Ir para conteúdo

Guatemala - Perguntas e Respostas


Posts Recomendados

  • Membros

Galera, tudo bem?

Vou para a Guatemala semana que vem. Preciso de algumas dicas. Vou participar de um congresso na cidade da guatemala, mas quero ficar hospedado em Antigua, fica muito longe? As passagens são caras?

Como faço para ir ate Tikal? Só consigo ir de avião? Fica muito caro - estou levando somente mil e cem doláres.

Bom, aguardo dicas.

Esta é minha primeira vez neste site. Espero que posso contribuir.

Abraços.

Douglas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 248
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Colaboradores

Olá Douglas,

 

Acabei de chegar de lá, então acho que posso te ajudar com valores mais atuais. Bom, Antigua está para Guatemala mais ou menos com São Paulo para Arujá, ou seja, uns 30 minutos de carro ou 1 hora e pouquinho de ônibus. Se você tem que estar em Guatemala City todos os dias para o congresso, não vale a pena ficar hospedado em Antigua, a distância é curta, mas com o trânsito você pode acabar gastando umas duas horas de viagem em horários de pico...além do gasto monetário; um táxi entre as duas cidades custa entre 20 e 30 dólares, um transfer com van custa 10 dólares...não recomendo o chicken bus...Fique em Guate City durante o congresso e quando este acabar, vá para Antigua com calma e fique alguns dias lá, vale muito a pena. Quanto a Tikal, a passagem de avião é cara, cerca de 200 dólares ida e volta, mas como você vai levar bastante dinheiro, talvez valha a pena (sim, 1100 dólares na Guatemala é muito dinheiro!!). Caso contrário você pode ir de ônibus, 9 horas em viagem noturna, custa cerca de 25 / 30 dólares o trecho, em ônibus turístico categoria "luxo".

Qualquer outra dúvida, é só escrever.

 

Abraços

 

Juliano Paes

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Douglas, não é preciso reservar Tikal não...eu fui na boa, sem reservas nem nada...só que fui cedo porque queria chegar antes da muvuca, foi bem melhor curtir o pico sem a massa de gente...

 

aliás, para fazer o passeio, cheguei na cidade e já contratei o passeio logo que desci do busão e em 10min já saímos...há várias vans que saem para fazer Tikal desde Flores.

 

qq coisa me escreva que tenho umas dicas sobre a região.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Olá Douglas,

 

Fui para Tikal sim. É bem fácil. Se você for de ônibus, vai chegar em Flores pela manhã, por volta das 6:00 AM. As primeiras vans começam a sair desde as 05:00 e saem praticamente de hora em hora. Tem várias operadoras que fazem o percurso, mas é quase inevitável você pegar a San Juan Tours, que é a maior operadora da região. O serviço é bom e pontual. A San Juan é uma casa amarela bem fácil de identificar, logo na entrada da Ilha de Flores, todo mundo conhece e sabe onde é...você vai lá, paga e pronto, já pega o próximo minibus que sair...Custa 80 quetzales (10 dólares) o traslado, mas você tem que pagar a entrada no parque, mais 150 quetzales (quase 20 dólares). Reserve pelo menos umas 4 horas para ver tudo com calma. Leve repelente, mas não vá de calça, lá faz um calor infernal , já que as ruínas ficam no meio da selva !! Leve uma mochila com água e vá com um bom par de tênis (nada de havaianas lá !!). Você pode voltar e pegar o ônibus de volta para Guatemala no mesmo dia, ou pode passar a noite em Flores, que é bem agradável e vale a pena.

Se quiser outras dicas de passeios pela Guatemala, é só escrever.

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Com relação à observação feita pelo Taka a respeito da imigração na Guatemala, é verdade. Um amigo meu, que mora na Guatemala, me contou o porquê dessa "aporrinhação" e pude confirmar nas duas vezes que cruzei a fronteira guatemalteca.

São vários problemas. O primeiro, e mais óbvio, é que, desde que o México passou a exigir visto para brasileiros (e peruanos e colombianos...) por pressão do irmão mais velho (EUA), a Guatemala se tornou uma ponte para imigração ilegal, primeiro para o México e depois para os EUA. Então, os EUA pressionam o México e eles pressionam a Guatemala. Outro problema é com relação ao tráfico internacional de drogas. A Guatemala e Honduras são os principais centros na América Central de distribuição de drogas vindas da África e América do Sul para o Caribe, Europa e principalmente, os EUA. Elas entram ilegalmente por vários aeroportos clandestinos existentes nesses países. Eu vi pelo menos umas 4 vezes na televisão a explosão de alguns desses aeroportos. E adivinha que passaporte os traficantes mais usam?? O passaporte antigo (verde) brasileiro, o mais fácil de falsificar do mundo (até o Jason Bourne tem um!!), por ter pouquíssimos e falhos itens de segurança. Sendo assim, todo brasileiro que chega na guatemala, mesmo que tenha o passaporte novo (azul), mas principalmente se tiver o passaporte verde, vai ser convidado para ir até a salinha da imigração. Vão te pedir para mostrar o cartão de crédito, travel cheques e dinheiro, vão tirar cópias de tudo e se você estiver com tudo certinho, vão te liberar. Como foi dito pelos colegas, sempre com educação e sem fazer pressão em momento algum. Se você tiver um visto mexicano ou americano em seu passaporte, ajuda bastante.

