Ir para conteúdo

Guatemala - Perguntas e Respostas


Posts Recomendados

  • Membros

Juliano e Douglas, vou aproveitar a experiencia de vcs pra tirar uma duvida sobre o meu roteiro: quantos dias vcs acham que eu preciso para conhecer Lanquin (Semuc Champey), Antígua (Pacaya) e Flores (Tikal)? Eu não tenho idéia da distância entre esses lugares... Vcs podem me ajudar? Será que dá para conhecer tudo em menos de uma semana, em uns 5 ou 6 dias?

 

E voltando ao primeiro tópico do fórum, guatemala-yucatán, queria ter uma idéia e como é o percurso. Não achei informações de cias de ônibus... Existem ônibus direto de Flores ou Antígua para Valladolid, Mérida ou Cancún?

 

Obrigada!!

Ana.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Respostas 248
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Bom dia Silnei,

Vou chegar na Guatemala, via Belize.

Quero ir direto para Flores, é aqui q as dúvidas começam. Este é um bom lugar para sair para Tikal ?

Tem alguma coisa nesta cidade para conhecer ?

Quero sair de Flores e ir para Antigua, percebi q tem algumas algumas cidades que a galera pára pra conhecer, vale a pena ou não ? Pensei em fazer este trajeto com um carro alugado, é aconselhavel ou não ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Admin

Fabio,

 

Flores é a cidade base pra ir para Tikal, principalmente pra quem chega de Guatemala City, mas a cidade não tem muito a oferecer não, é só base pra ir pra lá mesmo. O Parque Nacional fica isolado. Como não fui para Belize não se te dizer se há como ir direto ao Parque sem antes passar por Flores. Mas se você conseguir em Belize mesmo uma van ou ônibus que te leve direto ao parque é uma boa, mas tem que chegar pela manhã pra aproveitar. O Ideal é ficar hospedado no Hotel que fica dentro do Parque, mas acho que a diária custa de US$ 100 pra cima se não me engano. De qualquer maneira se você conseguir fazer o trajeto Belize x Tikal direto é uma boa e depois conta pra gente. De tikal para o resto do país, aí sim você vai ter que passar por Petén que fica um pouco depois de Flores e de lá ir para Guatemala City e de lá para Antigua. Se alugar um carro, melhor ainda, dá pra fazer tudo na boa, pois aí fica fácil fácil, mas evite viajar a noite! De dia é tranquilo! Vai sossegado! ::cool:::'> ::cool:::'> ::cool:::'>

 

 

O mapa é esse, dê uns zooms e navegue nele que está tudo marcado nos lugares certo. Clique nos marcadores que eles mostram cada local:

[googlemap]http://maps.google.com.br/maps/ms?source=s_q&hl=pt-BR&geocode=&ie=UTF8&hq=flores&hnear=Guatemala&msa=0&msid=116570411519787167831.00046d1f8ac37f2f3163b&ll=16.283233,-89.769287&spn=4.154149,4.938354&t=h&z=8[/googlemap]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membros

ALÔ AMIZADES !

BOA NOITE PRA QUEM É DE BOA NOITE !!!

 

PRIMEIRAMENTE PARABÉNS E OBRIGADO PELO MOCHILEIROS.COM EXISTIR !

Ô TREM BÃO !

 

Estou partindo pra a Guatemala no início de janeiro e encerro a viagem no início de fevereiro em Cuba.

Algumas perguntas:

 

#1

Espero ficar ~15 dias na Guatemala.

Como avaliam ? É muito tempo para conhecer os principais pontos ?

Valeria a pena ir a Belize, sulzinho do México, Honduras... ?

 

#2

Já li todo essse tópico e fui catando os gastos que encontrava. Mas me ajudem mais aí

Qual é:

 

O valor de hostel em GUATEMALA CITY

O valor de uma refeição em GUATEMALA CITY

O valor de hostel em cidades interioranas e bases para passeios como ANTÍGUA, FLORES, COBAN,

O valor de uma refeição em cidades interioranas e bases para passeios como ANTÍGUA, FLORES, COBAN

 

Qual o valor de transporte:

GUATEMALA CITY - ANTÍGUA

GUATEMALA CITY - FLORES

GUATEMALA CITY - COBAN

GUATEMALA CITY - CHICHI(?)

