Ir para conteúdo

Arquivo Geral - Perguntas e Respostas antigas e/ou duplas


Posts Recomendados

  • Respostas 93
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Oi José,

 

Ainda estou pesquisando os valores. Vou ficar uma semana na Tunisia e 13 dias no Marrocos. O valor que calculei para duas pessoas, no Marrocos, é de 635E de estadia, 345E de comida, 95E de passagens de trem e ônibus, 120E de passeios e guias, 54E de entradas, 40E de taxi e mais um pacote de 3 ou 4 dias pelo deserto que ainda estou pesquisando.

 

Qualquer dúvida pode perguntar.

Roberta

Link para o comentário
  • Membros

Oi Luiz,

 

Obrigada pelas dicas. Os Riads eu já fiz as reservas, escolhi também pela Tripadivisor, o valor ficou entre 50 e 70E para duas pessoas, as passagens de trem e ônibus eu pesquisei no Lonely Planet, mas realmente os outros valores foram palpite, vou seguir suas dicas e comentários para refazer o orçamento! Estou pesquisando agora com algumas agências para fazer o circuito deserto saindo de Fez e chegando em Marrakech (4 dias), esta parte vai ser a mais cara da viagem, mas deve valer muito a pena!

 

Obrigada,

Roberta

Link para o comentário
  • Membros

E dai!!

Estou indo pro Marrocos em jul/11, ficarei 7 dias.

Andei lendo e relendo todas as dicas e tenho muito interesse em realizar um desses passeios com noite no deserto. Todos falaram muitíssimo bem do passeio de 3 dias e 2 noites, mas acredito que não terei tempo para realizá-lo.

Não vi nenhum comentário sobre o passeio de 2 dias e 1 noite (para Zagora). Alguém tem alguma informação sobre ele? Será que vale a pena ou vale o esforço para conseguir ir a Merzouga??

 

Abraços!

 

Maurício

Link para o comentário
  • Membros

Gurizada

muito obrigado pelas dicas!

 

Ficarei 7 dias no Marrocos. Provavelmente, faremos 2 em Fes, 3 em Marrakech e 2 dias de trip com noite no deserto em Zagora.

Tendo em vista que não dispomos de tanto tempo, creio que optaremos mesmo pela noite no deserto em Zagora, em detrimento de Marzouga.

 

Abrasss

Link para o comentário
  • 4 semanas depois...
  • Membros

Gurizada!

 

Seguinte...

estou partindo pro Marrocos em cerca de 3 semanas e ainda me restam algumas dúvidas. Virei e revirei o fórum abaixo e não consegui achar resposta.

 

Terei 7 dias no Marrocos. Minha ideia inicial era Marrakech 3 dias, Fes 2 dias e expedição p/ Zagora 2 dias.

Tenho, entretanto, pensado em diminuir 1 dia de Marrakech e trocar para a expedição a Merzouga.

 

Então surge a dúvida... Sabem se há maneira de eu comprar o tour saindo de Marrakech até Merzouga e, na volta, ir diretamente para Fes, sem passar por Marrakech? Isso me pouparia um brutal de um tempo!

 

Muitíssimo obrigado!

 

Um abraço,

Maurício

Link para o comentário
  • Membros

Mauricio,

 

Merzouga fica bem mais perto de Fez do que de Marraquexe. Então, você pode voltar de Merzouga direto para Fez, sem problemas... inclusive há um onibus direto entre essas duas cidades.

 

É importante ressaltar que não há necessidade de contratar um tour para conhecer o deserto e passar uma noite nas dunas. É só você reservar uma noite em algum Riad de Merzouga, e eles pprovidenciam tudo para você. Eu, por exemplo, fique no Riad Mamouche, e foi tudo bem fácil e tranquilo. Há um onibus noturno que sai de Fez e chega em Merzouga pela manhã. O pessoal do Riad te espera no ponto final e te levam para o Riad. A saida para o deserto é por volta das 15h, passa a noite nas dunas e volta as 9h, mais ou menos. Dá tempo de pegar o onibus para Fez ainda na mesma manhã.

 

Você não deixa claro se voce vai chegar e sair do Marrocos por Marraquexe ou por Fez... isso com certeza afetaria seu roteiro...

 

A principio, com apenas 7 dias no Marrocos, você poderia fazer mais ou menos assim:

 

Dia 1: Chegada em Marraquexe(?). Passa o dia em Marraquexe.

Dia 2: Marraquexe.

Dia 3: Sai de Marraquexe para Fez, de trem, pela manha. Chega em Fez de tarde. Fez.

Dia 4: Fez

Dia 5: Fez. Pela noite, pega um ônibus noturno para Merzouga.

Dia 6: Chega pela manhã em Merzouga. Combine com algum Riad para te buscar no ponto final do onibus. O próprio Riad providencia a sua noite no deserto.

Dia 7: Retorno do Deserto pela manhã. Chega em Fez a noite.

 

Não sei se esse roteiro encaixa nas suas possibilidades, mas já dá uma ideia de um possivel trajeto.

 

Qualquer dúvida, é só entrar em contato!

 

Abraços!

 

Luiz

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Membros

Gurizada!

 

Valeu por todas as dicas do fórum, me foram realmente muito úteis!