Sendo assim, fique tranquilo, mas vá sabendo que você vai ser barrado na entrada do país, essa é a norma que eles tem que seguir para todos brasileiros e algumas outras nacionalidades da América do Sul.

Bom, fica aqui o alerta.

 

Abraço a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Olá a todos,

 

Como notei que muitas pessoas estão postando que tiveram alguma dificuldade para entrar na Guatemala recentemente, resolvi criar esse tópico para tentar esclarecer algumas coisas e dar algumas dicas pelo que eu pude apurar na viagem que fiz a cerca de um mês.

Tenho um amigo que mora na cidade da Guatemala há cerca de 01 ano e está constantemente viajando pela América Central e do Norte a trabalho, e sempre que volta para Guatemala e mostra seu passaporte brasileiro mandam ele para a famosa "salinha", tendo já frequentado esse famoso recinto 2 vezes na mesma semana, uma quando voltava de Honduras e outra quando voltava dos EUA. Em uma dessas paradas, já familiarizado com o oficial da Imigração, perguntou por que, mesmo sabendo quem ele era e quais eram suas intenções na Guatemala, tinham que levá-lo para a salinha e fazer todas as perguntas e tirar todas as cópias dos mesmos documentos...A resposta foi simples : "É o protocolo para brasileiros".

Foi aí que ele descobriu os porquês dessa arguição aparentemente desnecessária...e o motivo é o mesmo de sempre: nós que fazemos tudo direito , pagamos nossos impostos e juntamos um dinheirinho suado para poder viajar e descansar temos que pagar o pato das maracutaias que outros (para não escrever um palavrão...) fazem. Os motivos são dois principais:

 

1) Desde que o México, por pressão dos EUA, começou a exigir visto de brasileiros (colombianos, peruanos...) para poder entrar em seu país, os nossos queridos conterrâneos que querem imigrar ilegalmente para o país do tio Sam estão usando a Guatemala como ponte para entrar ilegalmente no México (que é muito mais fácil) e depois poder entrar ilegalmente nos EUA. Sendo assim, os EUA pressionam o México, que por sua vez pressiona a Guatemala que por sua vez aporrinha a nossa vida...

2) O segundo motivo está ligado ao tráfico internacional de drogas. O modelo antigo do nosso passaporte (ainda em vigor até 2012), o "verdinho", é o passaporte mais falsificado do mundo; isso por dois motivos : primeiro por que é muito fácil, já que não tem quase nenhum item de segurança, segundo por que brasileiro não tem "cara", pode ser negro, branco, loiro, japonês...enfim, qualquer um pode ser "brasileiro". Com os colombianos e peruanos acontece o mesmo. Com isso, a maior parte dos traficantes usa passaporte desses países para entrar ilegalmente no país. Sendo assim, quem tem o passaporte brasileiro no modelo antigo, vai com certeza ser parado na chegada na Guatemala e submetido a um interrogatório, já que não é muito comum ver brazucas "turistando' pelo país. A Guatemala e Honduras são os principais centros distribuidores de droga na América Central para os EUA.

 

Mas não se preocupem (a não ser que realmente estejam indo para imigrar ilegalmente...), pelos relatos dos participantes do fórum, pelos relatos do meu amigo e pela minha própria experiência por lá, em nenhum momento eles são truculentos ou intimidadores, pelo contrário, são sempre polidos e educados. Você vai ser conduzido para a salinha, vai ser questionado sobre que lugares pretende visitar, onde vai ficar, quanto pretende gastar. Vai ter seu passaporte xerocado, seus vistos americano e mexicano (caso os tenha) xerocados, seu cartão de crédito xerocado e tudo o mais que eles considerem relevante e que comprove que você é realmente turista. Não vai gastar mais do que 15 minutos, e comprovado que você é relamente um turista, vai ser liberado e seguir viagem.

