Membros de Honra Adriana T-Tresch Postado Agosto 10, 2005 Membros de Honra Postado Agosto 10, 2005 Editando: Deletaram as mensagens anteriores, então minha mensagem que estava aqui perdeu o sentido. Segue interessante relato: praias do desembarque, Normandia Citar
Membros jopeg Postado Fevereiro 23, 2008 Membros Postado Fevereiro 23, 2008 You are about to embark upon the Great Crusade…“ “Your task will not be an easy one…”. “The tide has turned! The free men of the world are marching together to Victory!” General Eisenhower, 6 de Junho 1944, Dia D. Imagens não aconselháveis a pessoas mais impressionáveis http://www.youtube.com/watch?v=WMRhZF3FaNs Caros Amigos, Nesta minha última viagem decidi fazer algo diferente, fui ver algumas zonas onde decorreram importantes batalhas nas duas guerras mundiais. A visita foi igualmente uma homenagem da minha parte a todos aqueles que ali viram terminar as suas jovens vidas. Não sou uma pessoa militarista nem tão pouco gosto de guerras, mas adoro história e aqui pude ver uma história recente que me diz mais do que coisas passadas há muitos séculos atrás. Foi também a minha primeira experiência a alugar e conduzir um carro no estrangeiro, uma verdadeira roadtrip sem um itinerário fixo, sem hotéis marcados … fui um pouco na aventura e posso dizer que adorei este tipo de viagem. Tinha dois objectivos nesta viagem: a visita às praias da Normandia, o objectivo principal, e se tivesse tempo ver algo relacionado com a I Guerra Mundial escolhendo a zona do Somme. Chegado ao aeroporto de Paris, à hora de almoço, fui buscar o carro que tinha alugado pela Internet à Europcar. Uma vez a bordo do Renault Clio II, foi algo difícil dar com a auto-estrada pretendida, mas lá seguimos rumo a Caen. Fomos à procura do hotel Formule 1. Uma vez instalados fomos jantar no centro da cidade francesa, ver o Memorial de Caen e deitar cedo, o dia seguinte ia ser longo, ou não fosse o dia 6 de Junho de 1944 conhecido como “O dia mais logo”. Logo ao início da manhã partimos rumo a Utah, a primeira praia da visita e a mais distante de Caen. Na manhã do dia D, a tropas aliadas, contando com quase 3 milhões de elementos, desembarcaram nas praias da Normandia para a dar início à investida militar que levaria à libertação da Europa do poder Nazi. O desembarque aliado foi preparado durante meses tendo o esforço de contra-informação levado os alemães a acreditar que o desembarque aconteceria em qualquer data excepto aquela e em qualquer lugar excepto naquelas 5 praias da Normandia. De recordar que toda a costa ocidental europeia estava fortemente fortificada naquilo que os alemães chamavam a “Muralha do Atlântico”. Os aliados não iam ter uma tarefa fácil ... O ataque da manhã do dia D fez-se em 5 praias com os nomes de código: Utah, Omaha, Gold, Juno e Sword numa extensão de 80km de costa. Os Americanos desembarcaram em Utah e Omaha, os Ingleses em Gold e Sword e os Canadianos em Juno. Utah Devido a um problema de controlo, o ataque deu-se a 1.8km de distância do que estava inicialmente previsto. Este erro fez dos cerca de 20.000 americanos que desembarcaram em Utah os homens mais sortudos do dia D. A zona onde desembarcaram estava praticamente desprotegida e ao fim da manhã os americanos já controlavam toda a zona da praia com menos de 300 baixas. A praia de Utah, ainda com destroços A praia de Utah Km 0.00 da “Estrada da Libertação” Aqui um dos famosos barcos de desembarque nos quais foram transportados os primeiros homens a chegar às praias Nos barcos de desembarque apenas a porta era metálica, o restante era construído em madeira (semelhante a contraplacado). Uma das várias formas de defesa existente nas praias desenhada para romper os cascos dos barcos de desembarque Depois da praia de Utah e termos passado na primeira aldeia francesa a ser libertada pelos aliados, fomos até a uma das surpresas desta viagem, o Pointe du Hoc Memorial pela Paz Pointe du Hoc Entre as praias de Utah e Omaha localiza-se o Pointe du Hoc, uma zona de falésias de mais de 30 metros de altura. Devido à sua localização privilegiada, a defesa Alemã formou neste ponto um poderosa bateria de artilharia pesada composta por 6 fortificações de betão capaz de atingir as praias e o largo de Utah e Omaha. Para tomar o Point du Hoc, e reduzir a defesa das praias, foi utilizado um batalhão de 257 Rangers americanos que subiu as falésias depois de duros bombardeamentos durante toda a noite e lutou durante mais de 24 horas com a guarnição alemã. Apenas 90 homens resistiram. Pointe du Hoc Aspecto do terreno fortemente bombardeado Um bunker alemão Bateria de artilharia não destruída (junto a Le Mesnil): Praia de OMAHA Conhecida como “Omaha Sangrenta”, foi o grande sacrifício dos americanos no Dia D. Devido ao estado do mar e às defesas