Ir para conteúdo

Roteiro Viajem à Europa - Fevereio à Abril 2015 - 37 Dias


Posts Recomendados

  • Membros

Olá amigo dos Mochileiros. Bem, estou, já por 2 meses, planejando minha viagem (mochilão) para a Europa, logo após eu me formar no final de 2014. Pretendo passar 1 mês e 1 semana na Europa (37 dias) e depois de bastante ler e estudar pelo Mochileiros e por um livro que obtive (Guia do Viajante Independente na Europa), consegui, quase que definitivamente, acertar o meu roteiro de viajem, e quase todos os custos que terei NA EUROPA. Não estou levando em consideração o que gastarei de passagem Brasil-Europa e mais o Eurorail Pass, que é como farei o itinerário dentro do continente, dentre alguns outros custos (passaporte, gasto com cartão pré-pago, seguro saúde..).

Pois bem, vamos à ele, e pediria, por favor, para que expressassem suas opiniões à respeito do roteiro:

 

Obs: os lugares específicos dentro de cada cidade/país, ainda estou estudando melhor, mas, como vou fazer um mochilão tranquilo, não vou me apegar muito e fixar dia - local/visita, não é mesmo?

 

Partida: 24/02/2015 (terça-feira)

Retorno: 03/04/2015(quarta-feira)

Dias: 37 (não estou contanto o dia de ida e de retorno)

Previsão de gasto/dia: basicamente entre 90 e 100 Euros (exceto Londres, que pode se exceder)

Acomodação: Hostels e B&B, preferencialmente! Dormitórios ou quartos.

Transporte internacional: Eurorail Pass (exceto Bélgica - Inglaterra - EuroStar neh?)

 

Roteiro:

 

24/02 - São Paulo - Munique

 

25/02 - Munique

26/02 - Munique

27-02 - Munique

28-02 - Munique

01/03 - Munique

 

02/03 - Munique - Praga (provavelmente, bem pela manhã, para aproveitar bem o dia ,já em Praga. Isso, no possível, se dará em todas as trocas de cidade/países)

03/03 - Praga

04/03 - Praga

05/03 - Plzeñ (day-trip)

06/03 - Praga

 

07/03 - Praga - (pode rolar Dresden entre estas) - Berlin

08/03 - Berlin

09/03 - Berlin

10/03 - Berlin

11/03 - Berlin

 

12/03 - Berlin - Amsterdam (viagem um pouco mais longa, +- 6hrs, então, devo pegar pouco do dia, mesmo os dias estando um poooouco mais longos, hahahahahaha)

 

13/03 - Amsterdam

14/03 - Amsterdam

15/03 - Amsterdam

16/03 - Day Trip (Ou Den Haag, ou Utrecht ou Rotterdam ou Dan Helder - praias do norte, espetaculares, msmo no frio =D! Ainda a estudar e decidir)

17/03 - Amsterdam

 

18/03 - Amsterdam - Bruxelas

19/03 - Bruxelas

20/03 - Bruxelas

21/03 - Bruges

 

22/03 - Bruges - Londres

23/03 - Londres

24/03 - Londres

25/03 - Londres

26/03 - Londres

27/03 - Londres

 

28/03 - Londres - Barcelona (de avião! Aliás, único voo que pegarei dentro da Europa. Não gosto desse negócio de correria de aeroporto)

29/03 - Barcelona

30/03 - Barcelona

01-03 - Barcelona

02/03 - Barcelona

 

03/03 - REGRESSO! (Lamentavelmente)

 

É isso senhores(as)! Então, ficam as perguntas:

-Acham que ficou bem distribuído os dias/cidades?

-O percurso ficou bacana? Já que vou viajar no máximo 6 hrs (Berlin - Amsterdam)?

-Acham que 100Euros diários é uma boa quantia pra ficar bem nas cidades que vou? Pensando que entre final de Fev. até Abril, não é uma temporada alta?

-Sugestão de cidades/daytrips?

-Críticas e comentários construtivos são bem vindos, uma vez que, nada como escutar quem já foi =D

 

Obrigado, pela atenção!

