Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

1º/05/2009 - Expedição Mochileiros ao Pico Paraná

Postado
  • Membros

Expedição Mochileiros ao Pico Paraná

Feriado de 1º de maio chegando, nos estado de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná pessoas começam a se movimentar por um bom programa no dia do trabalhador.

Alguém lança a idéia no fórum, “Vamos ao Pico Paraná”. Troca de e-mail para cá e para lá e a “expedição” estava montada. Vindo do Rio de Janeiro Haole, de São Paulo Marcosplf e Katish(que na verdade é de Santa Catarina) e do Paraná DaniloDassi e seu amigo Derso. Todos prestes a passar poucas e boas durante o feriado.

Começa a Expedição!

598d9e4de5828_aindalimpos.JPG.ffb20ad2d0073c9854ba157135cc813c.JPG

Na madrugado do 1º de maio acordei com o telefonema do Haole dizendo que estava chegando em 40 minutos no Terminal Rodoviário do Tietê, era um pouco antes das 4 da manhã. Tomei meu banho e me troquei esperando a Katish em minha casa que vinha de Interlagos, ela chegando fomos buscar o Haole no Tietê e caímos na BR rumo a Fazenda Pico Paraná.

Pegamos um pouco de transito na Regis por conta de alguns acidentes e chegamos na fazenda por volta das 10:30 h, quase juntos com Danilo e o Derso que vieram de Maringá.

O tempo estava nublado e um pouco frio, iniciamos a subida por volta das 11 horas, ainda sem rumo definido, pois a Serra estava muito cheia e o clima não era favorável. Após a subida do Getúlio e encontrar muitas pessoas subindo em direção ao Caratuva optamos em seguir em direção ao Pico Paraná, que dispões de mais pontos de acampamento que os outros picos da região.

598d9e4dd585a_Primeirodia.JPG.6b80fc9bd639d82bb484140dd67d2ae7.JPG

A trilha estava o caos, lama, chuva, mata fechada. Por vezes nos lembrávamos do cenário do filme Rambo I ou Predador. Mas mesmo diante da dificuldade da trilha íamos nos divertindo com os diferentes sotaques do nosso grupo, cada um contando suas histórias, expondo seus trejeitos e expressões.

Caminhávamos num ritmo constante, porém lento devido às péssimas condições da trilha. Nos deparamos com várias pessoas no sentido contrário que desistiram de continuar devido ao caos. As notícias de quem retornava não eram muito animadoras, porém somos brasileiros (e de várias partes do nosso querido país) e não desistimos nunca, continuávamos em frente.

Começou a escurecer e ainda não tínhamos atingido o acampamento A1, caminhamos por mais de uma hora no escuro e após 6 horas e trinta minutos chegávamos ao primeiro acampamento, que estava lotado, com muito custo achamos um espaço que caberia nossas três barracas.

Levantamos acampamento ainda debaixo de chuva, todos molhados, com frio e fome. A chuva não dava sinais de trégua e quem se arriscou a cozinhar o fez no avanço das barracas, por volta das 20 horas eu já estava dormindo, ou ao menos tentando. O único espaço que conseguimos armar a barraca era no barranco! Eu caía em direção à parede da barraca e a Katish caía em cima de mim e chovia! Chovia demais! Na outra barraca, no mesmo barranco, o Danilo ia contra a parede, esmagado pelo Derso! E o Haole dormia tranqüilamente após um super jantar preparado no avanço, pois sua barraca estava armada em um único platozinho existente.

Acordamos debaixo de chuva, nossa idéia era atacar o cume do Pico Paraná, porém optamos por ficar o dia acampados esperando que o tempo abrisse. Esperamos em vão! Passamos o dia todo no A1 conversando (e que galera boa de papo) e bebendo um bom capuccino, acho que ao todo foi uns 4 litros da bebida....

Durante o dia víamos alguns trekkers que passavam em direção ao cume, e a maioria voltava desistindo, diziam que as escadas pareciam uma cascata. Passaram por nós algumas figurinhas, como um grupo que acampou no A2 e que levara um caixa de cerveja para cada, mais vodka, conhaque e outras coisas! Fiquei imaginando como não caíram das escadas ou explodiram quando fumaram um cigarro, me lembrei na hora do ditado “Deus protege os bêbados e as criancinhas!”.

A1.JPG.1445ecfe5637df0674a040098ff3dd9e.JPG

No final do dia eu e o Danilo ainda fomos até o A2 com a desculpa de buscar água na bica atrás da casa de pedra, a trilha estava ruim de mais, as escadas apesar de suprimidos alguns grampos não foram de grandes dificuldades.