Cheguei de viagem neste domingo, depois de 7 dias de Portugal e 7 dias de Marrocos. Estava totalmente sensacional!

 

Agradeço novamente toda a ajuda que me foi prestada aqui e estou à disposição para ajudar aqueles que necessitarem de alguma mão.

 

Grande abraço!

Link para o comentário
  • 2 anos depois...
  • Membros

Nas últimas semanas tenho recebido muitos e-mails de pessoas que vão assistir aos jogos do Atlético Mineiro no Mundial de Clubes da FIFA, que esse ano será no Marrocos, mais especificamente na cidade de Marrakesh. Os jogos serão nos dias 18 e 21 de dezembro, e quem me escreve geralmente tem apenas alguns dias livres, seja antes das partidas, seja após o jogo final. Além, é claro, dos dois ou três dias livres entre uma partida e outra.

 

Os dias entre as partidas são o suficiente para o viajante descobrir um pouco da magia de Marrakesh, uma das maiores atrações turísticas do mundo e um dos destinos mais interessantes que tive a oportunidade de conhecer. Se possível, fique hospedado dentro da Medina histórica (eu fiquei hospedado no Riad Andalla - http://www.riad-andalla.com - e recomendo!). A princípio, é um cenário confuso e um pouco assustador, principalmente para um turista de primeira viagem. Mas após o choque inicial, a Medina de Marrakesh se torna um outro mundo: antigo e histórico, mas ao mesmo tempo vivo, agitado e inigualável.

 

Não deixe de conhecer a famosa Praça Djema El Fna, que ganha vida após o por do sol. Saboreie a comida local de algumas das diversas barraquinhas que surgem ao anoitecer. Durante o dia, se perca das ruelas da Medina. Apesar do cenário caótico e confuso, o local é seguro para o turismo e sempre haverá alguém para ajudar a achar o caminho de volta ao hotel (em troca de alguma moedinha, é claro).

 

Fique atento para as chamadas à reza, que surgem cinco vezes ao dia e atravessam a cidade (no final da viagem, você não agüentará mais ouvir os gritos que ecoam nas madrugadas, perturbando seu sono).

 

Se o seu vôo chegar ou partir de Casablanca, saia rapidamente da capital marroquina, que não têm muito a oferecer ao turista (mas uma visita rápida à Mesquita Hassan II vale a pena). Dirija-se à Fez, antiga capital imperial. A Medina de Fez é um pouco menos confusa do que a da cidade de Marrakesh, e é um bom lugar para se adaptar aos poucos à loucura das Medinas marroquinas. O trajeto de Casablanca à Fez pode ser feito de trem em poucas horas. Mas de Fez à Marrakesh, é mais rápido ir de avião, apesar de ser uma opção bem mais cara do que o trem. O trem de Fez à Marrakesh demora de sete a oito horas, e uma boa opção é pegar o trem das 6h50 da manhã, que chega à Marrakesh às 14h05.

 

Para maiores informações sobre os trens do Marrocos, acesse o site da ONCF (http://www.oncf.ma/), a empresa oficial dos trens no país e que também opera a companhia de ônibus Supratours. Para bilhetes de ônibus outro bom site é o da CTM (http://www.ctm.ma/) – foi essa empresa que eu usei para ir de Marrakesh até Essaouira, e me pareceu ser uma boa companhia.

 

A partir de Fez, é possível visitar o deserto, gastando apenas dois dias. Os ônibus noturnos da Supratours partem de Fez às 21h30 e chegam à Merzouga às 8h14 do dia seguinte. Em Merzouga, você está bem ao lado das dunas do deserto. E de lá é fácil organizar um passeio de camelo ou uma noite nas dunas do Saara marroquino. Voltando bem cedo das dunas, é possível pegar o ônibus de volta na mesma manhã.

 

De Merzouga, você pode voltar diretamente para Fez ou então pegar um ônibus até Ouarzazate, outro excelente destino a caminho de Marrakesh. Esse ônibus parte às 8h e chega em Ouarzazate às 16h. Se preferir, pegue um ônibus direto até Marrakesh que também parte às 8h e chegando doze horas depois (mas eu recomendo muito uma parada em Ouarzazate).

 

Durante minha viagem, eu fiz esse trajeto de carro alugado, que foi bem tranqüilo e me pareceu a melhor opção para quem prefere dirigir e tem tempo de parar no caminho e aproveitar bem a região.

 

Se o seu vôo chega e parte por Marrakesh e você não tiver tempo ou a intenção de ir até o norte do país, pode aproveitar um dia livre para fazer um agradável day-trip até Essaouira, uma cidade histórica no litoral marroquino, que certamente merece uma visita. Um ônibus até lá demora aproximadamente três horas e é possível ir e voltar no mesmo dia, apesar de que uma noite da cidade é mais do que recomendado (eu acabei passando duas noites por lá, mas acho que uma é o suficiente).

 

Publiquei no Cruzando Fronteiras um relato completo da minha viagem, assim como algumas dicas essenciais para um viajante iniciante no Marrocos. E respondi também a muitos e-mails sobre o Marrocos, alguns deles publicados aqui no fórum e outros no meu blog.

 

De qualquer forma, o importante é aproveitar o Mundial de Clubes para conhecer esse incrível país. E quem sabe voltar da África com um título na bagagem e uma experiência incrível para contar por aí!

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...