 

João (Moitzz)

Link para o comentário
  • Respostas 33
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Olá Luciopmd! Antes de mais nada, muuuuuito obrigado ae pelo comentário e também quanto a Dresden! Realmente me pareceu uma cidade bem interessante para um Stopover! Considerarei isto!

No mais, realmente preferi um roteiro mais calmo, sem grandes correrias e creio que a quantidade de dias/cidades/país ficou razoavelmente bem distribuído para ver e fazer o que pretendo!

 

Reitero meus agradecimentos! Um abraço!

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Eurorail é um enorme desperdício de dinheiro nesse itinerário, visto que em quase todos os trechos você consegue descontos consideráveis na compra antecipada, ou pode contar com passes regionais que dão a mesma flexibilidade do eurail (no caso, o Bayern Ticket, em Munique).

 

O roteiro tá bem distribuído. Se quer evitar deslocamento de avião, uma sugestão é colocar Paris no lugar de Barcelona, aí você faz de Eurostar.

 

100 euros por dia seria mais do que suficiente, mas isso não dá para garantir por conta da logística, você tem que ver o quanto vai gastar com transportes.

 

Sugestões de day trips, depende do seu perfil. O que você gosta de ver?

Link para o comentário
  • Membros

Obrigadoo MarcosPereira!!

 

Quanto ao EuroRail, eu escolhi a comodidade de não ter que fazer as reservas lá, com antecipação. No deslocamento internacional, não teria essa preocupação, já dentro da cidade/país, tickets avulsos ou algum ticket válido por X dias eu vou comprar, já que o Eurorail não entra na conta do dinheiro que eu vou levar PARA a Europa. É que são somente 4 (dos 6) países que usarei o Eurorail, então, comprarei o Eurorail 4 Países, provavelmente, 8 dias em 2 meses, e não pagarei tão absurdo.

Embora entenda que sua sugestão seja mais econômica.

 

Pegar 1 voô só não é problema, mas como não vou à Itália (vou com a família mais pra frente, ficar somente lá), escolhi deixar Barcelona por último, pegar a Primavera, com uma temperatura amena, e principalmente, Paris não faz meu tipo, não sei lhe dar com aquela "arrogância". Só falo Inglês =D Já ouvi amigos dizendo à um segurança francês de um museu : "I dont speak French, sorry" e TER QUE ESCUTAR "And i dont speak English!!". Hahahahahahaha! Desculpa, você trabalha de segurança em um Museu em PARIS, e não pode dar uma informação em inglês?? enfim..

 

Quanto ao transporte, as cidades que escolhi, anda-se muito e com certa facilidade, não é? Provavelmente vou ter que ficar 1 mês com as pernas pra cima, porque pretendo andar e andar e andar.. O gasto com transporte não me preocupa, ônibus até em Londres é "barato".

 

Então, enfim as day trips, eu gosto de arquitetura, música e cerveja. Se mesclar isso tudo com altura e vistas belas, posso ir à qualquer lugar do mundo! Hahahahaha! Lugares que exalam história, enfim, ando estudando com força alguns lugares mais alternativos! (Queria MUITO Auchwitz, mas não sei se será possível! Devo ir àquele campo de concentração perto de Munique que agora não me recordo o nome.

 

Muito obrigado também pela atenção Marcos!

Abraço!

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Se é pela flexibilidade, ainda assim é bom você comparar o preço padrão com o valor do passe. Por exemplo, no tempo que você estiver dentro das cidades você estará pagando à toa pelo passe. Sem falar que em alguns trens a reserva (não a antecipada) é obrigatória e não costuma estar inclusa no valor dos passes.

 

Aí vejamos só. De Munique a Praga, de Praga a Berlim e de Berlim a Amsterdam seriam os possíveis trechos vantajosos, já que o trecho Amsterdam-Bruxelas pode ser comprado na hora pelo mesmo preço da compra antecipada, se for pela cia local. Será que só esses 3 trechos justificariam o valor do passe? Tem que avaliar.