alemãs os barcos de desembarque não conseguiram atingir a praia. Os primeiros comandos a desembarcar foram obrigados a saltar para a água e caminhar até à praia sob intenso fogo de metralhadoras. Muitos soldados foram mortos ou morreram afogados ainda na água. Nesse dia, os americanos perderam perto de 3000 homens em Omaha. O famoso fotógrafo Robert Capa desembarcou juntamente com os primeiros soldados em Omaha. Capa tirou 108 fotografias mas apenas 9 chegaram a ser reveladas. As 9 fotografias que resistiram mostram um pouco do horror do desembarque naquele lugar: Fotos tiradas no Dia D Hoje, a praia de Omaha apresenta um extenso areal com poucas marcas do desembarque. Praia de Omaha Bunker alemão Sinalética evocativa Um dos museus. Infelizmente todos os museus estavam encerrados … A seguir a Omaha dirigi-me para a localidade de Colleville-Sur-Mer para ver o grande cemitério norte-americano. Situado por cima da praia de Omaha, ainda é possível ver algumas posições de defesas alemãs. Cemitério Americano em Omaha - Colleville-Sur-Mer É algo de esmagador estar ali junto daquelas 9,387 cruzes, ou estrelas para os combatentes judeus, tantas como os corpos que ali jazem. O espaço é exemplarmente cuidado pela “American Battle Monuments Commission”, um organismo que zela pelos cemitérios militares norte americanos espalhados pelo mundo. Aqui tudo está no seu devido lugar, não há um papel no chão, tudo é perfeito ! e existe um ambiente de respeito pelas almas daqueles soldados. No Somme também pude ver o mesmo tipo de cuidado por parte da “Commonwealth War Graves Commission”. Fiquei rendido à forma como estes países cuidam daqueles que tombaram combatendo pela sua pátria … coisa de povos evoluídos e um exemplo a ser seguido aqui pelo nosso pequeno país. http://www.abmc.gov/cemeteries/cemeteries/no.php Cemitério Americano em Omaha A praia de Omaha vista do Cemitério Americano De seguida, e já a meio da tarde, fomos para a praia de Gold. Praia de Gold Depois de tomada pelos ingleses, a praia de Gold transformou-se num enorme porto de desembarque para soldados e equipamento. O porto foi construído a partir de estruturas flutuantes de 70 metros que flutuaram desde o sul de Inglaterra até à Normandia. Situada numa pequena localidade normanda, existe igualmente um museu relativo ao desembarque … que para não variar, também se encontrava encerrado. A praia de Gold, e o seu porto artificial O museu em Arromanches-les-Bains Já ao final da tarde chegamos à Praia de Juno, praia que na “Operação Overlord” estaria a cargo das forças canadianas. Site canadiano sobre o Desembarque: http://www.junobeach.org/e/2/can-eve-rod-nor-e.htm Praia de Juno Juno Beach Centre Site: http://www.junobeach.org/Centre/index.html O dia estava a acabar e quatro praias já “estavam conquistadas”. Optamos por regressar a Caen e voltamos para o hotel Formule 1 utilizado na noite anterior. Nesse dia jantamos no centro de Caen, uma antiga e bonita zona. No dia seguinte, Domingo, cedo arrancamos com destino a 5ª e última praia desta visita. Fomos até Sword, situada entre Lion-sur-mer e Ouistreham. Site: http://www.6juin1944.com/assaut/sword/en_index.php Praia de Sword Tomada por ingleses com ajuda de alguns franceses foi mais uma praia onde os aliados conseguiram levar avante os seus planos. A praia de Sword E porque também houve baixas por parte dos alemães, também visitei um cemitério alemão. Aqui a morte aos 19 anos ... Para acabar a batalha da Normandia, faltava passar pela Ponte Pegasus sobre o Canal de Caen. Aqui na noite de 5 de Junho, os pára-quedistas e as tropas que tinham sido lançadas por detrás das linhas alemãs combateram “homem-a-homem” pela conquista desta estratégica ponte. O museu deste combate foi o único que consegui apanhar aberto. A Ponte Pegasus Um dos planadores utilizados para a largada de tropas para o combate Deste modo estava conquistada a Normandia, seria vez de colocar o Renault Clio rumo a Amiens, com passagem por Rouen. Seguíamos para a Batalha do Somme … mas isso já é "uma outra guerra", a I Guerra Mundial. Um abraço e espero que gostem deste pequeno "espaço de viagem e história", e não nos podemos esquecer que se o desembarque tivesse corrido mal no Dia D ... talvez eu agora me despedisse com um "Auf Wiedersehen" ! Jopeg Citar
Colaboradores willythorpe Postado Janeiro 1, 2009 Colaboradores Postado Janeiro 1, 2009 Excelente abordagem "Jopeg" sobre como transitar pelas praias da Normandia... achei fantastica a sua abordagem... Bom, vou realizar esta visita historica, dentro de algumas semanas a estas praias de Omaha e Utha... todavia, você apenas explica como chegar ao local de carro... você ou alguem que visitou tal trecho sabe me informar como consigo me deslocar para esta área de Trem ou de Buzão ? Meu ponto de partida é Paris... após conhecer a cidade... um dos dias na França, reservei inteiro para visitar as famosas praias do desembarque do dia D... Obrigado e aguarde algumas dicas... Citar
