Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Zig-zag pelos Andes : Mendoza, Santiago, Las Lenas, Cordoba, La Serena, Copiapo, Fiambala, Antof.La Sierra, Tafi del Val

Postado
  • Membros

DSC02726.JPG.dabfb6a5f527c3e9e971216c6ebf4153.JPG

Pessoal, estou devendo um relato da nossa última viagem pelos Andes (Argentina e Chile) que fizemos em Janeiro 2014.

Foram 28 dias viajando de carro na seguinte rota:

Florianópolis, São Borja, Mendoza, Santiago, Curicó, San Rafael, Cordoba, La Serena,

Copiapó, Fiambalá, Antofagasta de La Sierra, Tafí del Valle, Foz do Iguaçu.

Sei, sei, o roteiro é um tanto maluco, vai e volta, entra e sai da Argentina e Chile, volta pra Cordoba... (lá pra frente explico o porquê).

Mas garanto desde já que valeu a pena cada "mil quilômetros" rodados... hehehe. :D

Desta vez farei um relato mais enxuto porque já existem vários relatos semelhantes bem descritos e bem detalhados na internet, principalmente aqui no Mochileiros. Então aí vai:

Demos a largada no dia 20 de Dezembro saindo do país por São Borja(RS).

Neste dia atravessamos o estado de Santa Catarina inteiro, almoçamos em Passo Fundo e pernoitamos em __________, cerca de 50 Km antes de São Borja. Hotel - 90 reais TPL.

Dia 21/Jan. Federal (AR)

Passamos por São Borja e entramos na Argentina por Santo Tomé.

Fizemos câmbio de reais por pesos dentro da própria Aduana Argentina (em Santo Tomé). Troquei apenas uma parte pois sabia que em Mendoza/Córdoba iria ter melhor cotação para o nosso real. Também compramos a Carta Verde alí mesmo, pagando 40 reais (válido por 30 dias). E tem também um pedágio de 20 reais para entrar no país. (engraçado, paga-se em reais...)

Pernoite em Federal. Hotel____ 350 pesos TPL.

22/Dez. Santa Fé, Villa Maria, Rio Cuarto, San Luís

Continuando na estrada, já um pouco cansados das longas retas e entediados da mesmice da paisagem que não mudou quase nada durante esses 3 dias... assim seguimos parando para pernoitar numa vila antes de San Luís, cabanas Las Glicinias (270 pesos TPL). Esta vila é um balneário, há várias pousadas e casas de veraneio. Preparamos macarrão para o jantar na cabana e depois cama!

Almoço em San Francisco - 168 pesos (fast food no Shopping da cidade).

23/Dez. Mendoza

Na tarde do dia 23/Dez chegamos em Mendoza! Todas as estradas estavam boas até aqui, com exceção de alguns trechos curtos com buracos, mas sem grandes problemas. E também não tivemos nenhum problema com a polícia caminera, em todas as paradas que fizemos fomos bem tratados.

Chegando em Mendoza fomos direto para nosso hotel previamente reservado, (816 B&B) muito bom hotel, com garagem e um café da manhã delicioso! Total: 1.155 pesos por 2 diárias TPL.

Tive uma boa impressão da cidade, o centro animado, a peatonal, os restaurantes, os monumentos e parques. A nossa primeira impressão foi ótima!

Andamos a tarde pela peatonal procurando casa de câmbio mas estavam já todas fechadas. Passeamos a noite e jantamos no La Florencia (bife de chorizo!).

Em Mendoza não deixem de tomar sorvete na Heladeria Perin. Muito bom! Em frente ao restaurante La Florencia.

24/Dez. Mendoza

Pela manhã consertamos uma lâmpada queimada do carro, passeamos pelo Parque San Martin então fomos para as Termas de Cacheuta, distante uns 40 Km da cidade. Há várias piscinas térmicas lá, de variadas temperaturas, encravadas no meio das montanhas. Há poucos restaurantes e quiosques na entrada do balneário. O dia em que fomos não tinha muita gente por ser véspera de Natal, mas acredito que em finais de semana normais aquilo deve fervilhar de gente... Passamos a tarde toda lá.