 

#3

Semuc Champey (que fotos Silnei! Chic de mais!)

Como chegar ?

A trilha parte de Coban? É pesada ?

Quanto é a entrada no parque ? Naquela água maravilha se nada !?

Tem hostel próximo ?

 

#4

O que dizem de Chichi(?) ?

Os vulcões ? Qual ir ? Quanto custa (transporte e hostel)?

Os lagos ? Qual ir ? Quanto custa (transporte e hostel))?

Vilarejos ?

Comunidade indígenas ?

Algo tipo Pumamarca, Yavi ou Yruya Argentina ?

 

#5

O que (ou)viram de música nas ruas das cidades ?

Apresentações artísticas típicas ?

Mercados municipais bacanas ?

Instrumentos musicais típicos ?

 

Acho que já tô exagerando...

Daqui a pouco não vai ser preciso nem ir... (Risos)

 

Peço desculpas pela imensa postagem. É só a atrativa ansiedade de partir em viagem !!!

Espero que recebam de coração os agradecimentos pela paciencia em esclarescer.

Parabéns Taka(?) pelo blog e Silnei pela imensa colaboração sobre a Guatemala !

 

 

#fé cega, faca amolada,

RAFAEL GONÇALVES ::tchann::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
  • Membros

gentee, to indo agora em janeiro pra guatemala, vo ficar la 2 meses.. a maior parte em antigua, mas tb quero conhecer outras cidades...

 

eu tava lendo as perguntas e respostas e vi falarem mal da TACA, que o tempo entre as escalas é bem curto e que há risco de peder o próximo avião... fiquei tensa, pq eu saio do rio pra lima, de lima pra san salvador e de san salvador pra guatemala, e eu vou pela TACA, e realmente o tempo entre as escalas é bem curto, 50 minutos só.. alguem ja teve problema com a TACA indo pra guatemala ou pra algum lugar perto? e é seguro que sua bagagem chegue junto com vc? é meu pesadelo, imagina chegar la pra ficar 2 meses e minhas malas não chegam... eu morro!

 

alguem tem alguma dica ou algum conselho?

 

valeuuu

bjoo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
ALÔ AMIZADES !

BOA NOITE PRA QUEM É DE BOA NOITE !!!

 

PRIMEIRAMENTE PARABÉNS E OBRIGADO PELO MOCHILEIROS.COM EXISTIR !

Ô TREM BÃO !

 

Estou partindo pra a Guatemala no início de janeiro e encerro a viagem no início de fevereiro em Cuba.

Algumas perguntas:

 

#1

Espero ficar ~15 dias na Guatemala.

Como avaliam ? É muito tempo para conhecer os principais pontos ?

Valeria a pena ir a Belize, sulzinho do México, Honduras... ?

 

#2

Já li todo essse tópico e fui catando os gastos que encontrava. Mas me ajudem mais aí

Qual é:

 

O valor de hostel em GUATEMALA CITY

O valor de uma refeição em GUATEMALA CITY

O valor de hostel em cidades interioranas e bases para passeios como ANTÍGUA, FLORES, COBAN,

O valor de uma refeição em cidades interioranas e bases para passeios como ANTÍGUA, FLORES, COBAN

 

Qual o valor de transporte:

GUATEMALA CITY - ANTÍGUA

GUATEMALA CITY - FLORES

GUATEMALA CITY - COBAN

GUATEMALA CITY - CHICHI(?)

 

#3

Semuc Champey (que fotos Silnei! Chic de mais!)

Como chegar ?

A trilha parte de Coban? É pesada ?

Quanto é a entrada no parque ? Naquela água maravilha se nada !?

Tem hostel próximo ?

 

#4

O que dizem de Chichi(?) ?

Os vulcões ? Qual ir ? Quanto custa (transporte e hostel)?

Os lagos ? Qual ir ? Quanto custa (transporte e hostel))?

Vilarejos ?

Comunidade indígenas ?

Algo tipo Pumamarca, Yavi ou Yruya Argentina ?

 

#5

O que (ou)viram de música nas ruas das cidades ?

Apresentações artísticas típicas ?

Mercados municipais bacanas ?