 

Em Paris não necessariamente você passaria por esse problema, mas entendo suas razões. Barcelona tem mesmo fama de ser uma cidade com povo mais tolerante.

 

Auschwitz fica ruim para você. As melhores opções são Dachau (Munique) e Sachsenhausen (Berlim).

 

De cerveja você estará bem servido, passando por Bélgica, Alemanha (Baviera), Holanda e Rep. Tcheca. Um lugar na Alemanha muito famoso pela cerveja é Bamberg, que fica no norte da Baviera. Há trens de alta velocidade de Munique até lá em 2h. Eles são especializados numa cerveja chamada rauchbier e possuem tours com vários tipos de cerveja. E, de quebra, é um dos lugares com arquitetura mais bela de toda a Alemanha. É uma das poucas cidades alemãs que nunca foram bombardeadas na segunda guerra, ou seja, nunca foi reconstruída, tudo é preservado. Falando em segunda guerra, se for sua praia, Nuremberg fica perto de Munique, para lá você pode usar o Bayern Ticket (27 euros, ilimitadas viagens em trens regionais no período de 9 da manhã até 3 da manhã do dia seguinte, sem limite nos finais de semana).

 

Ainda na temática da segunda guerra, de Munique você faz ay trip a Berchtesgaden, na divisa com a Áustria, onde há o Ninho das Águias, residênia de férias de Hitler e que aparece no filme "Operação Valquíria". De quebra, os arredores são bem bonitos - montanhas, dentre as quais a Jennerbahn, além do Konigsee, um dos lagos de água mais cristalina da Europa.

 

Ao sul, há Mittenwald, cidade rodeada pelos alpes alemães e de arquitetura diferente do restante da Baviera, a maioria das casas tem pinturas elaboradas (veja no Google). Trem direto a partir de Munique, podendo usar o Bayern Ticket.

 

Há o famoso Neuschwanstein próximo de Fussen. Apesar de ser um dos castelos mais famosos do mundo, a única horda que o invadiu é de turistas. Em termos históricos, é um dos castelos mais fracos de toda a Europa e disso muita gente não sabe. Os europeus costumam evitá-lo por isso, por ser muito turístico e pouco original, foi construído num devaneio de um rei, o Ludwig. Mas é turístico por um motivo - fica num lugar muito bonito e a arquitetura do castelo é de fato muito bela.

 

Acho que a partir de Munique você tá bem servido de day trips. A partir de PRaga tem Cesky Krumlov, um dos exemplos mais bonitos de arquitetura que pude pesquisar na Europa. Em Sedlec há a famosa igreja de ossos, agora me fugiu o nome.

 

Berlim creio que te deixará ocupado por todo esse tempo, mas a day trip mais famosa é Potsdam, além do campo de concentração, se optar pelo de lá.

 

A partir de Amsterdam, Utrecht parece ser a cidade de arquitetura medieval mais interessante das que você listou. Rotterdam tem arquitetura moderna, se for a sua praia. Falando em praias, há algumas mais próximas, como uma ao norte de Haarlem, cidade que fica a 15 minutos de Amsterdam e é conhecida como se fosse uma Amsterdam em miniatura, mais calma. Dizem que vale a pena conhecer, estarei lá esse ano e vou conferir.

 

De Bruxelas, há Ghent, cidade que é uma espécie de contraste a Bruges. Lá há um castelo bonito, o Gravensteen, chamado "castelo dos condes". Também famosa é Antuérpia, que dizem ter uma das estações de trem mais bonitas de toda a Europa. Uma possibilidade boa de roteiro é fazer Amsterdam-Antuérpia-Bruges-Bruxelas, tudo numa reta só.

 

De Londres, a cidade em si te deixará bem ocupado. Mas para fãs de história, Bath costuma ser imperdível, tomando um dia inteiro. E, é claro, Stonehenge (eu particularmente preferiria Bath como day trip, se só tivesse uma para escolher). Não estive lá ainda, só sugiro com base no que já pesquisei.

 

Em Barcelona não estive nem nunca pesquisei muito a respeito, mas o pessoal costuma falar muito bem de Girona. Não sei ainda o que há para se ver lá.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...