Entrada para as termas: 70 pesos/persona. (20 pesos estacionam.). Almoço: Los Cactos - 200 pesos para 3.

598db05733b79_termasdecacheuta.jpg.5f95488e357798a1a8151d0aa369c95f.jpg

25/Dez. Uspallata (via Villavicencio)

Saímos cedo de Mendoza, subimos a estrada antiga passando por Villavicencio. Que estrada linda! Ficamos maravilhados com a paisagem, as curvas, as flores ao longo da estrada. Paramos muito para fotos.

Villavicencio(1).JPG.8c72553df571c225aef08a22121e397e.JPG

Quando faltava uns 5 Km para chegar em Uspallata nos deparamos com a estrada coberta de lama (por uns 100 m) devido às chuvas que cairam dias antes. Cerca de 10 carros estavam parados nos dois sentidos da estrada. O pessoal resolveu então arregaçar as mangas, ou melhor, as calças, e enfiaram o pé na lama literalmente para limpar a estrada. Fizeram uma espécie de calha para escoar no lugar mais crítico, assim os carros puderam passar fazendo um banzé de lama pra todo lado... ::hein: Até chegou o carro do Corpo de Bombeiros, mas nessa altura já nem precisou. Serviu apenas pra jogar água nas pessoas pra limpar o barro. Chegamos enfim a Uspallata com o carro enlameado até quase o teto, parecia ter saído direto do Rally Dakkar.

DSC03990.JPG.5eb1b64393e0c854e2eb357caff5fda5.JPG

Ficamos nas ótimas Cabanas Uspallata, logo na entrada da cidade pra quem chega por Villavicencio. 240 pesos/dia. Para o jantar fizemos macarrão na cabana. Usamos o wi-fi do Posto YPF para mandar notícias aos familiares, aliás foi muito conveniente para nós, em todos os postos YPF que passamos (ou quase todos) havia wi-fi grátis! Até mesmo no meio do deserto perto de Tallampaya!

598db05893d3b_DSC04139-Cpia.JPG.3c22076aa2ffd829e55d2f6702f83e6f.JPG

26/Dez. Uspallata

Na cabana conhecemos um casal brasileiro (Cesar e Irene) que viajava numa potente caminhonete, toda equipada, carregava quase a casa toda deles atrás. Uma simpatia de pessoas, muito queridos! Trocamos muitas experiencias e dicas de viagem. Eles partiram no dia seguinte para Pucón e nós ficamos para nossa próxima aventura, que foi...

O Mirante do Aconcágua (cerca de 50 km de Uspallata). A estrada é linda (a Ruta 7), pagamos o ingresso ao parque (20 pesos), deixamos o carro no estacionamento e fizemos a trilha (fácil) até o Mirante. Vale a pena ir até lá, a vista do Aconcágua (6.960m) é maravilhosa! e o entorno idem! Tomamos o nosso lanche com essa vista linda e retornamos a trilha de volta.

598db057e9c71_trilhaaconcagua(1).JPG.11a12c1f858ffa5120471eec52bd9460.JPG

DSC04063.JPG.2844bc83ac5b1592fa6fa3538ee66c8a.JPG

Após o Aconcágua subimos até o Monumento ao Cristo Redentor. Uma estrada estreita muito íngreme, cheia de curvas fechadas e em ferradura! toda em rípio, sem proteção nenhuma nos leva até a altura de 4.000m onde está o monumento. A estrada é bem estreita de maneira que se vier um carro no outro sentido, temos que parar e ir até um lugar mais largo para o outro passar. Eu achei um tanto perigoso mas a paisagem em compensação é linda demais! Vários picos nevados, geleiras, inclusive gelo pelo caminho. ah! nem precisa dizer que lá em cima o vento é de matar! Muito frio! Não aconselho subir se tiver um tempo chuvoso.