Dormimos na esperança de um domingo ensolarado, pois havia estrelas no céu.

Ledo engano o domingo estava frio, chuvoso, nublado e não se via nenhum dos Picos da região. Porém não queríamos perder a viagem e decidimos atacar o cume, saímos às 9:30 h do A1 eu, Haole, Danilo e Derso, a Katish optou por ficar no acampamento, com as meninas que estavam na barraca ao lado e estavam esperando os amigos que também foram ao cume.

A trilha estava molhada, passamos sem grandes dificuldades pelos grampos antes do A2. Após o A2 a trilha estava bem difícil, quanto mais alto subíamos mais difícil ficava, neste trecho não foram retirados grampos, ou os que foram não atrapalham a subida, mas como estava chovendo, sem visibilidade alguma e com muita lama na trilha, tínhamos que andar com atenção redobrada, passando os grampos com cuidado.

598d9e4ddde13_CumePP.JPG.13f8e30c1f859538e510e1941d17137d.JPG

Atingimos o cume 2 horas após termos saído do A1, não se via nada do cume, o vento soprava com força e meu termômetro marcava 11ºC. Assinamos o livro e iniciamos a descida, também com grande dificuldade, pegamos um pouco de “transito” depois do A2 e chegamos de volta no A1 4 horas e meia depois de iniciarmos a subida.

598d9e4de19e5_mochileirosnoPP.JPG.bc4527c77eef6f0096727bd4141e8fcc.JPG

A katish tinha iniciado a descida com as meninas do outro grupo, botamos o acampamento para baixo e conseguimos sair de volta para a fazenda as 15:30, o tempo começava a abrir e conseguimos por um bom ritmo na volta, fazendo o trecho em 3 horas e meia, sendo que pegamos um pouco de sol ao contornar o Caratuva, após 3 dias de chuva me deixou muito feliz tomar um pouco de sol na cara. Quando atingimos a bifurcação da trilha entre o Caratuva e Pico Paraná já estava escuro e descemos até a fazenda sob as luzes de nossas lanternas.

598d9e4dee996_3diasdepois.JPG.9748f72a1fbe91d0af014df61da20573.JPG

Tomamos nosso banho e rumamos a Curitiba onde comemoramos o “sucesso” de nossa empreitada em um rodízio de pizza, onde ficamos quase até meia noite, conversando rindo e brindando (com refrigerante pois tínhamos um longo caminho pela frente..rs.) as novas amizades e ao perrengue De lá os paranaenses tomaram seu rumo a Maringá e nos, paulistas e carioca, fomos em direção a São Paulo. Deixei o Haole na rodoviária era quase 6 da manha, a Katish tomou seu rumo e eu cai na cama como um bebê.

Se não foi uma viagem com um belo visual por conta do clima, com certeza valeu por juntar um grupo muito bom, não houve um atrito sequer, todos riram, se divertiram e já estamos marcando uma nova trip!

Galerinha nota 10! Todos sem exceção, sejam paulistas, cariocas, paranaenses ou catarinenses estão de parabéns, fomos unidos pelo espírito de aventura e como grupo conseguimos atingir nosso objetivo, provando que para se divertir não importa idade, sexo ou onde cada um mora, basta estar disposto a sentir a natureza e conhecer pessoas!

598d9e4de96e7_finaldetrilha.JPG.82a0df45385fabc02ca4da2b0f105812.JPG

Editado por Visitante

• Respostas 45
  • Visualizações 12.8k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Autor
  • Membros

Rs... sem crise então, mantenha contato comigo tem meu msn e meu e-mail na minha barra lateral! Agora fiquei curioso pelo seu próximo destino!

abração!

Postado
  • Membros

INVEJA!!! ::sos::

PQP, não pude ir.. parabéns aos participantes, a integração é importante. Rola troca de idéias, de culturas! ::otemo::

Postado
  • Membros

MP, Haole, Danilo e Derso, vcs são os parceiros de trekking que qualquer garota gostaria de ter !! :) Obrigadíssima pela paciência e pelo senso de equipe de vocês.. imagino que não tenha sido fácil seguir o meu ritmo de principiante, mas foi ótimo! Isso que é sorte de principiante, ter a oportunidade de fazer trilha com um editor e dois colaboradores do site.. não é pra qualquer uma não!!! ::otemo::

Postado
  • Membros

Marcos, Haole, Danilo, Katish e Derso,

Parabéns!!! Iniciativa e companheirismo fantásticos, isto é o que é o "outdoor".

