Ir para conteúdo

Facas... Qual comprar?


Posts Recomendados

  • Membros
Salve "E", tudo bem? Obrigado pelo elogio à faca do Hammer. O aço utilizado nela foi o 5160, que na opinião de praticamente todos os cuteleiros hand-made é o aço mais indicado para uma faca que vai "sofrer" de verdade em uso intenso. Quanto à dureza dela, ainda não sei, mas vo pertuntar pro Peter. Sei que foi feita tempera seletiva nela, o que melhora ainda mais pro uso, deixando mais versatil. A bainha é em couro de bufalo. A faca mede 25cm totais e tem 6mm de espessura, e o cabo é em paracord, podendo ser usado separadamente, e muito util em campo. Quanto a bolacha com chá, opa, to dentro, só convidar! rsssssss.. GRande abraço!

Olá, Leandro! Bem legal mesmo, a melhor faca é a que condiz com nossa necessidade. ::otemo:::wink::wink: O 5160 é bastante usado por ser fácil de ser encontrado e por um preço mais acessível; por se encontrar fácil em ferro-velho (em algumas molas de feixe); por aceitar uma boa variação temperatura no TT; etc., sem contar suas qualidades de bom fio e de boa dureza. ::cool:::'> ::cool:::'> ::cool:::'> Existem outros aços que são bem melhores, mas por razões particulares e complexidades no uso, uns preferem um aço outros outro, e a maioria o 5160 por estas facilidades. Com a tempera seletiva sua faca tem a qualidade de maior dureza no fio enquanto mantem o resto flexível, aguentando mais torções e pancadas.

 

Sem dúvida deve ser boa! Valeu por mostrá-la (já salvei a imagem na pasta para futuras idéias de desenho de facas ::otemo:::wink::wink: ).

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Galera, como o tópico de Afiação tá as moscas vou perguntar aqui..

Comprei o Couro de Sola de Sapato e a Pasta de Óxido de Cromo, e agora? Só espalho na tira de couro o Óxido até tudo ficar verde e depois passo a faca 20 vezes como se tivesse passando manteiga? Precisa de um angulo certo pra passar a faca no Strop ou não? Alguem tem alguma dica?

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Galera, como o tópico de Afiação tá as moscas vou perguntar aqui..

Comprei o Couro de Sola de Sapato e a Pasta de Óxido de Cromo, e agora? Só espalho na tira de couro o Óxido até tudo ficar verde e depois passo a faca 20 vezes como se tivesse passando manteiga? Precisa de um angulo certo pra passar a faca no Strop ou não? Alguem tem alguma dica?

Abraços!

Fala, Eduardo! Sim, passa a pasta no couro, deixe ele verdinho; passa a faca 10 vezes de cada lado e depois intercala 1 vez de cada lado como se estivesse passando manteiga (do contrário, acabará cortando o couro). Mantenha o mesmo ângulo da afiação ou arrendondará o fio.

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

(E)

Então, as facas tão agora rapando cabelo, todas! :D Mas as primeiras tentativas eu arredondei o fio hehehehe Mas agora peguei o jeito, saquei como que se deve fazer.. Mas e por exemplo, eu tenho a Big Rock e a Mora que ainda não afiei porque vieram MUUUUUUUITO afiadas.. Pra passar no Strop quando começarem a perder o fio, como eu faço? Tenho que deduzir daí?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Koioz,

 

Estava olhando umas facas na web, e encontrei esse modelo especialmente desenvolvido por um bombeiro para bombeiros

 

20120131224202.jpg

 

para mim é uma mistura de formão com pé-de-cabra (alavanca), me pareceu bacana, um pouco caro para um leigo, mas para um profissional é o preço de uma boa ferramenta.

http://www.ebay.com/itm/CRKT-McGown-MAK-1-Tactical-Rescue-Tool-Knife-Black-G10-/120760091887?pt=Collectible_Knives&hash=item1c1ddcc4ef#ht_2577wt_952

 

http://www.crkt.com/McGowan-MAK-1-Multiple-Access-Knife

 

Andei vendo bons comentários dela na web

http://www.buzzillions.com/reviews/crkt-m-a-k-1-emergency-rescue-knife-reviews

 

 

 

inté...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Caros colegas, como já foi feito aqui no fórum, considero de bom tom anunciar que estou no páreo por essa belezura aqui do Tahar:

 

http://www.ebay.com/itm/SG-105C-Custom-made-D-2-DIE-steel-knife-BURL-WOOD-/110817664207?pt=Collectible_Knives&hash=item19cd3f5ccf#ht_1142wt_983

 

A quem mais se interessar, sugiro disputarmos conforme as regras do Bom Leilão! :)

 

PS: Não canso de me surpreender com a enorme riqueza das discussões dessa comunidade de apaixonados!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

O que mais me chamou a atenção nessa faca foi o uso de talhadeira na ponto, que em muitos casos faz bastante falta.

 

E o fato de a ponta não ser perfurante é muito bom para o uso em estricagem (salvamento de pessoas presas em ferragens de veículo os estruturas metalicas)

 

Mas eu não entendi o porque afiar como talhadeira na ponta e acrecentar o carbeto de silicio atras, onde eu poderia bater ::putz::

 

E outra coisa que tem que ser observada é a chave para bateria, que funciona em carro Chevrolet multinacional ou importado, porque no terminal da bateria de outros carros o parafuso é voltado para a bateria, dai Eu ACHO que a faca não iria caber.

Para ilustrar:

 

Padrão GM é o acinzentado e o bronze é o mais comum no Brasil

 

20120201001731.jpg

 

Nacionais

 

20120201001822.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...