Ter um visto mexicano ou americano ajuda bastante, mas não vai evitar o interrogatório caso você tenha ainda o modelo antigo do passaporte. Aliás, se o seu passaporte é o verde, você VAI ter que ir para a salinha, não tenha outra expectativa.

Se você tem o passaporte atual (azul), tem o visto americano e mexicano, for mais velho (tipo uns 50 anos ou mais), estiver com sua esposa e filhos, já tiver carimbos americanos e mexicanos recentes e falar o espanhol com grande fluência, existe uma pequena chance de não ter nenhum aborrecimento...ou seja, é mais fácil imaginar que você vai ser parado e já ir preparado para a "aporrinhação", isso evita estresse.

 

Bom, ficam aqui os conselhos e as dicas, mas não cancelem uma viagem ou mudem o roteiro por causa disso, a Guatemala é sensacional e vale muito a pena!!

 

Abraços!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Cara, tudo bem?

Aproveitando muito ai?

Esta será a minha primeira viagem internacional, por isso estou um pouco perdido sobre algumas coisas. Você pode me ajudar? Como faço para conseguir fazer o seguro saúde? Para entrar na Guatemala, é obrigatório ter uma certa quantidade de dinheiro? É preciso mostrar que tenho lugar para ficar para poder entrar no país? Qual é mesmo o lago famoso que existe no país?

Quais são as dicas de passeio que você nos dá, cara? Qual é a casa de câmbio mais barata para podermos trocar o dolár pela mode local? O país é perigoso? Qual local legal para comer?

Museus? Cultura maia?

Bom, muitas perguntas, né?

Cara, suas informações estão ajudando muito.

Abraços.

Douglas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Fala Douglas!

 

Primeira viagem internacional e já para a Guatemala?? Boa escolha!!

Bom vamos lá:

1) A maioria das empresas de seguros tem seguro-saúde dos mais variados valores, que dão diferentes tipos de cobertura...eu costumo fazer, mais por hábito, quando faço viagens muito longas e para local distante, um seguro oferecido pela STB (Students Travel Bureau). Mesmo não sendo estudante ou não tendo carteirinha, você pode fazê-lo. Cobre o básico de uma viagem e não é muito caro.

2) Não existe valor estipulado para poder entrar na Guatemala. Os oficiais vão querer saber se você tem recursos para se bancar enquanto estiver por lá. Se você chegar com um cartão de créito, um VTM e alguns dólares já está mais do que bom. Na verdade só vão encrencar se você chegar com as mãos abanando, sem cartão de crédito e nada que comprove que você tem grana. É bom também já ter um roteiro pré-estabelecido de que cidades pretende visitar e quanto tempo vai ficar. Os caras tem bom senso, se você não está indo para imigrar, está indo para fazer turismo, eles vão perceber!!

3) Não precisa ter as reservas de hotéis e albergues não, mas é bom saber o nome e endereço dos mesmos.

4) O lago famoso é o Atitlán, fica a umas 2 horas e meia / 3 horas da cidade da Guatemala.

5) Bom, além do lago Atitlán, o básico e fundamental da Guatemala é a cidade de Antigua (que eu recomendo que você use como base na Guatemala, já que é a cidade mais turística do país e por isso oferece mais facilidades de conexão com outras localidades)e Flores (ruínas de Tikal). Se você tiver tempo para ir além do básico, recomendo também Semuc Champey , Monterrico e a cidade de Xela e seus vulcões ao redor. Se não for a Xela você também pode subir em um vulcão indo ao Pacaya, entre Antigua e Guatemala City.

6) Casa de câmbio e não sei. Eu levei VTM (que recomendo) e quando precisei trocar dólares sempre o fazia em bancos (que eu também recomendo)

7) Violência há, como em toda América Latina, mas não mais que em nosso país. Quando você chega na Guatemala e vê seguranças com escopeta em farmácias e padarias, assusta um pouco...mas é só você permanecer na "rota turística" que não terá problemas.

8) A culinária "chapin" é excelente e muito saborosa. Como a maior parte do solo lá é de origem vulcânica, há plantações de legumes e frutas por toda a parte. Na cidade da Guatemala há um restaurante sensacional que se chama "casa Chapin", de culinária típica.

9) Museus não existem muitos na guatemala, senti falta disso por lá...Em Antigua você pode visitar muitas ruínas de Igrejas e Conventos...e claro, sobre a cultura Maia, há Tikal...Um conselho, mesmo que custe um pouco mais, não faça o passeio pelas ruínas de Tikal sem um guia, você vai perder muita, mas muita coisa mesmo!!

 

Bom, é isso, espero ter respondido suas perguntas...e qualquer outra coisa, é só escrever!!

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...