Se o visual não foi o esperado, demonstraram que as pessoas foram além da expectativa, é o mais importante sempre! ::otemo::::otemo::::otemo::

Grande abraço a todos! ::cool:::'>

Postado
  • Membros

"Quem não foi, realmente perdeu"... sempre rola essa frase! ::lol3::

Mas fica o convite para as próximas e se quiserem nos convidar, estamos ai!!! ::mmm:

Haole, as fotos ficaram show de bola! Mandou benzão!

Acho que não tenho fotos muito boas, minha camera ficou molhada no primeiro dia então demorou até secar. Depois deixei ela no fundo da bolsa e não rolou pega-la.

Acho que tem alguma do domingo, com o dia mais aberto, não tem?

Poxa, acabei de voltar, ainda estou me recuperando dos tombos, arranhões, as pernas ainda doem, porém bate uma saudade dos perrengues na trilha, das piadas, dos papos "xinixtrosx", das gargalhadas... galera nota 10!!!! Só tem maluco!!! ::hahaha::::lol4::

Qual será o próximo lugar que vamos aterrorisar os pobres vizinhos que estão tentando dormir a mais de 5horas?!?!? hUIAohuiahiouAHUA :lol::lol::lol:::prestessao::

Postado
  • Membros

:oops: ...obrigada pelos elogios!

marcosplf, relato show...e os carangueijos? ::lol4::

danilodassi...só rindo né safado? Sinistro...galho maluco.Mestre cuca foi boa :wink:

Carioca sempre "sofre"...

"Quem é o carioca, o descalço?"

"Meu celular é vagabundo heim carioca"

::lol4::::lol4::::lol4::

E sabe o que é engraçado?

Minha mochila voltou mais pesada... :mrgreen:

Katish...está de parabéns ::cool:::'>

Na próxima eu vou levar uns amigos da milícia...vão apagar o derso(doiter, danger) e colocar umas máquinas de caça niquels pela trilha... :lol:

Danilo, têm mais fotos sim...já passei para o marcosplf e ainda rola as fotos dele.Galera nota 10 ::cool:::'>

"Mamão com açucar, editado" ::hahaha::::lol4::::otemo:::P:mrgreen:

Abraço

Editado por Visitante

Postado
  • Membros

Se me permitem, vou dar um pitaco p/ a próxima trip (no PR, é claro). Já que não posso ir pelo menos ajudo com minhas idéias...

Façam a itoupava descendo. Saindo de Borda do Campo (região metropolitana de Ctba) dá pra subir o Pão de Loth logo no início (a trilha passa do lado), passar pela estrada de ferro, Véu da Noiva (se quiserem passo a dica de como chegar na cachoeira, mas ela é perigosa!), e pela santa (Nossa Senhora do Cadeado) até o fim da trilha, na estrada que liga Porto de Cima a Eng. Langue.

Aqui pode subir pro Marumbi ou descer pro Rio Nhundiaquara, e ainda ir pro Salto dos Macacos, é só se informar no IAP que fica em Porto de Cima, a trilha começa ali pertinho, é só atravessar o rio (dua vezes) e seguir sempre pela principal, e sempre a esquerda.

Se forem de carro de SP vai pela Graciosa até Porto de Cima (já é um passeio bem legal), pega a estradinha logo depois da ponte metálica (Rio Nhundiaquara) e deixa o carro no IAP, volta pra Porto de Cima e pega o busão pra Ctba. Quando chegarem lá embaixo a viatura vai estar esperando.

Se for só descer a Itoupava um fds chega (com sobra, pra fazer tranquilo conhecendo tudo), se quiserem estender pra Marumbi/Salto dos Macacos 3 dias seria o ideal.

Postado
  • Membros

Salve Otávio!

O Derso e eu já fizemos uma trip quase nesse molde que você falou.

Em janeiro de 2008, fizemos a Fazenda, então descemos o Itupava e, devido a forte chuva, fomos para Porto de Cima. Lá, ficamos hospedado na casa de uma senhora muito simpatica, conhecemos melhor a pequena cidade e fizemos o Boia Cross. Então fomos até o "Marumba", mas novamente devido ao mal tempo, não conseguimos subir.

Fomos de carona com o IAP até Morretes, comemos um barreado show de bola no Nhumdiaquara e depois uma semaninha na Ilha do Mel para relaxar.

Ficou faltando o Salto dos Macacos e o Marumbi com bom tempo. Logo logo devemos estar por ai novamente. :mrgreen:

Valeu as dicas! ::otemo::

Abraços

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.