Colaboradores João Rosenthal Postado Fevereiro 25, 2014 Colaboradores Postado Fevereiro 25, 2014 E aí mochileiros, tudo certo? Então, após muita indecisão e anos planejando uma grande viagem, finalmente consegui fechá-la para setembro desse ano. Preciso apenas confirmar quanto tempo de férias terei, ou serão 18 dias ou 40 dias . Preciso confirmar ainda. Caso sejam apenas 18 mesmo, farei uma viagem por Guatemala e Belize ou Reino Unido. No caso de 40 dias, minha primeira opção era fazer Indonésia, Papua Nova Guiné e Timor Leste, mas o orçamento dessa viagem foi minuciosamente calculado e ficou algo em torno de 17000 reais, totalmente fora do meu orçamento. Portanto, provavelmente farei Europa mesmo caso consiga os 40 dias, visto que ainda não conheço o continente mais famoso do mundo (só Chipre). O roteiro base para 40 dias seria o seguinte: Dia 1 - Voo até Paris Dia 2 - Paris Dia 3 - Paris Dia 4 - Paris Dia 5 - Paris Dia 6 - Paris e deslocamento para Bruxelas no fim do dia Dia 7 - Bruxelas Dia 8 - Bruxelas e deslocamento para Amsterdan no fim do dia Dia 9 - Amsterdan Dia 10 - Amsterdan Dia 11 - Amsterdan Dia 12 - Amsterdan e deslocamento para Colônia no fim do dia Dia 13 - Colônia Dia 14 - Colônia e trem noturno para Berlim Dia 15 - Berlim Dia 16 - Berlim Dia 17 - Berlim Dia 18 - Berlim e trem noturno para Varsóvia Dia 19 - Varsóvia Dia 20 - Varsóvia e deslocamento para Cracóvia no fim do dia Dia 21 - Cracóvia Dia 22 - Cracóvia e trem noturno para Budapeste Dia 23 - Budapeste Dia 24 - Budapeste Dia 25 - Budapeste Dia 26 - Budapeste e trem noturno para Bratislava Dia 27 - Bratislava Dia 28 - Bratislava e delocamento para Viena Dia 29 - Viena Dia 30 - Viena Dia 31 - Viena e deslocamento para Praga no fim do dia Dia 32 - Praga Dia 33 - Praga Dia 34 - Praga Dia 35 - Praga Dia 36 - Deslocamento de Praga para Berna Dia 37 - Berna Dia 38 - Berna e delocamento para Zurique no fim do dia Dia 39 - Zurique Dia 40 - Zurique Dia 41 - Deslocamento para Paris e voo de volta Sugestões e dicas são sempre bem-vindas . Abraço a todos! Citar
Colaboradores João Rosenthal Postado Fevereiro 25, 2014 Autor Colaboradores Postado Fevereiro 25, 2014 Adriano, Já fiz um cálculo de gastos e a viagem sairá entre 10 e 12 mil em uma estimativa de 150 reais por dia (em média), considerando que em alguns lugares ficarei em casa de amigos. Isso daria 6000 reais nos 40 dias, mais 2500 de passagem aérea e 2000 para viagens internas (ambas com os preços já checados nos sites das companhias que operam). E apesar de ir para alguns lugares bem caros, outros são bem baratos, como Bratislava e Polônia. Acho que 150 reais por dia é até muito considerando que em algumas cidades gastarei muito pouco. Eu estava no Chipre, que usa Euro e os preços são muito mais caros que na Europa continental, e com 150 reais por dia eu vivia como rei. Ou seja, é possível sim eu fazer a viagem com 10, 11 mil reais. Citar
Colaboradores João Rosenthal Postado Fevereiro 25, 2014 Autor Colaboradores Postado Fevereiro 25, 2014 Mais especificamente, terei hospedagem para 8 das 40 noites. Citar