Nós subimos por um caminho que não é o usual, não foi pelo Portal por onde a maioria sobe, subimos pelo outro lado. De qualquer jeito, os dois caminhos são parecidos e merecem todo cuidado.

598db057e4a74_subidamonumentocristoredentor.jpg.ad63711110d23777e44569e42f5736de.jpg

598db0588a622_subidapCristoredentor.jpg.0200303cc6939571bad041cec49b5909.jpg

598db06501cad_Cristoredentor-Cpia.jpg.5af3941720ac31ad11c1e6e62d63361d.jpg

Neste dia também paramos para visitar a Puente del Inca, uma formação natural de rochas coloridas e com nascentes de águas termais. Fica bem ao lado da Ruta 7.

598db057f391b_campoflorido.jpg.0ae18224922419532640376364fb0c13.jpg

Editado por Visitante

Featured Replies

Postado
  • Autor
  • Membros

13/Jan. Tafí del Valle

Já conhecíamos também de outras viagens, mas sempre é bom voltar para um lugar bonito e que tenha gostado.

A vila tem muito comércio, restaurantes e pousadas. Nas férias (tanto de verão ou de inverno) o pessoal de Buenos Aires vem passar a temporada aqui, então é bem animada a noite.

Passeamos pelo centrinho à noite, jantamos e compramos depois queijos de cabra e empanadas (especialidades da vila).

Dormimos no Hotel ATEP - 325 pesos TPL (sem café). O café da manhã tomamos numa panaderia perto do centrinho, onde compramos também várias medialunas para viagem.

598db08b7ca6a_floresdocampoemTaf-Cpia.jpg.6753ae018ca625b8e160ab08884c2a6a.jpg

598db08b8a17e_DSC05034-Cpia.JPG.67e31b5105e56d0468274e07b2f0ef7f.JPG

14/Jan. Roque Saenz Pena

Já estamos no caminho de volta para o Brasil.

A viagem estava tão boa mas uma hora tem que retornar não é!?...

Deixamos Tafí, subimos e descemos toda aquela íngreme Sierra del Aconquija, passamos a abra do Infernillo ( 3.000m).

Passamos depois por Quimili para abastecer , e então chegamos no retão interminável do Chaco. Em Quimili encontramos 2 motociclistas brasileiros que voltavam de Ushuaia. É muito bom encontrar com conterrâneos e trocar informações.

Paramos para pernoite em Roque Saenz Pena. Ótimo hotel com um ótimo restaurante.

Passamos no supermercado e compramos dulce de leche, azeite de oliva e outras guloseimas para levar para casa.

Hotel Gualok Atrium - 925 pesos (2 quartos).

15/Jan. Puerto Iguazu

Neste dia novamente passamos o dia todo naquelas retas intermináveis do Chaco, sem mais montanhas, nem picos nevados, nem lagunas azuis.... Já ficamos com saudades... Mas também estava feliz por estar chegando em casa, saudades da terrinha também!

Pernoite em Puerto Iguazu. Hotel _________ 130 reais para 5. Aceitam reais!

Jantar no La Rueda, demorooou para sair a comida, mas estava uma delícia! Recomendo! (Também aceitam pagamento em reais)

598db08b81cdb_DSC03337-Cpia.JPG.2d204af0f5769c4147d79554bce4888a.JPG

16/Jan. De volta ao Brasil!

Deixamos Puerto Iguazu, passamos pelas Aduanas (a brasileira continua às moscas, sem nenhum agente, entra qualquer um sem nenhum controle).

Termina assim nossa grande aventura! Sem contratempos maiores, nem com a polícia caminera, nem problemas mecânicos, apenas tivemos um pneu furado e alguns de nós sofremos do mal da altitude (isso foi ruim!) mas já sabendo disso, fomos preparadas com remédios e tomamos oxigenio onde tinha disponível.

Levamos a grande parte do dinheiro em reais, quase não usamos o cartão de credito. Valeu muito levar em dinheiro pois o câmbio estava muito favorável para o real.

