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Peru, Bolívia e Plus ++ (junho de 2013) - Valores e fotos


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Esta viagem estava na minha pauta há mais de três anos... Fiz um estágio e toda a grana que recebi durante um ano guardei para este fim. Faltava apenas as companhias de viagem, que a cada conversa de bar se animavam, mas a cada manhã de ressaca desistiam. Enfim, apareceu uma bela promoção da TAM/LAN e comprei as passagens... fui sozinho!

Comecei a montar o roteiro em janeiro de 2013, 90% das informações via mochileiros, ao mesmo tempo comecei a procurar passagens. Primeiro comparativo foi ônibus X avião. Avião ganhou, poderia desfrutar mais dias nas cidades e o custo também era menor. A dica fica em comprar tudo por uma mesma companhia, através do ‘multitrechos’. Meu roteiro de avião seria: Floripa>SP>Lima>Cusco; La Paz>Lima; Lima>SP>Rio; Rio>Floripa. Tudo saia por R$1500,00 mas na promoção saiu tudo, com as taxas, R$900,00.

 

Escrevi pra caramba. Tentei falar mais em coisas úteis pra viagem, coisas que eram minha aflição antes de ir e coisas que não bateram com outros relatos ou foram diferentes do que eu esperava. É tudo tão diferente que se for falar de tudo dariam outras quinhentas páginas. Só digo uma coisa, vá e confira pessoalmente!

 

DIA ZERO, EMBARCANDO!

As 14:00 de 10 de junho decolava de Floripa. Em São Paulo um chá de cadeira até as 19:00 e enfim embarcava para Lima. Já no voo a chave do idioma mudou. Tudo em espanhol ou inglês.. mas tranquilo! Cheguei no aeroporto de Lima as 23:00 local. Trâmites da Imigração e Aduana realizados, despachei a bagagem pra cusco e mais um chá de espera. O voo pra Cusco só sairia as 5:25. Primeiro perrengue no aeroporto de Lima (CUIDADO COM O AEROPORTO DE LIMA ::bad:: ). O aeroporto é pequeno e tem bastantes opções para comer e tal, é bem legal, mas desorganizado. A questão é que meu voo estava marcado para o portão 5. Fiquei plantado lá. Voo da Lan, para cusco as 5:25. Pois que vou embarcar e me negam o embarque. Tinham dois voos pra cusco da lan as 5:25.... :oops: o meu era no portão 15, apesar de estar no bilhete portão 5. Corri como nunca e embarquei no fechar da porta do avião.... todos me olharam atravessado... Foda-se, próxima parada CUSCO!

 

PRIMEIRO DIA (11/jun)

Cheguei em Cusco as 6:30, PUTA FRIO!!!!!!. Logo puxei meus casacos. Saí do aeroporto e seguindo dicas fui em direção ao portão de embarque, e lá peguei um taxi. “Ola, quanto para praça de armas?” “15 soles chico” “15 no, pago 5” “entra, vamos...” TUDO SE NEGOCIA LÁ! Já sabia de antemão dessa e de alguns preços, então não dava mole. Cheguei na praça de armas e mais uma dica do mochileiros, fui para a igreja central. De manhã cedinho rola a missa, então não cobram pra entrar (acharam que iria rezar?). Dei uma espiada, muito linda... matei um tempo e sai. Fui atrás do meu hostel (Pirwa). Perguntei aos policiais (nessa região turística tem muitos, e prestativos) onde ficava a praça São Francisco. Vai pra lá vem pra cá achei, era mais simples que minha mega volta procurando. Duas quadras da Praça de Armas (centro histórico e onde as coisas turísticas acontecem). Fui muito bem atendido e o hostel é bem legal e tranquilo, o Pirwa de Cusco recomendo (os das outras cidades não sei como são). Saí e fui atrás de uma agência para fazer o passeio Moray/Salineras. Fechei com uma por 25 soles. Pagava mais 5 pra entrar em Moray e mais 7 para entrar nas salinas. O passeio saía as 9:00.

:wink: DICA PRA MOCHILEIRO: Não recomendo fazer isso que fiz. Numa só etapa chegar em Cusco, sem dormir direito, e já fazer um tour. Não aproveitei nada. Muito cansaço da viagem, não consegui dormir e juntou dor de cabeça de sono, com fome, com altitude.... uma merda o primeiro dia. Aconselho de duas uma, ou dormir em Lima um/dois dias e então ir pra Cusco. Ou chegar em Cusco e dormir umas quatro horas e curtir um pouco o centro da cidade. Outra dica, não se espante com as agências. São todas pequenitas, porta de garagem. O sistema é confuso, é uma tríade separada “Agências, ônibus e guias”. Vc fecha com uma agência, esta vai atrás de uma vaga em um bus/van que fará o tal passeio, eles te encaixam lá com pessoas de outras agências. O guia também não é da agência e nem do bus, então não se espante, o rolo é enorme, mas no fim dá certo... eles se entendem, não sei como mas se entendem e vc faz o passeio.

Voltando, Moray e Salineras são legais desde que você não tenha feito os tours mais empolgantes. Trata-se, do primeiro, de uma espécie de laboratório de aclimatação para plantas, no império Quechua (inca) e o segundo de uma salina, onde desde os quéchua até o presente se extrai o sal utilizado na região. Talvez isso que tenha salvado esse meu primeiro dia. Ah, as paisagens são fantásticas. Porém, perde-se quase um dia inteiro nesse passeio, muito deslocamento de bus, então fica a dica, faça antes dos outros e se você tiver tempo.

Já em Cusco pude perceber mais a cidade. Segundo minhas anotações de momento “Uma bagunça, muita buzina, e no trânsito não se respeita nada”.... mal sabia eu que ali era organizado perto do que viria... Na mesma noite fui atrás do prato principal (Vale Sagrado e Machu Picchu). Pesquisei algumas agências e na cara deles ia montando uma tabela com comparativos, isso ajudou pois sempre se reduziam os preços. Enfim achei uma agência que fazia Machu Picchu por US$100,00 com a entrada, hospedagem, transporte, guia, refeições... tudo incluso. Comecei as negociações.

:wink: DICA PARA MOCHILIERO: São três os meios mais comuns de se chegar em MP.

- O mais comum é de trem. E de trem tem as duas opções mais comuns saem de Cusco (onde vc pega um bus da própria empresa de trem que te leva à estação em funcionamento mais próxima, em média uma hora de bus mais 3 de trem) e de Ollantaytambo, que vc pega o trem nessa cidade e vai também umas 3 horas de trem). No caso de sair de Ollanta, a dica fica em fazer o tour do Vale Sagrado e ficar em Ollanta mesmo para pegar o trem. É só bater um papo na agência que eles te montam uma grade de horário. Em geral pega-se o trem das 19:00 em Ollanta, pois assim não tem o risco de perder o mesmo em função do tour no Vale.

- Outro jeito é a Trilha Inca, que são três dias de caminhada entre as montanhas.