Colaboradores willythorpe Postado Março 6, 2009 Colaboradores Postado Março 6, 2009 Galerinha... problema serissimo para visitar os locais de desembarque do dia D Sei que não trata-se de um roteiro muito convencional... mas chegando lá entendi "na pele" o motivo pelo qual nosso amigo realizou essa aventura de carro... simplesmente não tem outro jeito de chegar... além de os proprios moradores do local não saberem explicar direito nada sobre nada... Alerta aos mochileiros de plantão... é uma furada... o jeito mais certo... é realmente alugar um carro em Bayeux e "meter as caras"... por que se depender da galera local... bem como de alguma explicação sensata do povo do "Museu da Invasão da Normandia"... pode esperar sentado... você volta para casa sem nada ver... Bayeux para a praia de Omaha... são 24km... simplesmente a mulher do museu mandou eu pegar um taxi... dizendo ela ser o unico geito... ao consultar um taxista mal humorado na estação de trem... vi que realmente andar de taxi na Europa é "fumo" grande... me cobrou a bagatela de 50 Euros para ir e mais 50 Euros para voltar... vejam que absurdo... andar 24 km de taxi é mais caro do que o trem de Paris para Bayeux (em torno de 300 km) que me custou 60 Euros (ida e volta) Para mim foi o trecho mais decepcionante da viajem... não pelo lugar... mas pela dificuldade imensa para obter informações da população local... impressionantemente omissos. Citar
Membros de Honra samantha.v Postado Março 7, 2009 Membros de Honra Postado Março 7, 2009 Algumas fotos: Rouen Caen Citar
Colaboradores makiley Postado Janeiro 25, 2010 Colaboradores Postado Janeiro 25, 2010 Ola, Gostaria de saber se existe alguma cidadezinha interessante proxima a Caen para ser visitada. Obrigado, Citar
Membros Leofasantos Postado Agosto 4, 2011 Membros Postado Agosto 4, 2011 Gostaria de saber se nos dias 30, 31 de dezembro de 2011 e dia 01 e 02 de janeiro de 2012, os museus na Normandia estarão abertos. Obrigada Citar
Membros lucaszampieron Postado Agosto 30, 2011 Membros Postado Agosto 30, 2011 Ola, Gostaria de saber se existe alguma cidadezinha interessante proxima a Caen para ser visitada. Obrigado, Cara eu fiz uma rota de toda região da Normadia e arredores na França. O que posso te dizer é que Honfleur é uma cidade muito boa! Procure imagens no google que vai entender o que estou falando. Essa não da pra perder. A respeito do transporte já não sei te dizer muito porque eu estava de carro. Mas tenho certeza que tem ônibus que fazem a ligação destas cidades. Elas tem distancias de aproximadamente 74KM. Bayeux é uma cidade muito conhecida na redondeza por causa que foi a primeira cidade francesa libertada pelos aliados na segunda guerra mundial. Se te interessa as praias da segunda guerra eu recomendaria o Pont du Hoc, com as crateras de bombas ainda formadas no chão é muito interessante. Bom me limitei a 100KM de distancia. Se precisar de mais alguma informação com mais distância que isso só comentar! Valeu. Citar
Membros Thomaz Lipparelli Postado Setembro 11, 2011 Membros Postado Setembro 11, 2011 Olá...vou fazer esta viagem de 01 a 15 de Junho de 2012. E gostaria de sua ajuda. Penso em alugar um carro em París para viajar pela Normandia. Compensa sair de París de carro ou alugar um carro em Caen ou Bayeux? O problema é que não conheço o país e não falo francês (e nem inglês)...Outra questão: vc recomendaria ficar em Caen ou Bayeux (pela praticidade e custos)? Obrigado. Citar
Colaboradores makiley Postado Setembro 17, 2011 Colaboradores Postado Setembro 17, 2011 Olá...vou fazer esta viagem de 01 a 15 de Junho de 2012. E gostaria de sua ajuda. Penso em alugar um carro em París para viajar pela Normandia. Compensa sair de París de carro ou alugar um carro em Caen ou Bayeux? O problema é que não conheço o país e não falo francês (e nem inglês)...Outra questão: vc recomendaria ficar em Caen ou Bayeux (pela praticidade e custos)? Obrigado. Thomaz, fiz um trajeto parecido. Aluguei um carro em Paris e fui com destino a Luxebourgo, Belgica, Normandia, Caen e Mt St Michel. Fiquei hospedado em Caen no Ibis que achei excelente. De Caen fiz em um dia todas as praias do Desembarque do dia D e em outro dia fiz bate volta ao Mt St. Michel. Então acho que vale a pena alugar o carro em Paris e ja ir de carro, as estradas e paisagem sao muito bonitas. Acho que nao falar ingles ou frances nao deve atrapalhar muito, porem para viajar pela Normandia ou mesmo sair de Paris de carro é imprescindivel um GPS. Caso nao tenha compensa mais comprar la do que alugar. Abs, Makiley Citar
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