Em Cordoba trocamos todo nosso real na época com a cotação de 1 real = 4,10 pesos. Hoje, devido á grande inflação na Argentina, o real deve estar valendo muito mais. Está uma boa época para nós brasileiros visitar nossos hermanos!

Então pessoal, como disse no início, meu relato foi bem enxuto, sem muitos detalhes, apenas muitas fotos para ilustrar.

Quem quiser mais detalhes ou informações pode escrever/postar. Responderei com prazer!

598db08b8636d_DSC02766-Cpia.JPG.f1e233f6054cbae1d9f2146c5bde6cac.JPG

Hasta la vista a todos y gracias por la lectura!

Postado
  • Membros

Linda viagem Sueli!

Quase os mesmos lugares que fui... O Campo de Piedra Pomez é uma coisa linda, né? Aliás, toda a região... Parabéns pelo relato e pela viagem...

Bjs

Postado
  • Autor
  • Membros

Oii Hlira

Obrigada, sim, vale a pena este roteiro, é muito bonito.

Oláa Carla!

Sim, primeiramente quero agradecer a você, foi lendo o seu relato (e vendo as suas fotos) que me animei a fazer esta viagem!

Muito linda a região de Antofagasta! Valeuu!

Qual será o seu próximo destino!?

Beijoss.

• 1 ano depois...
Postado
  • Membros

Fantástico o relato, parabéns! Estou pensando em sair de La Serena com destino à Argentina (San Juan, Rioja ou outra cidade mais ao norte). Alguém sabe se há ônibus que fazem esse trajeto?

• 1 ano depois...
Postado
  • Membros
13/Jan. Tafí del Valle

Já conhecíamos também de outras viagens, mas sempre é bom voltar para um lugar bonito e que tenha gostado.

A vila tem muito comércio, restaurantes e pousadas. Nas férias (tanto de verão ou de inverno) o pessoal de Buenos Aires vem passar a temporada aqui, então é bem animada a noite.

Passeamos pelo centrinho à noite, jantamos e compramos depois queijos de cabra e empanadas (especialidades da vila).

Dormimos no Hotel ATEP - 325 pesos TPL (sem café). O café da manhã tomamos numa panaderia perto do centrinho, onde compramos também várias medialunas para viagem.

[attachment=3]flores do campo em Tafí - Cópia.jpg[/attachment]

[attachment=0]DSC05034 - Cópia.JPG[/attachment]

14/Jan. Roque Saenz Pena

Já estamos no caminho de volta para o Brasil.

A viagem estava tão boa mas uma hora tem que retornar não é!?...

Deixamos Tafí, subimos e descemos toda aquela íngreme Sierra del Aconquija, passamos a abra do Infernillo ( 3.000m).

Passamos depois por Quimili para abastecer , e então chegamos no retão interminável do Chaco. Em Quimili encontramos 2 motociclistas brasileiros que voltavam de Ushuaia. É muito bom encontrar com conterrâneos e trocar informações.

Paramos para pernoite em Roque Saenz Pena. Ótimo hotel com um ótimo restaurante.

Passamos no supermercado e compramos dulce de leche, azeite de oliva e outras guloseimas para levar para casa.

Hotel Gualok Atrium - 925 pesos (2 quartos).

15/Jan. Puerto Iguazu

Neste dia novamente passamos o dia todo naquelas retas intermináveis do Chaco, sem mais montanhas, nem picos nevados, nem lagunas azuis.... Já ficamos com saudades... Mas também estava feliz por estar chegando em casa, saudades da terrinha também!

Pernoite em Puerto Iguazu. Hotel _________ 130 reais para 5. Aceitam reais!

Jantar no La Rueda, demorooou para sair a comida, mas estava uma delícia! Recomendo! (Também aceitam pagamento em reais)

[attachment=2]DSC03337 - Cópia.JPG[/attachment]

16/Jan. De volta ao Brasil!

Deixamos Puerto Iguazu, passamos pelas Aduanas (a brasileira continua às moscas, sem nenhum agente, entra qualquer um sem nenhum controle).