- Outro modo, bem comum e muito utilizado, é através de van, pela hidrelétrica de Santa Tereza. São 8 horas de van, te deixam nessa hidrelétrica e dali vc pode pegar o trem, 15 min, ou ir andando pela linha, 2h.

Lembrando que de trem ou de van vc irá dormir em Águas Calientes, que é a cidade base pra no dia seguinte subir, a pé ou de bus, até MP.

Como já tinha muita informação do mochileiros e realizado uma pesquisa rápida por lá, montei um pacote singular para MP. Fechei de van até a Hidrelétrica, a entrada pra MP com a carteirinha de estudante ISIC (tem um belo desconto), a hospedagem, subida e descida pra MP de bus e retorno de trem pra Cusco. A moça da agência ficou confusa, ninguém nunca tinha montado algo assim.... mas enfim, era o jeito que mais me agradou. Fechei por 475 soles tudo isso. Aproveitei e fechei o tour para o Vale Sagrado por 30 soles.

Depois disso fui jantar e dormir.... Não aguentava mais de tanto sono.

 

SEGUNDO DIA (12/jun)

As 9:00 saí pro Vale Sagrado (MP seria dia seguinte, essa ordem é legal pois vc vai se interando das coisas e não chega cru pra MP). O guia era o Jarbas, perfeito! Uma puta abordagem legal de história, sem ficar vitimizando um lado e demonizando o outro, mostrando as coisas como um processo histórico, com dominações sociais, e sem heróis e vilões (sou historiador, isso contou muito....rs). Os guias são todos formados em curso superior, então vc tem é que ir puxando além do básico, eles tem bagagem e gostam de ir falando sobre peculiaridades históricas e do presente tbm. O Passeio pelo Vale Sagrado é de fato dois sítios, PISAC e OLLANTAYTAMBO. Pra tanto você tem que comprar o Boleto Turístico, mais pra baixo falo sobre. Pisac é fenomenal, uma das vertentes historiográficas acredita ter sido uma espécie de centro educacional, onde se ensinava técnicas de plantio (lembrando que só a elite quéchua –inca- é que tinha acesso à informação.... a maioria da população era camponesa e só seguia ordens.). Ollantaytambo estava mais para um observatório astronômico e um local de controle de passagem. Ambos os sítios são reconstruções (ou reconstituições? Deixa pra lá esse debate..rs), foram depredados pelos espanhóis e pela própria população local, então, segundo o guia, 80% do que é visto não é original e sim uma reconstrução com base em estimativas do que poderia ser.... MP já é o contrário, 80 a 90% é original, daí a importância. Por fim, uma galera ficou em Ollanta para pegar o trem à Águas Calientes e eu segui com o tour, rumo a Chinchero, que é o último dos sítios e que sinceramente, não tem muita coisa. CURIOSIDADE, nesse tour encontrei um pessoa de Floripa... inclusive um senhor que jogava futebol com meu pai.... Puta que pariu..... no fim do mundo e vc encontra “vizinhos”....

Retornando a Cusco, dei uma volta pelo centro histórico, estavam ensaiando para o festival do dia 21/jun (ano novo quéchua). Jantei, e cama.... exausto. É muita subida e descida.... não existe andar no plano, ou vc está subindo ou descendo. Se desce, terá de subir de volta. E sem ar! Dia seguinte seria mais puxado.

 

 

TERCEIRO DIA (13/jun)

As 7:30 já estavam batendo no hostel para eu ir pra Águas Calientes, MP. As 8:30 enfim saímos de Cusco. Uma Van para 10 pessoas. 6 horas até a hidrelétrica. Toca bala!!!!! A paisagem é fantástica. Uma estrada sinuosa, que te deixa mareado de tanta curva. Mas vc vai subindo pela montanha, cada vez mais alto e mais alto.... começam a aparecer pontos brancos de gelo, até o momento que é só gelo e vc alcança o cume. Dali vira uma descida.... desce, desce, curvas e mais curvas.... A estrada é excelente! Asfalto de primeira e nas curvas de concreto. Só o finalmente, os últimos 10km é que são tensos.... uma estrada de cascalho, beirando o desfiladeiro. Tem até pontos de desmoronamento.... mas era isso que eu busquei indo de carro!!!! A aparte de van finda na hidrelétrica. Ali de duas uma, se vc comprou o trem, espera e são mais 15 min de trem. Se não, meu caso, 2h pelos trilhos (Vale a pena). É uma caminhada com muita gente indo e voltando. Vc vai pelos trilhos, praticamente plano, sempre contornando o rio. Super simples, mas cansa! Enfim, após 2h de caminhada, calor e muita umidade: Águas Calientes! Cidade simpática, meio cara, mas bem bonitinha. Vi no Google maps que tinha um estádio lá... não acreditei e fui ver... realmente, era só um campo de grama sintética. Não há carros. Ali foi dar mais uma volta, jantar e cama. Dia seguinte as 4:30 teria que acordar.

:wink: DICA PRA MOCHILEIRO: Pra AC leve apenas o necessário pra uma noite e um dia. Deixe as coisas no hostel em Cusco. Muita tralha só vai te cansar e atrapalhar!

 

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QUARTO DIA (14/jun)

Madrugando.... as 5:30 estava no ponto de ônibus. São US$9,00 subida mais 9 descida (já estava incluso no meu pacote). Os pacotes mais em conta vc sobe andando... são mais ou menos uns 60-70 min de subida e na volta uns 40 de descida. Meu físico daria pra subir... porém morreria durante as caminhadas em MP...rs

O parque abre as 6:30, abriu estava lá.... pra ver o sol nascer as 7:00 entre as montanhas. No meu grupo, olhem só, estava aquela galera de floripa.... PORRA 2!!!....rs Mas foi legal, eram pessoas super gente boa! Só o guia que era mea boca.... as 9:30 ele acabou a parte dele e cada um por si. Decidi ir até a porta do sol, uma caminha de 40min, e uma vista diferente de MP. Voltei, dei uma bela passeada em MP, NÃO, Não tem energia nenhuma...rs Mas é fantástico. Muito bonito, recheado de história, de lendas, de suposições idiotas sobre ETs e com muito, mas muito turista.... aí vc fica pensando, parece um parque da Disney.... É turismo de massa... Mas vale a pena! As 14:00 desci e as 16:00 peguei o trem. Quando deu 20:00 estava em Cusco.

Uma banda pela cidade, fechei um city tour e comprei a passagem pra Puno, tudo para o dia seguinte. Janta e cama..... outro dia exaustivo, mas sempre valendo!!!

:wink: DICA PRA MOCHILIERO: Quer economizar? Leve comida e água de AC. Dentro do parque as coisas são mais que caras... um Sanduiche fuleiro U$15,00, sim, dólares. Quer economizar mais ainda? Eu, como era viagem de mochilão, comprei as coisas pra comer e beber ainda em Cusco, num mercado em frente ao Mercado São Pedro. Águas Calientes só deixei pra comprar umas cervejas mesmo. Bem carinha a cidade tbm. Suba com roupas leves, de manhã é bem frio, mas quando o sol bate, fica úmido e quente. Tem guarda volumes, 5soles, vale muito!