Instrumentos musicais típicos ?

 

Acho que já tô exagerando...

Daqui a pouco não vai ser preciso nem ir... (Risos)

 

Peço desculpas pela imensa postagem. É só a atrativa ansiedade de partir em viagem !!!

Espero que recebam de coração os agradecimentos pela paciencia em esclarescer.

Parabéns Taka(?) pelo blog e Silnei pela imensa colaboração sobre a Guatemala !

 

 

#fé cega, faca amolada,

RAFAEL GONÇALVES ::tchann::

 

Brother, desculpe pela desídia em lhe responder...estive meio afastado do site, mas pretendo voltar com força total e seu post é um desafio...hehehe

 

vamos lá:

 

Rafael, eu fiquei 17 dias na Guatemala e achei pouco...isso porque não fui a Semuc Champey...preferi gastar meu tempo em Antigua e Quetzaltenango (o pico que mais gostei de lá).

Mas com 15 dias vc faz uma ótima viagem por lá. Eu gastaria esse tempo lá mesmo...

 

Brother, não dá para ser exato nas respostas, até porque não sei que tipo de refeição vc come, que hostel vc gosta, se gosta de quarto privado ou coletivo, se faz questão de banheiro privativo, etc...

Mas em geral o hostel na Guatemala custa em torno de U$ 10,00...claro que em cidades como Chichicastenango pagará beeeeem menos...paguei coisa de uns U$ 4,00 nela...mas vai pela média de U$ 10,00 porque é mais seguro.

Sobre refeições, tb depende, brother. Eu gastava em torno de U$ 10,00 de refeição no dia...meu problema era a cerveja...só aí iam mais uns U$ 10,00 por dia em média...hehehehe

 

Transportes...de Guate City para Flores há um busão bem bacaninha que custa um pouco mais...com ar condicionado e o caralho...paguei U$ 40,00 ida e volta.

Para os outros lugares andei praticamente de Chicken...ridículo de barato, porém, muito desconfortável...mas achei classe A mesmo assim...seguem alguns trechos:

Bus de Guate a Panajachel: U$ 4,00 (não era Chicken, era Pulman)

Pana para Sololá: U$ 0,50

Sololá para Los Encuentros: U$ 0,50

Los Encuentros a Cuatro Caminos: U$ 2,50

Cuatro Caminos a Quetzaltenango: U$ 0,60

Quetzaltenango a Chichicastenango: U$ 4,00

Chichi a Chimaltenango: U$ 3,00

Chimaltenango a Antigua: U$ 1,50

Antigua a Guate City: U$ 2,00

 

Sobre Semuc o Silnei pode lhe dar outras dicas porque não fui, só posso adiantar que é possível nadar sim...

 

Sobre Chichi, vc não se confundiu com Quetzaltenango (tb conhecida como Xela)??? Chichi é onde há o maior mercado indígena da América Central disputando com o do Equador (Otavalo) como o maior da América...aliás, o mercado é muito legal...eu curto pacas porque é meio que um festival de cores, pessoas, vozes, artesantos, etc...eu curti o mercado, mas tem gente que acha que é só mais um mercado...

 

Se tiver interesse em Xela, post aqui que te falo algumas coisas...eu adorei a cidade e as atrações em volta...vou postar uma foto que tirei lá, ok?

 

Abraços,

 

qq dúvida, escreva aqui no fórum porque não responderei por email,

 

André Taka

 

 

20091214222445.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
gentee, to indo agora em janeiro pra guatemala, vo ficar la 2 meses.. a maior parte em antigua, mas tb quero conhecer outras cidades...

 

eu tava lendo as perguntas e respostas e vi falarem mal da TACA, que o tempo entre as escalas é bem curto e que há risco de peder o próximo avião... fiquei tensa, pq eu saio do rio pra lima, de lima pra san salvador e de san salvador pra guatemala, e eu vou pela TACA, e realmente o tempo entre as escalas é bem curto, 50 minutos só.. alguem ja teve problema com a TACA indo pra guatemala ou pra algum lugar perto? e é seguro que sua bagagem chegue junto com vc? é meu pesadelo, imagina chegar la pra ficar 2 meses e minhas malas não chegam... eu morro!

 

alguem tem alguma dica ou algum conselho?

