Ir para conteúdo
  • Faça parte da nossa comunidade! 

    Encontre companhia para viajar, compartilhe dicas e relatos, faça perguntas e ajude outros viajantes! 

alberto erandi

Guatemala - Perguntas e Respostas

Posts Recomendados

Pessoal, sei que é uma pergunta vaga mas fiquei curioso para saber quanto vcs gastaram para fazer uma viagem de 15 a 20 dias na guatemala conhecendo Antiqua, Tikal e Semuc Champey?

Indo para Belize para depois ir para Antiqua aumenta muito o preço?

Valeu, abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pedro, como vc disse, a pergunta é meio vaga...não sei se vc curte compartilhar quartos, se anda em Chicken buses ou só quererá pegar shuttle, etc...

mas eu gastei em torno de U$ 40,00 dia porque eu praticamente bebia todo dia...ainda que fossem só umas três long necks...ainda comprei um monte de coisas, comprei até dicionário espanhol que estava baratíssimo em Guate City...

 

mas o gasto é mais ou menos este...dá para fazer com menos, uns U$ 30,00 dia, mas começa a ficar meio apertado, senti uma dificuldade que era difícil encontrar um hostel que disponibilizava cozinha, então, acabei comendo muito na rua, o que deixa um pouco mais cara a viagem...

 

Agora, ir à Belize torna a viagem um pouco mais cara sim porque lá é essencialmente para mergulho, logo, a grana que vai morrer é maior, ainda que lá não seja tão caro mergulhar...assim como tb em Roatán Island em Honduras, cujas infos postarei ainda esta semana no tópico correspondente.

 

espero que tenha ajudado.

abraços,

André Taka

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gente, já dei uma lida nas dicas do fórum e, pelo visto, a Guatemala é mesmo incrível.

Quero saber de vocês, se vale a pena passar 1 mês em Antigua, fazendo um curso intensivo de espanhol e mochilando nas horas vagas. O pacote da CI está custando 1.240 doláres (curso intensivo + hospedagem em casa de família + café da manhã).

E então, vale a pena?

 

Desde já agradeço a colaboração de vocês. =]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Novamochileira,

 

é o seguinte, depende do que vc quer...lá na Guatemala se fala um espanhol bem limpo, de fácil compreensão, diferente do Chile, Argentina e Uruguai que possuem forte sotaque...

Antigua é muito bonita, bem colonial e tem três grande eventos no ano, o Reveillon, o Dia dos Mortos (Finados) e a Semana Santa (que é a principal festa do país, conhecida mundialmente).

 

Nestas datas a cidade fica abarrotada e muito animada. Fora das datas continua com grande fluxo de turistas, mas com menos festas.

 

Lembro que os bares fecham cedo lá, portanto, tem que se adaptar com isso...se bem que rolam umas festas clandestinas na cidade...fui em uma e casquei o bico, muito legal, muito divertida...

 

Antigua é praticamente cêntrica com relação às atrações, mas ainda assim haverá dias que passará muito tempo em busão, pois as estradas são ruins.

 

Perto dali estão Guatemala City e o Lago Atitlan, além de Chichicastenango que não está tão longe...já Tikal, Monte Tajamulco, Xela, Semuc Champey e Livingston são mais distantes, mas nada absurdo...

 

Eu ficaria fácil um mês em Antigua, ainda mais estudando, há museus, cafeterías, boas lojinhas, muitas pessoas de outros países e quase nenhum brasileiro, o que é bom para quem quer estudar...mas há coisas que não conseguiá fazer num fim de semana sem aula, talvez precise de uns dias a mais...se gosta de trekking então, há várias coisas bacanas para fazer em Xela e proximidades...

 

Se eu fosse vc, iria...aliás, estou louco pra voltar pra lá...

abraços

André Taka

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Novamochileira,

 

é o seguinte, depende do que vc quer...lá na Guatemala se fala um espanhol bem limpo, de fácil compreensão, diferente do Chile, Argentina e Uruguai que possuem forte sotaque...

Antigua é muito bonita, bem colonial e tem três grande eventos no ano, o Reveillon, o Dia dos Mortos (Finados) e a Semana Santa (que é a principal festa do país, conhecida mundialmente).

 

Nestas datas a cidade fica abarrotada e muito animada. Fora das datas continua com grande fluxo de turistas, mas com menos festas.

 

Lembro que os bares fecham cedo lá, portanto, tem que se adaptar com isso...se bem que rolam umas festas clandestinas na cidade...fui em uma e casquei o bico, muito legal, muito divertida...

 

Antigua é praticamente cêntrica com relação às atrações, mas ainda assim haverá dias que passará muito tempo em busão, pois as estradas são ruins.

 

Perto dali estão Guatemala City e o Lago Atitlan, além de Chichicastenango que não está tão longe...já Tikal, Monte Tajamulco, Xela, Semuc Champey e Livingston são mais distantes, mas nada absurdo...

 

Eu ficaria fácil um mês em Antigua, ainda mais estudando, há museus, cafeterías, boas lojinhas, muitas pessoas de outros países e quase nenhum brasileiro, o que é bom para quem quer estudar...mas há coisas que não conseguiá fazer num fim de semana sem aula, talvez precise de uns dias a mais...se gosta de trekking então, há várias coisas bacanas para fazer em Xela e proximidades...