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QUINTO DIA (15/jun)

Acordei cedo... vc vai se acostumando a isso. Fui dar uma volta pelo mercado São Pedro. Recomendo. Toda aquela região do mercado vc vai sacando o cotidiano da cidade, como realmente é, pois aquele centro histórico é pra turista ver. No mercado tem as pessoas comendo as comidas do dia a dia, o jeito que eles manipulam a comida.... hehehehe.... ali vc começa a pensar duas vezes ao comer os pratos com carnes por lá preparados...rs. Antes de almoçar fui ao estádio de Cusco! Queria ver onde o Real Gracilasco e o Cienciano, gigantes do futebol cusquenho jogavam. Fechado, não me deixaram entrar. A tarde, saí as 14 horas, fiz o City Tour. Só o nome é City Tour, na verdade são visitas aos sítios arqueológicos que ficam ao redor de Cusco. Considerando que Cusco era a sede dos Quéchua (incas), esses locais eram da maior importância àquela época. Na minha situação, o legal do city tour foi que era meu último dia em Cusco, então deu pra ver um belo por do sol de cima das montanhas e uma vista panorâmica de toda Cusco.... foi dando saudades antes de partir, recomendo muito e recomendo para o último dia. A noite (22:00) peguei o busão pra Puno.

:wink: DICA PRA MOCHILIERO: As agências oferecem a passagem pra Puno, o que elas fazem nada mais é que ir à rodoviária, comprar e te repassar.... pra isso te cobram uma taxa. Tem passagens a partir de 25 soles. Pelas agências vc consegue a partir de 40 soles. O taxi, da praça de armas até a rodoviária, sai por 5 soles. Os latões saem entre 21:30 e 22:30. Meu conselho é pegar um taxi umas 21:30 no máximo e comprar na hora mesmo. Tem muiiiiiiita empresa querendo vender as passagens... ficam berrando “Puno puno punoooo!!!!!” Fui de semi cama e dormi de boa. O legal é combinar no hostel se vc pode tomar um último banho, mesmo depois do checkout. Ah, e cuidado, sempre muito cuidado com as mochilas. Vc acha que está atento mas não está, os malandros estão bem mais atento.... mais adiante verão!

:wink: OUTRA DICA, o boleto turístico. Pra entrar nos sítios do VS e do City Tour vc precisa dele. Existem duas opções, Um Dia e 10 Dias. Se for só fazer o VS compre o de um dia se for fazer o VS + city Tour compre o de dez dias. Esse boleto tbm dá direito a museus e coisas dentro de Cusco. 10 dias = 130soles. 1 dia 70 soles inteiras (Carteirinha ISIC só é valida para menores de 25. Pra MP já é liberado).

 

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SEXTO DIA (16/jun)

Puno. Que cidade Feia! Acho que Puno, pra quem vem de Cusco rumo à Bolívia, é uma cidade de aclimatação visual. Enfim, fui lá pra ver Uros e não Puno. Uros são aquelas ilhas de junco no Titicaca. Muitos dizem que não vale a pena, outros que vale. Uns dizem que é tudo teatro, ninguém mais mora ali... a questão é que queria ver como aquela sociedade um dia viveu e como eram construídas as ilhas, afinal, tudo que é turístico no mundo é uma encenação... então livre-se desse romantismo à época dourada...Curta o que tem e imagine como era e não obrigue as pessoas a ficarem presas ao passado. Voltando um pouco, cheguei em Puno as 6:00am. Nem desci do latão e um Sr me pegou pelo braço (sério) e já quis me vender um passeio para Uros. Tentei dar um migué de que iria ao banheiro e tal.... o cara ficou plantado na porta do banheiro me esperando pra fechar o negócio... Então fechei com ele né... a passagem pra Copacabana as 14:00 daquele mesmo dia e as ilhas Uros, entre 9:00 e 12:00. Ao todo gastei 50 soles, entre passagem e tour de barco por Uros. Entre 6:00 e 9:00 fiquei tomando um café demorado na rodoviária. Ali encontrei o Thiago e o Rafael, de Sorocaba, e estavam fazendo a mesma trip. Batemos um puta papo e decidimos juntar as viagens. Como os roteiros eram similares, combinamos de seguirmos juntos o quanto desse. Deu 9:00 e o guia veio nos pegar (a partir deste momento a viagem passou para o plural, éramos 3). Uros é legal. Muito interessante como são feitas as ilhas. Dá uma trabalheira danada. Ficou bem claro que ninguém mora naquelas “choupanas”, mas sim em umas casas de lata, que ficam numas ilhas mais escondidas. Eles são muuuuito pobres. Se sustentam do turismo. Há sim, uma outra comunidade bem afastada que vivem um pouco mais como antigamente, porém não permitem visitas. Ambas as comunidades tem muita dificuldade financeira. Saúde, educação tudo bem precário.

:wink: DICA PRA MOCHILIERO: Se você sair de Cusco rumo a Copacabana para dormir na Isla Del Sol e não tiver muito tempo no cronograma, recomendo ir direto, não ir nas ilhas Uros. Tem bus pra Copa de manhã cedo, assim que os ônibus de Cusco vão chegando, pra Isla Del sol os barcos saem pela manhã e as 13:00h. Agora, se vc pretende dormir em Copacabana mesmo, recomendo e muito ir a Uros. É uma coisa diferente de tudo o que você verá na viagem.

Voltando, as 12:00 estávamos na rodoviária. Meu latão sairia as 14:00 e o do Thiago e Rafael as 13:30. Combinamos deles me esperarem em Copacabana para tentarmos um hostel juntos. As 13:30 eles embarcaram.... fiquei enrolando e as 14:00 eu embarquei... para a surpresa de todos era o mesmo ônibus. O que eles fazem, juntam todas as empresas de viagem em um só latão... pra economizar talvez. Batendo um papo com os caras eis que entra um japa e começa a conversar com a gente. Era o Bruno, de Londrina. Conversando vimos que para os próximos dias os roteiros eram similares... viramos quatro. A viagem pra Copa é bem legal... tente ir na janela do lado do motora, a rodovia vai acompanhando o Titicaca um bom tempo. No meio do caminho para-se na aduana (sempre um momento tenso, mas que é de boa), faz-se os trâmites e continua.

:wink: DICA PRA MOCHILEIRO: Não faça câmbio na fronteira, deixe pra cambiar moeda em Copa, a taxa é mais favorável.

Chegamos em Copa! Ali fomos ver uns preços e pra nossa surpresa tinha um hotel, Glória, que nos cobrou US$4 por pessoa num quarto para 4. Fechado na hora... puta hotel legal, na beira do lago, com uma puta ducha quente, TV no quarto e o caramba. Apelidamos de Copacabana Palace! Tudo é negociável lá! Não fique sem comer a Trucha Del Titicaca em algum restaurante!

