Ir para conteúdo

Facas... Qual comprar?


Posts Recomendados

  • Membros

Amigos, para isso me preparo decentemente, notem sessão de treinamento do ano de 2009(não tenho fotos mais recentes disto) em que eu eliminava com eficácia os zombies impressos em A3 a uma distância de 10 metros em tiro rápido com a velha senhora(COLT 1911A1):

 

IMG_1595.JPG

IMG_1599.JPG

IMG_1585.JPG

 

Claro que fora isto tem as lâminas e meu treinamento em outras áreas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
heheheheeh

 

Eu não resisto: contra a bolha assassina é só usar aço com tratamento sub-zero em nitrogênio líquido!!!

 

::hahaha::::hahaha::::hahaha::::hahaha::::hahaha::::hahaha::

 

 

Lâmina contra a bolha assassina só consegue ficar melada ::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::

Melhor derramar o nitrogênio líquido nela e sair correndo ::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

heheheheeh

 

Trauco,

 

Mas já que este roteiro que nem roteirista doidão escreveria é nosso, a lâmina com tratamento sub-sero em N líquido, SUPOSTAMENTE teria armazenado a nível molecular um déficite potencial de temperatura e quando entrasse em contato com a bolha, congelaria instantâneamente e ainda quebraria aquele pedaço da blob, ai era só tacar fogo... ::tchann::::hahaha::::hahaha::::hahaha::

 

Me disseram que a fumaça que estavam fumigando quando estava pescando era de citronela para espantar os borrachudos, mas desconfio que tinha "algo mais" ... ::xiu::::dãã2::ãã2::'> ::dãã2::ãã2::'> ::dãã2::ãã2::'> ::dãã2::ãã2::'>

 

::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Retornando a assuntos mais chatos: acho que já defini qual faca vou comprar depois do meio do ano: Condor Kumunga!!!

 

A explicação é simples: fiquei muito satisfeito com o desempenho do Rodan com o fio retrabalhado para 10 graus de cada lado e micro-fio de 20 graus de cada lado.

 

Hoje cedinho fiquei invocado com a galharia da acerola que estava atrapalhando um pouco a passagem, e como era um emaranhado fecharo, o facão ou o kukri seriam inviáveis. A outra opção seria as serrinhas... mas resolvi usar a Rodan!

 

Galhos de 1 a 2cm, iam de um só golpe! Galhos antigos que estavam só o coto seco, foi uma facilidade cortá-los com poucos golpes. O cabo que sempre achei muito volumoso, para este tipo de tarefa é perfeito! Absorve bem o impacto e distribui muito uniformemente nas mãos.

 

E ainda é possível segurar a faca só pela metade final da empunhadura e ainda sim ter um bom grip e eficiência no corte. Me empolguei e fui dar uma desgalhada na goiabeira, nos galhos que já haviam dado fruto e não apresentavam flor. Mais mole que mastigar água.

 

Já que tinha começado a diversão, resolvi recorrer ao meu tronquinho de eucalipto sequinho e fui tirar um cilindro dele, só para forçar um pouquinho o fio.

 

Conclusão: após esta brincadeira houve uma pequena perda na habilidade de corte, não que mascasse o corte em folha de revista ( tipo Veja ). Dei uma única passada na chaira de aço para alinhar qualquer eventual viradinha do fio e umas 20 passadas no strop de couro com óxido de cromo. Pronto, fio retornou ao estado original.

 

O Kumunga então, para poda do interior da copa da mangueira, goiabeira e outras árvores deve ser o bicho com o fio retrabalhado!

 

Quero ressaltar também que apesar da Rodan não ser ideal para aplicação no preparo de alimentos, por ser mais pesada e de lâmina muito larga, em caso de necessidade sua habilidade de corte é muito boa, podendo realizar praticamente todas as tarefas. Cascar uma laranja por exemplo, só não é tão eficaz por causa da largura da lâmina e da empunhadura, e não pela habilidade de corte que é como já disse, muito boa!

 

Se alguém souber de algum cuteleiro nacional que trabalhe com Sandvik 13C26 ou mesmo 12C27 e não cobre os olhos da cara, me avise pois de bom grado acho que encomendaria uma quase réplica da Rodan nestes aços ( preferência pelo 13C26 ).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Cabral,

Para esse serviço a condor hudson é ainda melhor! Ela tem o mesmo peso da kumunga só que tem a lâmina mais larga e 1,5 pol mais curta, seu desenho lembra uma cutelo para cortar madeira. Esta faca é uma réplica das facas usadas pelos pioneiros do norte do canadá no século XVIII, naquelas florestas de pinheiro.

 

Inté...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Um facãozinho de aço carbono pintado de preto dá e sobra pra isso. Se você me visse limpando o espaço mínimo entre as copas do meu pomar e a maldita cerca eletrificada da minha vizinha com uma machete tabajara...

Quanto a cuteleiros usando Sandvik, eu acho que só se algum representante no Brasil importar os tarugos para revender para eles, em volume pequeno, até importação de led chinês fica proibitiva para quem precisa fazer isso legalmente. É mais fácil você comprar um par de tarugos o EBay e dar pro cuteleiro de sua confiança forjar a "arma"

http://www.ebay.com/sch/i.html?_from=R40&_trksid=m570.l2736&_nkw=sandvik+blank

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

VdM,

 

Vou considerá-lo também, afinal, tenho mais alguns meses para ver vídeos e avaliações por ai... Mas confesso que a geometria FFG com a lâmina apresentando um afilamento em direção à ponta, como é na Rodan, me atrai mais! ::cool:::'>

 

E isso também não é nada definitivo não. Quando chegar sua BG e dependendo da sua avaliação do aço e nem tanto da faca, pode ser que eu mude de idéia... afinal, não tenho especial interesse em ATS-34, mas também não tenho nenhuma lâmina neste aço, então, no puro interesse da diversidade... :roll::mrgreen:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Trauco,

 

É justamente para se encaixar nesta categoria de facãozinho que seria o Kumunga. ::cool:::'> Na faixa de preço dele, que é em torno dos 35 dólares não tem muito como errar. :D

 

E a opção por ele ao invés de uma facãozinho da corneta ou tramontina é por causa da massa. Muitas vezes não se tem espaço para um swing mais longo para aplicar o golpe, ai a maior massa compensaria. Acabei de ver um facãozinho de 10 polegadas da corneta ( na verdade de 16, mas tinha as especificações do 10 até o 22 ) e ele tem só 2mm de espessura de lâmina e está na faixa de preço ao redor de 45,00 reáis sem o frete, além de pesar só 200g contra os cerca de 400g do Kumunga; como não é para carregar no mato...

 

E quanto a mandar fazer uma "cópia" da Rodan em Sandvik, o link que você anexou já me fez desistir da idéia! Se os taruguinhos brutos estão na faixa de 50 dólares, a faca sairia muito mais cara do que eu estaria disposto a pagar. :(

 

Com esta questão de preço, eu prefiro *tolerar o aço carbono... :oops:

 

*Muquinha's mode on :mrgreen:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Os corneta são caros, mesmo. Mas o André comprou Matão e disse que é bom (depois de afiar) e tem espessura até 2,5mm, lembre-se do ensinamento do Mestre Pai Mei a Beatrix que a salvou da tumba: dobrar o peso da lâmina tem menos efeito que aumentar a velocidade na energia liberada pelo golpe (Ec = (m*v*v)/2), ::hãã2:: Treine golpes curtos e rápidos ::hãã::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...