 

valeuuu

bjoo

 

Mariana, eu peguei vários vôos da TACA e só um deles atrasou 30min...o resto dos vôos (contando com conexões foram mais 06) saíram na hora, não houve problemas e o serviço de borda era bom (acredite, melhor que das companhias brasileiras!)...

Tive só um problema por puro rateio meu...na volta, com pressa, eu esqueci de tirar meu corta-vento que ficava meio que amarrado por fora da mochila, aí, despachei assim mesmo...qdo cheguei ao destino, cadê o corta-vento? Ninguém sabe, ninguém viu...sumiu...mas o rateio foi meu, não se faz isso em nenhuma companhia...

qq dúvida, escreva aqui.

abraços,

André Taka

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Uma dica a todos, a Guatemala não é perigosa como os guatemaltecos pensam que é...sério!

 

Eles vão te pilhar, te colocar um medo do caralho, mas o país é tranquilo.

 

Só em Guate City não caminhei sozinho à noite porque estava com dois amigos que - sério - não me deixavam porque a cidade "es demasiadamente peligrosa", mas para mim não pareceu...portanto, em Guate City só andei de carona pagando de gatinho e indo para a Zona 10 que é a do pessoal mais endinheirado...

 

No resto do país, zanzei de noite sóbrio e bêbado e nada, nada, nada...a Baixada Santista (onde moro) é muuuuuuuito mais peligrosa que toda Guatemala...

 

claro que vc, viajante, não ficará dando sopa, é só ter cautela...não ser perigosa como pensam não quer dizer que vc está livre de acontecer algo...é só para ficar tranquilo e não cair na neura que o povo de lá tem (decorrente da proximidade com os EUA...aliás, Antigua está repleta de americanos e há muitas franquias estounidenses lá e em Guate City).

abraços,

André Taka

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Juliano e Douglas, vou aproveitar a experiencia de vcs pra tirar uma duvida sobre o meu roteiro: quantos dias vcs acham que eu preciso para conhecer Lanquin (Semuc Champey), Antígua (Pacaya) e Flores (Tikal)? Eu não tenho idéia da distância entre esses lugares... Vcs podem me ajudar? Será que dá para conhecer tudo em menos de uma semana, em uns 5 ou 6 dias?

 

E voltando ao primeiro tópico do fórum, guatemala-yucatán, queria ter uma idéia e como é o percurso. Não achei informações de cias de ônibus... Existem ônibus direto de Flores ou Antígua para Valladolid, Mérida ou Cancún?

 

Obrigada!!

Ana.

 

 

Ana, é o seguinte, se já não foi para Guate, vou tentar te ajudar...

 

Antigua: para ir ao Pacaya vc só precisa chegar num dia em Antigua, ir ao Pacaya no dia seguinte (dependendo da época do ano pode haver chuva, mas se vai agora no fim do ano, provavlemente pegará sol). Voltará, dormirá em Antigua e poderá partir no dia seguinte para seu destino.

 

Eu não fui a Semuc, mas estudei a possibilidade que tinha para ir...

Se estiver em Antigua, precisará de um dia para chegar à cidade mais próxima, provavelmente Lanquin. Dormirá lá e no dia seguinte irá para Semuc. Passará o dia provavelmente (ou à tarde) e voltará à Lanquin para dormir (quase não há buses viajando à noite pela Guate, é muito difícil conseguir, eu só consegui no trecho turisticão Guate City para Flores). No dia seguinte pode partir para uma conexão em Cobán e de lá tentar pegar um bus para Flores...se não conseguir, terá que dormir em Cobán e tomar outro no dia seguinte ou ir de Chicken Bus de pinga-pinga (que é cansativo, mas divertidíssimo).

 

Tikal.

Se fizer o percurso acima que escrevi, chegará em Flores numa tarde, terá que dormir lá e no dia seguinte (tente ir bem cedo...eu cheguei lá umas 07hs e tinha pouca gente, foi mto legal), passe o dia toodo, volte à tardezinha, aí, vc pode durmir em Flores ou pegar um bus para Guate City ou, se já tiver contratado algum tour, pode seguir para Belize ou México de lá...

espero ter ajudado,

um grande abraço

André Taka

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...