 

SÉTIMO DIA (17jun)

Era Segundona. As 8:30 sai o barco pra Isla Del Sol, custa 30 bolivianos o barco e mais 5 bolivianos pra entrar na ilha (parte Sul). A ida demora 1:30h como queríamos ir pra La Paz ainda naquele dia, fizemos a cagada de ficar só 30 minutos na ilha e voltamos... mais 1:30h. Nosso latão saia as 13:00h. O passeio de barco é bem legal.... se não estiver ventando e o sol estiver legal, vá em cima do barco. Não é frio como todos falam, claro, vá agasalhado. E olha que era junho. O lago é maravilhoso. A água cristalina, mais limpa que água mineral, só não beba. A volta da ilha foi legal... O barco hiperMega lotado. Se era pra 40 tinham 60. Nós quatro fomos na proa, bem na ponta do barco, onde é proibido ir...rs! La Paz! Pegamos o bus as 13:00 pra La Paz. No meio do caminho pega-se uma balsa, paga-se uma quantia que não anotei, mas simbólica pra atravessar. Chegando em La Paz o visu começa a ficar trash. La Paz é uma cidade grande, grande e suja, e sua arquitetura é feia. Viagem e tirem suas conclusões. Chegamos no meio pro fim da tarde e rodamos vários hostels. A qualidade das hospedagens cai bastante em relação a Cusco. O Pirwa de La Paz é um lixo. Ficamos no centrão, no Copacabana hotel. Mea boca, mas bom para os padrões de La Paz e pra viagem mochileira. A ducha quente e forte é o diferencial. No mesmo dia fechamos todos os passeios e tours. Por 810 bolivianos fechamos na Barro: Bike Coroico (320), Chacaltaya – Vale Luna (100), Tiwanaco (160) e Busão de ida pra Uyuni (230), sempre com o almoço e entrada dos locais inclusos. Esse valor foi negociado, sai mais caro na real, mas tbm dá pra achar coisa mais em conta, porém fechamos com eles pelas condições oferecidas no passeio de Bike. Dali fomos dar um role.... aí entendi pq em La Paz as roupas são bem baratas como todos falam.... tudo pirata. Não vi nada original na cidade. Tinha até um Hard Rock Café que era pirata.... sério! Estava achando sensacional aquela cidade, por ser trash e muiiiiiito diferente do que vemos no Brasil

 

 

OITAVO DIA (18/jun)

Bike Coroico. SENSACIONAL. Dos melhores momentos da viagem toda. Vale a pena. Não tenho físico pra nada, mas nem precisa, é 100% decida. A paisagem é de outro mundo. Começa na neve, passa pra uma zona seca e termina no começo da floresta amazônica... quer mais? Tem!!! É emoção do começo ao fim, momentos tensos, momentos de risada, coisas bizarras... vá! Só isso, Vá! Essa Barro Bike deu equipamentos de proteção, bikes boas, guias, van de apoio, dois lanches durante a descida mais almoço. Bem estruturada. Tem mais umas duas que oferecem estruturas similares. Tbm tem outras que são mais tensas.... aí vai de como vc quer curtir... como as vezes morre um ou outro, acho que ficou de bom tamanho!

 

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NONO DIA (19/jun)

Chacaltaya. Aí foi o momento mais desafiador, pra mim, na viagem. Tinha nevado muito nos dias anteriores. A estradinha que sobe pra casinha vermelha que tem quase no topo estava fechada. O motorista não quis (não dava) subir e nos largou lá em baaaaaaaixo... quem quisesse subia andando. Lá foi eu. Fui subindo a passos largos e a galera foi morrendo no caminho. No meio da subida o guia disse que era para voltarmos que tinha dado 1h de caminhada já (a subida era de 2km.... lembre-se da altitude). Eu disse que não, que o objetivo era a casinha... faltava uns 500m. O guia disse que eu iria demorar 40min pra fazer esses 500m... insisti e ele liberou. Dito e feito... faltando 20m pro fim já tinha passado mais de 1h. A cada passo a vontade era de desistir. Muito cansaço e muita falta de ar. Fui até as últimas energias e cheguei na porra da casinha no “quase topo” (topo? Nem pensar... iria cair duro desmaiado...rs). Valeu a pena! Vista lida e sensação de superação. Voltei, encontrei a galera e a van foi pro vale da luna. Uma bosta. Vale só por cruzar a cidade e ver uma outra La Paz, um pouco mais ajeitada. O vale em si é passeio pra jardim de infância. Voltamos ao centro e Bruno tocou sua viagem pra Uyuni. Ficamos só eu, Thiago e Rafael.

 

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DÉCIMO DIA (20/jun)

Acordei um bagaço. No dia anterior gastei a energia que não tinha e me ferrei. Febre, dor no corpo e o caramba. Fomos pra Tiwanacu. Achei tudo muito chato, mas levem em conta que estava mal. Se vc gosta de história é legal... são umas ruínas pré-inca. Mas bem mal conservadas, perto do que se vê no Peru. Voltamos no meio da tarde pra La Paz. Tomamos um banho e fomos comer. As nove saía nosso latão pra Uyuni. ::sos:: TENSÃO e ATENÇÃO!!!! Umas 17h pegamos um taxi e pedimos pra ir num Burguer King com Subway que tinha ali no centro. Iríamos viajar a noite toda e depois era o salar, decidimos por não arriscar na comida (o Rafael quase tinha morrido de intoxicação alimentar no dia anterior). Chegamos na lanchonete. Pegamos uma mesa de parede, colocamos as malas umas em cima das outras e um de nós ficou cuidando da bagagem enquanto os outros dois iriam fazer os pedidos. Não é que mesmo assim conseguiram bater uma das mochilas!!! Filhos da P ::grr:: ! foi o maior desespero, levaram do Thiago, Iphone, uma puta câmera Canon com as fotos, Passaporte e umas roupas. Vimos o vídeo. Os caras jogaram um tic TAC no chão e desviaram a atenção, um segundo cara pegou a mala e saiu de fininho. Bem na malandragem. CUIDADO SEMPRE. Amarrem as malas umas nas outras, sempre atenção. Mesmo com cuidado eles levaram a mala. Enfim, fomos correndo até a polícia turística e pra nossa surpresa os bandidos tinham deixado o passaporte na porta da delegacia.... Dalí, corremos pra rodoviária e Uyuni!

 

DÉCIMO PRIMEIRO DIA (21/jun)

A viagem de Bus pra Uyuni é uma verdadeira batedeira, mesmo assim dormi um monte. Chegamos por volta das 7:30am e encontramos o Rodrigo, conhecido em cusco pelo Thiago e do Rafael. Voltamos a ser quatro. Demos umas rodadas pelas as agências, muitas fechadas. Achamos a Colque (tinha ouvido falar bem e mal dela... mas enfim...). Fechamos um enrolado e intrincado tour, um dos donos da agência nem queria nos levar... qual o lance todo: Thiago, Rafael e Rodrigo iriam pro Chile, pra San Pedro. Eu voltaria pra Uyuni. Somando-se a isso a estrada típica pra fronteira de San Pedro estava fechada, devido às nevascas, então o motorista teria que desviar o trajeto no último dia, o que impossibilitaria o meu retorno. E por fim, a agência não conseguiu fechar mais gente e nem alocar outras pessoas no nosso esquema.... Então ficou uma briga entre os dois donos da agência. O vozinho, que fechou conosco, bancou e disse que seria assim e deu. Parti pro salar meio na desconfiança de que não voltaria à uyuni tão fácil :oops: . Motivo da desconfiança? Um casal que encontrei ainda em La Paz dizendo que os caras tinham abandonado eles na fronteira com o Chile e dado um tchau e benção... que em uma hora um jipe viria buscá-los... nunca apareceu. Deram sorte de pegar uma van que passou quase já de noite....

