Então é isso aí pessoal! Arrumem suas malas e boas aventuras!

 

Aguardem nossos relatos sobre o Pico Paraná e o Conjunto Marumbi!

 

Em breve mais estudos e reviews de equipamentos!"

 

Fonte: http://penatrilhacuritiba.blogspot.com.br/2012/11/saiba-como-arrumar-sua-mochila-pequena.html

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
  • Colaboradores

Fala pessoal, ontem a página do facebook do Mochileiros publicou esse tópico e coincidiu de eu estar montando uma Trilha e Rumos 68L para 5 ou 6 dias na Serra da Canastra e resolvi tirar umas fotos passo à passo.

 

Eu não gosto de levar nada fora da mochila, mas nesse caso não coube o isolante térmico (na verdade eu esqueci de fazer o canudo com ele por dentro e fiquei com preguiça de desmontar ela). Acho que não existe uma regra pra mochila, se você se sente confortável carregando ela daquele jeito, ótimo. Assim como ela varia muito da atividade que a pessoa vai fazer.

 

Nesse caso, eu vou precisar de barraca, saco de dormir, fogareiro, refil de gás, comida, por aí vai... Como eu fiz então:

 

1) Por baixo de tudo (por dentro) o saco de dormir. Como o meu é um trambolho pra 7ºC, eu normalmente "embalo à vácuo" usando saco de lixo pra diminuir o volume.

 

2) Desmonto a barraca, dobro ela e coloco na vertical encostado nas costas.

 

3) Coloco as varetas da barraca na lateral da mochila e as roupas preenchendo todos os espaços, forçando elas para o lado contrário (de trás) da mochila.

 

4) Brinco de tetris encaixando todo o equipamento de cozinha dentro das panelas e as panelas encostadas nas costas acima da barraca.

 

Observações:

- O isolante térmico foi pelo lado de fora preso pelas tiras em baixo da mochila (isso ajuda a deixar ela de pé também), mas eu uso um saco de lixo nele pra não molhar.

 

- Aí pra trás perguntaram sobre sacolinha de supermercado. Eu não tenho saco estanque, é caro :| Então eu coloco tudo dentro de sacolinhas, separando camisetas, cuecas e meias, calça e roupa pra dormir. Tem quem separe por banho, cada sacolinha uma muda de roupa. Também é bem útil assim, mas como tem muita roupa ali dryfit, eu lavo elas e uma horinha depois tá seco. Depois de tudo colocado nas sacolinhas, eu coloco um saco de lixo dentro da mochila e arrumo as roupas dentro dele. Isso facilita muito quando quer tirar suas roupas ou o equipamento pra dormir sem ter que bagunçar a mala toda.

 

- Uso sacos de lixo de cores diferentes pras roupas limpas, sujas e barraca/saco de dormir. Isso facilita muito saber qual é qual à noite.

 

- Gosto de usar borrachinha de dinheiro pra segurar a roupa enrolada, assim não me preocupo com ela amassando nem abrindo na mala.

 

Dessa maneira, pode tomar a chuva que quiser, todo seu equipamento e roupas ficarão secos. A mochila até tem capa de chuva, mas prefiro não arriscar.

 

Leve o mínimo necessário, sempre me arrependo de levar algumas coisas. Acabam ocupando espaço e pesando nas costas. Não tem necessidade de uma mochila desse tamanho se não for acampar. Se tirar saco de dormir e barraca, cabe numa de 30L. Tenho uma Curtlo HotShot 25L que uso pra quando não vou acampar, cabe todas as roupas, fogareiro e água.

 

A barraca, comida e equipamento de cozinha dentro dessa mala são para 2 ou 3 pessoas. Se for sozinho dá pra ficar menor e mais leve.

DSC_0007.jpg.144c10ed1a85f8ad9206c6b2cf8efdc8.jpg

DSC_0010.jpg.a61652337ae6d4a43880899b4d67632b.jpg

DSC_0012.jpg.3599e5a56cfed4a88cdc5d6ba56fafb7.jpg

received_10153471551511490.jpeg.9a776598cc9116f7986690c686c50701.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • 1 mês depois...
  • 7 meses depois...
  • Colaboradores

Embaixo vão os calçados, cada par em uma sacola diferente. Logo em cima, toalha, canga, roupas jeans (enrolados). Logo em cima, as roupas comuns, todas enroladas. No topo, nécessaires, sutiãs e blusas com bojo, que não podem sofrer compressão. Roupas íntimas e meias vão numa mesma sacola, e podem ir no topo da mochila para proteger as nécessaires das jogadas de mochila que as cias aéreas fazem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...