Colaboradores João Rosenthal Postado Fevereiro 25, 2014 Autor Colaboradores Postado Fevereiro 25, 2014 Atualizando preços que já pesquisei: Voo Florianópolis - Paris - Florianópolis pela TAM = R$2800, mas como vou em uma época que não é o auge do turismo, ainda espero encontrar uma promoção. Eurail para o tempo e países que preciso (só não inclui a Polônia) = €560, convertendo para reais e somando o que gastarei na Polônia, fecha em R$2000. Hospedagem para 30 dias (8 em casa de amigos e mais 2 noites no trem) = R$1500 (média de 50 reais por noite. Em lugares como Paris ou Suíça pagarei mais, em outros como Varsóvia, Budapeste, Bratislava pagarei menos. Acho que 50 ficou uma boa média). Alimentação = esse é sempre o maia difícil de ser calculado. Sou BEM econômico, para mim não existe sentar para tomar um café à tarde, e janta fora no máximo 4 ou 5 vezes durante toda a viagem. Fechei uma média de 60 reais por dia x 40 = R$2500 arredondando. Isso tudo fechou R$8800. Para chegar aos 11 mil que planejo teria que gastar em média 55 reais com o restante (passeios, transportes dentro da cidade, gastos eventuais, etc.). Parece pouco (e realmente é) em cidades como Paris, mas considerando que meu estilo de viagem é o de conhecer as cidades a pé, acredito que seja possível. Não sou de entrar em todo museu que vejo pela frente, nem de gastar uma nota em baladas à noite. Prefiro visitar tudo a pé, viver a cidade. Fiz isso em todas as viagens anteriores e sempre gostei, e consegui aproveitá-las com um orçamento bem razoável. Claro que algumas atrações como o Louvre não podem jamais ser deixadas de lado, mas museus badalados como o do Van Gogh em Amsterdan não me atraem nem um pouco. Prefiro pegar um ônibus e ir visitar bairros menos badalados das cidades, caminhar por eles. Enfim, talvez vc esteja certo, posso estar viajando no meu orçamento. Mas 15 mil te garanto que não vou gastar. Citar
Membros juliad Postado Fevereiro 25, 2014 Membros Postado Fevereiro 25, 2014 Bratislava é uma polêmica e tanto nesse forum - e em toda a internet...você pesquisou se há o que fazer lá a noite? sei que existem algumas baladas em alguns dias, mas, se fizer questão mesmo, eu sugeriria ver o dia correto pra não cair numa cidade deserta numa terça feira. eu estou achando a parte leste/centro um pouco apertada. uma noite em cracóvia, uma em viena... Citar
Colaboradores João Rosenthal Postado Fevereiro 25, 2014 Autor Colaboradores Postado Fevereiro 25, 2014 Adriano, concordo com o seu cálculo no que diz respeito a Berlim, Paris e outras cidades mais caras. Mas como metade do meu mochilão (um pouco menos para ser justo) será em cidades mais baratas, acredito que dê para baixar essa média. Por exemplo, pesquisei hostels em todas as cidades e em muitas do leste há hospedagem bem localizada por 35 reais a noite. Realmente a qualidade deve ser questionada, mas como vejo pelo hostels.com e há avaliações, não vou escolher um lugar em condições deploráveis. Sobre a alimentação, pretendo tomar café no hostel, almoçar na cidade e preparar minha janta no hostel mesmo. Fiz isso nos 36 dias de viagem pela América do Sul e foi numa boa, e ainda consegui almoçar nos hostels em alguns dias. De qualquer modo, acredito que 10 euros para Berlim e outras cidades mais caras seja um boa estimativa sua, e talvez uns 7-8 euros para cidades menos caras. Por fim, acho que o meu perfil de viagem me permite viajar gastando pouco. Não que eu seja um cara que gosta de passar perrengue ou viver no limite, longe disso. Mas simplesmente por preferir atrações e passeios que não custem muito dinheiro. De qualquer modo, muito obrigado pelas suas dicas. Sobre ter um dinheiro para reserva, isso terei com certeza. Quando falei que 17000 estava fora do meu orçamento não quis dizer que se chegasse a isso teria que entrar em hipoteca, mas simplesmente que não é um valor que pretendo gastar no momento. Abraço! Citar