Enfim fechamos o passeio por 700 bolivianos. Três dias, duas noites, café, almoço, café, janta + “”hotel””+jipe e motorista/guia.

Eram 11am quando partimos. Fomos ao cemitério de Trem, legal, mas ainda estava tenso com o futuro incerto. Depois o Salar em si. SHOW. Que lugar!!!!!! Renovou os ânimos de todos! Miguel, nosso guia, motorista, cozinheiro, com seus longos 20 anos de vida (três dias nas mãos de um guri de 20 anos numa das áreas mais remotas do mundo...rs), nos preparou um almoço e comemos no meio, literalmente no meio, do salar. Miguel foi muito gente boa... e ainda fomos no maior bate papo, falando de futebol, música, putaria...hehehe Ele ria mais que a gente! “Brasileños locos... todos loucos”. Ótimo visual, ótimas fotos, histórias... dali fomo pra uma “ilha” e depois pro hotel. A noite FRIOOO ::Cold:: .... Tomei um banho semi quente e quase tive uma hipotermia.... não conseguia articular os movimentos do braço pra me enxugar... Janta, vinho, cama!

:wink: DICA PRA MOCHILEIRO: Compre duas garrafas de vinho ou cervejas ainda em Uyuni. Água e umas bolachas... no salar não há nada além de sal!

 

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DÉCIMO SEGUNDO DIA (22/jun)

Madrugamos, um belo café da manhã e toca pro jipe! Saímos do salar e rumamos às montanhas, vulcões, flamingos, lagoas verde, vermelha, neve.... loucura. Muita informação visual. A cada 1h de carro a paisagem mudava completamente. Vai parando sempre. Frio.... ali sim senti frio.... e iria piorar. Chegamos ao hotel (pra entrar na Laguna colorada, onde está o hotel, paga-se uma taxa que não anotei, acho que 100 bolivianos! Chegamos ao hotel e FRIOOOOOOOOOO..... muito, mas muito frio. Os europeus estavam morrendo de frio, então imagina. Dormi com todas as roupas, casacos, cobertas, meias, luvas, toucas que tinha... dormi não, cochilei.... dia seguinte o guia: “Fez entre 15 e 20 negativo essa noite”...

 

DÉCIMO TERCEIRO DIA (23/jun)

Como na semana anterior havia dado uma grande nevasca o parque da Laguna Colorada estava fechado. Neste parque, além das lagunas, tem os gêiseres, banhos termais e mais vulcões. Por este caminho que chegam ao Chile. Mas como era impossível trafegar tivemos que voltar quase tudo e contornar por outra fronteira.

Nesse momento eu já estava péssimo. O frio não dava trégua e já se acumulava ums resquício do mal estar do último dia em La Paz, as noites mal dormidas no Salar, o frio que estourou nariz, garganta e tudo o mais... Aí somou-se a tensão de como eu voltaria para Uyuni... Chegamos na fronteira por volta das 10:00am (rodamos 3h). Na fronteira me despedi do Rafael, do Thiago e do Rodrigo. Foram excelentes dias, muito mais legal viajar com outras pessoas que sozinho. A partir de agora a viagem voltou a ser solo! Aí na fronteira foi um rolo... O vozinho da Colque estava por lá, o que de primeira me tranquilizou, porém quando vi ele indo de carro em carro perguntando quem iria pra Uyuni eu já falei “Putz... fudeu essa merda”. Vozinho vai vozinho vem e arrumou um carro com duas alemãs (valeu a espera...rs), que faziam estágio na Bolívia. Junto mais uma senhora (típica chola) muito simpática e tímida. E um tiozinho boliviano que disse que conhecia o Brasil, os EUA, a Colombia, Panamá.... achei até que era traficante....rs muito gente boa e bom de papo. Conhecia muita coisa. Viemos todos conversando, inclusive o tio motora, que era muito engraçado ver ele dirigindo. Foi um dia inteiro de carro. Chegamos em Uyuni as 19:00h. De bate pronto comprei uma passagem pra La Paz 150 Bolivianos. Estava acabado.... muito, mas muito mal fisicamente. Estômago e intestino de boa (graças aos deuses inca com isso não tive problemas na viagem) mas o resto.... não conseguia mais respirar, tamanha dor de garganta e febre.... Passei numa farmácia comprei um arsenal, mandei pra dentro e a viagem de volta foi quase que em coma...rs

 

:wink: DICA DE MOCHILEIRO: Em todas as cidades que for não deixe de ir ao mercado central. Todas tem um, e lá sim vc vê a cara da cidade! No Salar a única coisa que recomendo é ficar de boa e curtir. As ações fogem do seu alcance, são três dias isolado, então apenas curta.... deixe pra pensar nos prováveis perrengues quando eles acontecerem. Os valores: Entre 900 bob e 600bob o passeio de três dias com tudo, mas tudo mesmo incluso. Não é caro, imagine combustível, 4 refeições (e são boas e fartas), hospedagem (mea boca, mas é isso aí), motorista... Quanto sairia isso no Brasil? O triste é que os trabalhadores, como o motorista, ganham muito pouco e não tem garantia social nenhuma. Pra ir, leve a grana em bolivianos. Já faça o câmbio em La Paz, aliás, quanto maior a cidade e mais no centro dela melhor as taxas. Fuja de cambio em cidades pequenas, fronteiras, aeroportos e rodoviárias.

 

DÉCIMO QUARTO DIA (24/jun)

Era segunda feira, pelo meu cronograma eu deveria estar chegando em Uyuni. Não sei como, adiantei três dias do meu roteiro fazendo tudo o que eu tinha imaginado e mais a vizita em tiwanaco. O Passeio de bike pra coroico, que eu tinha planejado pra volta do Salar eu tbm já tinha feito, ou seja, não tinha mais nada pra fazer em La Paz. Claro que sempre há coisas, mas nada que eu tinha previamente visto. E como cheguei em La Paz um bagaço, a primeira coisa que fiz foi ir na Lan e adiantar minha ida pra Lima pro dia seguinte. Eu estava mal fisicamente, mal de cabeça , tossia a cada respirada. Sério, uma tosse medonha, soltando um catarro preto... Então quer saber, Lima passou a ser minha meta! Nível do Mar, umidade no ar, temperaturas normais.... Então aproveitei o último dia em La Paz, dei um baita role, cruzei a cidade e CAMA, me hospedei no Loki (preços no site)!