Termina assim nossa grande aventura! Sem contratempos maiores, nem com a polícia caminera, nem problemas mecânicos, apenas tivemos um pneu furado e alguns de nós sofremos do mal da altitude (isso foi ruim!) mas já sabendo disso, fomos preparadas com remédios e tomamos oxigenio onde tinha disponível.

Levamos a grande parte do dinheiro em reais, quase não usamos o cartão de credito. Valeu muito levar em dinheiro pois o câmbio estava muito favorável para o real.

Em Cordoba trocamos todo nosso real na época com a cotação de 1 real = 4,10 pesos. Hoje, devido á grande inflação na Argentina, o real deve estar valendo muito mais. Está uma boa época para nós brasileiros visitar nossos hermanos!

Então pessoal, como disse no início, meu relato foi bem enxuto, sem muitos detalhes, apenas muitas fotos para ilustrar.

Quem quiser mais detalhes ou informações pode escrever/postar. Responderei com prazer!

[attachment=1]DSC02766 - Cópia.JPG[/attachment]

Hasta la vista a todos y gracias por la lectura!

estou viajando na viagem de vcs, parabéns! quero ressaltar que o que mais me chamou a atenção foi o fato de vcs fazerem um roteiro bem diferente do que estou acostumado a ver (eu já fui duas vezes ao chile, uma de moto e outra de carro), ::otemo:: bem, eu tenho uma pergunta: quero fazer uma viagem para argentina, chile até a colombia sem limite de tempo (só de grana ::hãã2::::hãã2:: ), somos um casal e devo ficar em campings, vamos cozinhar a comida também pra economizar mais!!! , etc etc, e eu queria que vc me desse a sua opinião da seguinte forma: me desse uma ideia de roteiro com indicação de tempo e os locais que vc (em meu lugar) ficaria mais dias , pode ser? um abraço!!
  • 1 mês depois...
Postado
  • Autor
  • Membros

Olá Eli, desculpe a demora só vi o post hoje. Como sugestão de roteiro eu traçaria da seguinte forma, de acordo com o que ví e mais gostei durante minhas viagens:

Argentina: Salta / Purmamarca / subida dos Andes pelo Paso Jama - Atacama (Chile)

Chile: S.P.Atacama / Tocopilla / Ruta 1 beirando a Costa / Arica

Peru: Arequipa / Chivay (Canion del Colca) / Cusco / M.Pichu / Nasca / Lima

No meu relato sobre o Peru eu falo um pouco sobre as estradas, os lugares e algumas dicas . Não calcule a viagem por KM e sim pelo tempo gasto, nas estradas sinuosas dos Andes as vezes leva-se o dia todo para percorrer apenas 300 km....

Para além do Peru eu nao fui então nao posso dar pitacos. Espero ter lhe ajudado um pouco. E lembre-se, nao se atenha a um roteiro rígido, sempre tenha um plano B, C, seja flexível e curta muito a viagem, sem pressa!

• 3 semanas depois...
Postado
  • Membros

Olá Suelih! Seu texto é muito bom, gostei mesmo, e a cada trecho fui olhando no google maps e streetview pra acompanhar um pouco melhor por onde passaram. Sensacional, parabéns!

Quando puderem respondam pra quais lugares da Argentina e Chile gostariam de ir numa próxima viagem!

• 2 semanas depois...
Postado
  • Autor
  • Membros

Olá Minuano obrigada pelo elogio, a viagem foi realmente muito boa! Já fizemos algumas viagens pela Argentina/Chile, Peru/Bolivia, todas com características únicas e marcantes. Gostaria de voltar numa próxima oportunidade para a região do Sul do Chile e passar pela Ruta Austral que foi a estrada que não fizemos quando fomos a Ushuaia. (Já estávamos há um mes na estrada e cansados do rípio, optamos por subir pelo asfalto do lado Argentino, desde Los Antiguos até Bariloche.) Ví que planeja sua próxima viagem para o sul do Chile também! Muito legal! Qualquer coisa pode me escrever e bons ventos para tí! Abraços!

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.