 

Se eu fosse vc, iria...aliás, estou louco pra voltar pra lá...

abraços

André Taka

 

 

Valeu, André!

Seu relato me deu ainda mais vontade de passar esse mês na Guatemala. Assim que for possível, vou mesmo fazer esse curso intensivo de espanhol lá, e também tirar mais uns dias livres pra conhecer esses lugares que vocês disse serem mais afastados de Antigua.

 

Pela sua experiência lá, você acha que dá pra se virar legal com quantos R$ por mês?

 

E quanto à moeda? Usa-se dólar mesmo? Ou é preciso trocar pela moeda local?

 

Abraços,

Natália

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então, Natália,

 

é o seguinte, sobre a moeda, na verdade vc tem que trocar por Quetzal...é melhor levar dólares e trocar lá...não é fácil trocar real, aliás, acho que nem vi.

 

Sobre grana para passar o mês, depende...cada um tem necessidades diferentes...

 

Eu por exemplo gastei pacas com uma coisa superflua...créditos de celular...dá para ligar baratinho de lá usando créditos, tipo, pré-pago mesmo...aí acabava me empolgando...

 

Comprei dicionário em espanhol enorme, algumas roupas lá, tomava umas brejas quase todo dia e na Ciudad de Guatemala um amigo meu só me levava em restaurantes e bares caros!

 

Mas é Antigua eu me virava sozinho e não gastava tanto, apesar de ser uma cidade turística...

 

Eu faço uma base de U$ 40,00 por dia, mas eu gasto pouco qdo eu quero...e no seu caso,provavelmente o preço da hospedagem está incluído com o curso...

 

Aí depende de vc mesmo...

 

QQ coisa, escreva,

 

bjs

André Taka

-----------------

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Então, Natália,

 

é o seguinte, sobre a moeda, na verdade vc tem que trocar por Quetzal...é melhor levar dólares e trocar lá...não é fácil trocar real, aliás, acho que nem vi.

 

Sobre grana para passar o mês, depende...cada um tem necessidades diferentes...

 

Eu por exemplo gastei pacas com uma coisa superflua...créditos de celular...dá para ligar baratinho de lá usando créditos, tipo, pré-pago mesmo...aí acabava me empolgando...

 

Comprei dicionário em espanhol enorme, algumas roupas lá, tomava umas brejas quase todo dia e na Ciudad de Guatemala um amigo meu só me levava em restaurantes e bares caros!

 

Mas é Antigua eu me virava sozinho e não gastava tanto, apesar de ser uma cidade turística...

 

Eu faço uma base de U$ 40,00 por dia, mas eu gasto pouco qdo eu quero...e no seu caso,provavelmente o preço da hospedagem está incluído com o curso...

 

Aí depende de vc mesmo...

 

QQ coisa, escreva,

 

bjs

André Taka

-----------------

 

 

André,

 

mais uma vez, obrigada pelas dicas. Já me decidi: passarei sim um mês em Antigua. Só não tenho ideia ainda de quando vai ser, por causa de dinheiro, trabalho, essas coisas. Mas enquanto não souber a data certa, vou me organizando, recolhendo informações, fazendo os roteiros.

 

Sabe como é... a viagem começa bem antes do embarque.

 

É, no meu caso, a hospedagem está incluída no curso. É hospedagem em casa de família, mas o quarto é individual. Inclui também café da manhã.

Eu achei super barato hospedagem + café da manhã + curso intensivo por 1.240 dólares. E a parte legal que eu achei é também ficar em casa de família, podendo ter bastante contato com a realidade e o dia-a-dia das pessoas da cidade.

 

Valeu novamente.

Caso rolem mais dúvidas, volto a perguntar por aqui. =]

 

beijos,

Natália

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá!

 

Estou pensando em ir à Guatemala em julho. Mas vi que houve em maio uma tempestade fortíssima - "Aghata"- que casou sérios danos ao país, destruindo estradas, povoados e desabrigando centenas de pessoas. Além disso, o vulcão Pacaya entrou em erupção, causando inundações e fechando aeroportos da capital.

Bem, alguém por aí sabe como está agora a situação do país?

É recomendável ir em julho para lá?

 

Agradeço muiiiito a ajuda!

 

Bjs,

B.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bruna,

 

conversei com um amigo que tenho na Cidade da Guatemala e ele me contou que a cidade está em reconstrução...as partes nobres estão bem, porém, os menos favorecidos foram os mais assolados, como sempre...

 

Não creio que terá algum problema indo em julho por causa do que se passou...a não ser que haja outras catástrofes...

abraços

André Taka

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Que bom! Obrigada!

 

Já não cancelaria mesmo a viagem, pois já comprei as passagens e estou super empolgada! Mas será que está sendo possível visitar aquela região do lago, os povoados e tudo mais?

Eu vou dar uma olhada no que vc já postou, pois ainda estou montando o meu roteiro.Mas desde já queria perguntar uma outra coisa:

Vc acha que é possível viajar, fazer os trajetos entre uma cidade e outra de ônibus, com uma mala de rodinhas em vez de mochila?

Ah, outra pergunta: Vc chegou a alugar carro por lá?

 

Bjs,

B.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa!

Você pode ajudar esse viajante agora e se cadastrar depois. Se você tem uma conta,clique aqui para fazer o login.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.




×
×
  • Criar Novo...