:wink: DICA PRA MOCHILEIROS: Pesquise os preços dos hostels pela internet, há vários que são tipo uma rede, e tem os preços já no site e é possível já ir com reservas. Eu só fiz reserva pras cidades onde eu desembarquei de avião, pois era chegada certa. Nas outras eu chegava e ia atrás do que tinha. A cada tantos dias recomendo pegar um quarto pra quatro e fugir dos quartos pra 16 pessoas. Fica uns R$2,00 a mais, e se estiver viajando sozinho, é bom pra dar uma relaxada na cabeça, pois em um quarto pra 16 é um entra e sai, uma zona, acende e apaga a luz, berraceira.... E nem sempre os armários dos hostels cabem sua mala, então fica um negócio meio inseguro... apesar de que como a maioria era europeu, o meliante ali era eu, o brasileiro...rs

 

DÉCIMO QUINTO DIA (25/jun)

Acordei (pela última vez na noite.... não consegui ter uma hora seguida de sono), tomei um café, tomei mais umas bagas farmacas, arrumei as malas. O voo saia no meio da tarde então fui ao estádio Nacional, ver onde o The Stronguest e o Bolívar mandavam suas partidas internacionais. Mais uma vez barrado. Só pude dar uma espiadinha pela grade. Então almocei e Aeroporto de El Alto. Cheguei em Lima as 17:00. Já de cara o ar.... que delícia! 15 dias sem respirar ar úmido, 15 dias sem ar em abundância! Peguei um taxi (sem a menor chance de pegar um ônibus a noite, em uma cidade que não conhecia e ter que ir pra um lugar que nem o meu mapa me orientava direito). Me hospedei no Pariwana de Miraflores. NOTA 10!!! Melhor hostel da viagem. Preço bem camarada (ver site), serviço excelente, chuveiro de primeira e localização melhor não tinha! Desci e logo fui comer ... como a comida é boa em Lima! Tudo o que eu não comi bem na Bolívia em Lima fiz a forra!

:wink: DICA PRA MOCHILEIRO: No peru os preços não são tão convidativos. É preço de Brasil, principalmente a alimentação. Tem coisa baratinha (8 soles), tem coisa média, tem coisas caras. O que é em conta são: hospedagem, transporte e passeios.

 

DÉCIMO SEXTO DIA (26/jun)

Quarta feira. Acordei cedo, tomei um café e fui dar uma banda... peguei uma avenida e sai andando até onde encheu o saco, andei três quadras pro lado e peguei outra avenida sentido de volta. Depois fui pra Barranco (Lima é a capital, é o distrito federal, então não tem bairros. O que tem são cidades satélites com suas próprias Municipalidades. É tudo a mesma coisa, parece estar andando em uma cidade grande de bairro em bairro, mas vc percebe pelas placas de divisão de municipalidades. Miraflores, Barranco, Lima, Callao... cada um uma cidade). Enfim, Barranco é bem bonito. É a parte bohêmia de Lima (uma delas), cheia de bares e restaurantes. Dali voltei pra Miraflores e dei mais uma volta pelo Parque Kennedy, em frente ao hostel. Meu, essa parte de Lima (que é Miraflores), é lindíssima. Tudo muito organizado, limpo, nota 10. Pena que é só aquela zona, o resto da cidade é pobre... Aí vc vê que não muda nada do Brasil. Um lado rico outro pobre, recursos pra um lado nada pro outro....

:wink: DICA PRA MOCHILEIRO: Se estiver em Miraflores, como um sanduíche no LA LUCHA! É de de igual pra igual com o de Pernil de SP. Os sucos são do caramba e eles fazem uma batata fria huari com casca que é show! A melhor que já comi na vida. Como é boa a comida em Lima!!!

 

DÉCIMO SÉTIMO DIA (27/jun)

Quinta Feira, era pra eu estar chegando em lima nesse dia se não tivesse adiantado meu cronograma..... o que fazer em Lima até sábado, dia da minha volta pro Brasil? Nem tinha planejado. Então fui pro centrão!!! Peguei um bus (umas jardineiras velhas, mas velhas....) o sistema de transporte é confuso, mas achei melhor que o de Floripa (o que não é referência pra ninguém o transporte público daqui). Fui até o Estádio Nacional, onde não me deixaram entrar, pra variar.... Porras, nada de me deixarem entrar nos estádios.... e olha que a lembrancinha que eu mais comprei foram camisas de futebol... uma do time de cada cidade que passei... Dali então sai andando sem rumo, sem nada. Me deparei com o Museu Nacional, dentro de um parque muito bem cuidado. Lá vi uma exposição virtual sobre a história de Lima. Bem legal, mas muito “história oficial”. O centrão de Lima é como São Paulo, uma loucura, carros, gente pra caramba... Fui andando e cheguei na central, na sede do governo. Vale muito andar por Lima. Pelo mochileiros sempre vi pessoas dizendo que a cidade não tinha tantas coisas, mas eu recomendo mais de duas noites em Lima. A noite peguei um bus e fui pra Barranco, ver alguma baladinha. Não entrei em nenhuma. Todas vazias, som ruim (questão de gosto) e gente mal encarada. Talvez por ser quinta. Dizem que de fim de semana bomba.

:wink: DICA PRA MOCHILEIRO: Se ser faça cambio no centro de Lima, foi o mais em conta na passagem pelo Peru. Circule bastante e se possível de ônibus. Preço do latão é 1 sol!!! São velhos, podres mas muito divertido. Parecem as vans de São Paulo. Eles param no ponto e gritam as ruas que vão passar... “Toda Arequipa, toda arequipa” que era um ‘vamos passar por toda a avenida arequipa’..rs

 

DÉCIMO OITAVO DIA (28/jun)

Último dia inteiro no Peru. Tirei pra fazer umas compras de besteirol (Pisco, whisky... destilados são muuuuuito baratos. Em um supermercado bacana encontrei Red por 50soles. Comprei um 15 anos por 90soles). Depois fui dar uma última olhada no Pacífico. Foda é que fui pra Lima pra ver o sol no pacífico no fim de tarde... todos os dias nublados. Mas é bonito de qualquer forma. A noite o hostel organizou um passeio para as Águas Dançantes. Olha, sempre achei essas coisas um saco, mas PQP, é legal e bonito. Não deixe de ir em Lima. Tem que ser a noite, vale muito. Ainda na última noite fui comer um Ceviche!! Comam, comam muito é bom pra caramba! Deixa comida japonesa no chinelo.