Colaboradores João Rosenthal Postado Fevereiro 25, 2014 Autor Colaboradores Postado Fevereiro 25, 2014 Bratislava é uma polêmica e tanto nesse forum - e em toda a internet...você pesquisou se há o que fazer lá a noite? sei que existem algumas baladas em alguns dias, mas, se fizer questão mesmo, eu sugeriria ver o dia correto pra não cair numa cidade deserta numa terça feira. eu estou achando a parte leste/centro um pouco apertada. uma noite em cracóvia, uma em viena... Oi Julia, Sobre Bratislava, concordo que ela divide opiniões. Conheço muitos que gostaram e muitos que odiaram. Ficarei 1 dia e meio para conhecer o que há de principal e seguirei viagem. Cracóvia irei por causa de Auschwitz mesmo, e Viena na verdade são 3 dias e 3 noites, vc se confundiu. Irei chegar lá à noite, passar dois dias inteiros e no terceiro irei para Praga no final do dia. Citar
Membros juliad Postado Fevereiro 25, 2014 Membros Postado Fevereiro 25, 2014 bom, eu mesma planejei muito ir para bratislava e só não vou por falta de tempo no meu roteiro. mas penso se no seu caso vale pernoitar lá - você chegará de noite e tem que ver se tem algo aberto, por exemplo. é uma parada a mais e talvez compensasse fazê-la como bate e volta de viena - menos stress com mala, por exemplo. quanto a Auschwitz, tem outros campos próximos a berlim ou praga, por exemplo. vacilei em viena, são três dias! Citar
Colaboradores João Rosenthal Postado Fevereiro 27, 2014 Autor Colaboradores Postado Fevereiro 27, 2014 bom, eu mesma planejei muito ir para bratislava e só não vou por falta de tempo no meu roteiro. mas penso se no seu caso vale pernoitar lá - você chegará de noite e tem que ver se tem algo aberto, por exemplo. é uma parada a mais e talvez compensasse fazê-la como bate e volta de viena - menos stress com mala, por exemplo. quanto a Auschwitz, tem outros campos próximos a berlim ou praga, por exemplo. vacilei em viena, são três dias! Júlia, Talvez fazer um bate e volta a partir de Viena seja uma boa ideia mesmo, já havia pensado nisso. Ainda preciso decidir esses detalhes. Sobre Auschwitz, quero muito conhecer, aí aproveitaria para dar uma volta em Varsóvia e Cracóvia. Talvez aumente um dia em Cracóvia, também é outra questão que tá pendente. Esse roteiro aí é um esboço, pretendo comprar as passagens (com um tempo de viagem que feche com os preços mais baratos disponíveis) e aí sim fechar um roteiro definitivo a partir da quantidade de dias que terei. Citar
Membros Davi Leichsenring Postado Fevereiro 28, 2014 Membros Postado Fevereiro 28, 2014 Uma dica é dividir o gasto de país caro x país barato. Como leste e oeste tem valores bem diferentes, você calcula quanto vai gastar de um lado e depois do outro lado. Bom, 150 reais dá cerca de 40 euros (sempre faça conta em euros, porque afinal, você vai usar a moeda de lá, não de cá), esse valor é possível sim gastar por dia, mas sabendo que entrar em lugar pago não vai ser possível e de vez em quando comer um McDonald’s. (Eu gastei 54 euros por dia em Paris, total 6 dias, no verão, e eu fui no Versalhes, e entrei em 2 ou 3 lugares pagos. Comi muito crepe, são bons e baratos). Evite hostel barato longe do centro, não vale a pena, tem o tempo gasto para chegar lá e o dinheiro de transporte público, daí já tira toda a vantagem do valor baixo. Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.