 

DÉCIMO NONO DIA (29/jun)

O voo sairia as 7:50 da manhã. As 5:00 peguei um taxi e as 5:30 estava no aeroporto, portanto duas horas antes. A fila..... Nunca tinha visto uma fila tão grande. Já tinha feito o check in, mas a fila era a mesma. As 6:20 mais ou menos consegui despachar a mala e fui pra área de embarque. Detector de metais, A fila..... Nunca tinha visto uma fila tão grande (era maior que a outra...rs). Foi um pouco mais rápida. As 7:00 eu já tinha passado pelo detector (sim, ia olhando no relógio tenso com a possibilidade de perder o voo). Dali andei mais um pouco e a aduana de saída. A fila..... Nunca tinha visto uma fila tão grande (dava as duas outras somadas). Ali sim, fudeu tudo. Deu 7:20 e nem no meio estava, deu 7:30 e enfim na metade. E eu olhando o relógio já desesperado. Deu 7:40 e umas aeromoças da LAN apareceram e disseram para nos apressar, era a última chamada. PORRA... como eu ia me apressar, era a porra da aduana que é lenta pra cacete (óbvio que não gritei isso... não queria ser preso). Então dei o mígué, sai furando a fila e nem tomando conhecimento do que estavam falando. Cheguei no guichê, todos olhando torto, dei meu passaporte, deram o visto de saída e da-lhe correria. Muira gente perdeu o voo. Um casal que estava atrás de mim disse que no dia anterior tinham perdido o voo numa dessas. Então, no aeroporto de Lima, chegue com muuuitas horas de antecedência. Já vá direto pro seu portão. Melhor esperar na zona internacional que perder a porra do voo. Tudo certo, rumo ao Brasil!!! Quatro horas de voo e cheguei em SP. Dali começava o Bonus da viagem!!! Nada de voltar pra Floripa, voo rumo ao Rio! As 19:00 estava no Rio! Peguei um bus no aeroporto do Galeão e fui pro Art Hostel, no Catete. Muito bom. Choppinho, bolinho de bacalhau no buteco e fui dormir. Estava podre.

 

:wink: DICA PRA MOCHILEIRO: De avião, confira se há muitos voos internacionais saindo no mesmo período que o seu (provavelmente sim). Então chegue cedo, bem mais do que vc chegaria se fosse no Brasil.

 

VIGÉSIMO DIA (30jun)

Cedinho já tomei o café e fui pro Pão de Açúcar. Era domingo e os busões funcionando de monte. Do caralho Pão de Açúcar!!!! Que visual! Enrolei lá em cima até que desci e fui pra Ipanema. Lá tomei um chopp, outro chopp e fui caminhando pra Copacabana. Segunda Copacabana em uma só viagem! Vale visitar o forte, bem legal e a vista é show. Mais um chopp e outro chop e enfim o Plus+++ Final da Copa das Confederações! Acharam que ia pro Rio pra que. Jogaço, muito legal e bem organizado. Voltei pro Hostel, jantei na rua e deu pra bola do dia.

 

VIGÉSIMO PRIMEIRO DIA.

Dormi até umas 10, fui pro aeroporto e peguei um avião Rio-SP-Floripa. Floripa bem se encaixa na continuidade do passeio... mas aí era cair na real e esperar a próxima! Floripa=Casa!

 

NOTA.: Nesse período as manifestações rolavam soltas no Brasil. Sempre que dava entrava na net pra ter informações. Os brasileiros por lá estavam apreensivos, chegavam boatos de golpe, de militares tentando derrubar o governo... ficávamos atentos e sem muita informação. Mandava força de lá. Consegui acompanhar pelos sites de jornalismo tradicionais e não muito confiáveis, pelo CMI e pelos relatos de amigos no facebook.

 

:wink:ÚLTIMAS DICAS PRA MOCHILEIROS

Galera, então é isso! Acho que fechei o ciclo de ler relatos até acabarem pelo Mochileiros, montar e publicar um roteiro, fazer a viagem, escrever e publicar o relato. Quem tiver dúvidas, por favor façam as perguntas. Tentei expor os valores e as manhas que mais me aflingia saber antes de viajar. Não postei muitas fotos pois ficar vendo fotos quebra um pouco da surpresa. Em termos de grana, levei U$1500,00 e as passagens de avião já compradas por R$900,00. Digo que U$1200,00, se você for econômico dá pra fazer tudo isso que fiz. Eu gastei U$1350,00, só usei o cartão pra superfulos como adiantar passagem, comprar biritas pra trazer pro Brasil.

A Grana: Fui com duas caças jeans. Comprei um tecido impermeável de lona e uns velcros. Minha mãe fez dois bolsos internos nessas calças, um na panturrilha outro na coxa. Eu descolava o bolso de uma calça e colava no outro. Me senti bem seguro, separava a grana e o passaporte entre eles.

Nunca deixe passaporte e identidade juntos, sempre separados. Uma dica é scanear tudo o que vc tem de documentos e deixar no e-mail. Tire um Xerox do RG ou da página principal do passaporte. Geralmente só te pedem o número, aí vc não precisa ficar tirando toda hora. JAMAIS deixe passaporte na mochila ou no bolso de trás... vai por mim.

Uns dias antes de cada voo já confira... as aéreas de lá costumam te mudar de voo, de dia e nem te avisam.

Na Bolívia quase ninguém aceita cartão. Em Cusco e Lima é tranquilo. As vezes vale usar as vezes não vale. Eu não usava pois tinha levado em dinheiro.

Leve uns dois cartões de memória pra máquina e vá alternando, cada dia um. Se der pau vc não perde todo um setor da viagem.

Curta! Curta muito pois é pra isso que vc está indo! Stress e neura deixem no Brasil, se pá na volta vcs nem acham mais!

Vacinação, é obrigatório a vacinação e a apresentação da carteira internacional de vacinação na entrada de todos os países (Perú, Bolívia e Brasil). Não me pediram nunca. As pessoas comentavam o mesmo. Agora, vacine-se! Você não quer correr o risco de pegar febre amarela no meio de sua viagem! Nos aeroportos brasileiros tira-se na hora, basta ter o cartão de vacina. Não custa levar, mas não vão pedir.

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  • Membros

olá, como vai?

 

Adorei seu relato. Seu roteiro é parecido com o meu, exceto que vou pra SPA e Santiago ao invés de voltar pra La Paz e Lima.

 

Como vc, também resolvi a viagem no inicio do ano e tudo mundo foi desistindo... sobrou eu kkkkkk e também sou historiadora rs

 

Me conta uma coisa, lembra do nome da agência que contratou em Cusco pros passeios? E o ônibus até Copa e depois de La Paz-Uyuni?

 

Abraços,

 

Rute

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  • Membros

Rutinhabh,

não lembro o nome da agência, fui juntando as notas mas perdi...

Mas assim, na Praça de Armas fica na rua oposta à Igreja principal, mas não na praça propriamente dita. A rua é a que tem a Principal Baladinha (Mama África) e uma pizzaria, uma em cada esquina. Calle Plateros. Suba essa rua uns 20 a 50 metros, é uma, entre tantas, do lado esquerdo. Tinha (e ainda deve ter) uma placa "Machu Picchu US$100,00". A dona é uma tiazona. http://goo.gl/maps/q9wVa Recomendo. As vezes fechar em dólares sai mais barato (lembre-se que a cada cambio vc perde um pouco).

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  • Membros

Cara, parabens pelo seu relato !!!

 

Vou agora em outubro pela 2x ao Peru/Bolivia

 

Gostei mto do seu relato sobre ir a MP por van ... qdo eu fui eu fiz Salkantay Trek e voltei do onibus ... to afim nessa 2x, como teremos menos tempo, ir de van e voltar de trem e caminhar novamente pela linha do trem ...

 

to afim de fazer o bike coroico e chacaltaya em la paz visto que nao fiz da primeira vez ...

 

pros lados do salar eu nao vou, pq da primeira vez eu fui até o atacama ...

 

se puder da uma olhada/opiniao no meu roteiro ...

 

peru-bolivia-em-15-dias-ajuda-no-roteiro-t84543.html

 

valeu

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  • Membros

responsdido lá!

Poxa, acho eu que tem dia sobrando, dá pra fazer uns cortes em La Paz, já que vc conhece, e curtir algo mais.

Chegar em Puno (ir em Uros) + Copacabana + Ilha do Sol + Chegar em La Paz, em dois dias é correria, fiz isso. Deu pra aproveitar as Ilhas uros pela manhã, o fim de tarde e noite em Copa, passeio de barco ida(1:30h) + 20 min de ilha do sol (ou seja, nada) + passeio de barco volta (1:30h) pela manhã em Copa, bus as 13h pra La Paz e fim de tarde e noite c/ correria de fechar passeios em La Paz.

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  • Membros

Renato, totalmente excelente seu relato. Vc tem um ótimo humor negro...rs Empolgante! ::lol4::

 

Poxa, agora penso q devia ficar pelo menos um dia em Lima... Bem, deixa pra próxima.

Em outubro, sigo pra Cusco (vou só) - Ficarei cinco dias. MP é meu principal destino, mas coloquei VS, Pisac, Moray, Maras, Ollanta (city tour).

Enfim, o roteiro já "se fez e refez". hehe!

Vai ficar do jeito q deu e, lá, vou encaixando tudo. Até agora só paguei o bilhete pra MP já que vou subir Huaynapicchu.

 

Então, tenho que comprar o bilhete do trem antes tbém? (quero dormir em Cusco).

Qual o preço?

Ele é da hidrelétrica até Cusco?

 

Vou pra MP nesse esquema. Q tal?

 

-> Pegar um ônibus para Sta Maria = 15 soles / 6h de viagem

-> Em Sta Maria pegar um táxi para Sta Teresa = 10 soles

-> Em Sta Teresa pegar um táxi até a hidrelétrica = 5 soles

-> Na hidrelétrica pegar o trilho do trem até Aguas Calientes (10km aprox.)

 

 

Valeu pelas informações.

::otemo::

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Oi Rose!

Então, fui na alta temporada (ao menos o que me disseram), e as pessoas fechavam na agência MP pro dia seguinte, de trem, van, como fosse.

Se vc for de trem, meu conselho é pegar um trem em Ollantaytambo. Faça o Vale Sagrado (30 soles + Boleto 1 ou 10 dias), diga ao guia (meio ônibus fará isso), que logo após a visita do sítio de Ollanta vc irá pegar o trem. Eles te mostram certinho. Para não correr risco as pessoas costumam marcar o trem em Ollanta para depois das 19:00. Geralmente quando é 17:00 já se termina a visita por Ollanta.

 

Se vc for de van até MP meu conselho é fechar com uma agência, nem que seja só o translado Cusco até a Hidrelétrica. As agências fazem de monte isso, acho melhor que pegar taxi até a rodoviária, pegar bus, descer, pegar taxi e tudo mais. Pelo valor que vc disse sai o mesmo que a agência te cobraria.

 

De qualquer forma acho legal fechar com uma agência, (mochileiros são contra...rs mas eu vejo vantagens econômicas e principalmente de tempo nisso). Vc tem o ticket, então feche com as uma agência para ir de van até a hidrelétrica e o trem até MP ou ir andando(andnado é bem legal, cansa, mas é legal). Já inclua hostel e guia lá pra cima. Veja, paguei 20 soles pelo hostel fechando com a agência (quarto pra 2, banheiro privativo e água quente). Guia, visitar MP sem guia é a maior besteira. Vc vê uma pedra e? Vc vê uma casinha e? O guia te dará a noção de que tal pedra era um calendário, as pessoas costumavam andar em tais corredores, o inca chegava por tal portão, tais casinhas não eram casas e sim depósitos.... Mas veja o horário de Huaynapichu e o horário da visita guiada, pra não pagar por algo que vc não usará. Qqr coisa lá em cima tem vários guias (não sei preço), ou faça o que acho injusto com os guias, cole numa excursão e fique só de ouvido.... guia trabalhará de graça pra vc...

 

Dicas: Pisac e Ollantaytambo vc visita no passeio ao vale sagrado (sai 8:00 volta as 20:00)

Moray e Salineras Maras formam um passeio (sai as 9:00 volta as 17:00)

City tour é só em volta da cidade, porém é excelente (sai as 14:00 volta as 19:00)

QQR dúvidas pergunte!

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Oi Rose!

Então, fui na alta temporada (ao menos o que me disseram), e as pessoas fechavam na agência MP pro dia seguinte, de trem, van, como fosse.

Se vc for de trem, meu conselho é pegar um trem em Ollantaytambo. Faça o Vale Sagrado (30 soles + Boleto 1 ou 10 dias), diga ao guia (meio ônibus fará isso), que logo após a visita do sítio de Ollanta vc irá pegar o trem. Eles te mostram certinho. Para não correr risco as pessoas costumam marcar o trem em Ollanta para depois das 19:00. Geralmente quando é 17:00 já se termina a visita por Ollanta.

 

Se vc for de van até MP meu conselho é fechar com uma agência, nem que seja só o translado Cusco até a Hidrelétrica. As agências fazem de monte isso, acho melhor que pegar taxi até a rodoviária, pegar bus, descer, pegar taxi e tudo mais. Pelo valor que vc disse sai o mesmo que a agência te cobraria.

 

De qualquer forma acho legal fechar com uma agência, (mochileiros são contra...rs mas eu vejo vantagens econômicas e principalmente de tempo nisso). Vc tem o ticket, então feche com as uma agência para ir de van até a hidrelétrica e o trem até MP ou ir andando(andnado é bem legal, cansa, mas é legal). Já inclua hostel e guia lá pra cima. Veja, paguei 20 soles pelo hostel fechando com a agência (quarto pra 2, banheiro privativo e água quente). Guia, visitar MP sem guia é a maior besteira. Vc vê uma pedra e? Vc vê uma casinha e? O guia te dará a noção de que tal pedra era um calendário, as pessoas costumavam andar em tais corredores, o inca chegava por tal portão, tais casinhas não eram casas e sim depósitos.... Mas veja o horário de Huaynapichu e o horário da visita guiada, pra não pagar por algo que vc não usará. Qqr coisa lá em cima tem vários guias (não sei preço), ou faça o que acho injusto com os guias, cole numa excursão e fique só de ouvido.... guia trabalhará de graça pra vc...

 

Dicas: Pisac e Ollantaytambo vc visita no passeio ao vale sagrado (sai 8:00 volta as 20:00)

Moray e Salineras Maras formam um passeio (sai as 9:00 volta as 17:00)

City tour é só em volta da cidade, porém é excelente (sai as 14:00 volta as 19:00)

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Valeu, Renato!

 

Acho que agora eu fechei meu roteiro.

Brigadão.

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